PplWare Mobile

Análise Novo iPod Nano

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Alex says:

    Posso estar enganado, mas uma das características que gosto no meu ipod nano (aliado á qualidade sonora claro) é ser um aparelho rubosto, pode andar á molhada no meu bolso com chaves e tudo mais sem me preocupar minimamente. Com esta nova geração, por o que da a entender, isso não acontece devido ao seu monitor…o que para mim é logo um ponto negativo. Alem disso acho o preço, mais uma vez, puxado para o aparelho que é.

    • Carlos Almeida says:

      concordo plenamente
      com este ecrã táctil acho que estragaram o que o ipod nano tinha de bom
      para nao falar no preço que está um abuso

    • Frat says:

      para alem disso já não dá para podcasts, é no meu nano que vejo/ouço todos os podcasts que subscrevo…

    • José Orlando Letra says:

      Pena esta versão não ser maior um pouco e ter perdido a boa câmara de filmar da versão anterior. Resumindo não compro este!

      • Vítor M. says:

        Confesso que este com câmara de filmar não faz sentido. O touch sim, agora o nano é um segmento que fica entre o Shuffle e o Touch, logo tem de ter algo intermédio.

        • José Orlando Letra says:

          Victor desculpe mas não concordo, a câmara faz todo o sentido, aliás, é o que mais uso no meu Ipod. De qualquer forma retiram a capacidade de reproduzir audio sem o recurso aos auscultadores o que por si é mau… Para mim não serve para o uso que lhe dou! Lembro-lhe só que um Touch é grande quanto baste para chamar a atenção!

          • Vítor M. says:

            Certo, a minha ideia não será a de todos, ainda bem. Neste caso e José estou a falar de uma posição muito pessoal, uma câmara neste dispositivo para mim era inútil… mas concordo que para o José seja uma necessidade e portanto, como temos pontos de vista diferentes não vou argumentar seja o que for.

            São pontos de vista, aceito com bom grado esses pontos.

  2. Guilherme de Sousa says:

    Excelente analise Vitor.

    Fiquei curioso quanto a esse aspecto da personalizaçao.. como é que isso é feito? Pede se na loja para vir com a dita ‘gravaçao’ no verso do ipod?

    Gosto bastante do design, mas realmente dadas as funcionalidades/limitaçoes do mesmo acho o preço muitissimo inflacionado.

    cumps!

  3. Marco Braga says:

    Não é para quem quer é para quem pode…

  4. luminoso says:

    Até quando estes dispositivos vao ignorar o flac? bleh 🙁 já na sony o suporte a flac é……. zero.

    • RicardoResende says:

      A Apple tem o seu próprio formato.
      Que não é nada mau.

      • Vítor M. says:

        Bem pelo contrario, é muito bom. O som é excelente.

        • RCS says:

          Melhor do que o flac? Em qualidade não.

          • Rui "ALL" Sousa says:

            Estar a usar flac é um bocado irrealista, pelo menos em leitores de mp3 de 8 e 16 Gb

          • a Friend@ says:

            Este pessoal nos argumentos chegam a ter os ouvidos ultra-sensiveis.. eheh…

            Até parece que um MP3 de 256k ou até mesmo um AAC a partir desse bitraite iriam notar diferenças ao lado de um Flac, num leitor de MP3.. lol…

            Eu sim, iria notar diferença… os megas estupidamente gastos para usar um FLAC…

            ai ai.. continua-se a puxar cada argumento para criticar um produto que fico… boquiaberto.. 😀

          • Jorge says:

            Por acaso acho que é um argumento bastante válido “só” pelo simples facto de me aborrecer solenemente andar a fazer conversão de formatos! Pelos vistos os “ouvidos ultra-sensíveis” são outros

          • a Friend@ says:

            @Jorge

            As conversões de música hoje em dia são feitas em segundos… chamo a isso perguiça! 😉

          • kekes says:

            @a Friend mas a preguiça é um argumento igualmente valido xD para quê ter trabalho se este podia ser minimizado alem da grande qualidade do Flac

            A minha biblioteca de audio agora está quase toda constituida por Flac, andei a uma serie de tempos a ripar todos os CD’s e substituir os MP3 por Flac
            Como uso o meu telemovel para ouvir musica não tenho problema mas com um reprodutor de musica tipo este seria algo muito chato…

