Apple está muito atrasada na IA e até os seus funcionários reconhecem esta situação
A Apple está a preparar todas as suas armas para ter a IA pronta e acessível a todos. Esta novidade chega com o iOS 18, mas está ainda longe do que outros oferecem. Fica claro que a Apple está atrasada neste campo e até os funcionários da empresa têm noção disso, algo que não se esperava.
Apple está muito atrasada na IA
Nos últimos cinco anos, embora todas as grandes empresas tecnológicas de todo o mundo tenham feito progressos significativos na inteligência artificial, foi dito que a empresa de tecnologia de renome mundial Apple demorou muito e chegou muito tarde com a sua proposta Apple Intelligence. Parece que a gigante tecnológica global e os seus funcionários não estão longe desta ideia.
Declarações recentes de responsáveis da Apple revelaram a posição atual da gigante tecnológica em inteligência artificial. De acordo com informações partilhadas por Mark Gurman, conhecido como um dos mais próximos da Apple, fontes internas confirmam que a tecnologia de IA da Apple está significativamente atrasada face aos seus concorrentes.
A pesquisa interna da empresa mostra que o seu sistema de IA, chamado Apple Intelligence, tem em falta o fator surpresa esperado quando comparado com as tecnologias oferecidas pelos seus concorrentes. Especificamente, as comparações com o ChatGPT da OpenAI revelam que o ChatGPT produz resultados 25% mais precisos e responde a mais 30% de perguntas do que a nova Siri.
Apple Intelligence está a chegar
Para suprir esta lacuna, a Apple segue uma estratégia interessante. A empresa prevê oferecer suporte de IA mais avançado aos seus utilizadores, integrando o ChatGPT nos seus sistemas operativos por meio de uma versão modificada. Isso acontecerá graças a uma parceria estratégica estabelecida com a OpenAI.
O suporte ao Apple Intelligence está a ser preparado para a série iPhone 16, Macs e série iPad, incluindo o iPad mini 7 anunciado na semana passada. Espera-se que os primeiros recursos de IA cheguem a estes dispositivos na próxima semana. Os planos da Apple incluem o iPhone SE 4, que será lançado em março. Há ainda relatos de um iPad de entrada de gama com suporte de IA, a ser lançado no final do ano.
Curiosamente, e sobre este tema, Tim Cook veio já a público defender a empresa. Segundo as suas palavras numa entrevista, não existe problema para a Apple chegar tarde à IA. Garante que “estamos perfeitamente bem em não ser os primeiros”. Não querem ser os primeiros, mas os melhores: "se só pudermos fazer um, não há dúvidas por aqui. Se falar com 100 pessoas, 100 delas dir-lhe-ão: trata-se de ser o melhor."
A juntar a isso, é necessário um iPhone 15 ou 16 e não ser da Europa.
Caso estejamos na Europa (mesmo com os iPhones acima referidos) o iOS 18 é pointless.
Desde que tenho iPhone e ecossistema Apple, foi de longe a pior atualização no sentido que não trouxe nada de novo, a não ser o painel de controlo (ou lá como se diz) e a app das fotos (que convenhamos que é um retrocesso na minha visão).
Não será isto que me vai fazer mudar o ecossistema Apple, mas ficou muito aquém.
No tema da AI a Apple tem que dar ao chinelo e ver se se entende com os boys do parlamento europeu para trazer estas novidades para a Europa (apesar que nhe no dia a dia não vejo nenhuma feature que seja groundbreaking).
Vítor M, como amante de Apple e utilizador massivo do ecossistema Apple (no pun intended) qual a tua visão em relação a isto? Pergunto genuinamente.
Atualmente, a Apple tem uma vantagem enorme, que é a possibilidade de adquirir competências, se não as tiver dentro de portas, como a Google faz com frequência. Como tal, este atraso não é muito significativo, mas mesmo assim, a Apple face a certos atrasos de plataformas, é extremamente competente para anular atrasos, vimos isso com o Mapas, que tinha anos de atraso face ao Google Maps, e hoje em muitos aspetos está até à frente.
Investir na infraestrutura
Outro ponto é a capacidade de criar infraestrutura proativa. Foi o que fez com este lançamento dos iPhone 16. A Apple criou já a sua plataforma base, o hardware, para receber o que de mais avançado se faz no âmbito da IA. Como foi anunciado em junho deste ano, a Apple fechou um acordo de parceria com a OpenAI para utilização do seu GPT-4o nos seus sistemas operativos. No mesmo mês, a empresa de Cupertino anunciou conversações com a Google para integrar e utilizar o Gimini. Ora, com estas duas plataformas e com a sua própria plataforma, faltava um hub de gestão. E nasceu o Apple Intelligence.
