Análise Microsoft Office 2011 para Mac
Powerpoint
O PowerPoint está prático, muito prático para facilmente podermos criar apresentações com alto recorte técnico. O requinte nos menus é uma característica transversal a todas as ferramentas, e nota-se que houve um cuidado acrescido para colar à imagem Apple determinados pontos, como os ícones, as cores da barra de ferramentas e a elegância com que são feitas as passagens entre as diversas janelas dentro da aplicação. Em termos de funcionalidades o Powerpoint traz tudo o que podemos encontrar no Office 2011 para Windows.
Uma das muitas funções que irá encontrar, característica inserida na versão 2010 do Office para windows e portada também para esta versão para Mac é o Broadcast Slideshow. A facilidade com que partilhamos uma apresentação online torna esta função numa mais valia para vários segmentos (formadores, professores, estudantes, etc.). Podemos estar numa conferencia a fazer a apresentação presencial e a transmitir online essa mesma apresentação. É um recurso fabuloso.
Mas são muitos os argumentos, como a edição de imagem e vídeo dentro do PowerPoint e uma panóplia grande de efeitos que irão dar um aspecto soberbo às apresentações que nele forem feitas.
Outlook
O Outlook, uma nova entrada, no pacote que o fortalece fortemente, que substitui o cliente de mail do Office 2008, Entourage (um cliente pouco amado), apresenta uma dinâmica, uma velocidade também ela muito bem conseguida. Por norma esta é uma ferramenta que tende a ficar mais lenta com o aglomerar de mails e muitas outras funções que são utilizadas. Esta ferramenta para Mac tem um excelente aspecto apresentando as diferentes áreas de acção bem posicionadas... tal como conhecemos no ambiente Windows. É um canivete suíço do que toca a mail e contactos.
Office 2011 Home & Business Edition, como já referi, traz o novo Outlook que substitui o Microsoft Entourage, esta mais valia permite uma interacção maior entre os vários ambientes de trabalho colaborativo. Por exemplo, agora é possível com total compatibilidade um utilizador Windows criar um ficheiro .PST com todo o seu trabalho (dados, contactos, mails, notas, calendários) e incorporar isso no Outlook para Mac. Mas vai mais longe esta versão, permite mesmo a importação de dados do cliente de mail do Mac OS X, o Apple Mail, permite importação com o Eudora e, claro, com os eu antecessor o Entourage, isto tudo a partir de um ficheiro de texto, exportado pelas aplicações em causa.
Embora tenha já havido um grande avanço, existem alguns aspectos ainda por "limar". É o caso da exportação e importação entre sistemas. Como referi anteriormente, o Outlook para Mac importa com total rigor os ficheiros .PST, no caso de exportar, faz o mesmo mas num ficheiro .OLM, tudo está incluído neste ficheiro, email, calendário, contactos, tarefas, etc... mas se eu quiser fazer o inverso, isto é, exportar do Outlook do Mac para o Outlook do Windows, primeiro não posso exportar no formato .PST, depois o Outlook do Windows não reconhece o formato .OLM. Ok a compatibilidade para já é apenas para um dos lado... está pelo menos 50% do trabalho feito, digamos que o copo está meio cheio.
Barras de ferramentas
As barras de ferramentas sofreram um enorme salto evolutivo da versão 2003 para a versão 2007, isto no Windows, apresentando agora mais informação em forma de separadores, onde podemos navegar entre as várias categorias, existindo agora mais informação relacionada com as funções agora "à mostra".
Além disso, como podem comprovar o Offiice 2007 e 2010 quando picam duas vezes sobre o separador, este recolhe o mostrador das ferramentas, aumentando o espaço útil de trabalho. A Apple tem essa função em todas as suas janelas, é uma das características do Mac OS X. Assim, na versão Office para Mac, além de recolher o mostrador das ferramentas em cada separador, o utilizador poderá também minimizar a área de menus, permitindo assim um maior espaço de trabalho. É uma óptima solução, principalmente numa altura em que a "moda" está nos ecrãs mais pequenos para máquinas mais pequenas e leves.
Em termos de funcionalidade temos tudo o que podemos encontrar nas versões para Windows, desde Base, Inserir, Esquema de Página, Referências, Mailings, Rever e Ver. Cada uma destas categorias guarda e oferece dezenas de funções.
O aspecto, como já referi, está mais intimista com o mundo Apple. O tom da janela é mais escuro, com ícones mais suaves, mais "infantis" sem cair no descrédito nem perder a característica típica de uma suite de trabalho.