          • a Friend@ says:

            @kekes

            “substituir os MP3 por Flac”

            Chamo a isso Epic Fail… como o povo costuma dizer.. lol

            Transformares algo em MP3 para FLAC não te vai aumentar a qualidade em nada.. porque nunca se tranforma algo rippado em “lossy” para um “lossless”…

            Seria o mesmo que pegares num DVDrip e tranformares para DVD… mesmo que o DVD use mais bitraite, só te irá ocupar mais espaço, mas a qualidade é a mesma do DVDrip.. ou seja.. se foi retirada qualidade.. ele não vai injectar qualidade onde não existe…

          • Ghost Rider says:

            “A minha biblioteca de audio agora está quase toda constituida por Flac, andei a uma serie de tempos a ripar todos os CD’s e substituir os MP3 por Flac”

            Acho que ele estava a tentar dizer que ripou os CDs para FLAC para substituir os anteriormente ripados em Mp3…

            (digo eu, sei lá, porque se for MP3->FLAC então é mesmo estupidez)

          • a Friend® says:

            @Ghost Rider

            Mesmo Rip’s de CD para FLAC são completamente desnecessários.

            FLAC ou outro tipo de codecs Lossless são ideias para quem trabalha em estudios ou multimédia.. que tem qe usar a qualidade sem percas, para depois masterizar, etc…

          • RCS.
            A Apple tem o Apple Lossless Format que tem exactamente a mesma qualidade do FLAC, por ser um formato lossless.

  5. Pedro Pinto says:

    Excelente artigo Vítor !!! Bom trabalho

  6. Hawk says:

    A tela é capacitiva?

  7. TestePower says:

    Over-rated.

    pode ser muito bonito, muito bom tecnicamente, pode fazer muita coisa e ser o melhor no mercado, mas o preço é exagerado.

  8. Pedro says:

    eu continuo a preferir o meu iPod Nano 5G, sorry (a)

  9. DiogoC. says:

    Caro Vítor Martins

    Sou leitor assíduo do Pplware há já uns bons anos, embora provavelmente não deves lembrar-te de mim.

    Tenho lido várias análises feitas pelo pplw e digo-te, sem qualquer ofensa, que esta análise parece que foi feita pela Apple e trata-se de uma publicidade ao produto. Uma análise deve ter pontos negativos (que não faltam neste iPod), que não foram referidos aqui.

    O meu iPod Nano 6G chegou esta 2ª feira e já tive a oportunidade de o testar a fundo. Sem querer referir as características da geração anterior que foram retiradas, acho que este iPod tem uma falha gravíssima. O botão Sleep Mode, que é referido na análise como “um botão de ligar e desligar o equipamento”, não faz nada mais do que desligar o ecrã. O dispositivo fica a trabalhar na mesma e a consumir bateria, e já foi provado que este iPod é “impossível” de se desligar completamente quando o utilizador quiser, ao contrário do que acontece na esmagadora maioria dos dispositivos electrónicos. E acho que é isso que anda a consumir horas e horas de bateria ao meu iPod. Ouço umas 10 músicas ao longo do dia, mas como não dá para desligar perco 70% da bateria em 10 horas…

    Não quero com isto desvalorizar o aparelho, que acho magnífico e, incrivelmente, acho que justifica o seu preço. Mas insisto que devias ter referido pontos negativos como esse. E será que verificaste o estado da bateria ao longo dos dias? É que a bateria é consumida a um ritmo alucinante para algo que promete 24h de autonomia. Aguardo e agradeço uma resposta 🙂

    Cumprimentos,
    Diogo C.

    • PTDennis says:

      Bem, isso sendo verdade é uma falha gravíssima! Um leitor de mp3 que continua a consumir bastante bateria mesmo quando desligado…

    • Tiago Dias says:

      O iPod nano nas versões anteriores apresentava a mesma característica de apenas desligar o ecrã, não sendo possível desligar completamente. Penso que zé encontra “desligado” quando não tem nada a reproduzir e tem o ecrã apagado.

