Análise revela que o iPhone 16 é o smartphone menos popular da Apple em 5 anos
A Apple tem estado no foco da atenção graças ao iPhone 16. Este tem sido o tema principal, mas agora há quem afirme que algo não está bem com este modelo. Uma análise dos prazos de entrega mostram que estes é o mais curto de qualquer iPhone lançado nos últimos cinco anos, indicando que a procura pelos telefones com IA da Apple está lenta.
A empresa de serviços financeiros Morgan Stanley realizou uma pesquisa sobre os prazos de entrega e descobriu que o entusiasmo pelo mais recente dispositivo da Apple é muito menor do que pelos seus antecessores. A empresa acredita que a procura pelos novos telefones é menor do que antes, de acordo com uma mensagem aos investidores vista.
Veja como os prazos de entrega da família iPhone 16 se comparam com os do iPhone 15:
- iPhone 16 Pro Max: 25,5 dias (contra 43,5 dias em 2023)
- iPhone 16 Pro: 18,5 dias (contra 32,5 em 2023)
- iPhone 16: 9 dias (vs 14 em 2023)
- iPhone 16 Plus: 7,9 dias (contra 13,9 em 2023)
O prazo médio de entrega da série iPhone 16 é de 14 dias, o tempo de espera mais curto dos últimos cinco anos. O Morgan Stanley vê 50 por cento de hipóteses de a Apple reduzir os pedidos de fornecimento, mas também alerta que os prazos de entrega não são a medida mais preditiva do desempenho durante os primeiros dias de um produto.
A Morgan Stanley também forneceu mais informações sobre o lançamento mais recente, alegando que os primeiros compradores atualizam porque os seus telefones antigos precisavam de atualização ou porque queriam uma câmara melhor e uma maior duração da bateria. A IA não parece estar a influenciar fortemente as decisões de compra atualmente, mas isso pode ocorrer porque o Apple Intelligence está atualmente disponível em versão beta.
Vários sinais, desde a fraca procura de pré-encomendas até aos descontos antecipados para os funcionários, sugerem que o iPhone 16 passa por dificuldades. Embora também tenha havido alguns relatórios promissores, as observações da Morgan Stanley acrescentaram mais peso às que afirmam que os telefones não começaram bem.
Historicamente, os prazos de entrega têm provado ser uma ferramenta fiável para avaliar a procura, e os prazos de entrega mais curtos apontam frequentemente para um lançamento abaixo do esperado.
Ofereceram tudo no lançamento e ainda anão entregaram nada…. Venderam apenas o conceito pois o produto foi lançado com recursos inacabados.
“indicando que a procura pelos telefones com IA da Apple está lenta”
Por enquanto não é com IA – é com mais recursos de hardware compatível com IA, além do iOS 15 Pro e 15 Pro Max.
Os recursos de Apple Intelligence (AI) só chegam com as atualizações do iOS 18, até final do ano e em 2015. Na UE chegará só em 2025, e quando se esclarecer a sua compatibilidade com as regras da concorrência (Lei dos Mercados Digitais) – ou seja, por exemplo, se a app Fotografias, do sistema, pode usar recursos de AI que não foram disponibilizadas às apps e serviços concorrentes.
A Apple colocou o foco do iOS 18 na Apple Intelligence – mas o iPhone 16 ainda não a incluir pode ter prejudicado as atuais encomendas. As pessoas focaram-se menos no novo hardware e mais nos recursos de software, que ainda não está incluído e esperam para ver.
Também se espera muito da anunciada versão nativa do ChatGPT no iPhone 16 e outros modelos, com significativas melhorias do(a) Siri e outras apps.
Já agora, sobre o ChapGPT, espera-se muito de uma nova versão com “vozes avançadas” (interlocutores), anunciada para as versões pagas, que permite um diálogo natural, designadamente interromper o interlocutor (atualmente. pergunta-se, aguarda-se pelo fim da resposta, que pode ser longa, para fazer nova pergunta). A OpenAI anunciou que ia lançar as “vozes avançadas” mas não na UE – até se perceber se estava de acordo com a legislação sobre inteligência artificial aprovada pela UE.
