PplWare Mobile

A Apple está mais pequena….desvalorizou cerca de 34%

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Carla Sofia


  1. João Cardoso says:

    Alguém salve a Apple! Coitados! O drama, o horror…
    Só venderam, no último trimestre, 47,8 milhões de iPhones e 22,9 milhões de iPads…

    • TugaNeles says:

      Eu acho que é a consequência do capitalismo selvagem, isto é, apesar de ter tido o melhor resultado de sempre (54 mil milhões de dólares) não foi o que os especuladores esperavam e por isso foi fortemente castigada. Será possível uma empresa, seja qual for, ter um crescimento brutal ano após ano? Não me parece, acho muitoooo difícil.

      • NT says:

        É normal.

        Tal como o valor real dos equipamentos Apple é muito inferior ao valor cobrado, também o valor das acções esta impulado.

        Logo, a medida que o mercado se apercebe que a Apple não vale metade do que anuncia as acções baixam.

        não que tenham mau material ou que seja uma empresa pouco rentável. De modo algum. É uma empresa gigante com material top. mas não vale metade do credito que recebe.

        • TugaNeles says:

          Li um artigo que mencionava que a inovação incremental é meio caminho para a morte de uma empresa. Apesar de haver muitas opiniões que vão conta ou a favor desta teoria, o que é certo é que o boom de crescimento da Apple baseou-se não em algo incremental, mas sim em algo de muito inovador. Acho que neste momento estão numa fase de evolução e/ou inovação incremental.

          Mas será que a Apple tem a capacidade de criar um novo boom, ou será que está destinada a ser outra RIM (Blackberry)?

    • Prodígio says:

      O Warren Buffett é conhecido por nunca ter “perdido” contra a bolsa. Mas tinha uma regra de ouro, apenas comprava e vendia acções do negócio que percebia. Nunca se metia em bancos, farmacêuticas e seguradoras. Estava aqui a pensar se teria comprado algumas acções da Apple…

      Por mais que seja uma empresa industrial-tecnológica, o comportamento do seu mercado assemelha-se à distribuição ou retalho, ou seja, é deveras volátil. Depois dá nisto. As expectativas eram altas, mas “só” foram boas…

  2. Elídio Raposo says:

    Caros, esta notícia não está correta. A Apple desvalorizou cerca de 10% apenas no dia de hoje. Nos últimos 3 meses a desvalorização é superior a 30%. Em setembro cada ação da apple valia perto de 700$, hoje bateram nos referidos 455$. Cumprimentos, Elídio Raposo.

  3. Cover says:

    Assim como a Microsoft nos anos 90.
    Estourou a bolha, agora irá descer até estabilizar.

    • Vítor M. says:

      Mas a Microsoft continua a liderar nos muitos segmentos, falas de quê em concreto?

      No Windows? É líder. No mail? O Hotmail é líder. No Office? É líder, no segmento empresarial? É líder. No VoIP? O Skype é líder.

      Falas de quê?

      • Andrey de Oliveira says:

        Continua líder em vários segmentos sim, mas em algum momento dos anos 90 suas ações supervalorizaram muito, como as da Apple agora. Aí quando chegaram ao auge, entre 2000 e 2004 estorou a bolha “dot com” aí as ações foram lá embaixo, cairam pra valores “reais” e estabilizaram.

        • Vítor M. says:

          Mas eram cenários diferentes, não tinha nada a ver com o que vês agira, até porque estes valores de mercado da Apple aparecem numa altura bem critica para os mercados bolsistas, como sabes.

          Portanto, não se trata de valores inflacionários, mas sim de investimentos reais.

          Não esquecer nos lucros da ITunes Store, da App Stote, das Apple Store, da IBook Store… e todo um vasto conjunto de serviços profissionais comercializados pela Apple. Isso são mais valias, não estamos a falar numa rede social, estamos a falar em produtos efectivos, palpáveis.

      • Delgénito says:

        Positivo Vítor. É lider.

  4. João Correia says:

    Realmente são uns coitados 😛
    Só o dinheiro que eles tem em caixa, jesus senhor…deve render uns bons juros.

  5. Carlos André says:

    Esta empresa vai cair como o dollar.

  6. Gonçalo Damas says:

    Por favor são uns coitadinhos? Com lucro anual de 20 biliões e são coitadinhos?

    • Pedro Pinto says:

      Pois é um facto. Mas no mundo dos mil milhões são valores significativos 🙂
      Coitadinhos não são mas empresas como a Samsung anseiam por chegar à liderança…e isso tudo traduz-se em muito muito money!

    • Carlos says:

      Pssst… Não é por ano, é por trimestre!

      No primeiro trimestre fiscal de 2013, a Apple obteve 54,5 mil milhões de dólares de receitas a que corresponde um lucro líquido de 13,1 mil milhões.

      • Malamen says:

        Estamos em Janeiro de 2013. Qual é o primeiro trimestre fiscal de 2013?

        Aqui em Inglaterra o ano fiscal começa em Abril. Nos Estados Unidos realmente não sei… mas duvido que seja em 2012.

  7. Nelson Nunes says:

    Ciclos tecnologicos….apenas isso. Apple hoje em dia é um Icone na mentalidade das pessoas. E nunca se saberá qual vai ser o icone amanha. Simplesmente porque as pessoas são humanas e mudam.

    • CoisoeTal says:

      Grande comentário! 🙂 Disse tudo… farto-me de ver comentários aqui e noutros sites, guerras estúpidas que não levam a lado nenhum. Isto é bolsa, as coisas mudam, as mentalidades mudam.

      Na minha opinião acho que a Apple está a precisar de um novo produto, não sei o que será, algo novo em tudo, ou anexar algo ao iphone por exemplo, diferente e inovador (que proporcionalmente irá “chocar” os accionistas). Mas isto é apenas uma opinião.

  8. JP (djlinux) says:

    Quando pararem de se preocupar em processar mercearias e cafés por causa de nomes parecidos e de outros Smartphone’s, talvez comecem a recuperar a confiança de alguns.

  9. Carlos says:

    Eu considero que os “analistas” fazem muitas racionalizações post hoc para justificar o falhanço das “previsões” que fizeram.
    É que a maior parte dos “investidores” são na realidade especuladores para quem a performance anual ou até mesmo trimestral das empresas é absolutamente irrelevante.

    • The Man says:

      Exactamente, esta questão é absolutamente ridícula.

      A empresa bate record’s históricos de vendas e vem os analistas dizer que esperavam mais. Talvez a Apple comece a fazer o contrario. A dar asas a uma baixa previsão e depois ultrapasse o que dizem os analistas. (Simplesmente ridículo).

  10. Diogo R. says:

    Deixem passar os galaxy 😀

  11. Misturar conceitos de “mercado” com o “tamanho” da própria empresa é a mesma coisa que afirmar dizer que neste momento Portugal está do tamanho do Minho. Quem é pequeno é relativamente fácil crescer “muito”, quando se atinge o nível de empresa mais valiosa do mundo, tem muita mais gente a olhar de forma diferente e acima de tudo a esperar o que valor dela desça, mesmo que voltem a apresentar mais uma vez resultados recorde.

  12. Roberto Soares says:

    Por mim a Apple não tinha um cêntimo! pode falir a vontade…

    • DanielC says:

      nao sabes o que dizes… se nao fosse a apple a elevar a fasquia e a inovar fazendo com que a concorrencia tambem evoluisse, certamente ainda hoje nao verias hoje o famoso android, os tablets, telemoveis de ecras capacitivos, computadores mais fracos etc 🙂

      • Jose says:

        Nem comento.. Antes de Apple vir ja existia isso tudo..

        • Carlos André says:

          Lol, não vale a pena dizeres isso, estes fanboys ainda pensam que aquela marca é que inventa tudo, manda é apenas as outras marcas produzirem, quando na verdade essa empresa é que tem de ir a essas marcas buscar tecnologia de ponta.

          • Alexandre Amaral says:

            A verdade é que antes do Iphone existia o que? Windows Mobile? BB?

            É ou não é verdade que levou às massas uma nova maneira de interagir dispositivos? Mais, porque é que o primeiro prototipo do Android era (bastante) parecido com um sistema líder no mercado que era o blackberry OS e que, com o aparecimento do Iphone, tudo mudou?

            http://gizmodo.com/334909/google-android-prototype-in-the-wild

            Mas repara, a maior invenção na Apple recente a meu ver nem foi o Iphone, foi sim perceber que tinha de fazer um dispositivo que se adaptasse ao utilizador e não o utilizador à maquina.

        • helder says:

          é bem! mais vale nao perder tempo com fanboys! eles um dia vão cair na realidade!! e pelas minhas contas não faltara muito!

        • Jorge Carvalho says:

          Tablets tambem , como Alguns se poderão lembrar … Enfim , comentários valiosos 😉

        • Filipe F. says:

          Realmente… Pensem antes de falaram…

          Qual foi o primeiro smartphone a sério que saiu no mercado? (sem falar de PDA’s)

          Qual foi o primeiro tablet?

          Qual foi o primeiro Retina?

          Qual foi o primeiro a ter “assistente pessoal” (siri)?

          Qual foi portatil mais inovador em termos de mobilidade?

          Qual é o melhor OS em termos de rapidez?

          Pois é ,meus amigos feliz ou infelizmente foi a Apple!

          No entanto também concordo que desde que o Steve Jobs faleceu a Apple tem vindo a regredir e vai passar por um mau bocado no entanto nao lhe podemos tirar o mérito pelo que já fez.

          E também dou desde já os parabéns à Samsung pelo que tem feito!

          • ev says:

            – “Qual foi o primeiro smartphone a sério que saiu no mercado? (sem falar de PDA’s)”
            Antes de mais convém saber o que é um smartphone, depois sim, existiram bem antes de um iPhone… 1997 Ericsson e em 2000 com Nokia Communicator por exemplo…

            – “Qual foi o primeiro tablet?”
            Apresentado pela Microsoft Tablet PC em 2001

            – “Qual foi o primeiro Retina?”
            Sabes que isso é marketing certo? Além de que esses ecrã são desenvolvidos pela Samsung e LG (no caso dos macbook). Já agora estudos provam o que realmente deixa de ser perceptível para o humano é acima dos 447ppi, e não os 330ppi.

            – “Qual foi o primeiro a ter “assistente pessoal” (siri)?”
            Protocolos speech recogn. que devolvem resultados, já existem desde os anos 90, a ideia é que foi engraçada de colocar num smartphone. Existem coisas bem mais à frente como IA em desenvolvimento por empresas como a IBM.

            – “Qual foi portatil mais inovador em termos de mobilidade?”
            Depende das perspectivas de cada um, mas soluções inovadoras não faltam por parte da IBM, Toshiba entre outras.

            – “Qual é o melhor OS em termos de rapidez?”
            Mais uma vez depende de cada um… Linux, Windows, masOS, …

          • Hugo says:

            1º Smartphone a sério: Nokia Communicator 9000 (tinha office suite, servia de modem ao pc, etc etc etc). E isto em 1996.

            2º Primeiro tablet ironicamente eram da microsoft no inicio da década de 2000. Os fabricantes não se convenceram muito, mas daí surgiram os híbridos com a HP, os Slates e afins.

            3º Primeiro a ter assistente pessoal? Garantidamente não foi a Apple com o Siri mas sim o projecto CALO (Cognitive Assistant that Learns and Organizes) da DARPA que por acaso um dos spinoffs foi o Siri. O projecto durou de 2003 a 2008. Mas tens razão, o iPhone foi o primeiro a ter um intelligent assistant mas não o primeiro a ter comandos por voz.

            4º Portatil mais inovador em termos de mobilidade? Qualquer Toshiba Libretto desde a década de 2000. Next!

            5º iOS quando vemos no geral, mas fica ela por ela quando em equipamentos em igualdade de circunstâncias (hardware pensado para esse motivo, como os nexus e os galaxy). Ainda de ter em conta a camada de virtualização que o Android leva então tudo leva a crer que é o Android (falaste em rapidez e não fluidez, mas mesmo isso viu-se ser alterado com o projecto butter no jelly beans). Mas não é justo para o WebOS pois ganhava a ambos.