    • Vítor M. says:

      Diogo, se colocares a música em pause (desligada portanto) e desligares o ecrã, o que fica a consumir energia?

      Não sei até que pondo é um “defeito” ou ponto negativo, ainda por cima é uma função “tradicional” no nano.

      Depois outra inverdade no teu commnet é a não referência de pontos negativos. Se leres com atenção, durante o texto, deixo uma menção que refere o exagero do preço, face ao que foi apresentado.

      Depois, não vi nenhum outro defeito num equipamento muito próprio da Apple. O Som é excelente, alguém poderá ver algum ponto negativo aí?

      A construção em aço e video é robusta e a ausência de plásticos confere uma maior durabilidade, onde estará aqui algum ponto negativo?

      O tamanho, compacto, não tem nada a apontar verdade?

      O peso ou a facilidade de prender sem recurso a outras formas menos estéticas e praticas, que o modelo anterior tinha de recorrer, não será um ponto positivo?

      A bateria, que aumentou a sua capacidade, no mercado dos MP3, haverá algum que torne este “defeituoso” face ao mercado em geral? Não, então não teremos aqui nenhum ponto negativo.

      Passemos ao ecrã, simples, fácil de utilizar, embora o software pudesse ir mais longe, como referi no texto… como referi no texto. Não sendo um ponto negativo, foi, a meu ver, uma falta de ambição face ao acelerómetro que poderia aumentar a quantidade de funções.

      Em termos de gestão de músicas, a Apple (obviamente dependente do iTunes, mas isso é uma politica de gestão da própria Apple, se bem que não é flexível mas é uma gestão completa e abrangente com os serviços conexos) a Apple permite muitas opções e não será isso um ponto negativo, sim confesso que o iTunes é aborrecido… mas isso sou eu que estou habituado ao mundo Microsoft.

      Então.. assim de repente e falando exclusivamente deste equipamento… o que será um ponto negativo que deva frisar para o post não ser, nas tuas palavras” publicidade à Apple?

      AAA já sei, esqueci-me de dizer que por aquele preço, deveriam oferecer uma bolsa… 😉

      • Symbiosis says:

        “AAA já sei, esqueci-me de dizer que por aquele preço, deveriam oferecer uma bolsa…”
        eheheh

      • DiogoC. says:

        Caro Vítor, muito obrigado pela resposta. Por favor não leves o meu outro comentário como uma afronta, é apenas no sentido de uma análise profunda ao produto.

        Relativamente aos pontos negativos, sim concordo contigo. Não tens muito por onde pegar. Mas vamos ver o que está em discussão:

        O botão Sleep Mode, é referido na análise como “um botão de ligar e desligar o equipamento”. Mas disso, nada faz. O que o botão faz é o mesmo que suspender um computador. A actividade parou, o consumo de energia reduziu, mas o computador não está completamente desligado. Este foi o meu primeiro iPod Nano, e pelos vistos nas gerações anteriores era possível DESLIGAR se carregássemos em Pause durante uns segundos. Se o fizermos neste, vamos parar ao menu. E a energia que isso consome com o ecrã desligado? A diferença não deve ser muita. É só mesmo o ecrã desligado, porque o “iOS” continua a correr em background. O símbolo de pausa fica no canto superior direito do ecrã, o que indica que a actividade de música foi minimizada, e não desligada. Logo, consome energia. Assim que ‘ligamos o aparelho’, dá a ideia que apenas ligamos o ecrã porque o menu aparece logo e as actividades em background continuam lá.

        Relativamente à bateria, penso que me fiz entender mal. Se fosse a bateria que a Apple anuncia como 24h de autonomia, era uma excelente autonomia! Mas o que eu quis dizer é que a minha não dura tanto, de longe. Não sei se é por causa do consumo em modo Sleep, se é defeito do meu aparelho. Mas não dura tanto de facto. E como na análise não fala em experiência própria em relação à autonomia, penso que não usaram o aparelho intensivamente para poderem dar uma opinião sobre a autonomia. Gostaria de ver esse ponto abordado 🙂
        Do género: “De facto, após 20h de reprodução contínua de música, ainda sobrava um pouco de bateria”.