Tenham calma….tem a maçã na capa, será ‘top’ em vendas.
A maçã está mesmo no telemóvel, não é na capa. A capa tens de comprar por fora.
Compra uma capa Spigen, com carregamento magnético e cobertura das lentes, sem maçã na capa 🙂
Queres dizer que se compram iPhones por terem a maçã na capa. Geralmente não têm, os modelos mantêm-se ao longo de anos, ninguém sabe se se está a usar o último ou um de há 5 ou 6 anos. O argumento da compra por exibicionismo não colhe 🙂
Pois, o importante é ter a aparencia de um, isso é mais que suficiente para a maioria, hoje vendem-se 11, XR, XS, 12 aos montes, baratos, porque é o que os putos dizem “não interessa, é um iphone”.
O valor do iPhone (bem como dos restantes equipamentos da Apple) é o excelente ecosistema em que funcionam, mas isso só mesmo quem os usa é que percebe. Os que apenas criticam nem sequer fazem ideia do que é.
Eu sou consumidor Apple, e tenho uma opinião diferenciada em 3 pontos:
1 – Macbook pro (e uma super maquina , design durabilidade, material , os próprios software e a adaptabilidade.. não é discutível – troco todos os anos trabalho com eng. Informática)
2 – iPhone para mim e uso o iPhone 14Pro Max ( tinha o iphone 6 s plus) nunca tive problemas em nenhum deles, fotos, vídeos, cloud, chamadas, material.. zero problemas.
3- garantia/suporte Apple não existe nenhuma marca igual na rapidez e contato com o cliente.
Para mim a Apple “morreu” com Jobs, ponto.
Tudo que fazem nos demais equipamentos para mim é um autentica falta de respeito pelo utilizador, falo desde do airPods de 200€ sem cancelamento de ruído, teclados a custa 250€ que não sincroniza com o Bluetooth, apple Watch são tantas versões do mesmo que nem sabes se tem a especificidade x ou y, se tens um apple pro com software xpto e quando usado no iPad (pede outra subscrição mensal/anual) acho que a apple se tem tornado numa empresa demasiado comercial, com claro interesse na venda e esquece o utilizador (falo de muitas mini funcionalidades em outros equipamentos que simplesmente não libertadas para obrigar o consumo.
Perder o interesse nos seus produto vai ser uma constante e uma tendencia difícil de esconder.
Eu apenas uso Macbook porque em temos de durabilidade e bateria nunca encontrei melhor, iPods pro uso e não troco até morrerem e iPhone porque para o uso que lhe dou chega e sobra.
Excelente análise! Concordo contigo.
Essa da Apple “morreu com Jobs ponto” leva-me sempre a desconfiar do resto. Jobs Morreu há 13 anos, em 2011. A Apple não parou de crescer desde então e de lançar novos produtos e serviços.
Criticas os Airpods mais baratos sem cancelamento de ruído e teclados com sincronização deficiente. E Apple Watch, um por ano, que não sabes as diferenças – mas que são fáceis de encontrar, pelo menos não mais difíceis do que quando se comparam quaisquer outros equipamentos. Quanto às duas versões de apps, uma para iPhone e outra para iPad – depende do developer, é frequente pagar-se uma vez e a app estar adaptada e funcionar nos dois equipamentos.
Agora, nem todos apreciam todos os produtos e serviços da Apple da mesma maneira. Por exemplo, usas os Airpods Pro, que a mim me caemdos ouvidos com facilidade (já aqui falaramm de uma borrachas para os envolver mas ainda não comprei).
Não é uma questão de desconfiar mas sim de andares muito pouco atento ao mercado e à evolução. Realmente tenho que concordar, após o falecimento de Steve Jobs (relembrando que o que saiu nos 2 anos seguinte ainda tinham o cunho do mesmo), podes analisar a evolução e novidades tecnológicas entre algumas empresas e verá que inovação não vem da Apple, podem aprimorar, mas não inovar.