Funções Online
O tempo é Cloud Computing e a Microsoft está arduamente empenhada nesse novo e produtivo conceito. Faz todo o sentido que este novo Office para Mac, segua as pisadas do Office 2010 para Windows. Estes são fortemente influenciados para uma utilização que comungue com os serviços cloud.
A Microsoft desenvolveu o novo Office 2011 com determinadas capacidades de partilha de documentos. Com o recurso aos seus servidores SharePoint e , para uma utilização gratuita, com recurso ao serviço SkyDrive, a empresa de Redmond ajuda o utilizador a subir um nível no tipo de serviço corporativo e colaborativo. É uma forma de haver uma ligação entre várias pessoas, a trabalhar nos mesmos conteúdos, permitindo em tempo real alterações nos documentos, partilha de mails, partilha de notas, tudo com suporte online. Depois há um vasto universo de propagação online, pública ou privada, resultante dos próprios serviços. São comunidades que estão prontas a fornecer conteúdos directamente do PC, esteja ele onde estiver, para o mundo, tudo usando o conceito Cloud Computing.
Microsoft Document Connection
Esta ferramenta é o elo de ligação do Office desktop ao ambiente cloud, já referido por diversas vezes.
Podemos ter na nossa conta Windows Live, como temos o Messenger ou o Hotmail, o Skydrive, uma área de armazenamento que permite fazer o upload de um ficheiro e partilhar o mesmo com o mundo ou só com quem quisermos. Uma vez feito o upload, podemos escolher com quem partilhar esse ficheiro, enviando por mail, por exemplo, o link privado que dará acesso a essa pessoas ao tal ficheiro.
A ideia da ferramenta Microsoft Document Connection é permitir que vários utilizadores possam ter acesso a um ficheiro, estando a trabalhar em simultâneo, seja de que plataforma for e de que ponto do mundo for. As alterações ao documento não colidem, pois são apresentadas como sugestões ao "dono" do ficheiro e poderá este posteriormente integrar todas estas alterações ao documento. Muito interessante este recurso, pela facilidade de estarmos presentes, em determinado serviço, sem estarmos fisicamente no mesmo local da equipa que o está a desenvolver.
Existem ainda várias afinações a fazer neste ponto, principalmente se não estivermos a aceder ao ficheiro do desktop, mas sim via web. Temos ainda dificuldades em colaborar e não é assim tão suave a participação. Existem serviços com um melhor sincronismo, como por exemplo o Google Docs... mas não será nada que não seja afinado muito em breve, tendo em conta o número de utilizadores que estão a aderir a este método de trabalho.
Este artigo tem mais de um ano
Utilizo o Office 2011:Mac no meu MacBook e estou, sem dúvida, completamente satisfeito.
Cumprimentos.
Boas,
O Excel permite trabalhar com tabelas e gráficos dinamicos?
Cumps
Excelente review Vitor! Good work
Este eram 5 da manhã quando o dei como concluído! Nem queria acreditar quando às 8 o despertador me estava a “obrigar” a levantar…
Homem de trabalho sim senhora
Se tivesses de levantar às 7 da matina era pior :p
sei o que isso é mas, quem corre por gosto não cansa 😀
excelente review
O preco disto para MAC e que nao convida senao ja la estava no MAC de casa. Como nao preciso de andar a fazer grandes coisas com o Office em MAC nao vou gastar dinheiro nisso. Mas sim… MS Office e outra loica quando comparado com outros.
Parabéns pela review. Está mesmo muito boa.
De toda a nova suite do Office 2011, aquilo que me deixa mais a desejar é mesmo o Outlook. A versão Windows supera em grande medida, a meu ver, a versão Mac.
Há pormenores que deixam muito a desejar:
1. Não integração do calendário Outlook com o Google Calendar ou iCal.
2. Aviso dos aniversários dos contactos tem de ser activado manualmente (e ainda por cima se alterarmos a data do aniversário, o aviso não se actualiza).
3. O sistema de “categorias” no calendário é um desastre e entra em colisão com o sistema de “calendários” do iCal.
4. Os dados dos contactos no Outlook nem sempre batem certo o programa de gestão de contactos do OsX.
Mas a própria Apple também tem a sua cota-parte de culpa:
1. Sincronização do iTunes exclusivamente com o iCal.
No fundo, gostaria de olhar para o Outlook como uma ferramenta completa e exclusiva de gestão do meu email, contactos e calendário. E que tudo isso fosse sincronizado automaticamente com os meus dispositivos móveis.
A dura realidade é que sou obrigado a utilizar vários programas (Address Book, iCal, iTunes) para fazer aquilo um só poderia fazer (Outlook), tal como acontecia no Windows.
