Análise TomTom VIO – O GPS para scooters
A TomTom apresentou no Verão um novo gadget de navegação para scooters: o TomTom VIO. Este GPS funciona como um segundo ecrã para a sua viagem, com vista rápida de navegação, fuga ao trânsito e identificação de chamadas no ecrã.
Depois de apresentarmos aqui o unboxing, chegou o momento de lerem a nossa análise a este interessante equipamento.
Concebido para scooters, controlado pelo seu smartphone... é assim o novo GPS da TomTom. O TomTom VIO pode ser personalizado para a scooter de modo a condizer com o seu estilo.
Vem com mapas vitalícios para a Europa, apresenta percursos alternativos para fugir ao trânsito, inclui informações sobre radares e até apresenta informações de quem nos está a ligar... tudo num pequeno em e robusto ecrã à prova de água.
Unboxing ao Tom Tom VIO
Vamos começar...
Depois da afixação do TomTom VIO na scooter, é necessário preparar o smartphone para que este comunique com o equipamento, de forma a passar todas as informações. Para começar temos que fazer a instalação da aplicação, disponível actualmente para Android e iOS.
Na primeira configuração é solicitado ao utilizador que escolha um mapa para utilizar. No nosso caso escolhemos o mapa da Europa Ocidental.
Após o download dos mapas o utilizador deve ainda aceder às Definições, de forma a personalizar a interface do sistema. Como podemos ver pela imagem seguinte, o utilizador pode escolher o tema de cores que mais gosta.
Ainda dentro da app para smartphone, necessitamos de fazer login com uma conta TomTom para que tudo fique funcional e para que receba também todas as actualizações. Pode criar uma conta ou então usar uma conta existente. No que diz respeito ainda às Definições, a aplicação permite um vasto conjunto de ajustes que podem melhorar a experiência de utilização. Destacamos as seguintes funcionalidades:
- Listagem dos contactos no mapa, o que permite com um simples toque no mapa navegarmos até casa de um amigo, por exemplo
- Configuração de alertas sonoros (vozes) para diversas situações
- Alertas de velocidade, radares e perigos
Tal como um GPS tradicional, é possível guardar na aplicação os nossos locais favoritos, navegar para um local recente, entre outras opções.
Na hora de navegarmos com o nosso TomTom Vio, destaque para a interface que é muito intuitiva. Para o teste da aplicação conduzimos (de casa) até ao Instituto Politécnico da Guarda. Durante a viagem são apresentadas informações sobre o percurso e o condutor pode interagir com o GPS, mesmo estando a usar luvas.
Depois de escolhermos o nosso percurso, é possível ainda fazer alguns ajustes estando disponíveis as opções apresentadas na imagem seguinte.
Em relação às notificações de chamadas, estas apenas ficam visíveis durante alguns segundos para não perturbar a condução. Ouça e fale em chamadas utilizando o sistema de áudio de capacete por Bluetooth.
- Da excelente experiência que tivemos com o TomTom Vio, destacamos (pela positiva) os seguintes pontos:
- Facilidade de instalação do equipamento na scooter
- Suporte prático, o que permite retirar o equipamento rapidamente da viatura
- Equipamento à prova de água, permite a sua utilização mesmo em condições de chuva
- Opções de alteração do percurso, que permite encontrar rapidamente alternativas ao trajecto escolhido
- Capa de silicone envolvente do dispositivo, muito útil para o caso de uma pequena queda
- Avisos de radar e velocidade
- Avisos de chamada recebida
- Óptima usabilidade e simplicidade da aplicação
- Design atraente do TomTom Vio
- Duração da bateria até 5 horas
- Em relação aos pontos menos positivos:
- GPS não funciona sem a aplicação, o GPS apenas funciona com um segundo ecrã do nosso smartphone, o que poderá ser desagradável caso fiquem sem bateria no telemóvel.
Com o TomTom VIO diga adeus às confusões com o seu telefone. Através da app pode transmitir informações de viagem para o ecrã que é táctil. O smartphone pode ficar no bolso, deixando-lhe as mãos livres para conduzir com cuidado. Basta olhar brevemente para o ecrã para obter todas as informações de que precisa para encontrar o caminho.
O TomTom VIO foi concebido para funcionar melhor numa scooter com uma cilindrada superior a 125cc. Este equipamento está à venda por 169,00 €.
Agradecimento ao Mário Baltazar pela disponibilização da scooter.
Este artigo tem mais de um ano
giro!
Já há de marca branca? 🙂
Se precisa do telemóvel não tem interesse, a ideia do GPS é não usar o telemóvel, já que a bateria do telemóvel é contadinha para viagens longas, nunca sabemos quando precisamos de ligar para alguém ou até um taxi, não podemos dar ao luxo de gastar bateria em dois dispositivos…
Ainda por cima com duração de apenas 5h..
+1 E também não percebo outras 2 questões: como é que a cilindrada da mota pode influenciar o funcionamento do dispositivo e como é que será possível utilizar um auricular bluetooth se o smartphone já vai estar emparelhado com o GPS.
A questão do transito também não vejo como sendo propriamente uma vantagem já que se trata duma scooter.
Porque em alguns países, scooters 50cc podem andar em vias de bicicleta. E a TomTom (ou qualquer GPS acho), não garante essas “estradas” mapeadas. Dai, os 125cc, em que só é permitido em estrada.
Podes emparelhar mais que um dispositivo bluetooth com o telemóvel.
Transito, diz respeito ao código da estrada: não podes (deves) passar de motociclo (e/ou bicicleta) entre dois carros, ou filas de carros, e muitos dos sitio dentro de cidades, mesmo que com uma faixa, tem sinalização proibido ultrapassar, logo, não se pode ultrapassar dentro da mesma faixa sequer.
Se andas de scooter por mais de 2 horas, ficas com um belo rabo assado…
Nem por isso, recomendo-te uma Vespa GTS 300
por esse preço compro uma scooter 😉
Por experiência própria :
Muito mais prático usar só o smartphone. (não tem custos e mais versatil)
Duplica gadgets no bolso.
Mais caro Q um smartphones media gama.
Minha solução, depois de experimentar.
Porta USB ligada à bateria 4euros
smartphone do dia a dia xiaomi note 3 pro
oscultadores /micro Bluetooth 6 euros,
feltro+ capa para encaixe telemovel 1euro.
Tempo gasto na solução 20 minutos.
Custo total 11 euros
Polivalência, funciona em qualquer modelo, mota, carro, bicicleta, triciclo, patins e a pé.
Camera de bordo grátis.
Lanterna grátis.
Telephone grátis.
software GPS grátis.
Updates grátis mapas.
Alarme grátis, se deixar o telemóvel na mota o auricular avisa. (disconected apps alarme disponível )
Sistema de localização do veículo grátis.
Etc etc gratis
Este equipamento tem dois problemas a meu ver…
1º – Utiliza o telemóvel, o que hoje em dia é mau, visto andarmos sempre sem bateria!
2º – O Preço, a meu ver é excessivo.. se fosse em torno dos 90/100€ ia vender bem, agora 169€…
Nota: quem tem sistema BT no capacete, é preferível ligar o GPS do tlm e utilizar este sistema para ir dando indicações vocais.. sempre se poupa 169€..
Basicamente estás a pagar 170€ por um ecrã com bluetooth LOL
+1000