Mas então não está atrasada?
Está e é isso que os funcionários (ou alguém mais dentro do processo) veio agora dizer. Porque a Apple preparou, em grosso modo, 3 sistema, o iOS 18, o iOS 18.1 e o iOS 18.2. Atualmente só vimos ainda o iOS 18, pois não há acesso, a não ser via versões beta, ao iOS 18.1. E quem tem o iOS 18 tem “pouca coisa”. Aliás, tem muitas novidades, mas diríamos que são mais uma evolução do iOS 17…
Depois, aparecerá o iOS 18.1 que não irá trazer tudo, apenas uma pequena parte. E será com o iOS 18.2 (que aparecerá possivelmente no final do ano ou início de 2025) o verdadeiro salto tecnológico. E é nesse salto que faz sentido olhar para o mais poderoso hardware alguma vez lançado num smartphone. Um SoC poderosíssimo, nunca antes tentado. Uma obra de arte no que toca aos componentes integrados neste iPhone 16 e uma disponibilidade maior de bateria, recursos e RAM. Só um iOS 18.2 completo justifica tal hardware e há ainda muitas opções de hardware por “ligar”, até porque neste momento ainda não temos o iOS que deveríamos ter.
Então o atraso de 4 ou 5 meses… é este. Isto é, a Apple ainda não trabalhou tudo para integrar estas ferramentas (e outras, porque a Apple foi ao mercado comprar outras coisas, ex. a DarwinAI).
Mas conseguirá apanhar o comboio da frente?
Sim, não é complicado quando se tem a base bem organizada. A empresa trabalhou no hardware, agora trabalha na plataforma, e a seguir virá o software devidamente preparado.
Sobre a dificuldades na UE, o Apple Intelligence serve igualmente para filtrar o tal “bullying” que se tem falado da UE contra a Apple.
A concorrência está melhor?
Não, está limitada por causa do hardware. Por isso ninguém mostrou algo que se destaque. A empresa mais avançada é a OpenAI com o ChatGPT e é a parceria que a Apple (e a Microsoft) agarrou. Portanto, se a OpenAI é a líder, a Apple está a trabalhar com a liderança.
Mas a Google não está igualmente forte no Android?
Não, vai ser muito complicado. Introduzir IA no Android iria obrigar a uma alteração drástica na forma como disponibiliza o seu sistema operativo. E muitas marcas ficariam pelo caminho, com versões antigas, aumentando a fragmentação e a insegurança. E é por isso que a própria Google está também a fazer este caminho sozinha, com o Pixel. Mas isso vai criar muitos problemas sobretudo à Samsung, Xiaomi, Oppo, ViVo, etc… importantes players da carteira de clientes Google. Isto tem disfarçado o atraso da Apple.
Depois há outro problema. O ChatGPT está a tirar relevância ao motor de pesquisa da Google. Hoje quer a pesquisa direta do ChatGPT, quer o motor de pesquisa Bing, estão a ganhar relevância. Até o X quer ter a sua AI e isso fará uma enorme diferença ao nível dos motores de pesquisa. E está em risco a galinha dos ovos de outro da Google.
Por exemplo, hoje muito pouco pesquiso informação no Google, basta perguntar diretamente ao ChatGPT 4.o que ele dá tudo com fontes, links, imagens, etc…. e o futuro passa muito por este tipo de interação.
Qual é a tua opinião?
Convém não fazer confusão entre:
– Apple Intelligence (AI) e inteligência artificial (IA, em inglês também AI) e
– Apple Intelligence e Siri+ChatGPT
Apple Intelligence é uma coisa, e a(o) Siri integrado com o ChatGPT é outra. Os recursos de Apple Intelligence, pelo que foi dito, residem essencialmente nos equipamentos e incluem, designadamente recursos para: fotografias inteligentes, IA em saúde e sugestões inteligentes. Quanto à Siri com os recursos de IA desenvolvidos pela Apple, inclui o que já faz, melhorado, como a interpretação de de comandos de voz e controlar dispositivos.