Pena o Outlook não suportar CalDAV…
Ou seja, “não posso” usar o Outlook porque não me deixa fazer sync dos calendários do Gmail e do MobileMe…
Correm rumores que isso vai ser corrigido num update futuro, mas até isso chegar…
Bons dias a todos,
Antes de mais os meus parabéns pela analise, esta muito completa.
Porém ficou-me uma dúvida que me enfiaram na cabeça!!! Sou um utilizador de Mac muito recente, e portanto aquela história de não há cá vírus e afins ainda me parece muito estranha! E para ajudar, vieram dizer-me que ao usar o Office para Mac, corro o risco de apanhar vírus que estão relacionados com ficheiros para Office, e macros etc., gostava que me tirassem esta dúvida se é assim ou não! Eu pelo sim pelo não, tenho o iantivirus instalado, mas como disse isto é tudo muito novo para mim e ainda estou algo perdido!
Cumprimentos a todos.
Para Mac não existem Virus. Existe é certos tipos de malware (trojans) mas raros e por norma ficam em pouco tempo obsoletos quando o sistema faz updates de segurança, daí a necessidade de antivirus ser quase nula.
Mesmo que haja virus que possam afectar o Office para Windows, estes não irão afectar os do Mac porque são sistemas diferentes e os virus não são “cross-platform” a não ser que tivessem sido feitos para actuar em Java, por ex.
O que acontece e existem casos de antivirus para Mac é o pessoal usa-los para caso receba ficheiros que possam afectar computadores com Windows (em documentos por ex) o Mac detecta e assim evitamos a propagação deles, caso queiramos gravar para um amigo esses ficheiros…
Obrigado pela informação! Assim sendo irei experimentar este Office sem duvida:)
Bom dia,
Trabalho, entre PCs e MACs, com um iMac Core 2 Duo 2.66GHz e 4GB RAM a correr a ultima versão do Snow Leopard e esta nova versão do Office parece um caracol em relação à versão anterior.
Para além disso o Outlook só funciona com o Exchange 2007 e superiores. Efectivamente é mais bonito mas não vejo que um utilizador possa ter ganhos de produtividade em relação à versão anterior.
Enfim mais uma vez um binómio M$/Intel: o que a Intel dá a M$ tira.
Duke
Não é bem assim.
Tenho um colega meu que o Mac dele é um Core Duo, 2GB de RAM e com o Snow Leopard e trabalha bem com o office. Duvido que ele é que seja a excepção à regra.
É… na minha opnião a Micro$oft deveria deixar d fazer o windows e passar a fazer só o OFFICE… Neste campo acho k o open source ainda anda atras….
É possível sincronizar o meu PDA HTC com o Outlook no Mac, tal como o faço com o Outlook no PCP?
*Outlook no PC?
tem pt-pt
So far, no.
Uso e devo dizer que está bom, mesmo ao nível do 2010 no Windows. Tenho, no entanto, um reparo a fazer: o dicionário do Word, por predefinição, usa o novo acordo ortográfico apenas. Ou seja, escrever “acção”, por exemplo, faz aparecer a barrinha vermelha.
Felizmente dá para alterar esta configuração nas opções; coloquei de forma a aceitar quer pré, quer pós.
Eu nao tenho o dicionario pt-pt!
Sera que me pode enviar isso sff?
O meu e-mail é samuelpinto@gmx.com
Alguem sabe se o Outlook (mac) tem leitor de rss feeds?
Já estava à espera de um post assim há alguns dias.
Ando a usar o Office 11 para o Mac há algumas semanas e estou a gostar bastante. Recomendo.
Muito boa a matéria, parabéns mais uma vez. Pena não tem esse office em português.
O texto a seguir está errado, a versão pra Windows é a 2010.
“Em termos de funcionalidades o Powerpoint traz tudo o que podemos encontrar no Office 2011 para Windows.”
Abraços e vida longa ao pplware 🙂
Onde posso encontrar a versão portuguesa à venda?
Por todo o lado só encontro a inglesa (mesmo no apple store…)
Já agora, porque falei da apple store, fazem ideia de porque é que o mesmo produto (office 2011) tem dois preços diferentes?
aqui:
http://store.apple.com/pt/search?find=office+mac+2011&mco=MTA4NDExNDk
Boas,
Tem a ver com número de licenças disponíveis no pacote. Na opção mais barata, apenas podes instalar em um Mac, na versão mais cara podes instalar em salvo o erro 5 Macs.