            Pois é meu amigo, feliz ou infelizmente estavas enganado quanto à maioria das coisas… No entanto eu dou os parabéns à Apple por conseguir sempre vender os seus produtos com margens de lucro a roçar os 100%. A Samsung também o faz, não seja por isso. Nenhum dos dois leva um cêntimo meu (a Apple já os levou em tempos).

            E a Apple já vinha a regredir ainda o Steve Jobs lá estava… “You’re holding it wrong”, lembra alguma coisa? Mas não é só esse episódio, houve também o de um keynote em que o equipamento simplesmente se recusava a funcionar na rede wifi e dizia que devia de ser de estarem todos a aceder… Manda trocar e acontece o mesmo… ah, são os malandros dos jornalistas que estão a usar a rede e não tem largura de banda…. pois sim.

        • João Cardoso says:

          Deves ser mesmo um puto de 14 anos que durante a apresentação do primeiro iPhone ainda chupava na mama… meu caro, vá pesquisar e veja que existia no mercado antes disso! E antes do Macbook Air! E antes do iPod! E antes do Retina display! Ignorância…

        • Francisco Pinto says:

          E quem usava?? Pois.. ninguém…!

      • Telmo says:

        “não verias hoje o famoso android, os tablets, […], COMPUTADORES MAIS FRACOS”
        True story bro!

        • Paulo Castro says:

          Mais um puto 😉

        • Carlos Carvalho says:

          Telmo ,

          Bom dia , a Apple toda a gente sabe que a única coisa que fez no seu 2º período de gestão do falecido Steve Jobs era implementar ideias e conceitos que já tinham sido implementados por outros , mas que não tinham tido a projecção necessária para o sucesso , o Steve, e bem aproveitava estas ideias e transformava-as em ICONS , o Steve sobre criar um HYPE a volta da Apple como só ele até hoje conseguiu , quer na sua primeira gestão quer na segunda .

          Quanto a questão da desvalorização da empresa , eu sempre disse que isto iria acontecer , a Apple parou no tempo e manteve-se com o seu IOS parado com pequenos retoques , e diga-se com muitos problemas pelo meio sobejamente conhecidos de todos , nem os novos mercados que estão a abrir está a compensar as percas em mercados como o Europeu aonde a Apple a muito não cresce pelo contrário tem tido uma queda acentuada , o seu modelo de negócio tão fechado tem contribuído muito para estes resultados .

          A mudança radical do IOS , pode ser uma lotaria que a Apple não queira entrar neste momento , porque agora os riscos são maiores para impor mudanças , resumindo ou a Apple tira da cartola algo inovador ou então a tendência vai manter-se sempre em baixa , parece que a história se vai repetir uma vez mais nesta empresa .

          Penso que a liderança é um factor muito importante e neste momento a Apple está a ser muito mal gerida , dá constantes tiros no pé , episódios como os mapas numa empresa que a sua principal bandeira é que tudo funciona não podem acontecer , o SIRI é outro dos pontos quentes a ideia foi boa , mas o que é um facto é que o SIRI nunca mais sai da sua fase beta e está muito longe de cumprir com o que prometia , o único mercado aonde a Apple se tem mantido bem é no mercado dos tablets , mas desconfio que esse pódio também irá passar de mão a concorrência está muito forte e com preços muito convidativos , caso do Nexus 7 ou mesmo do surface , resumindo não está fácil para a Apple , até o JB está mais difícil e quer queiram quer não esse pequeno grande pormenor irá afugentar muitos dos clientes que compravam estes dispositivos a pensarem na comunidade .

          Aceitem os meus sinceros cumprimentos

          Carlos Carvalho

          • Vítor M. says:

            A Apple nunca o fez ia fazer agora essa mudança radical a que respeito? Vocês quando opinarem, olhem para a história, olhem para trás.

            Falamos em sustentabilidade e vemos isso no Mac OS X. Vemos isso nas linhas dos Macs e vemos isso nos materiais usados. Há uma continuidade e quando se parte para algo novo, nunca é totalmente novo, uma das partes é segura.

            Repara que a empresa financeiramente não teve contracção, os mercados também reagiram na morte de Steve e depois subiram, depois desceram e agora voltaram a reagir, é normal, mas a empresa, segundo os analistas, e como podes ver pelos resultados conseguidos, está melhor do que alguma vez esteve.

            Mas repara no mercado NASDAQ nestes últimos tempos para a Google. Já agora vê o caso da Microsoft que mesmo depois de tudo o que lançou, vê o que cresceu. A Apple é uma empresa que está nos mercados, e movimenta-se como tal. Agora, precisa de evoluir, precisa de coisas novas, do factor WOW, mas também precisa a Google que não o faz há N de tempo, a Samsung é a única que tem dado cartas e leva o android a reboque.

            Olha este menino… isto é daquelas máquinas que, embora fantástico, ainda não encontrou o seu segmento, mas é brutal!

      • Fábio says:

        Concordo no que dizes em que a Apple elevou a fasquia, no entanto as supostas inovações são, de certa forma, fazer o que já existia, mas de uma maneira que o utilizador tenha uma melhor experiência. E isso é optimo, se assim não fosse talvez ainda andassemos a usar teclas na maioria dos telemóveis.

        O Android desde que apareceu também elevou a fasquia à Apple e vice-versa

        • Joji says:

          Atenção que a questao das teclas é “uma faca com 2 legumes”.. Quantas vezes me vejo a utilizar a tablet e quando quero fazer algo a serio tenho que mudar para o pc por causa do teclado e do rato.. Todas aquelas funções tipo “mouse over” não são possíveis nos tablet, pelo menos eu nao sei usar essas funções no tablet.. Ja para nao falar em escrita, que levas o dobro do tempo num táctil, como por ex eu agora a escrever este texto do meu WP7.5 Para leitura e entretenimento são muito bons, para trabalhar nao dá..

  13. Nuno says:

    Os clientes já estão a abrir os olhos e a perceber que começa a não compensar dar 600€ por um smartphone só pelo seu design.

    Mais de metade de quem compra um equipamento da Apple, só o faz pq é fashion, mesmo não sabendo usar 90% das suas funcionalidades.

    • Adriano says:

      Concordo a 110%……. já vi pessoas que compram um iPhone para fazer chamadas, sms’s e aceder ao facebook!

      • Link says:

        True story. Mas tb tenho de dizer que muito gente nunca mexeu em nada da apple. Nao se interessa. E portanto nao explora as possibilidades. Eu tou sempre a descobrir pequenas coisas novas. Compra-se pk esta na moda mas muita gente nao precisa de um smartphone. Eu tenho iphone e é uma ferramenta de trabalho. Mail, redes sociais, internet, calendario, bloco de notas, fotografia, video tudo num mesmo aparelho tanto para trabalho como para lazer pk tb jogo, youtube, chat etc. Portanto, o facto de misturarem a qualidade de um produto com aquilo que cada um faz con elas é simplesmente estupido. Simplesmente foram dos 600€ mas bem dados da minha vida

      • Baarux says:

        Também já vi pessoas a darem 600€ por Galaxys, Htc para fazerem o mesmo. Vamos todos criticar a qualidade do Android porque alguns utilizadores não sabem a maquina que têm nos bolsos.

    • Gaius Baltar says:

      O mais curioso é que o meu Galaxy S3 custou €80 que o meu iPhone. E sabem o que mais? Prefiro a usabilidade do mais baratinho! Eu não me importo se empresa A ou B perde alguns milhões, desde que os produtos que fabrica sejam bons e tenham suporte. Culto de qualquer coisa não me empolgam. Gosto de produtos de varias empresas, já tive carros de varias montadoras e assisto jogos de vários times. Isso de “morrer” lutando por uma empresa é muito pequeno e redutor. Quem realmente experimenta vários produtos não tem esse tipo de preconceito, mas o coitado que apenas pode comprar um produto aferra-se a este, pois simplismente não tem condições de experimentar outro e precisa desesperadamente justificar sua escolha.

  14. Gualter says:

    Apple é FAIL.
    E tenho um iphone5, maldito dia em que o comprei.

    • carlos says:

      se nao o queres podes me o dar

      • Gualter says:

        Onde leste que eu não o queria?!
        Simplesmente quis dizer que se fosse hoje não optava pela Apple, fui pela curiosidade e pela popularidade e acabo por verificar que fica aquém das minhas expectativas. Neste momento, nota-se que os concorrentes estão a subir a alta velocidade, ao contrario da Apple que está a baixar, e isto nota-se pelo numero de iphones/ipad vendidos pela Apple.
        Enfim, tudo isto para dizer que de um Cliente Apple, se fosse hoje, não optaria pela Apple.

        Cumpts

        • DM says:

          Vende… com o dinheiro que ainda vale no mercado deve dar (ou quase) para comprar o que tanto desejas.
          Mas, depois não te arrependas, é que o contrário é complicado…

        • Invision says:

          O que mais há para aí são burros que compram iphones a preço de ouro. Aposto que se puseres o teu à venda por menos 30€ que o preço a que o compraste compram-te isso na boa lol

    • Miguel says:

      Ao menos podias dizer as razoes para nao gostares do aparelho.

      • Gualter says:

        Não gosto, é a minha resposta.
        Se tu gostas, é ao teu gosto.

        • helder says:

          Não sou o Gualter, nem tenho um iphone…. mas já exprimentei minimamente o 3, 4(norma) e 5 e acompanho diariamente o uso de alguns utilizadores do 4 e 5. Posso dizer que é um smartphone que de smart tem pouco! é muito limitado!
          Quase que se pode dizer que o uso dele fica limitado ao disgn & estatuto (no sentido em que ter um iphone é coisa de rico! tipo aplicação do diamante!)

          • Hugo says:

            Foi uma das coisas que me desiludiu imenso no iPhone (quando o tive, aos anos) é que sentia como tendo uma caixa que era simplesmente um repositório de “coiss” (apps) e que por coincidência algumas eram úteis, mas nunca vi nada de smart no iPhone. Era fluido, tinha qualidade de imagem, ok garantido, mas era de uma inutilidade extrema tendo em conta o preço. Certo que agora muita coisa mudou, mas comparativamente a um Android (ou mesmo WebOS, e nem falo do Ubuntu Phone OS caso saia com o que promete) é… lixo. E não digo no sentido pejurativo, digo mesmo no sentido de que senti que tinha deitado dinheiro ao lixo quando comprei o meu, e hoje em dia quando pego e mexo nos iPhones de colegas que teimam em comprar o último modelo para só os ter nos bolsos volto a ter a mesma sensação mesmo o dinheiro não tendo sido meu. Mas pronto, cada qual gosta do que gosta e faz o que quiser com o seu dinheiro, não me façam é tomar banha de cobra pois já não volto a cair.

          • Vítor M. says:

            Mas pareceu-me que isso foi porque não conseguiste retirar o valor do que os serviços poderiam oferecer. Muitas vezes não nos adaptamos a determinado gadget porque não sabemos oq ue lhe fazer, pode ter sido isso contigo, poderias estar a precisar não de um iPhone mas de um outro sistema.

            Nem todas as pessoas têm um tipo de utilização que se adapte ao iPhone, e ainda bem que assim é, se não os outros não vendiam. Isso não quer dizer que o equipamento seja de valor inferior, nem quer dizer que as qualidades daqueles que não conseguem lidar com um iPhone e o seu ecossistema sejam poucas ou nenhumas. São conjunturas.

    • Nelson J says:

      Aposto um rim como não tens iphone nenhum.

    • Rui says:

      Sim podes vender o teu iphone 5 quase pelo preço que o compraste e assim compras o droid que queres

  15. Abílio says:

    A vaca está a deixar de dar leite. Está na altura de mudar a vaca. Um ios7 que surpreenda um pouco muda esta tendência.
    Os mercados a pressionar, onde já vi isto?

    • Gualter says:

      Concordo. Que coisa tão básica, já não se usa páh. hey estamos no ano 2013!!! HELLO!!!
      Cada vez que mudam de IOS o que muda? A cor de fundo? lol
      Não existem melhorias/mudanças visiveis, e é isso que o cliente precisa.
      Depois queixam-se que estão a vender cada vez menos, os clientes começam a ficar saturados de nunca haver qualquer mudança.

