Adoção do iOS 11 mais baixa em relação aos últimos anos
O novo sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 11, tem tido uma rápida adoção, mas parece que ainda não captou a atenção de todos. Durante o dia de ontem, a Apple partilhou os mais recentes dados acerca da taxa de adoção do iOS 11, no website dos programadores de aplicações para a App Store.
De acordo com os dados oficiais, o iOS 11 já se encontra instalado em mais de 52% dos dispositivos desde o seu lançamento oficial a meados de Setembro. No entanto, cerca de 38% dos dispositivos compatíveis ainda estão a correr o iOS 10.
Estes números não são de todo maus, mas mesmo assim, não vêm bater o recorde estabelecido por versões mais antigas do iOS. Por exemplo, quando o iOS 9 foi lançado, por esta altura, já se encontrava instalado em mais de 66% dos dispositivos. Por outro lado, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 2/3 dos dispositivos compatíveis passado um mês do seu lançamento oficial.
A evolução do iOS 11
Sem dúvida, a adoção do iOS 11 tem sido mais lenta do que algumas das versões anteriores. Os problemas iniciais que o sistema operativo apresentava quando foi lançado, nomeadamente o rápido consumo da bateria, podem ter influenciado a baixa adoção nestes primeiros tempos.
Por isso, a Apple já lançou algumas atualizações para o seu mais recente SO, sendo o iOS 11.1 a maior até agora. O iOS 11.1 trouxe novos emojis, voltou a estar disponível a funcionalidade do Touch 3D para Multitasking e inclui algumas correções de falhas de segurança.
O iOS 11.2 está neste momento em fase de testes mas brevemente será lançado. Uma das funcionalidades que vai aparecer pela primeira vez será o Apple Pay Cash, que permitirá aos utilizadores transferir dinheiro pelo iMessage. Talvez esta funcionalidade atraia mais utilizadores a instalar a nova versão do iOS.
Conclusão
Uns dias antes do lançamento original do iOS 11, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 89% dos dispositivos. Vamos esperar e ver a evolução do iOS 11 ao longo do tempo. Entretanto, vale a pena ressalvar que o Android Oreo ainda só se encontra em cerca de 0,2% dos dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
As atualizações não deixam os iphones mais antigos mais lentos?
obvio
Não é óbvio, nem certo. Depende de vários fatores.
Depende. Se tiveres iPhone 4 ou 4s, esses ficaram com algum lag e um pouco lentos. Já o iPhone 5s com iOS 11, até ficou mais rápido que no iOS 10. O problema destes modelos que referi, tem a ver com a duração da bateria. Perdeu alguma autonomia. Quanto ao resto é conversa de quem não sabe.
Provavelmente o pior ios até agora. O meu iphone se esta no 10 e assim ficara durante uns tempos valentes. Enquanto fizer sempre uma media de 10 horas de bateria em uso, e ler tanto fórum a queixarem do ios 11 nem lhe mexo.
Eu uso sempre os betas e o 11 é de longe o que apresenta maior taxa a nivel de bugs.
Nada de estranhar, estão a reformular o sistema operativo.
Activei a garantia do meu SE esta 2ªfeira. Fiz o erro de actualizar para o iOS 11 e fiquei com um tijolo… Começou a fazer restart sozinho e em loop até ficar completamente bloqueado e com o ecrã tipo matrix…
Entreguei-o na Tou Aqui Tou Ali, fizeram logo um diagnostico e confirmaram que não é do hardware. Estou agora à espera de resposta…
Tendo em conta a enorme fragmentação do Android e a pouca apetência dos fabricantes para lançar novos equipamentos com a última versão do SO disponível é normal haver poucos terminais Android com a versão Oreo, mas em relação ao iOS fiquei muito espantado com esses valores pois não há assim tantos equipamentos diferentes.
É razoável os utilizadores estarem com o receio da atualização com base na experiência adquirida com versões anteriores. Querem beta testers que paguem para tal
No iPhone 6 ficou muito lento e a bateria sofreu uma redução face ao passado. Nem um reset total e limpeza das apps que não uso resolveu a lentidão. Bloqueia por segundos, scroll lentos, demoras na reação entre o toque e o display no ecrã.
No iwatch 2 demora 20s para ativar a câmara para foto remota, quando antes nem 5s.
Na iPad Air 2 noto alguma lentidão face ao passado e alguns bugs com a rotação e aplicações lado a lado.
Conhecidos meus com os mesmos equipamentos e que não fizeram upgrade verifico que continuam melhor com ios 10! Infelizmente para mim….
isto.
obsolescência programada.
mi2 de 2012 actualmente corre o miui 9 assim como iphone 5s corre o ios 11, só que um outro não sofre do mesmo problema 😉
Isso é falso, tenho um 5s e ficou ligeiramente mais rápido no iOS 11 que o iOS 10. A bateria é que perdeu um pouco de autonomia. Quanto ao iPhone 6, e iPad air 2, do colegas e amigos meus que possuem esses modelos, não têm tido queixa.
http://www.iclarified.com/63308/apple-announces-ios-11-adoption-has-reached-52-chart
Lançam o iOS 11 e depois os iPhones, iPads e iAfins ficam mais lentos… já aconteceu 1… 2 e… só cai na 3x quem quer! É o que faz terem lançado anos a fio equipamentos com pouco processador/ram… porque ah e tal o iOS não necessita… pois não… agora há actualizações e não se faz porque já se sabe que à partida o iPhone vai ficar lento! E diga-se de passagem que o que a Apple quer sabemos nós….