Boas, uma correcção acerca do licenciamento do Office 2011:
ref: http://store.apple.com/pt/browse/campaigns/office
. Home and Student Edition
– 3 licenças = 139,95€
. Home and Business Edition
– 1 licença = 249,95€
– 2 licenças = 379,95€
Em suma, a M$ efectivamente fez um downgrade do nº de licenças pois o Office 2008 suportava no máx 6 macs (3 licenças, cada uma em 2 máquinas). Não se percebe porque é que a versão Business tem à disposição uma versão c/ 2 licenças ao passo que a Home (mais barata) tem uma versão com 3.
Esqueci-me que a versão Home & Student também tem uma versão com 1 licença, o preço é: 109.90€
Bom dia,
Alguém me poderia dizer se existe ou existirá alguma versão com Access?
também queria em pt
Existe algum Trial para testar?
Saca a versão pirata no Pirate Bay =P
O Office 2011 ainda tem bugs graves, que fazem o programa rebentar com alguma frequência. Pelo menos isso é alho que ainda me acontece, embora em menos escala que o Office 2008. Para além disso ainda tem bugs no display das páginas no Word nalgumas situações. Sinceramente que espero que disponibilizem patches para resolver estes bugs.
Os velhos inimigos nunca deixaram de fazer engodo
Boa noite.
Estava interessado em comprar o Office Mac 2011. No entanto, procurei na apple portuguesa e em lojas online e não encontro o Office pelo preço referido acima. Gostaria que me esclarecessem onde obtiveram esses valores. Obrigado
Cumprimentos
Boa noite Renato. No site da Promais poderá encontrar este preço.
Boa tarde,
Já utilizo o Microsoft Office 2008 Home & Student Edition, comprei em Abril de 2010.
Tenho uma pergunta muito importante que nao vi respondida:
– No 2011, Excel já vem com as Macros activas?
Por ter comprado o 2008 há pouco, tenho algum tipo de desconto para adquirir est?
Chega a ser melhor do que o do Windows!
Alguém para dividir ($$) uma licença tripla?
eu
Como posso sincronizar o outlook 2011 com o iphone? Alguém me ajuda?
Segundo tenho conhecimento, não faz o Sync directamente com o iPhone mas indirectamente, ou seja… primeiro sincroniza-se tudo com a “Agenda” … “iCal” .. etc… e a partir desses programas (com o iTunes) é que se faz o Sync para o iPhone.
boas a todos
pessoal que tou em vias de instalar este office no meu mac mas tenho uma duvida (não é que vá alterar a minha escolha) da para por em português ou irá dar ??
Ainda não dá mas possivelmente irá dar, num futuro update no pacote de idiomas.
Contudo o corrector automático já se encontra em PT. 😉
Como ativar esse corretor?
Vejo lá o mesmo mas ele teima em só usar o portugues.
Corrigindo.
Como ativar esse corretor?
Vejo lá o mesmo mas ele teima em só usar o Ingles…
Instalei o Office 2011 no meu iMac e fiquei maravilhado. O melhor office que alguma vez utilizei!
Olá,
Alguém que já tenha o 2008 instalado, sabe se vou perder os mails que neste momento tenho no entourage? Ao instalar o 2011?
Alguém me sabe dizer se o Microsoft Office Mac 2011 vendido na FNAC vem em pen ou cd/dvd? é que eu tenho um MacBook Air e não sei onde comprar esta ferramenta de que necessito tanto já que o MacBook Air só leva pendrives.
Cumprimentos
Se me deres o teu mail ajudo-te nisso. Mas sei que é estranho publicar aqui.
Samuel vem em CD. Não precisas de deixar mail à Sónia, basta comprares aqui:
http://www.promais.com/product_info.php?cPath=30_214&products_id=104509
é garantido e da minha confiança.
eu comprei em DVD, mas nao consigo instalar. já experimentei passar tudo para uma pen e tentar instalar mas não deu
http://thepiratebay.org/torrent/5850094/Microsoft_Office_2011_14.0.0_Final_for_Mac_%28Volume_Licensed%29
e depois regista. Talvez seja a solução.
Adquiri um MacBook Pro e simultaneamente a ferramenta OFFICE 2011 da Microsoft para esse computador, porem para minha surpresa nao existe a versao em portugues apesar de ter em diversos outros idiomas, que acredito que com um publico menos que os de lingua portuguesa. Gostaria de saber quando a Microsoft / Apple vai disponibilizar a versao em portugues e se sera permitido download a partir dessa versao que adquiri.
O Mac seria perfeito se o Office fosse em português!