Pplware

Análise: Xiaomi Mi Mix 2S, o caminho que todos deviam traçar…

Numa altura em que todos os fabricantes apostam no design com um recorte na zona superior do ecrã, o conhecido notch, a Xiaomi continua a trilhar o seu caminho com a série Mi Mix, com a ocupação completa das margens laterais e superior, e lançou um novo modelo, o Mi Mix 2S.

Como o nome sugere, trata-se de uma versão que traz melhoramentos à versão Mix 2 (já analisada por nós), agora com especial atenção na câmara… mas não se fica por aqui.


A verdade é que a Xiaomi não é completamente conclusiva no que diz respeito à sua posição acerca do design que vai tomar como principal, simplesmente porque o novo Mi 8 já traz “um valente de um notch”.

Ainda assim, é de louvar que continue a trabalhar neste design que, para muitos utilizadores, aparenta ser o ideal, oferecendo uma maior área de ecrã sobre a menor estrutura possível sem sacrificar a funcionalidade do smartphone.

Análise em vídeo

Especificações completas

Ecrã
    IPS LCD 5,99″ (2160 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
Processador
    Snapdragon 845, CPU Octa-core (4x 2,8 GHz Kryo 385 Gold + 4x 1,8 GHz Kryo 385 Silver)
    Adreno 630
Rede
    GSM/HSPA/LTE
Sistema operativo
    Android 8.1 (Nougat) com interface MIUI 9.5
Memória
    64 GB + 6 GB RAM
    128 GB + 6 GB RAM
    256 GB + 8 GB RAM
Câmaras
    Principal (Traseira): Dupla 12 MP (f/1.8, 1/2,55″, OIS 4 eixos) + 12 MP (f/2.4, 1/3,4″), 2x zoom ótico e dual flash LED
    Secundária (Frontal): 5 MP (f/2.0), vídeo 1080p
Dimensão e peso
    150,9 x 74,9 x 8,1 mm, 191 g
Som
    Altifalantes stereo
Conectividade
    Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
    Bluetooth 5
    USB Tipo-C
Outros
    Sensores: impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola, barómetro
Bateria
    Li-Ion 3400 mAh não removível com carregamento sem fios Qi
Preço
Na caixa

O Mi Mix 2S faz-se acompanhar de uma caixa mais completa, semelhante às versões anteriores, onde é enaltecido todo o esforço por detrás desta criação numa mensagem assinada pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun.

Dentro da caixa pode ser encontrado:

 

Design

O novo Xiaomi Mi Mix 2S apresenta-se com um aproveitamento de ecrã ligeiramente superior ao seu antecessor. Embora continue a ser de 5,99″, as dimensões da estrutura são ligeiramente inferiores, havendo um maior aproveitamento da área frontal para o ecrã, onde a largura da moldura na zona inferior é agora mais estreita.

Mas o que salta realmente à vista nesta nova versão é a câmara dupla, agora colocada no canto superior esquerdo da traseira e orientada na vertical.

A qualidade dos materiais de construção continua a não ser descurada, com a estrutura integralmente em alumínio, a traseira em cerâmica (oferece maior resistência aos riscos) e a parte frontal em vidro com proteção Gorilla Glass 4.

Na margem inferior encontra-se o LED de notificações, o sensor de luminosidade (apontado na imagem abaixo) e a câmara frontal, e mais uma vez esta câmara está colocada numa posição que continua a merecer algumas opiniões negativas… mas no fundo, podemos dizer que o transtorno do local da câmara acaba por compensar o design conseguido, e trata-se apenas de uma questão de habituação, tal como se pode ver no vídeo de análise. Afinal, vale mais isso que terum notch… ou não?! 🙂

A traseira é curva nas 4 arestas, na cor preto a fugir para o prateado escuro, e no canto superior esquerdo encontra-se a câmara dupla. O sensor de impressões digitais está logo abaixo ao centro, numa posição facilmente acessível, e mais abaixo encontra-se algo que não está propriamente à vista: o enrolamento para o carregamento sem fios. É verdade, finalmente a Xiaomi incluiu o carregamento sem fios num smartphone, algo que se revela bastante prático e que, sem dúvida, se tornará banal num futuro próximo.