        Nisso da ‘publicidade da Apple’, foi uma espécie de hipérbole para dizer que não foi apontado quase nenhum defeito, tal como nas publicidades. Peço desculpa pelo meu exagero 😉

        E sim, concordo plenamente com os pontos positivos apresentados

        Aguardo e agradeço uma resposta,
        Diogo C. 🙂

        • Vítor M. says:

          Obvio que não encaro o teu excelente comentário como uma afronta, mas sim como uma critica. Gosto de criticas.

          Bom, em relação ao teu caso em particular não sei que tempo durará a bateria, bom 24 horas a minha não deve durar, mas na verdade nunca testei esse ponto ao limite. Posso experimentar deixar aquilo a rolar para ver o tempo que demora a esgotar a bateria.

          Até lá continuo a não considerar um “defeito” o facto do botão suspender o serviço, deixando a música em pausa… desligada!

          Para rematar… não é publicidade à Apple, eles não me pagam para fazer pub atenção, é apenas a minha opinião de um gadget singular. 😉

        • Tiago Dias says:

          Penso, e corrijam-me se estive errado, que a autonomia anunciada pela Apple de verifica em condições muito especiais. As 24h de autonomia seriam apenas em reprodução de música continua, sem qualquer intervenção do utilizador, sem ligar o ecrã, sem reprodução de vídeo, etc, daí a autonomia em utilização regular seja mais baixa.

          • DiogoC. says:

            Se me deixares um link da Apple em que diga isso agradecia 🙂

          • Tiago Dias says:

            Isto das autonomias é uma coisa que é geral, e não só da Apple. Por exemplo os netbooks, nunca se consegue chegar àquela autonomia anunciada.

            Acredito que todas as autonomias anunciadas pelos fabricantes são conseguidas em situações muito específicas, propícias a resultados que impressionam. Corrijam-me se estiver errado.

            Não preciso de nenhum link, porque está fácil de ver que o iPod vai gastar mais bateria se estiver a reproduzir e sempre com o ecrã ligado e a mecher nele do que de estiver no bolso, com ecrã desligado. É claro que quanto mais se mecher, quanto mais tempo o ecrã estiver ligado, quantas mais vezes se mudar de música, mais rápido a bateria acaba. Apenas se conseguem as 24 h se apenas estiver a reproduzir música sem interrupções nem intervenções do utilizador.

            Se a bateria do teu iPod acaba com uma velocidade anormal, talvez tenha algum problema.

            Deixo apenas um exemplo: com o meu iPod nano 4G, a ouvir música, com a bateria já mesmo no limite, consigo ainda ouvir mais meia dúzia de músicas (ou mais) se apenas o deixar tocar. Se por acaso carregar no botão para passar para a próxima música, o iPod desliga logo. Assim dá para perceber que o simples clique num botão gasta a energia equivalente à reprodução de algumas músicas..

            Cumprimentos

    • a Friend@ says:

      Todos os iPod’s que mexi, todos mesmo.. (menos este ainda) é possível desligar.. e refiro-me DESLIGAR MESMO! ..

      Basta ficar a pressionar a tecla “Pause” durante um bom periodo de tempo e ele desliga o iPod por completo. Penso que nestes novos será o mesmo.

      • a Friend@ says:

        Outro pormenor é que, quando ficam muito tempo em “standby” eles desligam-se sozinhos… (mais uma vez, refiro-me aos anteriores, o que acredito que este não seja excepção).

        E se… a usar dura tantas horas… em standby acredito que não fará grande diferença mesmo, porque a carga fica quase toda lá.

  10. zp says:

    Finalmente!…um ipod que compraria!

  11. Ryan says:

    Falta aí o link para descarregar este ipod… pelo menos para o bolso 😉

  12. pill says:

    vou comprar um para uzar como relogio

  13. Emannxx says:

    Gostei. No entanto, acho que perdeu uma coisa que – por estranho que pareça – eu gostava no iPod Nano que é o ser “grande” e rectangular… enfim fácil de agarrar transportar etc.

    Mas gostei na mesma desta evolução =)

  14. pipoca says:

    este nino só permite musicas pagas?

  15. jpng81 says:

    Se alguem me querer oferecer um aceito, mas comprado só se fosse doido varrido. fdx, há mp3 que fazem a mesma cena que este e não precisam de um ecrã de toque para funcionar, como de costume mais um aparelho de moda caro.

