Recursos humanos geridos como nunca? ClanHR
Os recursos humanos são, talvez, um dos departamentos das empresas mais melindrosos de gerir. E porquê? Porque efectivamente tratam de pessoas e da gestão de vontades sejam pessoais sejam colectivas. E nem sempre as pequenas e médias empresas têm à sua disposição ferramentas capazes de dar resposta a esta questão.
Quem anda pelo mundo empresarial sabe bem que uma boa ferramenta de RH é meio caminho andado para uma gestão eficaz, não só de processamento de salários como gestão e organização do principal meio de qualquer empresa: os colaboradores. Hoje apresentamos uma opção de excelência para esta gestão que certamente vai fazer toda a diferença seja ao pequeno empresário, seja ao grande empresário.
Quem numa empresa está responsável pela gestão de pessoas e de todos os dados que a elas estão relacionados sabe o quanto é importante ter este departamento bem organizado. Normalmente as questões de funcionários, desde a recolha e arquivo de informações relativas aos vários colaboradores até à árdua tarefa de marcação de férias são registadas em folhas de Excel ou então em mapas manuais, sem uma gestão automática e apenas na cabeça de quem o faz.
É uma área que tem rotinas quase diárias e que a existência de uma ferramenta que substitua montanhas de papéis e que simplifique, centralize e automatize a informação é uma benesse.
É neste contexto e com esta missão que surge o ClanHR.
Recursos Humanos - Plataforma online
Estamos perante uma solução que trabalha como plataforma online e na modalidade de Saas (software as a service), em que os clientes deste programa pagam uma mensalidade (parece, aliás, bastante acessível) consoante o número de trabalhadores activos existentes na empresa.
O programa, de forma muito sucinta, organiza a informação de forma muito organizada e fluída, com um interface muito simples e intuitiva para quem precisa de ter esta informação sempre actualizada e organizada, ao alcance de todos aqueles que trabalham nos RH.
Módulos e Funcionalidades
Devido aos vários tipos de informação que são tratados no departamento de recursos humanos, este software apresenta assim vários módulos capazes de responder aos problemas de gestão do dia a dia. Assim a informação é disposta pelos seguintes módulos:
- o directório dos colaboradores: onde aparece a listagem com todos os colaboradores e para cada um é criado um perfil pessoal – com o resumo de todos os dados biográficos, morada e dados bancários - e um perfil profissional – com as informações relativas a data de admissão, contrato de trabalho, salário e equipa/gestor responsável. Nesta plataforma é ainda possível, com a maior das facilidades, alterar os dados do colaborador como a mudança do estado civil ou o número de dependentes, fazendo de imediato comunicação à contabilidade/processamento salarial actualizando a tabela de IRS a aplicar e programar alertas como aniversários ou datas de termino de contratos;
- Férias e ausências: tal como indica, é uma área que serve para efectuar as marcações das férias, faltas, baixas médicas ou licenças. Está é uma área que se pretende interactiva, uma vez que é o colaborador que efectua o pedido ou a marcação de férias, que por sua vez gera um alerta para o seu responsável, e este depois é que aprova ou não, seguindo a resposta para o colaborador. O gestor neste módulo tem à sua disposição o panorama geral de todos os colaboradores e membros da sua equipa assim como a listagem dos pedidos efectuados e o estado em que se encontram. O colaborador tem toda a sua informação organizada e concentrada, o que lhe permite saber os dias de férias por gozar e as já gozadas assim as dos seus colegas por forma a se evitar as sobreposições. A agregação desta informação num só mapa e o facto desta também estar partilhada pelos colaboradores vai agilizar todo o processo de coordenação de férias o que por consequência melhorará a eficiência dos serviços;
- Relatórios: é realmente a mais valia da aplicação - sem margem para dúvidas -, pois são estes relatórios que vão servir de suporte para a contabilidade, mais em concreto no que diz respeito ao processamento salarial, uma vez que gera um mapa com as faltas, o tipo de ausências assim como as datas de início e fim e o somatório dos dias por colaborador. É possível também ter uma visão geral e anual das férias, permitindo ao gestor responsável ter acesso a uma lista das férias gozadas e por gozar de cada colaborador, por ano;
- Calendário: é a novidade mais recente mas de uma utilidade extrema, que nada mais é do que uma mapa mensal de cada equipa, que permite ao gestor saber, numa base mensal, quem são os colaboradores que estão ou estarão ausentes, de forma a poder organizar, da melhor maneira, as equipas de trabalho.