Onde entra a integração do ChatGPT na(o) Siri é principalmente ao nível do assistente pessoal, em que a Apple estava muito abaixo de outros modelos LLM, como o ChatGPT. Quem perguntar à(o) Siri pelos resultados do futebol no ultimo domingo pode não saber os do campeonato português, mas sabe os do brasileirão. Não é propriamente uma novidade, por isso é que a Apple, inteligentemente, optou pela integração do ChatGPT (versão gratuita).
Os recursos de Apple Intelligence começarão a ser lançados, para os iPhones 15 Pro e Pro Max e as várias versões do iPhone 16, a partir de2024, no iOS 18.1, exceto, por razões diferentes, na UE e nas China.
Se fosse só IA…
“Se falar com 100 pessoas, 100 delas dir-lhe-ão: trata-se de ser o melhor.” Essa é sempre a desculpa. Chegam tarde, copiam os outros, e depois dizem que foi inventado por eles…..nada de novo.
A sorte da Apple, é que a maioria dos seus utilizadores não fazem ideia do que a concorrência faz, por isso acham sempre que foram os primeiros.
E gracas a apple que hoje em dia existem smartphones e apps
Verdade.
A malta que compra Apple não é muito inteligente. Até ficam desorientados quando se deparam com um comentário tão estruturado e sem qualquer complexo como o teu.
Ainda me lembro bem quando a Apple retirou o carregador, imitando toda a concorrência que já o fazia há anos.
A IA é a febre do momento, mas à medida que comecei a ultimar IA dentro do contexto académico, percebi o porquê da Apple não ir a correr atrás da febre.
A questão da proteção de dados é algo que não está a ser acautelado por nenhuma empresa tecnológica, sendo que a probabilidade de nos trazer problemas de futuro é grande. Daí a Apple querer fazer um sistema fechado, em que parte do processamento é feito localmente, e outra parte seja feita por servidores com ligação encriptada.
O mais escandaloso disto, é a Apple ser alvo de escrutínio pela UE, enquanto as outras implementam o que querem sem controlo nenhum. Sendo que a UE é pioneira a regular a IA….
A hipocrisia e algo normal hoje em dia principalmente no ocidente. Trump e criticado mas é o unico candidato que curiosamente tem bom relacionamento com os presidentes da Russia, China e Coreia do Norte. Os democratas foram aqueles que quando a crimeia foi invadida não disseram nada e ainda foram fechar negocios com a Russia para o nordstream exportar mais gas para a europa. Os democratas foram aqueles que provocaram a primavera arabe e destruiram a Siria. Mas pronto, vamos todos assobiar para o lado e fazer uma story no insta com hashtag vai ficar tudo bem.
O escrutínio da UE nada tem a ver com a segurança dos dados. O que está em causa é a Lei dos Mercados Digitais – a concorrência. Apple já levou valentes multas por causa das suas apps do sistema utilizarem recursos do iOS que não foram disponibilizados às apps da concorrência.
Com recursos de Apple Intelligence usados, por exemplo na sua app Fotografias é que não estão disponíveis às apps concorrentes a multa era praticamente certa. Até se esclarecer com a UE não há Apple Intelligence (coisa diferente é a integração do ChaGPT).
Enquanto isso, a Samsung passeia os seus recursos de Samsung Intelligence nos Galaxy (ao contrário da Apple, a Samsung não é “Gatekeeper”, não é obrigada a cumprir as Leis dos Mercados e Serviços Digitais.
Com a proteção da concorrência entre apps a UE prejudica a concorrência entre a Apple e os fabricantes Andróid.
O que revela o ridícula da lei. O chatgpt absorve tudo o que é informação que lhe é dada. Ou seja, privacidade, é para esquecer. No meio académico essa situação está a ser questionada. Visto que artigos originais estão a ser colocados no chatgpt para ajudar na revisão, perdendo toda a originalidade assim que é dado ao gpt para ler, mesmo antes de serem publicados. Quanto às funcionalidades, continuo a achar que é um engodo. Ninguém está preocupado se um smartwatch da samsung ou outra marca tem as plenas funcionalidades no iphone, já o contrário criticam a Apple. Ninguém está interessado em saber se as funcionalidades do ecossistema da Samsung alguma vez vai funcionar noutros dispositivos, mas lá está, não é gatekeeper. Em nome da concorrência, não tenho funcionalidades que me são úteis. É o típica regulação que nivela por baixo. Se os outros não têm, aquele também não pode oferecer. Quanto à IA da Apple espero sinceramente que venha nos moldes que dizem que vêm, vai ser muito importante fazer abstracts de conteúdo sem os dados sairem do dispositivo.
Se fosse só em IA…