Afinal a Apple decidiu não integrar IA da Meta no iOS 18 por questões de privacidade
A Apple está aberta a integrar no iOS 18 e no iPhone todos os mecanismos de IA que estão disponíveis. Para isso tem procurado falar com todas as entidades e firmar acordos que vão entrar em ação no futuro. Uma das que estaria com a Apple era a Meta, mas sabe-se agora que a primeira decidiu não integrar a IA da segunda no iOS 18 por questões de privacidade.
Apple decidiu não integrar IA da Meta no iOS 18
A Apple terá rejeitado a oferta da Meta para incluir a sua IA no iOS 18 após tentarem uma parceria há alguns meses. Aparentemente, a Meta propôs a ideia e a empresa de Cupertino descartou após uma breve conversa. A razão é simples e mais uma vez são preocupações relacionadas com a privacidade do utilizador.
Surgiu no passado fim de semana a informação de que a Apple e a Meta estavam em negociações ativas para integrar o Llama, o seu LLM, como parte da Apple Intelligence no iOS 18. No entanto, aparentemente, a Apple nunca esteve realmente interessada nessa ideia e atualmente não há negociações ativas para um possível acordo.
Embora não existam conversas ativas atualmente, já existiram antes, quando a Apple procurava parceiros para integrar a IA como parte da Apple Intelligence. Ao negociar com a OpenAI e a Google, a Meta ofereceu o Llama, mas a Apple decidiu não continuar as negociações formalmente porque não considerou as práticas de privacidade da Meta suficientemente rígidas.
Outros modelos vão ser trazidos para o iPhone em breve
De referir que até ao final do ano, o ChatGPT estará integrado na Siri como parte da Apple Intelligence. Com isso vai sempre respeitar sempre a privacidade do utilizador e solicitar autorização antes de enviar pedidos ao chatbot da OpenAI. Por outro lado, o Gemini do Google também será integrado no futuro, embora vá demorar um pouco mais.
Nem todos os recursos de IA da Apple vão ser lançados em 2024. Alguns são esperados em 2025 e inicialmente apenas em inglês e apenas no iPhone 15 Pro ou superior e iPads e Macs com processador M1 ou superior.
Os utilizadores na União Europeia terão de esperar mais, pois nenhum destes recursos será lançado em 2024 devido à Lei dos Mercados Digitais. Esta exige que a Apple lance os novos recursos e depois aguarde que sejam aprovados. Portanto, estão já a ser feitos trabalhos para garantir o seu bom lançamento.
Por demais evidente que isto iria acontecer. Privacidade para a Meta é coisa que não existe.
A “Lei dos Mercados Digitais (DMA) exige que a Apple lance os novos recursos e depois aguarde que sejam aprovados”? Não, o que a comissária europeia afirmou foi que: “cabia à Apple decidir como cumprir a DMA e não a ela dizer à empresa o que fazer”. E, criticando o anúncio da Apple de que iria adiar para 2025 a a venda na UE de iPhones com Apple Intelligence e outros recursos – por não saber se estavam de acordo com a DMA, disse que “parecia que a Apple sugeria que a sua integração de IA poderia ser anti-concorrencial”.
O problema é que as leis dos Mercados e Serviços Digitais (DMA/RSA) enunciam pouco mais que princípios gerais, permitindo a maior das confusões quando se trata da aplicação.
Outra que anda “à nora” com a DMA é a Microsoft com o Teams. Estou em crer que para o Teams não ser considerado anti-concorrencial, a UE quer, sem o dizer, que serviços concorrentes, como o Slack da Salesforce, tenham a mesma integração no Windows que tem o Teams.
E que, no caso do iOS 18, se uma app da Apple, como a Fotografias, beneficia da Apple Intelligence, para não ser anti-concorrencial as outras apps concorrentes também têm que beneficiar. A Apple diz que não pode garantir a segurança da Apple Intelligence se for usada por terceiros. E estamos nisto.
Mesmo a mandarem areia para os olhos… já tinham tudo fechado com openai, agora falam da meta? “Ah não vamos por aqui por causa da privacidade” só rir
telemetrias e virus escolhe android e windows? nasceste com isso ou contraiste?
Com esse teu nick acho que te estas a ver ao espelho
Nao posso deixar de comentar o que foi dito por B@rão Vermelho. Se GNU Linux é ficar limitado a meia dúzia de programas e linhas de comandos, claramente ou não usa ou tem esse estigma, que Linux é isso. Não só nao é verdade como se alimenta este preconceito. Sei porque uso há muitos anos. Jogo Steam, emuladores de varias consolas, tenho Microsoft Teams, Outlook, Office, uso para edicao de video (DaVinci Resolve) etc… e não, nao me deixa ficar mal. E nao, nao uso linha de comandos.
Peco-lhe que experimente antes de fazer essas afirmações. E mais, ja tivr varios iPhones, uso Android porque foi o que escolhi, nao uso Windows porque nao gosto. Tenho um mac mini a funcionar perfeitamente e gosto. Portanto, temos de usar tudo e perceber o que para nós é melhor em vez de fazer criticas destrutivas. Abraços
Bom Comentário!
Estás todo queimado