App de chat usada por Snowden vai também chegar ao Desktop
Quando Edward Snowden trouxe para público todas as acções da NSA e das suas congéneres, ficou claro que a privacidade é muito difícil de manter na Internet. Apenas com a utilização das ferramentas certas os utilizadores conseguem proteger-se e manter os seus dados longe de olhares alheios.
Uma das aplicações para comunicação preferidas de Edward Snowden era o Signal, que garante a cifra das mensagens. Pois essa aplicação está prestes a chegar ao Desktop, alargando ainda mais a sua presença.
Com uma presença garantida no iPhone, onde garantiu a segurança de muitos utilizadores, quer das suas chamadas quer das suas mensagens, o Signal cresceu e ocupou novos espaços onde era pedido que chegasse.
A versão para Android surgiu no início do passado mês de Novembro para trazer para o sistema operativo da Google alguma segurança adicional, nas comunicações.
O pedido dos utilizadores ia para que a versão desktop avançasse e que se tornasse uma realidade, algo que agora está prestes a acontecer. Foi anunciado pela Signal que a versão desktop está prestes a ser lançada, ainda numa versão beta e que servirá todos os sistemas operativos.
Para isso vão torná-la uma extensão do Chrome, garantindo a facilidade de utilização, mas mantendo os mesmos padrões de segurança.
A confiança da Signal é de tal forma grande que tornou o código da sua versão Chrome público e qualquer um pode aceder-lhe via GitHub. Claro que por ser público pode ainda receber contribuições e ser ainda melhorado.
Esta nova versão estará integrada com a versão para Android, o que garante que as mensagens possam ser lidas e respondidas em qualquer uma das plataformas, estando perfeitamente sincronizadas. Esta integração chegará à versão iOS mais tarde.
Com as chaves de cifra a estarem armazenadas do lado dos clientes, o Signal garante que mesmo que as mensagens sejam capturadas, é impossível decifrá-las. É graças a esta segurança que o Signal tem estado na lista das aplicações seguras recomendadas e que tem o aval da conhecida Electronic Frontier Foundation.
Para testarem esta nova versão apenas necessitam de aceder ao site do Signal e registarem-se. O acesso não é imediato, mas depois de uma pequena fila de espera vão ter disponível o Signal para instalação no vosso Chrome.
Se prezam a vossa segurança então é imperativo que comecem a usar o Signal ou outra qualquer aplicação similar, para conseguirem que as vossas mensagens sejam cifradas e protegidas.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que sabem que é usada pelo Snowden?
Porque no artigo original, em inglês, quem o fez leu algures que era a usada por ele, ou seja: rumores. Porque o Snowden não disse que aplicações ou sites preferia nas 1001 entrevistas que deu. Esta malta, só para o pessoal usar as aplicações deles até dizem que são as preferidas do Snowden que assim o povo acredita, cai e usa. É uma manobra de marketing, apenas. A aplicação garante a privacidade. O mega garante a privacidade. E muitas outras que quem as fez ou quem as “vende”, diz que garantem a privacidade. Alguém provou? Não. Por isso não passam de mais manobras de marketing. Hoje em dia o tema da privacidade é usado por tudo e mais alguma coisa só para vender (ou fazer com que não se compre ou use, como no caso do windows 10). Mas só cai quem quer.
A EFF diz que sim, que é seguro (Secure Messaging Scorecard).
O código está disponível no GiHub: https://github.com/whispersystems/ pode verificá-lo por si mesmo, ou pagar a quem confie para que verifique por si, se não tiver tempo ou conhecimentos para tal.
Concordo plenamente contigo. Se é assim tão seguro seria interessante disponibilizarem todo o código e não apenas o código da versão para o chrome.
Só garantes a tua privacidade e mesmo assim pode não ser definitivo se te trancares a 7 chaves numa cave e engolires as chaves……….. Deusa Têmis, já ouvistes falar?……..
Só garantes a tua privacidade e mesmo assim pode não ser definitivo se te trancares a 7 chaves numa cave e engolires as chaves……….. Deusa Têmis, já ouvistes falar?……..
Dirigido ao comentário do Rui.
This is business… businesSS!
quem é o Snowden?
Podes ver aqui: http://www.imdb.com/title/tt4044364/
Esta app tem uma interface horrivel.
Além do mais o marketing em apps “seguras” é sempre uma treta, daí nunca serem populares (infelizmente)
No documentário Citizenfour não mostrou em nenhum momento essa ferramenta, nem nos créditos pelo que me lembro onde apareceram os softwares utilizados por Snowden.
o que eu posso dizer é que Snowden utilizou os seguintes softwares:
1-) Linux Tails
2-)Tor
3-)TrueCrypt
4-)GPG
5-)OTR
6-)SecureDrop
Com a quantidade de permissões que a app para android pede …
Uma app de encriptação a pedir a tua localização e histórico de outras app’s abertas deixa-me um bocado desconfortável.
Não sei se alguém acredita que o Snowden iria “publicitar” as aplicações que utiliza…seria o mesmo que dizer ao NSA onde poderia ser “apanhado”!! É mais uma app para a Google “armazenar” os dados que,porventura,tenham escapado das outras apps que Android tem para o efeito…ou seja todas!!
Desculpem, esta aplicação é realmente muito boa. o sr.º snowden descreveu e até mostrou documentos em que o redphone, text secure e signal eram alvos abater pela nsa, tambem descreve que o protocolo de encriptação zrtp utilizado por estes softwares era um alvo abater. O facto de ser open source é outro sinal de confiança, código sem spywares ou backdoor. em relação ao estudo da E.F.F. é mais uma prova.
Estes programas encriptam de ponto a ponto portanto não será possivel nem á google nem ao isp nem a ninguem.
A prova disso são os acontecimentos em paris, em que os terroristas utilizaram o tor messenger ou o telegram ou outro serviço onde não foram detectados, isto quer dizer que ainda há sistemas que resultam, e são realmente seguros e privados.