  16. Tiago Dias says:

    Excelente análise Vitor, confesso que não estava à espera de ver uma análise a este produto 😛

    Quanto ao iPod nano, gostei bastante dele, mas acho que não deveria de ter substituído o anterior. Tenho um nano 4G que tem características que aprecio bastante e que não estão presentes neste novo nano. Uma delas, e talvez a mais importante, é o ecrã widescreen. O ecrã do 4G e 5G é muito bom para ver podcasts (que actualmente é o que mais faço no nano). E depois há a click wheel, que é quase imagem de marca do nano, e o seu formato fino e rectangular que sempre caracterizou este modelo.

    Resumindo, gostei deste novo nano, acho-o até muito bem conseguido, mas não deveria ter sido lançado como nano. Como previa, veio-se a confirmar ser algo entre o shuffle e o nano, com um pouco do touch, mas teria preferido que fosse um modelo novo, com um nome novo, e que se mantivesse o antigo nano, ou algo muito parecido (podiam pegar no 5G e permitir fotos, que já ficava bom).

    😉

  17. MaSt3rOfPuPp3tS says:

    Que belo acessório para a orelha.

  18. BlinZk says:

    O objectivo de um gadget destes não é ouvir musica??
    Então se é, acho-o realmente caro!

  19. Jorge Martins says:

    Li a review na Exame Informatica deste mês.. não foram tão entuisastas assim..

    Não o acharam uma mais valia em relação ao anterior e ate se queixaram de algumas coisa e no preço como sempre, quem pode pode..

    Eu por acaso, meio na brinca e porque apeteceu comprar um leitor MP4 esta semana comprei no ebay um, lol
    25€

    um fantastico 4G 2.2″ 5th Camera Video FM Shake MP4 MP5 Player Black

    http://img.auctiva.com/imgdata/1/0/3/7/6/6/1/webimg/333011802_o.jpg

    http://img.auctiva.com/imgdata/1/0/3/7/6/6/1/webimg/333011796_o.jpg

    Featured functions:

    1. 2.2″ TFT 260K True colors Screen.

    2. Built in 4GB flash memory

    3. With touch pad(touch button)+Shake change songs and Gravity Sensor Function.

    4. Camera function: support picture capture, and video record.

    5. Support multiple music formats: MP3, WMA, audio format

    6. Support ID3; The lyrics of Music Files can be shown on screen

    7. Support Video files: AVI, 3GP, FLV

    8. Support JPEG, GIF, BMP Picture format to be viewed

    9. Support E-book, Stopwatch and Explorer function

    10. Build In FM radio (can save up to 20 channels)

    11. Build In rechargeable battery

    12. As a voice recorder, VOX recording mode saves your time to review voice records

    13. As an USB hard disk, you can store any different types of files, you can protect your private information by self-defined password

    14. Languages Supports: English, French, German, Italian, Spanish, Japanese, Korean, Portuguese, Deutsch, and Chinese etc…

    15. Support multi platform, work on Windows 2000, ME, XP, Vista, MAC OS 10, Linux 2.4 or later.

    16. Dimension (L x W x H): 94mm x 42mm x 8.5mm

    Ou seja, por 25€, com camera, 2.2″, 4GB, FM radio, Video, sensor movimento e shake control, etc …. chega que é uma maravilha e por reviews que vi deste leitor, clone, têm sido boas, muito bom som, rapido, bom touch…

    vamos a ver, mas só sei que por este preço comprava 6 destes em vez desse ai da apple, lolol

    abraço

    • Vítor M. says:

      Mas cada um tem a sua própria interpretação. Eles provavelmente (porque não li o que escreveram) compararam com a versão anterior. Eu, pelo facto de ser uma evolução nas gerações do iPod, fiz a análise nua e crua ao que estava nas mãos, sem querer fazer juízos de valor face ao iPod desta gama mas da geração anterior.

      Com ele na mão, com algum tempo de experiência e utilização, sem comprar com nada apenas a focar a atenção naquele dispositivo… apenas o preço não me agradou. Tudo o resto está irrepreensivelmente bem pontuado.