      • Carlos Carvalho says:

        Bom dia ,

        As chamadas actualizações dos equipamentos são para rir , trazem mais problemas do que benefícios para um cliente Europeu , a Apple é extremamente insolente ,ao pura e simplesmente ignorar e adaptar-se aos mercados fora dos USA , esse erro vai custar-lhes muito caro , e sim de facto o IOS não tem evoluído , a Apple até que podia ir beber alguma das ideias da comunidade JB seria uma forma avisada de perceber o que os seus clientes queria .

        Depois existem outras questões sobre a Apple que não se passam só ao nível do IOS , mas sim ao nível do Mac OSX que com as novas versões Lion e mountain Lion veio colocar muitos dos utilizadores Apple desconfortáveis , aqui a Apple complicou , muitas das funções estão escondidas e hoje sabe-se que o Lion está para a Apple como o vista está para a Microsoft , tudo isto junto dá um bolo explosivo com repercussões que podem ser catastróficas .

        Hoje em dia em muito fácil qualquer ser HUMANO deste planeta passar de besta a besta em 2 segundos e o mesmo se passa ao nível das empresas , temos o caso da Nokia como um exemplo do que descrevo , são as actuais regras que a mim pessoalmente me causam náuseas pela falta de princípios que a sociedade de hoje tem , a economia estar assente só em especuladores bolsistas e que não produzem nada cria uma tensão HUMANA que está a tornar-se insustentável , vai chegar o momento que todos nos vamos equacionar , afinal que sociedade é esta que vivemos que descarta as pessoas e até parece que se querem ver livre dos mais velhos para não terem custos sociais .

        Quando era mais novo via por vezes filmes que eu chamava de terceira categoria e que geralmente projectavam o planeta Terra num futuro muito próximo de 2020 , eu achava mesmo muito estúpido e dizia para os meus botões , é pá esta gaita nunca vai se passar desta forma , mas a verdade é outra , muitas das coisas que eu pensava não serem possíveis acontecer , estão de facto a acontecer .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        • Carlos Carvalho says:

          Desculpe queria dizer bestial a besta , as minhas desculpas .

          Carlos Carvalho

        • Vítor M. says:

          Estás de novo a dizer que tudo o que foi colocado no Mac OS X, desde o único sistema a ter o mais fantástico sistema de download e instalação, até tecnologias integradas no ecossistema da Apple trouxe desconforto? A sério?

          Tens de ver então o resto. Eu sei que o Mac OS X não tem ainda como ombrear com o Windows, pois o Windows é “um todo o terreno” mas o Mac OS X é o mais evoluído em termos de plataformas actuais. E a verdade é que as grandes suites estão todas a virar-se para Mac OS X, verdade?

          Cada vez tens mais software para Mac, tens mais serviços que já disponibilizam os seus clientes ao mesmo tempo que para Windows. Isso é um sinal. Mas o Mac OS X, em termos de flexibilidade, ainda tem de palmilhar muito terreno para chegar ao Windows.

          Quanto ao resto que falas da Apple, não conheces algumas coisas e mais uma vez… falas do que não sabes. Já te leio a dizer que a Apple vai afundar desde 2010 salvo erro… e acho que vou continuar, tu só vês Linux e android. 😉 Aaa espera, agora vai ser UbuntuOS 😀

  16. El Lentinho says:

    “Ou seja a Apple vendeu menos 48 milhões de iPhones (mais 29% que em período homologo) e os analistas esperavam que a empresa atingisse vendas na ordem dos 50 milhões.”

    A Apple é vítima do seu próprio sucesso.

    • Jorge Carvalho says:

      O próprio teor da frase esta errado . As previsões apontavam para 47-52 milhões de unidades e foram vendidos 48 milhões “apenas”
      Faltou também dizer que foi o maior lucro registado no mundo por alguma empresa ….
      Que desgraça

  17. Texugoelectrico says:

    É a tal coisa, estas empresas crescem de repente e depois caem ao seu verdadeiro nível. Apesar da Apple ter muitos anos, nos últimos 6/7 anos teve um crescimento estrondoso e depois acontece sempre a mesma coisa, os investidores que aparecem têm expectativas cada vez mais altas e muitos são só gente com muito dinheiro, são uns idiotas que não percebem quando uma empresa está no limite.

    Perante a economia actual a Apple tem vendido extraordinariamente bem, no entanto como é que alguém pode esperar que uma empresa continue a aumentar as suas vendas quando já quase todo mundo possui o seu produto (claro que não é o caso mas a analogia é a mesma). Os investidores só querem é lucro e se ele não aparece como esperavam, escapam-se logo.

    A sorte é que a Apple não é uma empresa qualquer, tal como a Microsoft, Facebook, Samsung, Nokia, Mitsubishi (xii, estava aqui toda a noite a enumerar empresas que levaram tombos mas o seu valor permitiu-lhes continuar) estas empresas simplesmente atingem o seu real valor e conseguem continuar no topo.

    A partir daí é que pode acontecer uma de duas coisas, ou “aproveitam” para declarar falência (não é o caso nem perto, seria preciso muito mais) e os donos continuam com os seus milhões e provavelmente os trabalhadores até recebem tudo a que têm direito. Ou então aguentam o tombo e ou continuam, algumas vezes com umas reduções no pessoal, e até voltam a crescer ou então o desastre continua (lembro-me da Rover), continuam a levar tombos e são obrigados a declarar falência . Muitas vezes nem depende da gerência, é o mercado que assim decide.

  18. Afonso Tech says:

    Acho que na Apple teem de fazer como o Steve fazia marcar a diferença e mostrar em cada produto um pedaço de perfeição.

  19. Vítor M. says:

    A Apple é a maior empresa do segmento da tecnologia, no mercado moderno. É a empresa que lidera as tendências e será ainda por muitos anos.

    Tem os pilares que os concorrentes perseguem: ecossistema, dinheiro e liderança.

    Actualmente nenhuma outra empresa tem o que a Apple consegue oferecer. A Microsoft tem graves problemas de identidade com o Windows 8 e está paulatinamente a introduzir o Windows Phone 8, com isto pretende reunir os seus milhares de serviços, fundindo-os e tentando construir uma oferta unificada e muito mais homogénea. Mas só tem o Microsoft Office como o grande pilar de destaque, o Windows, a cada versão, é o seu grande concorrente, a fragmentação está a sentir-se a cada versão.

    Nos segmentos smartphones e tablets leva vários anos de atraso e tem de correr atrás do prejuízo.

    A Google está presa aos operadores móveis e aos fabricantes. Tem um excelente sistema operativo, mas não domina o seu rumo, neste momento está nas mãos da Samsung, como a marca líder nos smartphones com Android. Mas a Play Store é da Google.

    A Samsung por seu lado não tem sistema operativo que acompanhe o seu poder no hardware. O bada estagnou e o Tizen ainda é uma miragem. Por outro lado alimentar o mercado da Google é engordar o futuro concorrente a Motorola, que é da Google.

    Ao aumentar o poder do Android, a Samsung sabe que dá ferramentas também aos outros fabricantes e a Samsung tem contratos com outros sistemas e fragmenta a sua oferta e temos então a Samsung também com Windows Phone 8. A Samsung não tem linhagem.

    Já vieram dizer que querem construir um ecossistema com o Tizen, uma Store e um serviço proprietário… vão levar anos até ombrear com a Apple.

    A HTC, Sony, LG e afins… não têm meios, não têm estrutura para ombrear com a Apple num segmento, que fará num vasto leque deles.

    Portanto, os mercados podem reagir a uma inconsistência de novidades, fruto de uma politica de sigilo pouco conseguida, fruto do facto das fabricas estarem na Ásia e a Apple perder o controlo dos muitos fabricantes dos muitos componentes e da Samsung ser asiática 😉

    Posto isso, os investidores estão a pressionar a própria empresa de Cupertino, querem mais, faltam novidades, faltam ícones de futuro… há algo que tem de evoluir para ser o wow como foi o iPod, o iPhone e o iPad.

    Agora a Apple tem de desenvolver um WOW para voltar a entusiasmar os investidores, eles não querem só lucros, isso a Apple dá, basta ver este o recorde de vendas deste último trimestre financeiro que a Appe acaba de apresentar.

    Os investidores querem WOW…

    Não vale a pena pedir às outras marcas que o façam, já vimos que as concorrentes não têm essa capacidade: uns precisam de outros, a Google bem tenta, nada de especial em cada Nexus que lança… está sempre dependente dos fabricantes…

    A Apple não tem concorrente pois é mais do que uma força produtora de smartphones, de tablets, de portáteis, de desktops, de servidores, de acessórios, de software e de serviços.

    A Apple vende também inovação e elegância, vende algo mais do que aquilo que está na estante do supermercado, do que o banal que e fabricado pelos outros.

    É isso que faz os investidores Apple aplicar mais ou menos pressão nos mercados bolsistas.

    Agora resta à Apple inovar, fazer mais, trazer o WOW que o mercado precisa…

    Fica aqui o press da Apple com os valores que citei

    • evalerio says:

      WOW ou não, na minha opinião neste momento a Apple estagnou em inovação.

      O “Think Different” neste momento não é aplicável, simplesmente em melhorias muito conservadoras, com actualizações frustrantes para os consumidores.

      Felizmente para a Apple neste momento dá-se ao “luxo” de lançar o que quiser, que terá sempre legiões atrás onde conseguem de diversos defeitos ou feitios dos seus produtos obter virtudes.

      Honestamente, pretendo que a concorrência comece a fazer alguma diferença a ver se consegue revitalizar a marca da maçã.

      Que se saiba a Apple também depende de fabricantes, como por exemplo marcas como a Samsung ou LG para os componentes dos dispositivos.

      Quanto a elegância e inovação não é de todo só aplicável à Apple, empresas como a Sony ou Nokia também sabem o que fazem no capítulo de hardware.

      • Vítor M. says:

        Qual concorrência?

        Simplesmente não há concorrência meu caro. Podes ter concorrência num segmento, nos smartphones, mas não tens depois nos tablets ou nos iPods ou nos MacsBooks… não há. Depois os serviços, tens noção do que vende uma App Store? Tens noção do vende uma itunes Store? tens noção do que vende o conjunto das Apple Store em acessórios para os Apple devices?

        Eu por vezes acho que vocês não fazem ideia do que é a Apple, vocês devem pensar que a Apple é o segmento iPhone e pronto.

