5 Serviços de Mapas alternativos para o seu iOS 6
A Apple prometeu um serviço de Mapas que iria substituir por completo o Google Maps no iOS. De facto conseguiu, removeu o Google Maps da mais recente versão do seu sistema operativo móvel... mas não era isso que pretendiam todos os utilizadores do iOS 6.
Depois de apresentada a versão final do iOS 6 foi notória a falta de qualidade na aplicação e serviço que o Mapas da Apple apresentava. Muito se escreveu sobre o assunto e muitas alternativas foram apontadas, inclusive pelo CEO da empresa de Cupertino, aquando do pedido de desculpas.
Assim, como existem muitas alternativas, vamos elaborar uma lista de 5 aplicações para iOS que poderá usar para substituir, por enquanto, a aplicação Mapas da Apple.
A escolha das aplicações teve como base aquilo que entendemos como funcional. Existem "no mundo" das apps muitas aplicações mas, grande parte delas, só funcionam bem em determinados países e nós queremos é beneficiar sa experiências aqui no nosso Portugal.
Assim, consideramos apps e web apps para substituir os Mapas da Apple.
1 - Google Maps
Vamos começar por deixar o creme de lá creme, ou... o melhor que até hoje já apareceu neste segmento. Pois claro, o Google Maps.
Enquanto não é libertada a app para iOS, que segundo dizem está pronta e submetida na app store à espera de autorização da Apple para publicação, o utilizador pode usar o serviço web, através de uma web app como deixámos aqui as indicações, e ter um serviço excelente no seu iOS.
2 - Bing Maps
O Bing Maps é outro serviço com excelentes resultados e com uma precisão certificada pela Microsoft, uma das pioneiras neste tipo de serviço. Este Atlas virtual permite consultar as estradas e ruas de praticamente qualquer região do planeta. Certamente sabem que em termos de qualidade este serviço sempre ombreou com os mapas da Google, inclusive foi sempre precursor de inovações, muitas delas hoje referidas como inovadoras noutros serviços.
Embora o serviço mobile dos mapas não seja tão poderoso como o serviço apresentado nos browser para desktop, onde lá podemos ter vista de 2D e 3D, “Road” e “Aerial” e imagens tiradas desde o ar: “Aerial” e “Bird’s Eye”, há outras funções importantes que podem usar. Não tem curva-a-curva mas tem o trajecto que define o ponto de partida e a informação detalhada até ao ponto de chegada.
3 - Nokia HERE
A Nokia viu no iOS, na falta de uma app de mapas que tenha credibilidade no segmento, uma oportunidade para aumentar a utilização do seu serviço de mapas. Temos de recuar e saber que não é um serviço novo, é mesmo um dos pioneiros no turn-by-turn ou curva-a-curva, a Nokia foi quem há muitos anos deu a conhecer as potencialidades deste serviço no segmento dos dispositivos móveis... ainda nem se falava do iOS ou Android. Era a Nokia que desbravava a necessidade de ter mapas num telemóvel.
Os desenvolvimentos continuaram e surge agora o HERE para iOS.
Esta nova aplicação, nativa para iOS, vem substituir a que estava disponível e que assentava num serviço web. A Nokia espera que o espaço que a Apple criou com o desagrado dos utilizadores acabe por os levar a considerar o HERE como uma alternativa.
A Aplicação permite que tenhamos acesso a mapas detalhados, com grande pormenor, mas que ao mesmo tempo nos permite acesso a funções tão importantes como a navegação turn-by-turn, informação sobre transportes público ou tráfego.
Foram ainda adicionadas algumas funções que permitem que guardemos e criemos os nossos locais e mapas, para posterior consulta. Desta forma conseguimos partilhar os nossos locais de interesse ou que visitámos, ao mesmo tempo que podemos guardar para posterior utilização ou acesso.
Os pontos de interesse que acompanham estes mapas permitem uma variedade de funções, ao mesmo tempo que disponibilizam informação detalhada sobre cada um desses locais e a possibilidade de os contactarmos.
A grande mais-valia do HERE face à concorrência, no iOS, é a possibilidade de guardarmos os nossos mapas para posterior consulta off-line. Assim vamos poder criar e guardar zonas que pretendemos consultar mais tarde e onde sabemos que não vamos ter acesso aos dados ou pretender não gastar esses mesmos dados.
O HERE consegue guardar não apenas um mapa, mas sim uma área com grande grau de detalhe, o que permite que possamos fazer zoom em qualquer altura, sempre limitados à área que indicámos para guardar.
4 - Waze GPS
O Waze é uma aplicação divertida de trânsito e navegação baseada numa comunidade com cerca de 30 milhões de utilizadores. Adira a esta comunidade para obter informação de trânsito em tempo real, poupar tempo e dinheiro com combustível, e ainda para melhorar diariamente a sua comunidade local.
Com trânsito a ser gerado em tempo real pela comunidade, tem sempre a melhor rota para o seu destino. Pode contribuir para a informação de trânsito da sua própria comunidade local simplesmente ao conduzir com o Waze ligado. Pode ainda ter uma atitude mais pró-activa e alertar acidentes, perigos, polícia e outros eventos que encontrar pelo caminho bem como receber alertas na sua rota em tempo real. Encontre ainda os preços de combustível mais baratos ao longo da sua rota com base no esforço da comunidade.
