Análise: (Xiaomi) Redmi Note 7 – será melhor que o Mi 8 Lite?
Foi no passado mês de janeiro que a Xiaomi lançou o Redmi Note 7, sob a alçada da marca Redmi. É o primeiro modelo desta marca, um nome que tem estado sempre associado a um sucesso de vendas.
Já escrutinámos o Redmi Note 7 e hoje trazemos todos os detalhes, incluindo uma comparação com o Mi 8 Lite.
De acordo com a marca, em menos de 1 mês foram vendidas mais de 1 milhão de unidades, o que se pode considerar já um caso de sucesso.
Do mesmo modo, o Xiaomi Mi 8 Lite é também um modelo que pode causar dúvidas no momento da escolha. Isso acontece pois além de ter um preço muito semelhante, partilha também grande parte das especificações.
Será que o Mi 8 Lite tem qualidade de construção superior? Será que os 48 MP do Redmi Note 7 são “uma fraude” como se ouve por aí?
Design e construção
A Xiaomi já nos habituou a um nível que dificilmente piora, mas é claro que continuam a estar disponíveis materiais de construção destinados a diferentes gamas. Em concreto, a estrutura do Redmi Note 7 não é em metal, mas sim em plástico. No entanto, o acabamento está muito bom e passa facilmente por metal.
O plástico é também mais barato de produzir mas a verdade é que foi produzido com qualidade. Em todo o caso, da minha experiência, não há como agarrar um smartphone e sentir que é de metal. Esperemos que este primeiro modelo exclusivamente Redmi não seja exemplo para os seguintes, no que a isto diz respeito.
Olhando ao design, tem vidro 2.5D à frente e atrás, todas as extremidades são boleadas e os cantos são bem arredondados, acompanhados também pelos cantos do ecrã. O entalhe, apenas com a câmara frontal, não é bem em formato de gota, mas mais tipo um semi-círculo. O auscultador encontra-se num pequeno corte na zona superior.
Ainda na zona superior está o jack 3.5mm, onde se encontra também o LED de infravermelhos e o microfone secundário. Atrás tem as câmaras de 48 MP + 5 MP alinhadas na vertical, no canto superior esquerdo, e o sensor de impressões digitais encontra-se também na traseira, no local habitual.
O LED de notificações, branco, merece um reparo desta vez. Além de ser muito pequeno e de se encontrar na parte inferior do ecrã, não está sequer alinhado ao centro. Mas porquê???
O ecrã é IPS, com diagonal de 6,3” e resolução 1080 x 2340 píxeis, que corresponde a uma proporção de 19.5:9. Tem, portanto, mais 60 linhas em altura comparando com o Mi 8 Lite, que tem proporção 19:9. Não consigo identificar uma razão para isto, que não seja apenas design ou tendência, comparando com alguns modelos lançados recentemente.
Quanto à qualidade de imagem, as cores são muito equilibradas em termos de contraste e saturação. A luminosidade é suficiente para utilização com incidência direta da luz solar. Ambos os smartphones estão ao mesmo nível neste ponto. Na proteção do vidro, o Redmi Note 7 refere ter Gorilla Glass 5, mas no Mi 8 Lite não sabemos qual é a proteção existente.
Desempenho e interface
Estamos a falar de smartphones exatamente com o mesmo SoC, o Snapdragon 660, os mesmos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, e a mesma versão 10.2 da MIUI, embora um seja a versão Global e outro a versão chinesa. Assim, o Android base é diferente, com o 8.1 para o Mi 8 Lite e o 9 para o Redmi Note 7.
Em utilização normal, em qualquer um deles, não há nada a apontar. Tudo acontece sem problemas, tendo em conta que se trata de um SoC de gama média. Olhando a benchmarks, o resultados são praticamente iguais, e outra coisa não seria de esperar.
Nesta interface mantém-se a dificuldade em nos apercebermos das notificações. Isto é, ficam arrumadas no painel de notificações sem que os ícones respetivos fiquem permanentemente visíveis. Surgem apenas no momento em que a notificação chega e desaparecem então daí a alguns segundos. Acontece da mesma forma em ambos os modelos.
Câmara
Neste Redmi Note 7, estamos a falar de um smartphone que ronda 200 €, com uma câmara de 48 MP. Estranhamente, de quem já falou acerca dele, admitem logo à partida que se trata de uma mentira e que é impossível que tal aconteça. Mas porquê?? A Xiaomi não tem esse hábito, meus amigos.
O sensor é mesmo de 48 MP??