      Claro que, como refiro no texto, por este preço poderia ter sido a Apple mais ambiciosa. Principalmente porque poderia em todos os seus gadgets acima de um determinado padrão, colocar um GPS 😀 como tem o iPhone e o iPad.

      Gosto particularmente do serviço Find my iPhone que detecta a posição geográfica de cada dispositivo. Assim poderia a Apple acrescentar software de treino e análise desportiva, mais interessante… por exemplo.

      Mas para este tamanho, o equipamento está muito bem conseguido.

    • a Friend@ says:

      Li há tempos também uma review na Exame Informática que dizia que o iPad era um calhamaço inutíl.. entre outros mais produtos da Apple que falavam daquilo e via-se a “longa” experiência que tinham com produtos apple…

      Hoje em dia raramente leio essa revista, mas quando leio faz-me lembrar certos comentadores que aqui aparecem…

  20. Peter Panton says:

    O meu deve ser entregue ainda esta semana.

    Mais um Apple device para juntar à colecção.

    😀

  21. jYkA says:

    Pontos nos iii´s

    iPod shuffle – Para ouvir musica sem distrações!

    Preço razoavel, qualidade dos materiais e sonora.

    Está feito o review!

  22. Peter Panton says:

    Correcção ao que havia dito.

    O iPod acabou de chegar a casa. 🙂

  23. Tiago says:

    a apple q meta o dinheiro q pede por isso e por todo o seu hardware no olho do …. Mas como ha pessoal sempre disposto a dar isso e muito mais por estes equipamentos q a unica coisa q teem de diferente é uma maçã atrás….

  24. Peter Panton says:

    Continuo sem entender o “asco” que várias pessoas têm contra a Apple.

    Se não lhes interessa não falem, sigam em frente e comprem outros productos.

    Será que é vontade de ter e impossibilidade de comprar ?

  25. Tiago Dias says:

    Continuo a achar alguma piada a comentários como este.

    “a unica coisa q teem de diferente é uma maçã atrás…”

    Não sabes do que falas 😉

    Ou então até sabes, mas queres tanto meter essa ideia que “a unica coisa q teem de diferente é uma maçã atrás…” que dizes estes completos disparates.

    Eu também não tenho dinheiro para comprar todos os produtos deles, mas não é por isso que os produtos deixam de ser bons, ou deixam de ser diferentes de tudo o resto que existe no mercado (e não é apenas a macã ;)).

    Também não posso comprar um ferrari, e não é por isso que digo que um ferrari é igual a tudo o resto que há no mercado e apenas tem um cavalito na frente…

  26. kekes says:

    É giro é xD mas é caro, assim como todos productos da Apple. Ipod so me tenta um o shuffle, os outros são todos para mim carissimos. Por esse preço compraria o novo Kindle 🙂

  27. JoaoJ says:

    Caros colegas tecnológicos.

    Concordo com a analise do Vítor, este nano é a evolução de uma maquina que já se apresentava de forma bastante sólida, contudo o preço é demasiado elevado para o produto em si.

    Mas também concordo com o colega que diz que falta dissecar na analise os pontos negativos do aparelho, e sendo um produto apple tê-los-á sempre!!! Concerteza que daqui por algumas semanas já se conhecerão, temos é de esperar que o seu uso se torne mais generalizado.

    Pessoalmente desconfio dos produtos apple, uma vez que a politica da empresa é comercializar um produto com a tecnologia x1.1 quando já estão em perfeitas condições de disponibilizar a tecnologia x2.1, seguem a lógica do “fazer render o peixe”. (Vide caso iphone!)

    Em seguida os seus produtos sempre foram comercializados a preços muito acima do mercado e do real valor do aparelho em questão.

    Mas não podemos negar, as maiores evoluções tecnológicas neste tipo de aparelhos têm sido realizadas por eles e em todos os artigos está presente um elevado grau de estética e design. Sempre foi assim!

    Não tive qualquer contacto com este novo modelo mas parece-me óbvio, a formula do ipod nano estava esgotada, a bateria era fantástica, o ecrã muito bom, qualidade sonora “idem idem…”, já tinha rádio incorporado, camera de video também incluída, reproduzia ficheiros de video. O que faltava? Acho que o único caminho da evolução do modelo seria a ampliação da capacidade da memoria flash.