Vai com essas teorias de perseguição para outro lado. Há varios fatores envolvidos, essa tua ideia está desmistificada há muito.
Esperando jailbreak para iOS 10 🙂
Quando uma actualização é basicamente forçada, é normal ter uma taxa de adopção grande
A atualização não é forçada. Santa ignorância para falar do que não sabes.
Mas será que ainda ninguém percebeu que a menor adopção do IOS tem a ver com a questão de que as apps mais antigas deixam de funcionar?!?!? Não há mais questão nenhuma, não é a apple a decair ou o IOS 11 é pior de sempre, é pura simplesmente pq o IOS11 não corre apps 32bits!
Eu por exemplo tenho um ipad air, não actualizo porque tenho apps da Disney que comprei para o meu puto e com o IOS 11 vou ficar sem elas.
Ora ai está uma perspetiva válida, até que enfim.
tão válida como todas as outras para trás…
Nem por isso. Uma perspetiva implica perceber as coisas por detrás da sua decisão.
Então e não querer adoptar a nova versão já, porque ainda tem demasiados bugs, ou a gestão da bateria não está optimizada? não consegues enquadrar essas “coisas” por detrás da decisão? (ou não queres?)
Também é possível, claro. Mas não posso concordar com *todas* as perspectivas anteriores, essa foi a minha discórdia.
Nem por isso.
Prefiro estar “desactualizado” e sem bugs e afins do que actualizado e cheio deles (os bugs). Ou seja, prefiro Android.
Se estás desatualizado, bugs é coisa que não te falta. E até coisas piores que bugs.
Não preferes nada o Android 😉 sabemos bem que preferências tens 😉
Enquanto houver queixas da duração da bateria (que preciso imenso…) vou esperar com o IOS 10, até porque as novidades para mim não são propriamente úteis, prefiro ter o meu IP6S fluido e com bateria.
Agora quando ouvir que resolveram o problema do consumo de bateria, ai sim faço o upgrade para o IOS 11.
Paulo, eu uso atualmente o 7 desde o inicio das betas, bateria está impec. Um amigo meu corre o 6 Plus e está tudo fino também.
Eu mantenho o meu air com o 10. Não preciso do 11, e a cada nova versão, o air tem ficado mais lento. Já fui várias vezes aqui crucificado por dizer isto. Sempre o disse …só agora é que parece que o pessoal acordou.
é isto que temos andado a dizer, obscolescência programada.
mas parece que gostam de viver nas mentiras e não impor à apple, nem boicotar os produtos para ver se acordam e deixam a estratégia de enganar clientes.
apple podia fazer os telemóveis com techs anos mais à frente de qualquer android, só que não. até um Redmi Note de 150€ faz tudo o que um de 1200€ faz, só que sem o inseguro faceid.
O Face ID, até ao momento, não se provou inseguro. Não espalhes mentiras sejam lá quais forem as tuas razões.
E parece-me que não percebes bem o que é obsolescência programada. De todas as empresas, escolhes a que me menos telhados de vidro tem.
IPhone SE actualizado com iOS11. Trabalha sem problemas. Utilização normal, com fotografias, internet, Spotify, Waze/Google Maps e um ou outro jogo, tenho a bateria a durar neste momento cerca de 12h.
12 horas :O ?
12 horas de SOT é muitoooo….mas desconfio que seja mais 12 total, o que é deveras muito poucoooo
O SE porta-se muito bem. Desconfias mal pois é das melhores autonomias que tens até ao momento.
Das “melhores autonomias” do universo Apple?
Por curiosidade fui fazer uma pesquisa rápida, e cheguei a várias reviews apontando cerca de 9 horas de web browsing, e 1 dia utilização normal..
Por exemplo, em comparação o “gama baixa” redmi 4x consegue cerca de 18 horas de web browsing e 2 dias de utilização normal.. Ah e o SOT máximo que consegui foi 6h…acho que a minha desconfiança é acertadissima 😉
a utilização que aparece lá no iOS não é o sot 🙂
fica a dica
Pano para mangas. essas métricas todas das reviews não contam a história toda, o iOS gasta mais bateria num tipo de utilização, o Android noutras. E o Android não é propriamente famoso por consistência de bateria. Coisa que o SE tem de origem e mantém ao envelhecer.
“essas métricas todas das reviews não contam a história toda,” Concordo. No caso do redmi 4x, por acaso, os valores que apresentei são por experiência própria, e estão de acordo com as reviews (foi isso que me levou a comprá-lo).
“iOS gasta mais bateria num tipo de utilização, o Android noutras” Talvez. Por isso gosto do SOT como medida. E também por isso, se aquelas 12 horas fossem SOT era muitoo bom, mas agora já percebi que não são.
“E o Android não é propriamente famoso por consistência de bateria. Coisa que o SE tem de origem e mantém ao envelhecer.”
Não posso concordar com isto. Não podes generalizar. No android tens mau, tens médio, tens bom e tens muito bom!
Mesmo dentro de smartphones “chineses” eu já tive um que ao fim de 3 anos de utilização a bateria estava praticamente igual ao inicio, e tive outro que ao fim de 1 ano tive que trocar de bateria, porque durava 1/3 do inicial.
Não estamos longe de estar a dizer o mesmo 😉
Carreguei o telemóvel ontem às 11h. Já passaram 24h e ainda tenhy53%
adoção? o que raios é isso? dar açúcar? que vergonha. vendem-se por pouco.