        A Apple não depende de ninguém em concreto, pois o que não faltam são fabricantes de componentes, quantas vezes se falou nos acordos com AAC Technologies Holdings Inc. Daishinku Corporation (KDS) Interflex Co., Ltd.
        AcBel Polytech Inc. Darfon Electronics Corporation International Rectifier Corporation
        Acument Global Technologies Delta Electronics Inc. Intersil Corporation
        Advanced Micro Devices, Inc. Diodes Inc. Inventec Appliances Corporation
        Amperex Technology Ltd. Dynapack International Technology Jabil Circuit, Inc.
        Amphenol Corporation Elpida Memory, Inc. Japan Aviation Electronics Industry, Ltd.
        Analog Devices, Inc. Emerson Electric Co. Jin Li Mould Manufacturing Pte Ltd.
        Anjie Insulating Material Co., Ltd. ES Power Co., Ltd. Kaily Packaging Pte Ltd.
        Asahi Kasei Corporation Fairchild Semiconductor International Kenseisha Sdn. Bhd.
        AU Optronics Corporation Fastening Technology Pte Ltd. Knowles Electronics
        Austria Technologie & Systemtechnik AG FLEXium Interconnect, Inc. Kunshan Changyun Electronic Industry
        austriamicrosystems Flextronics International Ltd. Laird Technologies
        Avago Technologies Ltd. Fortune Grand Enterprise Co., Ltd. Lateral Solutions Pte Ltd.
        Brady Corporation Foster Electric Co., Ltd. Lens One Technology (Shenzhen) Co., Ltd.
        Brilliant International Group Ltd. Fuji Crystal Manufactory Ltd. LG Chem, Ltd.
        Broadcom Corporation Fujikura Ltd. LG Display Co., Ltd.
        Broadway Industrial Group Ltd. Grand Upright Technology Ltd. LG Innotek Co., Ltd.
        ByD Company Ltd. Gruppo Dani S.p.A. Linear Technology Corporation
        Career Technology (MFG.) Co., Ltd. Gruppo Peretti Lite-On Technology Corporation
        Catcher Technology Co., Ltd. Hama Naka Shoukin Industry Co., Ltd. Longwell Company
        Cheng Loong Corporation Hanson Metal Factory Ltd. LSI Corporation
        Cheng Uei Precision Industry Co., Ltd. (Foxlink) Heptagon Advanced Micro-Optics Pte Ltd. Luen Fung Commercial Holdings Ltd.
        Chimei Innolux Corporation Hi-P International Ltd. Macronix International Co., Ltd.
        Coilcraft, Inc. Hitachi-LG Data Storage Marian, Inc.
        Compeq Manufacturing Co., Ltd. Hon Hai Precision Industry Co., Ltd. (Foxconn) Marvell Technology Group Ltd.
        Cosmosupplylab Ltd. Hynix Semiconductor Inc. Maxim Integrated Products, Inc.
        CymMetrik (Shenzhen) Printing Co. Ibiden Co., Ltd. Meiko Electronics Co., Ltd.
        Cyntec Co., Ltd. Infineon Technologies AG Microchip Technology Inc.
        Cypress Semiconductor Corporation Intel Corporation Micron Technology, Inc. Mitsumi Electric Co., Ltd. Ri-Teng Computer Accessory Co., Ltd. Suzhou Panel Electronic Co., Ltd.
        Molex Inc. ROHM Co., Ltd. Taiyi Precision Tech Corporation
        Multek Corporation Rubycon Corporation Taiyo Yuden Co., Ltd.
        Multi-Fineline Electronix, Inc. Samsung Electro-Mechanics Co., Ltd. TDK Corporation
        Murata Manufacturing Co., Ltd. Samsung Electronics Co., Ltd. Texas Instruments Inc.
        Nan ya Printed Circuit Board Corporation SanDisk Corporation Tianjin Lishen Battery Joint-Stock Co., Ltd.
        NEC Corporation SANYO Electric Co., Ltd. Toshiba Corporation
        Nippon Mektron, Ltd. SDI Corporation Toshiba Mobile Display Co., Ltd.
        Nishoku Technology Inc. Seagate Technologies Toyo Rikagaku Kenkyusho Co., Ltd.
        NVIDIA Corporation Seiko Epson Corporation TPK Holding Co., Ltd.
        NXP Semiconductor N.V. Seiko Group Tripod Technology Corporation
        ON Semiconductor Corporation Sharp Corporation TriQuint Semiconductor
        Optrex Corporation Shimano Inc. Triumph Lead Electronic Tech Co.
        Oriental Printed Circuits Ltd. Shin Zu Shing Co., Ltd. TXC Corporation
        Panasonic Corporation Silego Technology Inc. Unimicron Corporation
        PCH International Simplo Technology Co., Ltd. Unisteel Technology Ltd.
        Pegatron Corporation Skyworks Solutions Inc. Universal Scientific Industrial Co., Ltd.
        Pioneer Material Precision Tech Sony Corporation Vishay Intertechnology
        Prent Corporation Standard Microsystems Corporation Volex plc
        Primax Electronics Ltd. STMicroelectronics Western Digital Corporation
        Qualcomm Incorporated Sumida Corporation Wintek Corporation
        Quanta Computer Inc. Sumitomo Electric Industries, Ltd. yageo Corporation
        Renesas Electronics Corporation Sunrex Technology Corporation Zeniya Aluminum Engineering, Ltd.

        …. e muitos mais…

        • evalerio says:

          Vitor,

          Grande lista de fornecedores 🙂

          Como tudo na vida hoje em dia é impossível uma empresa fazer tudo sozinha, hoje em dia é quase tudo partilhado.

          Eu sei bem o que é a Apple e por saber bem é que ando a estranhar a estagnação.

          A concorrência existe e nota-se claramente reacções por parte da Apple nas últimas versões dos seus produtos, seja iPhone 5, iPad mini e os rumores que já seguem das novas versões do novo iPhone.

          Logicamente que a Apple é mais do que o iPhone, mas não é o que se nota na facturação por parte da empresa, onde o iPhone tem um enorme peso, onde existe um declínio de outros produtos como os Mac.

          Isto faz-me lembrar uma Microsoft dos anos 90.

          • Vítor M. says:

            evalerio… e se de facto não houver estagnação mas sim… um secretismo sobre algo grande?

            Eu não sei se será, eu acho estranho não haver nem rumores de maior sobre o iOS 7, sobre o próximo iPhone sobre alguma coisa relacionada com a tão badalada iTV… desde que a Apple tirou das mãos da Samsung quase tudo, que os rumores baixaram de cadência.

            A Apple tem necessidade de tirar das mãos da Samsung tudo o que lá fabrica, pois as coisas azedaram e a Apple perdeu a confiança no fabricante. Repara que essa lista não está com todos, existem os mais recentes que não coloquei aí.

            Mas acredita que a Apple não parou 😀 não estão todos lá sentados à volta da mesa a contar notas… o povo está a criar e vão haver novidades. Espero é que sejam relevantes.

            Os Macs estão a conquistar mercado, a Apple é hoje a maior “fabricante” de computadores (adicionando os iPads) do mundo e tem o mercado norte-americano nas mãos. O que nesta altura e´significativo. Este ano veremos mais mercado a ser conquistado pelos Macs, o sistema operativo está a um preço acessível e as apps são cada vez mais e de melhor qualidade.

            O mercado gaming está a crescer de forma exponencial o que quer dizer alguma coisa.

        • Carlos says:

          Vejamos…

          A Samsung vende mais smartphones que a Apple. Isso é um facto. Podes não gostar, mas não muda a realidade.

          O iPad (todos eles juntos, que não são tão poucos quanto isso) lideram o mercado, mas isso não quer dizer que não tenha concorrência. A IDC prevê que este ano os concorrentes, os tais que dizes que não existem, devem ultrapassar a Apple.

          O MacBook não tem concorrentes em que sentido? No sentido em que não há outros laptos com o OS X? Isso é capaz de ser porque o OS é da Apple e a Apple não deixa ninguém usá-lo. Nem mesmo numa VM se pode usar o OS X legalmente. Agora, se é em vendas, a Apple está atrás da HP, da Lenovo, da Acer, da Dell e da Asus.

          • Vítor M. says:

            Também pudera a Samsung não vender mais smartphones que a Apple. A Apple tem um modelo por ano, a Samsung tem uns 10 ou mais. Olha que vantagem. Mas na mesma gama, a Apple vende mais. Tablets, a Apple não tem concorrência, e já lá vão 3 anos de mercado. 3 anos, vê tu bem. No segmento dos Macs, a Apple tem crescido, ao contrario do mercado em geral, onde os portáteis estão a cair e os desktops a desaparecer.

            Portanto, continuo sem saber onde está a real concorrência à Apple visto a Apple ser um misto grande se software, hardware e serviços.

            Há concorrência à iTunes Store? App Store? Às Apple Store espalhadas pelo mundo? Ao serviço online?

            É que o mercado Apple, não são só os iPhone. Concorrência aos iPods? Há? E há quantos anos anda o player no mercado?

            No conjunto de todos os gadgets que usam o iOS, a Apple é quem domina o mercado dos sistema operativo móvel, sabias? 😉 E só lança um exemplar do iPhone por ano, um iPod de longe a longe, em 3 anos, tem 4 gerações de iPad de 9.7 polegadas e 1 iPad mini contra milhares de modelos da concorrência… e o mercado continua a trazer clientes para o lado da Apple… muita gente mesmo!

            São factores que só a qualidade explica.

    • J0n says:

      Ele há cada um, quem fabrica os Processadores? querem ver que nunca compraram hardware há Samsung… Memoria RAM como é?
      fabricas na China não há?
      E palas, HAA bom… isso deve haver muitas, e olha que eu tenho
      um ZTE.

      Quem é quem?

      Sim, eu gosto da palavra wow, mas, nestes dispositivos do dito Futuro não trazem inovação para Profissionais, logo, com o passar do tempo percebemos que afinal não precisamos de portabilidade, mas sim de capacidades e desempenho para trabalhar na área Profissional, sim, o futuro aproxima-se em grande escala em todos os setores, agora para consultar o email, e os que estão agarrados ao Face, pois bem….

      • Sergio says:

        Disseste bem, fabrica. Uma coisa é fabricar, outra é desenvolver.
        Nos tb fabricávamos muitos sapatos e roupas

        • Carlos says:

          E fabricamos.

          Portugal é o segundo maior exportador de sapatos do mundo, só atrás da China, e em valor por par médio é o primeiro, à frente de países com muito mais tradição no segmento de luxo como a Itália.

          Téxteis — não só roupa — com etiqueta “Made in UE” quase de certeza foram fabricados em Portugal.

          Esses setores passaram por dificuldades mas souberam dar a volta e é à conta deles (e de outros que também não se fala) que as exportações têm vindo a crescer.

      • Vítor M. says:

        J0n ou não percebes ou faz-te de desentendido e palas tens além do ZTE?

        Uma coisa são fabricantes de componentes outra são fabricantes de todo o smartphone. A Apple tem vários fabricantes e hoje tanto compra a um como compra a outro e como deves saber, já tirou das mãos da Samsung muitos dos seus componentes.

        Em termos de desempenho no segmento profissional, deixa-me que te diga que cada vez mais vemos a Apple com mais developrs e este não fazem só apps para Facebook (é a tal visão curta), inclusive a SAGE já desenvolve para iOS, além de outras grande software houses.

        Além disso há todo um mercado novo que a Apple conquistou, como o mercado dos jogos, trazendo para os tablets as grandes editoras de jogos e grandes títulos, coisa que mexeu com o próprio mercado das consolas.

        E mais, a própria Microsoft vai acabar por apresentar o Office para iOS, dado o impacto e a forte penetração do iOS no mundo dos tablets, cerca de 80% dos tablets são iPads.

        Além disso, bom, além disso há um todo mercado segmentado que desconheces, desde engenharia, medicina, farmácia, aeronáutica, restauração, e muitos outros mercados que estão a adoptar em grande escala o iOS e os tablets.

        Mas isso só não vê quem não quer.

    • Joji says:

      Já apresentavas era a review do Lumia 920 como o prometido.. isso é que era.. :p

    • Joji says:

      Agora a sério, a única coisa em que a Apple é especial é no marketing.. e isso vale esses milhões todos, e se os ganha é por mérito próprio.

      • Vítor M. says:

        E o conceito do iPod? Quem o lançou daquela forma que transformou o leitor de musica no que ele se tornou? Quem inovou tanto com o hardware como com o codec?

        Ao estilo do que a Sony fez com o Walkman, não se esqueçam disso.

        O conceito iPhone? Quem tornou o multi-toque no que ele representa hoje? A Apple, obviamente. Não inventou o conceito smartphone, mas inventou o conceito multi-toque que permitiu um desenvolvimento como o conhecemos hoje e que desde o estilo Windows Mobile 6.5 deu um salto colossal.

        O iPad, o novo segmento criado e revolucionário que a Apple criou. Até hoje ainda sem concorrência.

        A linhagem MacBook, iMac e Mac Pro que conquistam cada vez mais mercado.

        Achas que isso é só marketing? 😉

        • Bruno says:

          Sem concorrência o iPad? LOL
          Fanboy a pacotes

          • Vítor M. says:

            Diz um que tenha quota de mercado que seja concorrência.