    Pois bem, crie-se um aparelho novo e aproveite-se a brand de um dos maiores sucessos da marca, terá dito o sr. Jobs.

    Para mim, o seu maior defeito será já não ter a forma rectangular, perfeitamente adequada à mão humana e a clickwheel. Vamos ver como resiste o ecrã aos riscos e demais elementos e se dedos grossos ou finos conseguem operá-lo convenientemente.

    Os amantes das novidades de certeza que o vão adquirir e quem torcer o nariz a esta nova versão, aproveite e compre o modelo anterior que ainda é possível encontrar em comercialização.

    Eu cá vou continuar com o meu nano 2nd generation 8GB que cumpre bem as funções para as quais o comprei (265,00€ – Setembro 2007!!!).

    J

    PS. Nisto tudo só tenho a lamentar a falta de inovações aplicadas ao ipod classic, aqueles 160GB são de deixar água na boca.

  28. Marcos Santos says:

    Na foto por trás parece um processador 😉

  29. Bruno Nogueira says:

    Antes de mais, gosto imenso da analise feita. Está excelente e cada vez mais, os seus posts estão melhores.

    Agora o facto é que penso que este novo IPOD NANO está excelente e parece me que a ideia de ser mais compacto e de sert tatil reflecta a ideia dos dias de hoje. Isto do ecrâ tatil estar cada vez mais a crescer, como vemos nos telemoveis, que hoje em dia ja nem veem com teclas reais, é cada vez maior.

    Penso que os materias da Apple são optimos, mas este IPod não reflecte o preço que merece. Sim é tactil, sim o material é bom. Mas por 157 euros, ja podemos comprar telemoveis que fazem exactamente o mesmo e que suportam cartões de memorio ate 16GB com o mesmo preço ou menos até.

    Para finalizar, uma achega… Saiem muitos produtos todos os dias. Porquê é que tinhas que publicar uma Analise do IPod da Apple ?

    Mas Excelente Trabalho e continua.

  30. ArTuRiX says:

    Mais um produto que podia ser um must mas sempre ao preço que so um funboy ta disposto a dar…enfim!!! é ridículo estar a discutir características quando por 50€ compro a mesma capacidade e o mesmo som nos meus ouvidos!! as funções se me dizem que sao importantes então comprava o mano mais a cima!!! Não da para perceber estes gajos da Apple! Não sou de criticar a pplware nas suas analises mas esta é mesmo de quem é fanboy, só ficava bem uma de um concorrente…Tipo os da Creative

  31. jpng81 says:

    Fixe fixe nestes aparelhos é a possibilidade de trocar de bateria assim que esta se acabar, lololol
    E então se avariar, quase que aposto que meter uma nova deve ser ainda mais caro que o próprio aparelho. 😀 o que eu gosto é de ver pessoal a arrotar dinheiro nestes aparelhos ridiculos por ser moda. 😀 😀

  32. Pedro says:

    dá-lhe com força fan boy

  33. the_doop_man says:

    isto dos post de coisas da apple da sempre muitos comentarios mas muitos mesmo a muito fan boy e muito hater da apple, mas pronto o unico conta que encontro e mesmo o de sempre da Apple o preço eles fazem-se valer do estatuto de produto de moda que alcançaram, nao nego a qualidade mas o preço e muito alto na mesma.

  34. Sketi says:

    Se baixassem um bocado o preço a apple lucrava 4x mais.. xD

  35. Wagner says:

    Por que meu nano desliga quando est’a na funcao r’adio depois de 3 minutos?

  36. miguel says:

    Para os mais curiosos deixo o link de uma foto do “bichinho” todo nu… lol

    http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2010/09/08-iFixit_nano6G_1.jpeg

    Abraços

    • Gustavo Almeida Villa says:

      Olá, sou do Brasil comprei o meu em Los angeles no lançamento, e sempre desligou por completo quando pressione o tecla do LCD, vcs costumam chamar de ecrã (kkk – herança francesa acho), no mais acho o preço dele justo, nos, fazendo as contas paguei 80 euros a menos devido o valorização do real junto ao dolar. Nunca tentei, mas será que houve alguma atualização do firmware dele.