Cada um é livre de pensar e gostar, até ser um fã idolatrando, não pode é querer tapar os olhos dos outros.
Aponta aí a inovação 2 anos após o desaparecimento de Jobs, inovação e não melhorar o que já existe criado por outros.
Jobs morreu há 13 anos.
Nos equipamentos posteriores destacam-se os Apple Watch, Airpod, iPad Pro, Chips M1/M2/M3/M4, para Macs e Ipad, HomePod, AirTag e VisionPro.
Nos serviços criados posteriormente destacam-se iCloud, Apple Music, Apple Pay, Apple TV+ e Apple Arcade
No dia em que Jobs faleceu, a Apple tinha uma valor de mercado de 350 mil milhões de dólares. Hoje está a valer 3,45 biliões de dólares, quase 10 vezes mais.
Só ceguetas 😉
Então dás-lhe razão, só vêem a parte comercial.
Apple M: sem upgrade do SSD (a ram entende-se)
iPad Pro: um iPad com ecrã 120 Hz
iPhone: ecrã 60 Hz em 2022/2024?!
Apple Watch: após tantas gerações ac bateria dura menos de um dia?…
Airpod 2001, Ipad 2010, iCloud 2011, Apple Music 2015 para suceder o Beats Music e usa tecnologia deste, Apple TV 2007, VisionPro 2015 mas com a tecnologia da METAIO portanto quem criou foi esta última e a apple apenas comprou a empresa.
Os chips, sim, apple.
Se tu apenas vês os valor, claro, isheeps há muitos que comprar tudo, eu falei-te de inovação, aí só vejo a linha de chips M, porque o resto eram projetos de jobs e de outras empresas compradas. Fazer pequenas melhorias é fácil, desenvolver produto é outra história.
Abre os olhos isheep.
É isto que eu discordo e nunca ninguém será capaz de me convencer:
– 200€ consideras baratos uns phones com cancelamento de ruido, mas por mais 50€ tens os pro com cancelamento de ruido.. é disto que eu falo, se é uma marca premium colocava 300 e acabou a história.. compras ou não compras, são estas coisas comerciais estupidas..são 50€!! e depois, é com cabo a com cabo b com cabo c.. mais 50euros.
Quando falo das software falo dos software proprios Apple, como FinalCut… tens o software pago e queres usar no iPad pagas mensalidade de algo que tu ja pagas-te. É estupido.
Para mim eu falo disto, tranparência.. tu compras um Macbook Pro, se não estás atendo e bem atento.. compras a mesma maquina com 2 carregamentos de 72w e 96w (+20€).. quem paga 2500 não paga 2520 euros ?? é nisto que eu, na minha modesta opinião a Apple falha.
Mesmo no ultimo iPhone, onde anunciou o Apple Intelligence, e compras um em Portugal e não tens acesso ao Apple Intelligence.. são estas coisas que vão “matando” a marca.
Este ano troquei de iphone para pixel e para o uso do dia a dia até agora o pixel tem satisfeito as minhas necessidades sendo bem mais barato que o iphone de gama de “entrada” os não “Pro”…
Acho que a Apple tem que implementar ecrãs de 90hz pelo menos nos telemóveis não Pro e começar a colocar funções que já são padrão no mundo android como carregamento inverso para carregar pelo menos os airpods e o apple watch em caso de necessidade, e como dito anteriormente ecrãs de refresh rate maior que 60hz… de que adianta ter um SoC de última geração se a experiência no dia a dia é inferior ao que a concorrência oferece, sendo que a cada geração que passa há cada vez menos inovações o que se transmite em vendas mais fracas ano após ano, enquanto que a google tem aumentado a procura pelos pixel por estarem a apostar cada vez mais nos seus equipamentos apesar de em “raw” performance encontrarem-se abaixo dos restantes no dia a dia nada disso se nota…
Mas concordo contigo a nivel de portatil de momento nada se equipara a um macbook, tenho um macbook pro m2 e estou bastante satisfeito… para ser uma coisa para andar contigo para trabalho ou ate mesmo ocupar uma viagem a ver alguma coisa de serie filme etc… ele esta muito a frente no que toca a outros ultrabooks, a nivel de perfomance autonomia e eficiencia termica. Creio que enquanto o iphone vender os milhões que vende e não for uma preocupação os números de outros flagships estarem se a aproximar vamos continuar com uma Apple que não vai inovar em quase nada no iphone e sempre que inovar vai aumentar os preços de maneiras astronómicas, como o caso do lançamento do iphone X (que apesar de inovador, rebentou a barreira de pedir mais que 1000€ por um Telemovel) e o susposto iphone 17 slim (que irá novamente mudar drasticamente, porém irá colocar segundo o rumores o preço semelhante a um foldable).