A saliência do módulo de câmaras é pouco expressiva, nada como o iPhone X ou o Huawei P20 Pro, o que o torna este Mix 2S mais elegante, onde adicionalmente ainda tem o friso dourado que lhe dá um toque mais premium…

Olhando às laterais, na parte inferior tem o altifalante, a ligação USB C e o microfone, e na parte superior tem apenas o microfone secundário; à esquerda tem o slot para os cartões nanoSIM e à direita os botões normais de volume e power. Quanto ao jack 3,5, mais uma vez, nem vê-lo… e tudo indica que não vale a pena voltar a contar com ele.

Este modelo não tem qualquer certificado IP, à prova de água ou poeiras, o que o coloca de certa forma atrás da concorrência direta que já têm propostas interessantes neste sentido.

O ecrã

Os cantos do ecrã são curvos, a acompanhar a curvatura do chassis, e desde o equilíbrio na reprodução de cores à excelente visibilidade com a incidência direta da luz solar, tudo isso torna este ecrã um dos melhores do mercado… e outra coisa não se esperava neste topo de gama.

O tamanho do ecrã de 5,99″ é adequado para o dia-a-dia, tanto na utilização como no transporte, e não se revela um tamanho exagerado, já que há um grande aproveitamento da estrutura para o ecrã. A proporção do ecrã é de 18:9, a proporção da moda, e tem uma resolução de 1080×2160 píxeis (FullHD+), resolução essa que considero adequada para este tamanho.

 

Desempenho

Novo modelo, novo SoC. O Mi Mix 2S traz o melhor SoC atualmente no mercado para smartphones Android, o Snapdragon 845 da Qualcomm. Está disponível nas versões de 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento, e com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento flash.

Em termos de desempenho, é simplesmente rápido, tal como se esperava, e em nenhuma tarefa demonstra qualquer tipo de dificuldade de execução. A gestão de memória é boa, com toda a otimização da MIUI, e em termos de benchmarks temos pontuações enquadradas com o Snapdragon 845.

Resultados de benchmark

A nível de ligações de rede móvel, Wi-Fi, GPS ou bluetooth, tudo funciona com a prestação esperada.

O desempenho do sensor de impressões digitais também merece ser referido, pela sua rapidez e consistência no desbloqueio do smartphone. Em termos de qualidade na reprodução de som, ainda não chega ao que oferece a concorrência, nomeadamente a Huawei e Samsung nos seus topos de gama, não conseguindo a mesma prestação nos médios/graves. Também na captação de som, como num espectáculo ao vivo, a qualidade é medíocre e não consegue captar sons graves.

Em termos de redes móveis, mesmo sendo esta a versão chinesa, é uma versão com compatibilidade LTE alargada, e portanto suporta a nossa banda 20.

 

Interface

Nova interface – “Full screen display”

O Mi Mix 2S traz o MIUI 9 e não tem novidades exclusivas na interface. É uma interface muito rápida e funcional, atualizada com regularidade, e nesta versão vale a pena referir a novidade da navegação por gestos, que já vimos também no Redmi Note 5, onde os botões de navegação Home, retroceder e troca de aplicações são substituídos por gestos no ecrã, tal como podemos ver no vídeo de análise.

Embora este não seja um conceito novo, o iPhone X explorou a navegação por gestos e conseguiu um resultado relativamente prático e visualmente interessante. A Xiaomi também já tratou de implementar esse recurso na MIUI, para já apenas na versão oficial Chinesa (também disponível nas ROMs Xiaomi.eu), e o resultado é muito bom, embora requeira alguma habituação.

Este smartphone está disponível nas versões chinesa e Global oficiais, pelo que é recomendável escolher a versão Global, tanto pela completa compatibilidade com a rede LTE como também pelos updates automáticos garantidos e o tipo de ficha do carregador europeu. No entanto, se tem interesse em utilizar esta nova forma de navegação na interface, ou pode optar pela versão chinesa (só tem idioma inglês) ou pode instalar a ROM da comunidade Xiaomi.eu numa qualquer versão do smartphone (chinesa ou Global). A alteração da ROM pode ser feita através do procedimento explicado no vídeo seguinte.