Passo a explicar. Este sensor de 48 MP trata-se de um sensor ISOCELL Slim da Samsung que tem a particularidade de ter uma matriz real de 48 MP. Tem, portanto, píxeis de 0,8 micrómetros, mas com uma imagem final de 12 MP, que corresponde a ¼ da matriz real, mas com píxeis de 1,6 micrómetros. Isto significa que cada píxel na foto final foi concebido a partir de 4 píxeis reais, e é aí que está o truque. Resumindo, trata-se de uma tecnologia que combina 4 píxeis de 0,8 micrómetros num píxel de 1,6 micrómetros.
O verdadeiro objetivo disto não passa naturalmente por ter uma imagem final de grande resolução. Passa sim por ter melhores resultados na sensibilidade à luz, já que há mais píxeis a captar imagem. É uma tecnologia apelidada de Smart Wide Dynamic Range. Toda esta informação pode ser vista na página do fabricante.
Além disso, o Snapdragon 660 que equipa o Redmi Note 7 tem um ISP que suporta sensores com resolução máxima de 25 MP. No entanto, é o próprio sensor que gere a captação da imagem e a informação que chega ao ISP não é de 48 MP mas sim de 12 MP (mais informação aqui). Portanto, aqui não há impedimentos…
Há depois a questão da gravação de vídeo. A resolução máxima de captação de vídeo é FullHD a 60fps, mas ouve-se por aí que só não é 4K porque o Snapdragon 660 não suporta. Outra gafe… Basta olhar para o Mi 8 Lite usado como termo de comparação, para ver que tem o mesmo SoC e suporta vídeo 4K. Portanto, a limitação na resolução de vídeo é unicamente do sensor.
Qualidade fotográfica
Em resumo, os resultados de dia são bons e de noite são acima da média para esta gama, mas apenas com a câmara traseira. A câmara frontal é mediana e não impressiona.
Comparação do smartphone Redmi Note 7 com o Mi 8 Lite
Para ambos os dispositivos, foram captadas fotos nos modos normal, normal HDR, AI e AI HDR. No geral, os resultados do Redmi Note 7 são sempre mais realistas, comparando com o Mi 8 Lite, o que revela que este conjunto de câmaras de 48MP + 5MP deu um resultado muito interessante para esta gama de preços. Olhando à câmara frontal, o Mi 8 Lite geralmente apresenta melhores resultados.
Nas fotos abaixo, o Redmi Note 7 está do lado esquerdo, e o Mi 8 Lite do lado direito. Além disso, sobre cada foto é possível ver a respetiva legenda.
Fotos do (Xiaomi) Redmi Note 7
O Redmi Note 7 tem um modo noite, que não existe no Mi 8 Lite. Entre eles, é deste modo que sai a melhor foto noturna. Quanto a vídeo, de dia é bom, mas à noite tem bastante ruído e o autofocus mostra ligeiros problemas.
Autonomia
A linha Redmi sempre teve uma excelente prestação relativamente à autonomia, e este Note 7 não é exceção. No segmento dos smartphones ditos vulgares, excluindo portanto smartphones como os rugged phones, é dos modelos que maior autonomia apresenta. Ou seja, é graças à capacidade da bateria que traz, de 4000 mA.
Com o meu tipo de utilização moderada, consigo terminar um dia com mais de 50% de carga. Dessa forma, considero que será suficiente para um dia de utilização intensiva.
No benchmark de bateria do PC Mark, o Redmi Note 7 consegue 12h07, contra 9h59 do Mi 8 Lite. Ora, a bateria do Mi 8 Lite tem uma capacidade de 3350 mAh e, fazendo as contas, o Redmi Note 7 tem 20% mais capacidade e aguenta, de facto, 20% mais. Proporcionalmente, bate certo!
No gráfico de carregamento, a azul está representado o carregamento com carregador original, e a vermelho com um carregador QuickCharge 3.0. Consegue assim atingir 50% de carga em 45 ou 55 minutos, e 90% em 82 ou 100 minutos, para carregador rápido e original, respetivamente.
Comparando com o Mi 8 Lite, proporcionalmente, a velocidade de carregamento é a mesma.
Veredicto
E afinal, qual dos smartphones é melhor? A resposta não é fácil, mas vamos analisar os factos.
Tendo em conta que o preço deles é bastante semelhante, já foram assinaladas algumas vantagens e desvantagens. Mas há mais alguns pontos a referir.
O Mi 8 Lite tem construção em alumínio, melhor câmara frontal e é um pouco mais leve, mas não tem jack 3,5mm, não tem LED infravermelhos nem radio FM, a bateria tem menos capacidade e o Android base é o 8.1.