Podem-se queixar á vontade mas continua a ser das empresas mais rentáveis do mundo, enquanto assim for não vão mudar grande coisa.
Não sou fan boy, mas sim um critico, embora tenha tido já vários equipamentos…
Resta um, mas nem me arrisco a fazer a actualização para o IOS Sequoia, tais são os problemas reportados!
E há teimosos a chamarem a tudo isto inovação…
A qestão é que para o consumidor comum, o iPhone 16 não acrescenta nada aos anteriores iPhone’s 15 ou 14!
Não acrescentar nada é um exagero demagógico. Mas não é suposto que os quem têm um 15, ou mesmo um 14, serem os principais compradores do 16 (exceto os 14, 15 e 15 Plus, por causa da inteligência artificial, se vier a “pegar” bem).
Atenção que tem muitas novidades, podes mover as apps, tens um botão lateral para a máquina, quase igual ao do ericsson de 2012, o design é uma copia de outro telefone que está no mercado há muito tempo, montes de bugs (basta ver posts e youtube).
A curva exponencial das evoluções tecnologicas dos smartphones já chegou ao seu pico ha´bastante tempo. Já não se justifica mudar de smartphone todosos anos, nem sequer de 2 em 2 anos.
Eu tinha o iPhone 11, de 2019, e só mudei no ano passado para o iPhone 15 Pro Max porque de facto a mudança já significava uma verdadeira evolução nas funcionalidades e capacidades.
Agora só penso voltar a mudar lá para o iPhone 19, este serve bem para os próximos 4 anos, até porque a Apple dá suporte e upgrades do iOS durante cerca de 6 anos.
Não me interessa se foi o mais vendido. Comprei 2 para a família e não me arrependo. São à prova do futuro que está aí à esquina.
Steve Jobs deve estar a dar voltas no tumulo, a Apple está seguindo por um caminho completamente diferente do que Steve pensava, mesmo no design do próprio software que não tem beleza nenhuma. Vejam a diferença dos icones do iOS 6 e anteriores para os mais recentes.
Tim Cook recebeu a Apple e multiplicou on seu valor por 10. Mas há um problema qualquer entre os símbolos do iOS 6 e do iOS 18, o que deve levar Steve Jobs a dar voltas no túmulo.. Mas que falta de originalidade
O Steve Jobs tinha uma mentalidade e ideologia inovadora, apostava na mudança, inovação, creatividade e funcionalidade.
Tim aposta no lucro, comercialização e valorização, são duas situações diferentes. Um génio e um comerciante.
Encomendei antes do dia 20 e só chega para a semana 8-15 de Outubro
Eles proprios dizem que este pode não ser o melhor indicador. É assumido que menor tempo de entrega significa menor procura, mas também pode ser por exemplo, melhor capacidade de resposta. Portanto isto são postas de pescada de treinadores de bancada que tentam extrapolar sem ter os dados todos. Para mim isto entra na categoria de boato
disseram que os iphones chegavam as lojas dia 20 de setembro e depois enviam mensagens a dizer que só chega dia 20 de outubro estas taticas de marketing é mesmo gozar com os consumidores que pagam pelo produto
até um dia apple…….
all empires rise and fall
A Apple ja nao é o que era, é certo, mas mesmo assim continua a ter um ecossistema como nenhum outro. Macbooks, Iphone, Ipad..quem usa nao quer outra coisa. O resto é sao cantigas