 

Câmara

A chegada da câmara dupla do Mi Mix é o que mais salta à vista neste Mix 2S.

Como já referido, o módulo das câmaras é composto por uma câmara wide com abertura f/1.8 e outra telefoto com zoom 2x com abertura f/2.4, com o flash LED entre as duas objetivas. O resultado é um excelente equilíbrio de cores, boa estabilização, e uma qualidade satisfatória no efeito de fundo desfocado, tanto com a câmara traseira como com a câmara frontal, que mesmo sem câmara dupla consegue um efeito “bokeh” muito bom.

A app da câmara é a já conhecida da MIUI, com as funcionalidades habituais como HDR, modo panorama, modo foto de grupo, modo manual (com ajuste de brancos, foco, tempo de exposição e ISO), modo retrato, modo beleza para a câmara frontal, e traz ainda uma outra novidade, que é o botão AI, para inteligência artificial. Isto permite que haja um ajuste melhorado de vários parâmetros, como ISO, exposição e saturação dependendo do tipo de cenário fotografado, sendo capaz de identificar pessoas, plantas, comida, edifícios, entre outros.

No slowmotion temos agora mais frames a uma maior resolução, conseguindo 240fps a 1080p.

Abaixo estão alguns exemplos de fotos captadas com o Mi Mix 2S. Pode fazer o download dos originais aqui.

 

Autonomia

Tem uma bateria de 3400 mAh e a autonomia enquadra-se com a maioria dos smartphones de topo, conseguindo entre 5 a 6 horas de ecrã em atividade mista, suficiente para 2 dias com o meu tipo de utilização normal.

Quanto à velocidade de carregamento, é dos mais rápidos que já testámos, sendo muito semelhante ao Mi 6 ou ao Galaxy S8, onde apenas o P20 Pro e o Mi Note 3 conseguem melhor prestação no carregamento.

Na prática, demora cerca de 35 minutos a carregar desde 10 a 60%, conseguindo completar uma carga completa em cerca de 1h30.

Já olhando ao carregamento sem fios, utilizando uma base de carregamento Qi de 10 W a velocidade de carregamento é muito baixa e não estará a aproveitar a potência máxima da base no carregamento.

 

Veredicto

O Mi Mix 2S é uma das melhores opções com ecrã completo atualmente no mercado. A câmara está agora significativamente melhorada, a estrutura tem ainda melhor aproveitamento da área para o ecrã, o SoC é de topo e o carregamento sem fios é muito bem recebido.

O acabamento em cerâmica é ainda algo difícil de encontrar no mercado dos smartphones e a série Mix continua a oferecer os melhores e mais resistentes materiais do mercado.

A questão da câmara frontal na zona inferior é algo que ainda não é encarado naturalmente, e com as soluções já apresentadas por modelos como o Vivo Nex e o Oppo Find X, não será de espantar que a Xiaomi faça algo semelhante para o Mix 3, ou mesmo para o Mi 9.

Naturalmente que quem é fã deste tipo de smartphones não vê o notch com bons olhos, mas esperemos que seja um design de transição e que o futuro seja realmente o aproveitamento de toda a área frontal para o ecrã.

Fica ainda a faltar a resistência à água e poeiras, e melhor qualidade de som, que é um pouco inferior aos topos de gama concorrentes.

O Xiaomi Mi Mix 2S está disponível nas cores preto ou branco, por um preço inferior a 500€, o que o coloca numa posição muito favorável face à sua concorrência direta. O envio é feito via DHL a partir de armazém europeu com entrega de 1 a 3 dias, sem risco de passar na alfândega. Pode utilizar o cupão PPLWARE para um desconto de 5€.

O Pplware agradece à Honorbuy a cedência do smartphone Xiaomi Mi Mix 2S para análise.

Xiaomi Mi Mix 2S (versão Global)

Xiaomi Mi Mix 2S (versão chinesa)

Exit mobile version