          • Rui says:

            Bruno, indica 1 concorrente se faz favor. O segmento, tal como o Vítor refere, foi criado pela Apple. E até hoje, ainda ninguém chegou perto.
            O surface Pro seria, mas não é tablet, é muito mais, é outro segmento (portáteis, ultraportáteis, etc)

          • Francisco Machado says:

            Hoje estive em três grandes superfícies comerciais a sondar preços e analisar equipamentos iMac e Mac mini e posso-vos dizer que estão esgotadissimos, só por encomenda e em conversa informal com o vendedor de uma delas ( aquela espanhola) nos iPads mini as encomendas são ás dezenas e não há previsão de entrega. Os galaxy e os nexus são ás dezenas sim mas é a ganhar pó nas prateleiras. Acho que de concorrência estamos falados.

            Cumprimentos

    • Cover says:

      Este talvez tenha sido…Vou corrigir…. Este é com 100% de certeza o comentário mais ridículo que já alguma vez li.
      Vives noutro mundo Vitor, infelizmente distante da realidade.

      • Vítor M. says:

        Eu? Então até hoje não falhei em nenhuma, vejo o que sempre disse desde o primeiro dia em que falei do iPad e eu vivo distante da realidade? Tu sabes lá o que dizes.

        Se não consegues acompanhar, isso é outra coisa, isso sim acredito, que não consigas, agora eu estar longe da realidade? Isso é impossível meu caro, eu vivo no meio da realidade, misturado com as tecnologias e com os gadgets, com os movimentos que balizam este mercado.

        Quando estiver enganado, admito, mas até agora, desde há 9 anos até à data… foi sempre sem falhar 😉

        Cover, sei que não percebeste o comentário, mas sabemos que é deficit de conhecimentos de tua parte.

    • Francisco Pinto says:

      Vitor parece que te estás a Esquecer da goglerola(Motorola)! Para mim a google sempre teve uma agenda com a compra da Motorola, e não é propriamente a “guerra” de patentes e está visto que com isso não vai conseguir o que queria(banir o iphone) pelo menos na Europa, qt muito vai receber uns euros! Não se gasta 12 mil milhões para perder dinheiro, que é o que a Motorola mobil faz! Vai a certo ponto e não falta muito para “dar” alguma vantagem à motorola. Vamos ver o que vai sair (a ser verdade) do projecto phone x da Motorola/google e se a google vai ou não começar a “fechar”/dividir o android em 2. um para eles e outro para o resto.

      • Vítor M. says:

        Nem pensar, alias já falei disso nos meus comentários, inclusive já escrevi sobre isso. Repara que esse binómio é um dos factores que está a levar a Samsung a afastar-se do android e a construir o seu próprio ecossistema, baseado no Tizen.

        Cuidado que a Google tem de apostar forte na Motorola, está a sair-lhe muito caro essa empresa mensalmente.

  20. Rogerio M. says:

    Sou comercial, e sempre ouvi dizer que as arvores não crescem até ao céu!!

  21. Rodrigo Quiterio says:

    A apple ja deixou o estatuto de ser “fixe” a razão pk muitas pessoas compravam produtos desta empresa!
    No inicio era fan da apple mas mudei a minha opiniao com o aparecimento do android e agora com o WP que eu tanto gosto e que é o SO que uso Atualmente, e que eu acho que tem tudo para vingar no mercado! 🙂

    • Vítor M. says:

      A Apple nunca teve o conotação de “fixe”, sempre teve a conotação de elegante, charmosa, funcional, perfeita. Portanto, tens razão, a Apple não tem esse estatuto de fixe, mas não tens razão quando dizes que o perdeu, não pode perder uma coisa que nunca teve.

  22. Sergio says:

    A questão é que os especuladores tem feito muito dinheiro com o crescimento exponencial da Apple. A empresa apresenta sempre ganhos acima do expectável e isso fé com que o mercado olhasse com muita expectativa. Acontece que agora os ganhos foram muito bons, mas nao excepcionais. O efeito bolha parte do principio que haverá ganhos muito maiores num Futuro próximo. Acontece que neste momento ha muitas duvidas sobre se a ela continuara a crescer ezponencialmente.
    Agora uma coisa é crescer muito, outra é estar em queda. Muito provavelmente num futuro cairá, mas quando se atinge o topo so existe o manter e o cair

    • Vítor M. says:

      Esse futuro é incerto para toda a gente, mas ninguém contava com estes valores e a Apple tem ainda outros trunfos, que são os acordos com as grandes operadoras de comunicações chinesas, que quando começarem a vender á brava, os resultados neste inicio de ano, voltam a crescer.

      Depois os mercado emergentes, que estão cada vez mais interessados na Apple.

      A questão aqui, desta pequena oscilação no interesse dos investidores, pode nem ter a ver com o crescimento da Apple, aqui tem a ver com a própria conjuntura do mercado das tecnologias, a CES 2013 foi algo que não trouxe nada de novo e a Apple precisa de apresentar algo em Janeiro, como sempre o fez nos últimos anos:

      https://pplware.sapo.pt/apple/evento-apple-27012010-1800/

      E acho que os mercados estão a ressentir a alteração do calendário de apresentações de gadgets Apple.

      • Hugo says:

        Não há “acordos com os grandes operadores chineses”. O Tim Cook está a tentar acordo com a 4ª operadora chinesa, isto porque a Samsung e outros já têm com os outros 3 grandes. Não há trunfos na manga, há uma tentativa de entrar num mercado que teima em ser dificil e que começou a esmurecer o entusiasmo mesmo antes de lá entrar oficialmente. 80% dos utilizadores de telemovel na china usam 2G, restando 20% para a Apple ir buscar à Samsung, ZTE, Huawei (que estes dois ultimos vendem equipamento barato). Sabes o que a Apple foi fazer à china também? Negociar com os bancos para darem crédito fácil para venda de iPhones pois o rendimento lá é baixo… Como eu disse, não há trunfos, há sim tentativa de conseguir abrir novos mercados antes que os atuais deixem visivel a saturação.

        E a CES2013 não trouxe nada de novo? Como assim? Ecrãs flexiveis (e não somente renderizações); NVIDIA com o project Shield (jogar jogos de android e pc?!) e GRID (ok, há o onlive, mas isto supera); Razer Edge (anteriormente conhecido como project fiona).
        Com isto, querias o quê? Mais 3 anos de CES a só existir TV’s 3D? É que o CES levou uma “limpeza”, antes tinhas imensas empresas (startups) que só lá iam para arranjar comprador e fazerem dinheiro, apresentavam produtos (perdão, prototipos, renderizações, abstratos, nada) fabulosos mas que nunca chegaram a existir. Felizmente as empresas desde há um par de anos deixaram de fazer aquisições de relevo durante o CES e as startups parasitárias desapareceram de cena. Sim, deixa de haver o factor WOW, mas factor WOW como o do duke nukem for ever (or never) já nós tivemos durante anos, mas não digas que o CES foi algo que não trouxe nada de novo. Podes dizer que não trouxe nada que te interessasse mas de novo trouxe garantidamente.

  23. Eurico Teles says:

    Gostei do que li Vítor M. é preferível fazer comentários construtivos de que (desculpem o termo) “brigas de crianças”.

    Mas para mim existem duas Apple’s diferentes uma após Steve Jobs e outra pós Steve Jobs! Eu não sou AppleBoy, mas “a roda” já existia a Apple só lhe acrescentou algo de diferente.

    O que difere a Apple das outras marcas é que ela foi dirigida e criada por um visionário a partir daí toda a magia acontece. É lógico que a Apple está a perder com a morte do seu mágico!

    Como o user Afonso Tech disse e bem a Apple tem de fazer como o Steve Jobs fazia marcar a diferença e mostrar em cada produto um pedaço de perfeição.

    (Um a parte: As redes sociais já existiam, mas o Facebook fez uma com uma magia diferente fez-la “WOW”.)

    • Vítor M. says:

      Verdade, Steve Jobs era mítico, lutava por uma ideia, mesmo que fosse errada, ela transformava a ideia numa necessidade.

      Mas… Steve Jobs nos últimos anos já não era quem desenvolvia conceitos, ele policiava resultados e provavelmente é o que tem faltado agora, não em termos financeiros, mas em termos de inovação WOW.

      A Apple não tem perdido, desde que Steve morreu a Apple cresceu muito, pode não ter apresentado nada de icónico, é verdade, mas também ninguém o fez. Será um problema de mercado? Haverá uma estagnação momentânea como acontece de x em x tempo?

      Estamos a viver numa época onde criar necessidades já não é assim tão simples. repara, o NFC é uma tecnologia que em 2012 foi uma inutilidade e será também em 2013, não conseguiram criar necessidades que o NFC as colmatasse.

      Portanto… o que pode aparecer em 2013 que nos faça falta?

      Um iPhone Satélite? Uma tecnologia que interaja com o nosso carro (mas isso leva anos a estar generalizado), hmmmm o que poderá aparecer que leve uma marca a apostar num gadget que seja WOW ma man!!!!!

      Não estou assim a ver… nem na Apple nem em nenhum dos outros. Os project glass da Google… um fail de todo o tamanho, porquê? Porque não conseguem criar a necessidade e sem o investimento do “necessitado” não há propagação do “vício” do consumo.

      Nesta altura a Apple está a progredir no mercado gaming. Está a conquistar mercado às consolas, com os iPads. Está a sustentar o mercado dos smartphones e dos serviços, mas tem de fazer mais e ninguém está a ver assim claramente, nem com rumores, o que poderá vir… e é isso que está a deixar os investidores inquietos.

      Atenção que a Apple tem sido o vector do mercado.

      • Eduardo says:

        Concordo perfeitamente contigo, li a Biografia de Steve Jobs, e digo uma coisa, provavelmente um dos maiores visionários, e acima de tudo um bom “encaminhador” de uma grande equipa. Agora a Apple tem grandes alicerces, e isso foi o que Jobs fez de melhor. Não se limitou a criar algo, que no futuro pudesse ir pelo cano, fez algo mais.
        Algo que me fascina principalmente é o IOS, está a desenvolver mercados, que meu Deus… Quando é que à uns anos atrás se viam pessoas a fazer aplicações que iriam gerar tanto dinheiro, de uma forma tão “simples”? O IOS eleva o conceito de “ideias” a um patamar mais elevado… 🙂

      • Eurico Teles says:

        Desculpa Vítor mas não concordo com o que referiste!

        A Apple poderia muito bem ter se contentado em ser uma grande fabricante de computadores, mas sob o comando de Jobs, não se cansou de explorar novos mercados e revolucioná-los completamente.

        Se Apple está a crescer deve se unicamente ao legado que Jobs deixou! Jobs não só fundou a Apple e o seu mercado por uns anos longos, como revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital.

        Jobs disse “Temos que inovar sempre. Acordem todo dia pensando o impossível. E não tenham medo de propor o impossível. É isso que queremos fazer sempre. O impossível!”

        Mesmo doente Jobs continuou trabalhando no último ano e ajudou a desenvolver projectos de produtos que poderão garantir à Apple uma sobreviva de 4 anos.

        Em 2007 estávamos todos contentes com os telemóveis que havia, Nokias, BB, etc… A Nokia aos olhos do mundo já tinha o futuro traçado para todos nós!Portanto o que poderia aparecer em 2007 que nos fazia falta? Aquilo que só Jobs vi-o um “iPhone”!

        Em 2013 o que pode aparecer que nos faça falta? Respondo te não sei! Eu não sou visionário, eu próprio pensava que não precisava de um Smartphone que ia andar sempre com o meu BB para sempre, até ele aparecer!

        E falar de outras empresas se é fail ou não isso não falo! Não é por falta de conhecimentos é porque isso é “Birras de Criança”!

        Atençao Steve Jobs foi o vector do mercado!

        • Carlos Carvalho says:

          Bom dia Eurico ,

          Concordo plenamente com o que escreveste , quando ouço ou leio que não existe mais nada para inventar ou que já atingimos o limite das nossas necessidades , fico estupefacto , nesta área o que não falta são caminhos para se lançarem novos produtos , as ideias e os protótipos de novos gadgets é o que felizmente não falta, o que me parece que falta a Apple é perceber qual é o que pode ser o que provoque o tal WOW , e como sabem essa visão a e sua implementação não é para todos e Tim Cook não é certamente a pessoa certa para tomar essa decisão .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

      • Bruno says:

        O project glass da Google já é fail? LOL Isso é andar com a carroça à frente dos cavalos..