  37. Betina says:

    Acho que a Apple cobra caro, mas até hoje nunca tive do que reclamar. Ja testei outros aparelhos mp3 e insisto que a diferença vai muito além de um desenho de maça no verso. Eles são mais duráveis (posso ter tido sorte…), tem melhor qualidade de som e do próprio objeto em si, sem nem entrar no merito do design. Talvez essa evolução do Nano tenha gerado tanta polemica por ter se distanciado no produto anterior, no entanto nao acho que tenha sido uma perda. Para quem prefere aparelhos maiores, ainda existem outras opções. Eu sempre usei o Ipod shuffle para correr e essa nova versão do nano é o máximo para mim! Era a versão que eu estava esperando a muito tempo pois permite um maior armazenamento de musicas e uma otima duração da bateria, permitindo treinos longos, além do radio e do podometro (que funciona relativamente bem). Entendo que alguns sintam falta da camera de video e nao tenham gostado do novo tamanho, mas insisto que ainda temos as outras opções que a Apple oferece. Quanto ao preço será sempre uma polêmica, até porque definir caro e barato não é fácil, mas eu particualmente acho que vale exatamente o que custa uma vez que, para o uso que eu queria, ele acaba susbtituindo outros equipamentos.

    • Tiago Dias says:

      A questão em volta do novo iPod nano não será a falta da câmara de filmar. O problema era que o iPod nano já tinha aquela “imagem de marca” da click wheel, já para não falar do ecrã muito bom para ver video podcasts.

      Na minha opinião o novo nano está bem conseguido, mas não deviam ter abandonado o formato antigo.. Deviam ter mantido os dois, pois o novo nano aproxima-se mais do shuffle que propriamente do nano.

      Cumps

  38. Renata says:

    recebi essa semana o meu ipod nano 6G mas ele só funcionou bem por 2 dias… agora ele pausa a música assim que a tela entra no modo standby.Parece que começou após fazer a atualização. Como é o meu primeiro ipod e vei dos EUA não sei a quem recorrer! Já resetei, reiniciei o sistema…nada resolve! alguém pode me dar uma luz?

    • Camylla says:

      O meu tbm! Você conseguiu arrumar???

    • Problema resolvido says:

      Também tive esse problema com o meu ipod. Verifique se vc está puglando corretamente o fone de ouvido. Na hora que vc pugla o fone vc consegue ver alguma parte metálica dele mesmo empurrando ele até o final?? Se sim, verifique se não há sujeira no orifício onde se pluga o fone de ouvido. Normalmente o fundo dele é branco. Se estiver com sujeira tente retirá-la com cuidado para não danificar nada.

  39. NiNO says:

    GALERA PARA DESLIGAR TOTALMENTE O NANO 6G EH SOH PRESSIONAR O BOTAO DURANTE ALGUNS SEGUNDOS…..

    VAMOS LER O MANUAL DO APARELHO ANTES DE COMEÇAR A FAZER ALGUNS TIPOS DE COMENTÁRIOS! CLARO QUE COMO TODOS OS PRODUTOS ELETRÔNICOS DO MUNDO O NANO 6G TEM SEUS PRÓS E CONTRAS E CABE A CADA UM DECIDIR SE QUEREM OU NÃO ADIQUIRIR O PRODUTO!!

    EU PAGUEI 480 REAIS NO MEU DE 16GB E ESTOU BEM SATISFEITO!

  40. Joao says:

    Boa tarde,

    Acabei de receber um Ipod Nano e estou com um problema que me está a a incomodar bastante.
    Não sei sei já aconteceu com algum de vocês, mas o meu desliga-se automaticamente sem eu lhe fazer qualquer tipo de coisa, nem chega a terminar uma musica e apaga-se logo.
    Já o actualizei e continua igual. Será que alguém me pode ajudar, agradecia imenso.

    Obrigado e continuação do excelente trabalho Ppware 😉
    Cumps
    Joao

  41. Camylla says:

    Oi!
    Eu tenho um ipod nano, quando ele está reproduzindo música e fica em modo de espera a música pausa!
    Como eu arrumo isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.