Já no Redmi Note 7, a construção é em plástico mas, por outro lado, tem um entalhe mais pequeno. Para quem dá importância ao jack 3,5mm, LED infravermelhos e rádio FM, poderá contar com essas características no Redmi Note 7. Além disso, como já referido, tem 20% mais capacidade na bateria, o Android base é a versão 9, a câmara traseira é superior e a qualidade de som é bastante melhor que o Mi 8 lite, com médios mais sustentados e sem agudos estridentes.
Considerando tudo isto, é seguro dizer que a melhor escolha, entre estes dois smartphones, é o Redmi Note 7.
O Redmi Note 7 está disponível na versão Global de 4 GB + 64 GB (preto ou azul) por cerca de 160 €.
Este artigo tem mais de um ano
Hugo Cura e assim de repente, entre estes e o MI A2? Qual o veredito? Todos eles têm mais ou menos o mesmo preço.
Se calhar ate espero pelo MI A3 que deve chegar la para Julho.
Foge,o MI A2 é muito inferior ao Redmi Note 7.Em tudo.Basta comparar as especificações dum e doutro.A linha Redmi é superior à linha MI,nos smartphones de gama média.E este novo Redmi Note 7 então… É cá uma máquina,e por cerca de 200 euros não há melhor smartphone no mercado. 🙂
tens a certeza? não tem a mesma grafica e mesmo processador, mesma ram, mesmo disco, etc?
PAHAHAHAHHAHAHA a linha redmi é superior a linha mi?
Tu sabes oque estás a dizer por acaso ?
a linha mi é considerada topo de gama enquanto a redmi é média gama
Ele está dizendo que entre os intermediários, ou seja, os de Gama Média, o Redmi supqra a linha MI. É óbvio que os Mi topo de linha são bem melhores! Mas de intermediário para intermediário, o amigo está certo! O Redmi Note 7 tá superando!
Estás confundido! Os MI são superiores aos Redmi…
Parece que andaram a tirar fotos na zona do IPN em Coimbra 😀
O Redmi Note 7 é francamente superior.Até no requisito das fotografias.Em tudo,vá lá. 🙂
E Afinal para quando o Redmi note 7 pro á venda na Europa? Supostamente era dia 13 na India e cá?
Em jeito de sugestão, neste tipo D e artigos de comparação, ficava bem mais claro no final do texto, um quadra comparativo das specs de um e de outro aparelho, com simples símbolos de +/-, informando quais os aspectos onde um e outro aparelho se destacam em relação ao outro!
Cumprimentos
OnePlus 3t ou Redmi Note 7?
Boa tarde a todos as compras na gearvita qual o melhor envio para não ter problemas de alfândega obrigado
Deve ser escolhido o método EU Priority Line. Dos smartphones que recebemos, não tivemos problemas.
Compra do Redmi Note 7 na GearVita, envio EU Priority Line. A encomenda foi sujeita a controlo aduaneiro. Quais são as opções? obrigado.
Tiveste azar :/
Do que sabemos, basta seguires com o processo e depois contactar o apoio da loja (service@gearvita.com) com o envio da fatura da alfândega, para eles reembolsarem o valor. Não sei se reembolsam a totalidade ou apenas 50%.
Contacta-os com essa questão.
Obrigado
Uma situação a ter em conta na compra de produtos extra UE. Apesar do envio EU Priority Line, foi sujeito a controlo aduaneiro e o desalfandegamento teve um custo de 65€. Os dois emails já enviados para service@gearvita.com ainda sem resposta.
Adquiri um Xaomi 8 mi.Lite e é show… Parabéns Xaomi…
Obrigado hugo cura
O Carlos Correia é minha testemunha do quanto andei indeciso entre comprar o Note 7 ou o Mi 8 Lite. No final das contas, mandei vir 2 Mi 8 Lite com 6GB/128GB através da Gearbeast por 230€ cada, do armazém Fast-029. Demoraram 1 dia e meio a chegar. Só me falta descobrir como instalar temas.
Basta trocares a região e colocares Hong Kong. Fica logo com acesso aos temas e wallpapers. 🙂
Melhor é Índia!
O Redmin Note 7 Pro já dá pra mandar vir? Donde?
obg
https://pplware.sapo.pt/analises-2/xiaomi-redmi-note-7-mi-8-lite/
https://pplware.sapo.pt/analises-2/xiaomi-redmi-note-7-mi-8-lite/
Obrigado pessoal da pplware, por mais uma excelente review e também pelas bonitas imagens da vila de Soure!
esticar um bocadinho o orcamento e agarra um pocophone, é a opião que vos deixo.
Cumprimentos
Goste do redmi7, mas como funciona a assitência técnica em portugal da Xiaomi?