        Se for fail facilmente se vê a diferença para a Apple. Esta, pode ter um produto que seja mediano, ou que pouco traga de novo e milhões vão comprar. Tem um departamento de markteing brutal que conseguiu criar um culto à volta da marca.

        Em termos tecnolõgicos, os óculos da google são geniais, mas se não conseguirem cativar o “povo” lá se foi uma excelente ideia”.

        A Apple pode-se dar ao luxo de fazer o que quiser que tem milhões de pessoas que vao atrás por ser algo da Apple.

  24. paulo says:

    E a agora vai ser sempre a descer

  25. LG says:

    Epá! Mudem todos para android que eu não quero aturar filas para comprar o proximo iPhone

    • Vítor M. says:

      Não tens hipótese… vais gramar com cada vez mais filas, em cada modelo tens mais compradores que deixam android para comprar iPhones, isso está mais do que comprovado e cada vez se vende mais e mais gadgets Apple.

      Basta ver o relatório apresentado ontem.

      • Hugo says:

        Eu faço várias leituras do relatório (e não só, dos acontecimentos do ultimo ano também) e vejo uma realidade que não liga com isso. A Apple entrou “recentemente” em novos mercados, daí vender mais também. Mas faço esta leitura também: devido à dimensão desses mercados é desapontante o que vendeu, o que me leva a perguntar onde perdeu vendas então, ou se não as chegou a ganhar.

        Outro facto é que a Apple passou a encomendar muito menos material para assemblagem. Depois de muita especulação a Apple explicou que é normal, reorganização motivado pelos mercados (leitura: previsão de vendas menor, para não falar de estar a canabalizar o mercado do até então único do iPad com o iPad mini, receitas menores pelo preço ser menor também). Podia continuar aqui a noite toda, a única leitura que fiz disto tudo, da movimentação dos mercados (desde há meses), aos lançamentos e agora o relatório é que a própria Apple prevê uma travagem a fundo e nada melhor que optimizar recursos para conseguir maiores margens e fazer durar um pouco mais. Não quer com isto dizer que a Apple vai desaparecer…. Não, só quer dizer que as acções vão realmente estabilizar no valor real e a Apple vai passar a ter de contar mais com o que tem em caixa e olhar mais para a concorrência. Acabou-se o “next big thing”, ficou provado com o iPhone 5, com o iOS 6 e com o iPad mini. Podem vender bem mas não venderam tão bem tendo em conta que o mercado disponível à Apple num ano duplicou quase.

        • Vítor M. says:

          E se entrar noutro segmento?

          E se tiver novas ofertas para mercados ainda por explorar?

          O facto do mundo ter uma contracção de consumo é geral a todas as marcas, mas os resultados ainda falam por si.

          Volto a dizer que a Apple precisa de algo inovador, tal como fez em 2007 com o iPhone e em 2010 com o IPad. 2013 deveria ser um ano de grande novidade.

          Vamos ver.

          • Hugo says:

            Eu nao me interessa se a Apple entrar noutro segmento ou se tiver novas ofertas de mercado (interessa-me enquanto investidor e nada mais), como utilizador interessa-me e’ que a Apple apresente algo para fazer mover a concorrencia, mais nada. O problema e’ que a Apple usou da desmarcacao para ganhar traccao face ‘a concorrencia, lancando coisas que a tecnologia nem era deles mas ja deveria de estar no mercado aos anos (nao fosse a concorrencia estar mais preocupada em capitalizar em tech “antiga”). A grande “evolucao” foi somente o iPhone, o iPad foi a evolucao natural (e o iPad nao deixa de ser um overgrown iPhone sem telefonia para todos os efeitos, o que e’ uma infelicidade para todos nos pois se explorassem a vertente tablet decentemente a concorrencia iria atras). Esperemos que tenhas razao e 2013 seja algo de alguma coisa e nao somente de um iPhone mini ou ou iPad Mega… Eu durante anos fui utilizador Apple, deixei de o ser quando a Apple entrou numa de obsolescencia programada (nao digas que nao, o iPod 1gen nao foi vendido na europa porque sabiam que a bateria com uso regular, estatisticamente, durava 18 meses – logo nao podia ser vendido na Europa – e sendo que a bateria nao dava para tirar e trocar tinha que se comprar um novo; os primeiros macbooks – que eu tenho um – nao correm o ultimo SO da Apple mas corre tudo da concorrencia as mil maravilhas, e tudo porque nao e’ 64bits, no entanto alterando a EFI ate’ corre…. e podia continuar ja na era iPhone/iPad). Agora tudo o que me interessa e’ que a Apple continue a estar presente para que haja concorrencia e novidades.

  26. Jorge Conceição says:

    Meus Caros,
    Começo por dizer que me considero um utilizador ávido de todas as tecnologias que vão aparecendo, desde o tempo do ZX Spectrum que, na altura, me entusiasmou pelo estudo autodidacta de Basic. Daí para cá a tecnologia foi melhorando e eu – com um simples curso de webdesign pelo meio – fui tentando acompanhá-la. Não consigo, mas tento…
    Ainda praticamente não se falava em GPS e eu já tinha um trazido do estrangeiro; quando apareceram os primeiros smartphones adquiri logo um.
    Esta pequena introdução para dizer que, como utilizador (e não pretendo ser mais do que isso), considero estar num patamar um bocadinho superior aos que compram um IPhone só para fazer chamadas e enviar SMS.
    Quando surgiram os tablets fiquei doido para adquirir um. Posuia (e ainda o tenho) um EBook reader da Bookeen que, apesar da grande utilização que lhe dei, é extraordinariamente limitado em relação a um tablet. Não há comparação possível.
    Então, assim que o primeiro iPad chegou ao nosso mercado, adquiri um.
    As qualidades do iPad presumo que não é necessário enumerá-las aqui. Já foi tudo dito. Agora o que eu posso afirmar é que não é, de maneira nenhuma, um dispositivo para ser utilizado pelo utilizador comum. Como tentei explicar atrás, coloco-me um bocadinho acima (só um bocadinho) do utilizador comum e considero o iPad um aparelho pouco amigo do utilizador. Senão vejamos:
    – Para gerir ficheiros é necessário estar ligado ao NOSSO computador via iTunes. Não posso chegar a casa de um amigo e ligar o meu iPad ao computador dele para fazer uma tranferência de ficheiros (Não vamos aqui falar de iClouds porque, mesmo uma grande percentagem de possuidores de iPads não sabem o que é isso…)
    – O próprio iTunes não é pera doce…
    – Não possui uma simples porta USB …
    – Não lê cartões de memória.
    – Estes dois últimos items porque a Apple quer controlar tudo o que fazemos, via iTunes.
    – Não lê Flash.
    Resumindo e concluindo: felizmente vendi o meu e, há 15 dias comprei um Iconia com Android. Apple nunca mais!
    Só para terminar: no meu círculo de amizades há vários(as) possuidores de iPads. 90% utilizam-nos para navegar na net e para jogos. Mas têm um iPad!

    • Vítor M. says:

      É justo. Direito à liberdade de escolha.

      É que pelas tuas palavras ir à Internet, jogar, ver mail, usar umas apps de redes sociais, apps de agenda pessoal, etc… isso não é compativel com iPad.

      Não lê flash? There’s an app for that!!! Mas se tudo está a migrar para HTML5 (e o flash até desapareceu do android de forma nativa) para que raio queres o flash? Isto é velho 😛 Argumento com 3 anos, no mínimo!

      Deveria quê, ter só no iPad autocad, Photoshop ou Adobe Premier? 😀

      • João says:

        E só porque há tecnologias novas temos de deixar de usar as velhas? Argumento ignóbil, mesmo à consumista: “O teu aparelho tem um ano, olha este novo que é igual em tudo mas em vez de tostas de queijo e fiambre, faz tostas de queijo e fiambre fumado.”. Se ainda há fiambre normal porque haveríamos todos de ser obrigados e comer fiambre fumado !?

      • Jorge Conceição says:

        O que eu queria, e já tenho, era que, com a facilidade de um “Copy & Paste” ou um simples arrastar de ficheiros me fosse autorizado a ter no tablet um livro, uma revista, um filme… mas a Apple não quer. Quer, à força, que eu utilize o iTunes.
        Já agora: o Flash está a desaparecer, até já desapareceu no Android de forma nativa, etc. e tal. E os ficheiros .AVI de que me esqueci de falar no post anterior? Também vão acabar? Porque é que a Apple não me autoriza a vê-los no iPad? A trabalheira que eu tive a converter filmes para o formato deles…
        Quando compro algo quero que faça o que eu quero e preciso, não o que a empresa produtora quer.
        Ainda gostava de, um dia, ter um Ferrari 🙂 mas se eles me disserem que só me autorizam a encher o depósito com Galp eu fico-me pelo meu Renault.

        • Vítor M. says:

          Ó Jorge… isso é o quê homem? 😀 qualquer app lê isso, se percebesses um pouco do que existe no mundo App Store nem colocarias isso em causa, o que é que não existe lá?

          E depois, o que não existe no Cydia? Vá lá, tenham lá paciência, tirem outros argumentos, flash? ficheiros AVI? Ó vá lá!!!! Copy&Past? Mas não dá o quê?

          E multitasking à séria tens lá… nem vou estar a falar de coisas que são do tempo da outra senhora 😉

          Abraço.

          • ze says:

            Mas eu tenho constantemente que arranjar uma app. para algo como drag&drop? ate o hiphone de 20€ faz isso.

            Para aceder o cydia nao e preciso fazer um “softhack” ao equipamento?

            Eu tenho um ipad e basicamente a única vantagem que tem e que e mais leve que o portátil por isso nao causa muito transtorno quando o levo para a casa de banho.

          • Vítor M. says:

            Uma app para drag&drop??? Nada disso, estás a falar de quê caríssimo?

            Quando ao Cydia, sim tens de fazer Jailbreak, mas no Android também tens de entrar por esses caminhos para teres acesso a rooms de terceiros. Basicamente esses repositórios são extra o serviço “normal”. Se conseguisses “perceber” o que há pala além da utilização no WC 😀 verias que quase o transformavas num perfeito PC, com teclado e tudo 😀 e fazendo JB até com o Magic Mouse… acho que deveriam aprender um pouco mais sobre o que é o mundo Apple, depois teriam outro nível de conhecimento e aí… aí sim perceberiam as coisas e forma correcta.

          • Carlos Carvalho says:

            Bom dia Vitor M. ,

            Bom dia eu partilho da mesma opinião do Jorge Conceição , a Apple tenta tudo por tudo controlar o utilizador ao ponto de sentires que não és o dono do teu equipamento , o ecossistema Apple é super apertado , vais-me dizer que existem Apps , ok elas podem existir , mas a maior parte delas só tem acesso quem faça o JB , vai chegar a um ponto que esta rigidez vai ser um dos factores para a morte da Apple .

            Eu penso de uma forma convicta que estamos a assistir a uma mudança de paradigma na área da tecnológica , isso já começa a ser perceptível embora ainda não esteja totalmente desenhado o caminho , mas afigura-se difícil os próximos tempos para quem viva só de software , quem produz vai ter nos próximos tempos uma palavra mais forte do que até aqui .

            Uma coisa que fica clara é que o software aberto é cada vez mais adoptado e está a tornar-se numa tendência com contornos que ainda são difíceis de projectar mesmo num futuro muito próximo , mas esta mudança de paradigma contrasta muito com o modelo de negócio da Apple .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

          • Vítor M. says:

            E estarão agora os outros a fechar mais os seus sistemas operativos? Não estará a Google a fechar mais para se proteger? Repara que cada evz mais todos elas se fecham para maximizar os lucros e minimizar os danos no malware. Essa é a receita certa. Porque razão achas que todos querem um App Store? Porque razão achas que a Microsoft anda a incentivar os developers a estarem dentro da Marketplace? Porque achas que a Google tem tantos problemas com o malware?