O Waze baseia-se totalmente na contribuição de cada utilizador para o "bem comum" da comunidade. Por isso, junte-se e à comunidade e envolva-se na sua comunidade local de condutores!
- Cálculo de rotas baseado na informação de trânsito em tempo real gerada pela comunidade.
- Alertas de acidentes, perigos, radares e outros.
- Guia de navegação por voz.
- Ajuste automático de rotas baseado nas informações de trânsito em tempo real.
- Aprendizagem dos destinos frequentes, tempo de chegada e rotas preferidas.
- Encontre os postos de combustíveis mais económicos ao longo do percurso.
- Dê boleia aos seus amigos, partilhe o seu percurso com eles num mapa em tempo real e veja ainda quais dos seus amigos também estão a conduzir para o seu destino.
- Adira ou crie grupos para partilhar informação
- Conquiste pontos e suba na classificação da sua comunidade sempre que contribuir com informação de trânsito.
- Mapas actualizados constantemente pela comunidade de editores de mapa.
5 - TMN Drive
O TMN Drive é uma aplicação de navegação para smartphones que transforma o seu telemóvel num verdadeiro navegador. Com o TMN Drive tem acesso a milhares de pontos de interesse, com mapas de Portugal (inclui ilhas) gratuitos.
Esta aplicação é gratuita e vitalícia e está disponível para inúmeros telemóveis Android (incluindo tablets) e agora para o universo iOS. Os mapas são gravados no seu telemóvel o que permitem que a aplicação navegue sem qualquer ligação à internet.
- Licença de navegação e mapas de Portugal (inclui ilhas) gratuitos e vitalícios para navegação de carro e pedestre;
- Aceda a milhares de PDIs que permitem encontrar o que procura. Permite ainda encontrar locais através da pesquisa no Google e Foursquare;
- Evite o trânsito graças à informação disponibilizada pelo tmn drive;
- Informação meteorológica actualizada para qualquer ponto no mapa fornecida por MyWeather.com;
- Partilha de localização e itinerários através do facebook sendo apenas necessário o registo através da sua conta no facebook.
- Obtenha rapidamente mais de 700 mil pontos de interesse, tais como: Restaurantes: cerca de 12500 Hotéis: cerca de 5500 Hospitais: cerca de 200 Farmácias: cerca de 3000
Existem outros serviços que também testamos, nos quais não vimos particular utilidade no que toca à verdadeira capacidade de substituição dos mapas da Google no iOS 6. Foram eles...
Este artigo tem mais de um ano
Uma vez que este tópico aparenta não ser serviços gratuitos, penso que o TOMTOM é de longe a melhor alternativa.
Até porque mesmo em termos de POI’s, o tomtom usa a api do google.
São todos serviços gratuitos.. 🙂
Ou nao percebo onde queres chegar ou nao leste bem o artigo. Todos os serviços que estão aqui são grátis. Mesmo o Tmn Drive que é um gps por natureza é grátis.
A minha ideia foi, como referi, colocar alternativas ao serviço Mapas da Apple, que é gratuito. Logo, mesmo concordando contigo quando ao TomTom, este post tinha como finalidade dar a conhecer apps gratuitas.
Tive uma ma experiencia com a app de mapas da apple, o turn by turn come a bateria do meu iphone alem de ir gastando dados pois tem que puxar tudo do servidor. Por isso a longo prazo não sei senão sera mais barato usar programas que guardem a informação no propio telefone sem ter que estar continuamente a puxar os dados do server e em certas situações ate fica mais lento principalmente quando fica sem cobertura :O
De qualquer maneira o que noto no iphone 5 é que consome muita bateria, se deixarmos tudo ligado então.
TomTom?!!!!
e o Garmin? e o Navigon? e o Copilot?
Todos superiores ao TomTom.
Ó Oscar, e o Videoton v. 3-0?
Para mim se tiver que estar ligado à net para navegar nem vale a pena…
Por isso prefiro mil vezes o TMN Drive, que por baixo é um NDrive, o qual eu sempre preferi para o meu Nokia 5800 nos tempos mais antigos! E agora uso no 4S
Sim, acho que se pudermos ter um serviço de mapas em que não seja necessário uma ligação à net, isso torna a app muito mais vantajosa, quer em custos, quer em resposta. além disso, em termos de POI’s, acho que nenhum bate o TmnDrive (Ndrive) já que a empresa que trata estes mapas é portuguesa (infoportugal).
Os mapas da apple são da microsoft (bing)
😀
nem mais. 🙂
Waze é a minha escolha… gasta muito pouco de trafego internet (algo a rondar os 200k diarios) e é muito bom para quem vai no caminho para o trabalho/casa tem sempre informaçao actualizada em relação ao trafego, velocidade media do transito, ha sempre Wazes a publicar acidentes ou ate objectos na via…. Pelo menos para mim que vou todos os dias de Gaia para Matosinhos e vice versa ao final do dia, tem sido uma grande ajuda em reduzir o tempo médio de 1 hora para fazer este trajecto em hora de ponto (tanto de manha como ao final do dia), para cerca de 30 minutos evitando certos troços que estão congestionados pelo transito.