Depois de explorar e analisar as potencialidades desta plataforma está bem patente a fluidez da informação e automatização de processos, que são sem dúvida duas mais valias à disposição dos recursos humanos, que decerto trarão vantagens na gestão e rentabilização das equipas de trabalho.
Gestão de todo o tipo de documentos por perfil
Certos de que o caminho não pára aqui, esta plataforma vai ainda permitir complementar a informação que reúne, nomeadamente com a anexação de documentos, como justificações de faltas, recibos de vencimentos.
Ao nível das fichas dos colaboradores prevê-se ainda a possibilidade de integrar informações como avaliações e o registo de formações. Para além de se ir enriquecendo e adaptando para colmatar os requisitos legais e obrigatórios, este programa está com certeza na rota do empreendedorismo e inovação trabalhando assim a par das necessidades das empresas.
Conclusão
Os softwares de recursos humanos têm de se adequar às realidades e às necessidades legais que se vão impondo às empresas (sejam elas de qualquer dimensão). O mundo do trabalho está constantemente em mudança, e as empresas estão cada vez mais conscientes do valor do trabalho e da eficiência do mesmo.
Uma ferramenta como a ClanHR é sem dúvida uma ferramenta capaz de articular todos estes requisitos de modo a que impere a colaboração entre os vários departamentos e dentro de cada um deles, por forma a que desapareçam as dores de cabeça de quem tem a seu cargo a gestão da burocracia dos recursos humanos.Ficou perfeitamente clara a interacção, usabilidade e, acima de tudo, facilidade com que é possível trabalhar com esta plataforma, de programação nacional.
ClanHR
Homepage: ClanHR
Este artigo tem mais de um ano
É bastante simples de utilizar para quem quer ter a gestão de férias e faltas, mas senti falta de uma área de despesas.
Tudo on-line?!!!!!!!!
O que é verdadeiramente importante é criarem uma plataforma electrónica para o Estado. Não é admissível que a burocracia da Função Pública, obrigue todas as empresas e instituições do país a registarem mensalmente a mesma informação em até 5 plataformas diferentes!!!!!!! Estou a falar dos descontos dos trabalhadores. Plataformas redundantes e absurdas:
– Portal das Finanças, para registarmos as retenções de IRS e sobretaxa de IRS;
– Portal das Finanças para enviarmos as Declarações Mensais de Remunerações;
– Portal da Segurança Social para enviarmos os descontos do trabalhador e Entidade Patronal;
– Fundo de Compensação para registarmos o desconto obrigatório para trabalhadores contratados a partir de 2013;
– E quem estiver sujeito ainda a:
– Portal da Caixa Geral de Aposentações para registarmos os descontos do trabalhador;
– ADSE para registar os descontos por trabalhador!!!!!!
Não há um meio simplex que acabe com este mundo de burocracia?!?!?
+1
kkkk… Não viu ainda aqui no Brasil, cada Estado Brasileiro tem um conjunto de regras próprias e cada um tem um software para gerenciar, nem as paginas do governo são padronizadas cada uma é de um tipo.
Os softwares que gerenciam os impostos são “N” para “N” isso quer dizer uma infinidade para um fim semelhante.
É tudo muito bonito mas e os mapas legais? E a integração com módulos de Contabilidade em diferentes ERP’s? Porque uma coisa é exportar, outra coisa completamente diferente é Integrar 🙂
Parece-me bem para quem apenas pretende guardar um histórico dos vencimentos.
“Uma ferramenta como a ClanHR é sem dúvida uma ferramenta capaz de articular todos estes requisitos de modo a que impere a colaboração entre os vários departamentos e dentro de cada um deles”
Todos ?! Faz micromanagement – à hora – do colaborador, por projecto, para alocação a centros de custo ? Feito ao dia é banal. Hoje em dia as empresas querem soluções integradas e ERP poderosos que satisfaçam as suas necessidades de gestão de projectos. Esta solução é capaz de servir para uma micro empresa, mas não mais do que isso.
Informação de tanta gente guardada sabe-se lá onde…
Brinquedos para start-ups…
Parece que há muita malta que anda com a cabeça nas nuvens…
Preço!! upa! upa!