            Não tenhas dúvidas que a rigidez, ao grande consumo, é benéfico, traz estabilidade, traz performance e traz sustentabilidade nos seus negócios.

            quem é que quer um sistema aberto e inseguro? Ninguém meu caro. Sejamos honestos, quanto mais aberto, mais inseguro e temos exemplos bem à vista de olhos.

  27. Pedro Graça says:

    Podera que está a ir abaixo.. sempre arroz, sempre arroz.. mas no último ano, foi arroz de 4 polegadas LOL

  28. João Santos says:

    Tanta conversa sobre inovação, tecnologia e afins.

    E o que é que isso trouxe de real melhoria à humanidade?

    Somos mais felizes do que os nossos avós à conta da tecnologia?

    • Carlos Carvalho says:

      João Santos ,

      Essa é uma verdade , é que não somos mesmo , a humanidade está doente o consumo de drogas anti depressivas bate todos os anos recordes , a sociedade que estamos a construir é uma bela bosta , os valores que existiam estão a perder-se por completo , estamos naquela fase safe-se quem puder e quem não puder que fique pelo caminho .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Carlos Carvalho

  29. David says:

    Boa LJ, mudem todos pá android que para o próximo iphone ja não tenho de estar um mês a espera de o receber!

  30. Sérgio says:

    Se a apple fosse só iphone, acho que este declinio estava explicado, tanto pela falta de inovação nos recentes iphones como pelo o aumneto da concorrencia, que apresenta sempre uma excelente relação preço/qualidade.
    De resto, se a empresa continuar a apostar nos outros segmentos penso que ainda tem muitas cartas para dar.

    Contudo, o aumento da aproximação do utilizador com o novo windows nas varias plataformas e a criação do ubunto phone pode impor algum respeito no mercado e caso a Apple não se mostre disposta a mudar um pouco a sua filosofia, pode acabar por ter problemas.

    Os tempos mudam, as pessoas mudam e os gostos/modas mudam.. nao me parece que o que em outrora fora um sucesso pela inovação continue a assegurar utilizadores e fãs de forma tão expressiva.
    Bom exemplo deu a microsoft com o w8

  31. Benchmark do iPhone 5 says:

    Comparando o último trimestre de 2012 com o de 2011 as vendas foram:

    Recorde de 47,8 milhões de iPhones, contra 37 milhões há um ano;
    Recorde de 22,9 milhões de iPads, contra 15,4 milhões há um ano;
    4,1 milhões de Macs, bem menos que os 5,2 milhões há um ano;
    12,7 milhões de iPods, contra 15,4 milhões há um ano.

    Os lucros também foram um recorde. O que está a assustar os investidores foi, no trimestre, a margem bruta da Apple foi de 38,6%, uma queda significativa dos 44,7% registrados há um ano. Uma margem bruta de 38,6% ainda continua a ser muito alta. Nos smartphones praticamente todas as marcas têm margens negativas (prejuízos) com excepção da Samsung.

    Quanto ao valor de mercado – número de ações cotadas x última cotação – é um indicador importante, mas tem que ser conjugado com o número de ações transaccionadas. Para a última cotação tanto faz que tenham sido transacionadas 1000 ações como 1000000. Obviamente os accionistas não perderam 34% porque não venderam as ações que tinham com perdas de 34%. Depende da evolução da cotação que penso que voltará a subir.

    • Carlos Carvalho says:

      Benchmark ,

      Bom dia , a perca real é de 34% , esta regra também é valida para quando a empresa tem cotações mais altas nominalmente , não confundas a posse das acções com a desvalorização das acções , essa desvalorização junto dos investidores nuns casos pode ter mais ou menos impacto depende a como compraste as acções , agora todos os accionistas se quiserem hoje vender vão vender aos preços actuais que representa deste o último valor positivo menos 34% .

      Quanto aos números , de facto nalgumas áreas a Apple vendeu mais que em igual período do ano passado , mas os mercados aonde neste momento opera são também eles mais vastos , o que por si só deveria fazer que o crescimento fosse bem maior do que o registado , depois se comparar-mos com o Android que tem tido crescimentos exponenciais ainda mais cota de mercado a Apple perde e isto é lido de uma forma impiedosa pelos investidores , eu já o disse neste post , não concordo minimamente com a forma neoliberal radicalizada que as economias Mundiais estão a seguir , isto um dia dá mau resultado , pouco ou nada se fez desde a falência do Lemon , acho que todos estão a empurrar com a barriga , acho que é urgente inflectir este caminho .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Perca de 34% … para quem as comprou à cotação mais alta e as vendeu à mais baixa. Não devem ser assim muitos. Há um ano, a 25/01/2011 as acções da Apple estavam a €446,66, menos do que valiam à cotação de fecho de ontem, €450,50, depois da queda abrupta de 12,.% de ontem.

        Quanto à perca ser real … só é real quando se vende.

        Comprámos ambos acções a € 100. Vendeste as tuas a €66 e eu não. Tu tiveste uma perda, real, de €34. Eu não tive perda nenhuma (quando muito tenho uma perda potencial de €34).

        Dizes: “agora todos os accionistas se quiserem hoje vender vão vender aos preços actuais que representa deste o último valor positivo menos 34%”. Se todos os accionistas quisessem vender as suas acções elas caíam bem mais de 34%. A cotação não depende do número de acções transaccionadas. Basta, num dado dia, não haver quem queira comprar acima de um dado preço e haver uns poucos que aceitem vender a um preço baixo e a cotação baixa. Por isso a cotação das acções e o valor de mercado são apenas mais um indicador.

  32. Carlos says:

    E ainda, agora visto do outro lado, onde é que raio foram inventar a ideia que a Apple é a maior empresa do mundo? (eu sei que não foi o pessoal aqui do pplware que inventou isso)

    É a maior empresa em valor na bolsa de Nova Iorque, mais especificamente no NASDAQ, mas isso não faz dela necessariamente a maior. O que não falta é empresas por esse mundo fora, empresas realmente gigantescas como a Samsung, que não estão cotadas na bolsa de Nova Iorque.

    Em valor na bolsa de Nova Iorque a Apple é, literalmente, infinitamente maior que a Samsung. Mas e na realidade? Que a Samsung *toda*, a Samsung que fabrica desde plataformas petrolíferas offshore a componentes eletrónicos indo se simples condensadores a CPUs do mais sofisticado que há (os dos iDevices, para não ir mais longe) passando por retroescavadoras e frigoríficos e máquinas de lavar roupa?

    Duvido.

  33. Alexandre says:

    Esteja perder valor ou não, a verdade é que não há no mercado equipamentos tão bem construidos como os equipamentos da aplle, lado a lado e a olhar aos promenores é impossivel comparar, mesmo com dispositivos de valor equivalente.
    Não sou fan nem deixo de ser, tenho um mac pro retina e como tlm tenho galaxy, simplesmente porque o preço do iphone é completamente estupido e abusivo e com o galaxy faço o mesmo ou mais e melhor.

  34. Rafael says:

    Efeito Android…

    No scape…

  35. Joe Paulus says:

    Acho incrivel o valor que as pessoas dão á maçã da Apple. chega-se ao ridículo de se venderem iphones de 2007 completamente destruídos que nem chamadas fazem, por 200€ e mais, seria impensável vender-se um windows phone com 2 anos por 200€, no entanto, iphones completamente destruídos em quarta mão, ainda se vendem em sites de compras e vendas por esse valor, um sujeito está a pedir pelo seu macbook de 2006 350€, e mesmo sabendo que o aparelho tem a bateria estragada e precisa de reparações, há gente interessada em o comprar, tudo isto para se poderem passear com a maçã no bolso, isto é completamente RIDÍCULO!!! Eu felizmente tenho uma vida financeira abastada e NUNCA entrei na Applemania, não sou LOUCO para usar 1 iphone 5 em vez do meu atual Nokia Lumia 920, que por acaso até me custou mais do que custa 1 Iphone 5, e que se superioriza ao Iphone em todos os aspetos, mas acredito que a maioria da população preferiria ter um iphone velho no bolso do que o meu Nokia Lumia 920 novo, tudo isto porque se deixam influênciar pela célebre maçã…
    Só para terem uma ideia, um Macbook Pro compra-se com cerca de 1.500€, mas eu fiz questão de comprar um portátil da system 76 que me custou quase o dobro do preço de um Macbook e que vem com o ubuntu 12.10 instalado, ubuntu esse que eu considero o melhor sistema operativo do mundo e que, ao contrário dos outros, É DE GRAÇA!!!
    Não tente se superiorizar com algo que não vale a pena…
    Pense diferente, pense LINUX!!!

    • Cris. says:

      Mas pensar diferente tem de conhecer varios pensares !
      Jà experimentou um Macbook durante 1 semana ?
      Jà experimentou um Iphone durante 1 semana ?

      Tem de respeitar as escolhas dos outros !
      Não gosto de Iphone mas reconheço-lhe o valor. Macbook Air/Pro seria capaz de comprar, mas infelizmente o trabalho não mo permite. Mas estas escolhas que fiz é por experiencia e não critico nem espingardo quem tenha.

      Estou curioso de saber o computador system76 que custou o dobro jà o unico mais caro que vi no site deles foi 1500usd só se pagou outros 1500usd em portes.

      PS: Texto como “Eu felizmente tenho uma vida financeira abastada” ficam-lhe mal.

    • Cris. says:

      Caro Joe Paulus, é possivel que tenha adquirido o seu laptop pelo dobro dum macbook jà que system76 dá para configurar a propria maquina. Boa 😉

    • Rui says:

      E desde quando é que é mau comprares um produto e saberes que o podes vender quando o quiseres por uma boa percentagem do dinheiro investido inicialmente nele?? O teu lumia daqui a 2 anos não o vendes pelo mesmo preço que um iphone 5. E se tu dizes que o lumia te custou mais do que um iphone 5 e sabendo que daqui a um ano nem vale nem metade não sei k te diga és mesmo abastado.

  36. Jorge Conceição says:

    Oh Vítor… os .AVI cortaram-te a língua 🙂

  37. PirateTux says:

    É o fim da Apple.
    Deus tarda mas não falta.
    Menos uns brinquedinhos estúpidos para os queques brincarem.
    Fanboys da Apple: Vá, não façam beicinho. Os índios também davam ouro em troca de bujigangas… Mas até eles aprenderam a não ser estúpidos…

  38. JJ says:

    A meu ver, o principal problema será a inovação. Digamos que depois dos lançamentos iPhone e iPad, a empresa gradualmente deixo de verdadeiramente inovar.

    Basicamente a única diferença que existe entre as primeiras versões destes equipamentos e as ultimas, são as tecnologias usadas. Diferenças lógicas de existirem por existência de avanços tecnológicos. Mas são tecnologias que qualquer empresa do ramo é capaz de utilizar.

    Concordo que a Appel quando lançou o iPhone e o iPad, foi de certa forma inovadora, não por ter criado alguma tecnologia que não existia, mas sim por desenvolver as tecnologias existentes para o publico em geral. Isto porque muitas das tecnologias utilizadas, já eram aplicadas em escala pequena em grandes empresas ou a nível interno nas empresas tecnológicas. Nisso a Appel fez um bom trabalho, desenvolver essa tecnologia de forma a ficar acessível a todos.

    Mas visto que tecnologicamente de momento não se encontra nenhuma tecnologia capaz de ficar acessível a todos, a Appel começa a perder trunfos. Não quer dizer com isto que vai cair no esquecimento quase total como já aconteceu a uns 15/20 anos atrás, mas pelo o menos gradualmente vai perder a sua posição tão dominante neste segmento.

    Appel sempre teve este problema… lança algo bombástico no mercado… mas depois estagna durante uns tempos…

    As varias versões do iPhone são isso mesmo, já não são nenhuma bomba no mercado, é quase o mesmo equipamento com melhores característica, normas dos avanços gerais da tecnologia. É quase o mesmo que acontece num PC… passado uns anos mudamos a placa gráfica ou o processador… No iPhone, como não conseguimos fazer isso, a Appel lança um novo modelo com isso feito e pouco mais.

    Como disse, a Appel vai ficar ao mesmo nível das outras empresas do ramo, não digo ficar pior, mas ao mesmo nível.

    • Vítor M. says:

      Sim poderá tanto a Apple como qualquer outra empresa neste segmento ter um ponto de latência, pois, como já referi em comentários anteriores, a inovação tem lugar quando se descobre o filão da “necessidade”.

      Esta necessidade pode nem existir no consumo, isto é, podemos nem saber que temos essa necessidade, foi o caso do iPad, mas na verdade a Apple criou a necessidade oferecendo inovação de conceito.

      Depois esta frase “Appel vai ficar ao mesmo nível das outras empresas do ramo, não digo ficar pior, mas ao mesmo nível.”, bom se levarmos em linha de conta que os problemas que citaste em cima afectam tanto a Apple como todas as marcas, podemos admitir que a Apple tem uma vantagem: mais dinheiro, mais mercado e leva à partida uma gama de vantagens.

      Depois há outro aspecto, nesta altura as tecnologias dominantes estão “patenteadas”, e essas patentes estão nas mãos de alguns, entre esses alguns está a Apple que é actualmente proprietária das mais influentes tecnologias para o mercado dos gadgets. Ora isso não impede que se crie inovação, bem pelo contrario, mas impede que se crie inovação “da noite para o dia”, isso exige muito investimento em estudos, projectos e investigação. Custa muito dinheiro e não há marcas com esse poder todo, a Nokia, por exemplo, está longe dos seus velhos tempos, a HP foi-se, a Sony perdeu aquele hype de outros tempos e os restantes são “assembladores” de tecnologias de terceiros.

      Falamos então de um leque pequeno, Microsoft, Google, Samsung, Apple… e mais um ou dois em consórcio… e quê? São esses que lançarão o coelho da cartola?

      Não os temos visto a fazer grande frente à Apple. Há um artigo que vamos lançar que mostra bem essa realidade, mas isso fica para mais tarde, é um artigo fabuloso de uma grande consultora americana que dá uma visão fantástica dessa realidade.

      Portanto, discordo, a Apple mais tarde ou mais cedo terá de tirar da cartola uma tecnologia WOW (mesmo que a compre a terceiros, como tudo que a Google fez) e lance para criar uma necessidade. Pode não ser em 2013, mas será certamente este o ano em que começará os neurónios a laborar nessa ideia. Vamos esperar para ver. Mas não contem com uma Apple fraquita… contem sempre com o contrario, com uma Apple cada vez mais forte financeiramente.

      • JJ says:

        Acredito nessa possibilidade de a Appel lançar uma bomba tecnológica, porque tem capital para adquirir algo nesse sentido, que a uns anos atrás não tinha.

        Mas também acredito, que a Microsoft, com esta jogado do Win8, apesar de parecer não estar a dar sucesso, poderá estar a um passo um pouco mais a frente do que possa ai vir por parte da Appel.

        Qualquer das formas, como referi, não digo que Appel vai se afundar. E quando digo que ficara ao mesmo nível é porque a nível de vendas, gradualmente começam a vender mais as outras empresas com equipamentos mais acessíveis a nível de preços e com o mesmo nível de qualidade. Em contra partida a Appel gradualmente deixa de ter os seus equipamentos os “desejados por todos”.

        Concordo ao dizer, que em 2013, será um ano em que se vai verificar se a aposta da Microsoft vai dar frutos. Se der, então acredito que as coisas mudem bastante nestes segmentos.

        • Vítor M. says:

          Vamos ver o que a Microsoft fará este ano, partilho da tua opinião, se a Microsoft conseguir vingar o Windows Phone 8 e principalmente o Windows 8 RT… o mercado poderá pender de novo para os lados de Redmond, mas está difícil, os suportes para essas tecnologias estão a sair da fornalha muito caros. O Surface, os Lumia… vamos ver.

          Quanto à bomba tecnológica da Apple, não acredito que lançará um smartphone low cost, acredito sim no contrario, num smartphone mais caro ainda para um super segmento, até poderá ser um segmento que poucas empresas conseguiram entrar, como um iPhone Satélite, por exemplo. Mas poderá ser outro segmento a entrar.

          Imagina que a Apple desenvolve um gadget para automóvel, eu acredito que este ano seja o ano dos fabricantes se virarem para o automóvel, para a interacção entre os nossos smartphones e tecnologias associadas e os nossos carros.

          • JJ says:

            Sim, também não acho que a Appel vá lançar algo lowcost, não faz parte do perfil da empresa. Antes pelo o contrario, como disseste criar algo para um publico-alvo com um nível económico mais alto.

            Com relação a inovações para o segmento automóvel. Seria algo realmente interessante se essa tua previsão/ideia se confirmar.

            Mesmo assim, acho que a Appel esta mais perto de fazer algo para segmento TV do que para o Automóvel. Mas pronto vamos ver.

            Em relação ao Windows 8… acho que o mais interessante será o Windows 8 Pro Tablet e não o RT… mas vamos ver. A nível de preços, realmente é um valor alto. Mas pelos os preços estão indicados para o EUA, do que toca ao Windows 8 Pro Tablet, ate não estão muito mal, para as suas capacidades.

  39. Júlio Cruz says:

    Quando tentamos avaliar o sucesso de uma empresa do ponto de vista financeiro, e olhamos só para o valor das suas acções estamos a deixar que a nossa opinião seja afectada por valores que reflectem principalmente o momento e não o futuro.
    Assim a baixa na cotação pode estar a reflectir um desempenho a baixo do esperado do iPhone 5, assim como a anterior cotação poderia representar uma euforia descontrolada para com os produtos da marca Apple.
    Na minha opinião, quando olhamos para marcas presentes nestes mercados temos que olhar para o seu histórico. Quem é a Apple? Na minha opinião, é a marca que criou um tipo diferente de computadores pessoais, que foi perseverante ao longo do tempo, aumentando a sua cota de mercado, inovou constantemente neste segmento, criou um aparelho de música único que “todos” queriam comprar, criou um telefone único que todos queriam comprar, criou um tablet único que todos querem ter, em muitos casos não foi o primeiro a imaginar estes produtos, mas foi a empresa que os retirou do imaginário e tornou um produto que milhões anseiam ter. Com poucas excepções (google), os rivais não demonstram estas características! É difícil olhar para a Samsung e ver estas qualidades! Aliás… não existirão já concorrentes da Samsung que no curto médio prazo lhes vão fazer a cabeça em água?(Huawei, ZTE, LG…)
    Em minha opinião, o único rival à altura da Apple é a Google e, neste contexto, é o gigante que passa sempre despercebido… mas vejam o seu passado de verdadeira inovação…

    • JJ says:

      Em algumas coisas, até posso concordar contigo no teu comentário. Mas no que se refere em dizer que o único rival altura da Appel é a Google, estou totalmente de desacordo!

      Apesar da Microsoft, ainda ter um caminho a percorrer, será a meu ver muito mais rival do que a Google. Já esteve mais longe do que agora, para fazer frente ao segmente móvel da Appel. Alias, o maior rival da Appel sempre foi a Microsoft… a Appel pode ter “fugido” um pouco a Microsoft com o desenvolvimento móvel, mas a Microsoft entrando nesse segmente gradualmente torna-se forte.

      As rivais da Samsung, se complicar a vida a Samsung, também iram logicamente complicar a vida a Appel. Se a Samsung já consegue fazer isso… mais 3 ou 4 empresa quase ao mesmo nível da Samsung, vão ajudar a complicar as contas a Appel.

  40. hugob says:

    Sinais da economia, as pessoas ja nao compram apenas a marca para o showoff, mas sim com a cabeca, pois o dinheiro é mais escaço hoje em dia.
    O preco dos portateis é louco, uma maquina deveras inferior custa mais 400 euros porque tras o OS da Mac? Nao tem
    cabimento, mas enfim, e o iphone 5 sem palavras, alguem aki fanboy da apple me explica o que vem a ser aquilo?!?!?

    Sei que nao vao publicar o meu comment porque adoram a apple neste blog mas enfim.

    Mas a microsoft ainda é pior, dai a sorte da apple. Veremos se a samsung destronara a apple.

  41. Jorge says:

    Lá vai começar a Apple a dar-se das canetas! Já se previa que ira ser assim… 🙂 Esta a ser muito previsível que, neste momento seja o começo do despique… Inventaram o conceito, agora pronto já estão que mais ultrapassados pela concorrência… Temos pena! E os fanbyos também… lol!
    Viva o Android 🙂
    Venha o UbuntuOS, isso sim… 😉

  42. Fábio says:

    Especulação. Se bem que é altura da Apple abrir os olhos. Se windows e windows Phone não eram concorrência nos seus principais mercados neste momento já o pode começar a ser. Principalmente no mercado Tablet.

    • Vítor M. says:

      Nos tablets? Com que modelos? Ora diz-me!!!

      E não estrás tu a dizer que o Windows Phone será o principal concorrente dos smartphones de mexer com o dedo, tipo os android de prateleira? Olha que parece-me que vai ser isso sabes 😉 e não dos iPhone.

      O Windows Phone 8, com a Samsung, HTC, Nokia, ZTE e muitos outros, a produzir “low cost”… não é ao iPhone que tirarão mercado, é ao android meu caro.

      • Bruno says:

        E os topos de gama com WP8? Só tirar vendas aos Andriod topo de gama? Yeah, right..

        A Apple é o supra sumo do mundo, nada que os outros façam lhes chega aos pés..

  43. Cris. says:

    Agora é que està a ir para o seu real valor de mercado.

    Os especialistas/comentadores/manda-bitaites é que me partem todo. Meus caros, o futuro é incerto e acredito em ciclos, daí dizer que é o inicio do fim, para mim, vale zero.

  44. Luis Cruz says:

    Só falta à Apple, lançar um iphone de gama mais baixa, para fazer concorrência nesse segmento de mercado. Quando ela o fizer, a concorrência está desgraçada…..

  45. francisco says:

    Entretanto sai o iphone 6 mais gordinho, depois de ter crescido, pode ser que isto melhore.Cumprimentos

  46. Bruno says:

    @ Pedro Pinto.

    Não consigo fazer responder ao teu cometário por o “Responder” não me aparece.

    No entanto, e citando o Vitor M. (a quem respondi)

    “O Windows Phone 8, com a Samsung, HTC, Nokia, ZTE e muitos outros, a produzir “low cost”… não é ao iPhone que tirarão mercado, é ao android meu caro.”

    Ora, tirar mercado significa perder volume de negócio, logo menos iPhones vendidos..A não ser que os novos utilizadores de WP8 sejam todos donos de iPhones e que comprem um 2º telefone 🙂

  47. paulo says:

    vá agora façam la uma noticia sobre o lucro da Samsung …. esqueci me aqui isso não entra…

  48. Joji says:

    A queda da cotação da Apple na bolsa para mim tem resume-se a uma coisa: iphone5
    A cotação não baixou muito, mas a justificação para ter baixado foi falta de inovação prevista.. E o ex que despertou isso foi sem duvida o iphone5

  49. LUSO-AMERICANO says:

    SOU LUSO-AMERICANO, NASCI E VIVO EM CONNECTICUT, E POR EXEMPLO, AQUI TUDO QUE É WINDOWS PHONE É BEM MAIS CARO DO QUE IPHONE, ENTÃO NO QUE É QUE FICAMOS???????????????????????????????????????????
    SÃO OS PORTUGUESES NATIVOS OS ESPERTOS POR PAGAREM O DOBRO POR 1 IPHONE OU 1 MACBOOK OU SOU EU O BURRO POR PAGAR MAIS POR UM LUMIA COM WINDOWS PHONE 8 DO QUE CUSTA 1 IPHONE POR AQUI???

    ALGUÉM ME EXPLICA?

    PORTUGUẼS É UM POVO QUE VIVE DE ASPETO E NÃO DE QUALIDADE, PREFEREM PASSEAR-SE COM 1 IPHONE VELHO E ESMURRADO COM 1 PROCESSADOR DE 800MGHZ E UMA CAMERA DE 5MP DO QUE COM 1 WINDOWS PHONE 8 COM CAMERA de 8mp e PROCESSADOR DUAL CORE…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.