Análise: trotinete Kugoo S1 Pro, porque uma trotinete elétrica não tem de ser cara
Há quem lhe chame moda e quem lhe chame inteligência... e na verdade, podem até ser as duas coisas! Se faz deslocações que podem ser feitas por uma trotinete elétrica, então poderá ser a altura certa para considerar a compra de uma Kugoo.
Ter a sua própria trotinete poderá trazer-lhe grandes vantagens no seu dia a dia. Desde a poupança de combustível, a facilidade de transporte e a rapidez nas deslocações, todos são aspetos positivos deste meio de transporte. Fique a saber o que pode esperar da Kugoo S1 Pro.
As pequenas distâncias que fazemos de carro muitas vezes não fazem sentido. Além disso, para quem vive em grandes centros urbanos e não se quer sujeitar a transportes públicos, o tempo extra no trânsito e a dificuldade no estacionamento são também coisas a evitar. Perder tempo à procura de estacionamento em vez de se deslocar a pé é como "perder anos de vida".
Para evitar essas e outras situações, as trotinetes elétricas chegaram em massa. Além das deslocações ficarem mais económicas, ainda são mais amigas do ambiente. Se faz regularmente deslocações que podem ser feitas por uma trotinete elétrica, então poderá ser a altura certa para comprar uma.
Estas trotinetes, disponíveis tipicamente por volta de 500€, começam a ter outras marcas a apostar nesse segmento. Isso naturalmente só traz vantagens para o cliente final, havendo assim mais alternativas. A Kugoo é então um desses casos, disponibilizando os modelos Kugoo S1 e S1 Pro por cerca de 300€.
Análise em vídeo - trotinete elétrica Kugoo S1 Pro
Características
A Kugoo S1 Pro tem um motor de 350W, colocado na roda da frente, e atinge uma velocidade máxima de 30km/h (36km/h a descer). A bateria está colocada na base, com uma capacidade de 7,5 Ah.
De acordo com o fabricante, tem autonomia para 30km, mas na realidade consegui um pouco menos, cerca de 25km. Contudo, para um produto deste preço, é uma marca muito interessante e permite já considerar algumas deslocações mais longas que, à partida, estariam fora de questão para um meio de transporte como este. Mas é claro, a autonomia, é sempre variável e depende de muitos fatores, mas o facto de ter andado sempre no modo de maior potência de certeza que influenciou este resultado.
Estrutura
A S1 Pro pesa 11 kg e suporta até um peso de 120 kg. Nesse sentido, naturalmente que os amortecedores foram pensados tendo em conta este peso, mas não têm afinação. Existe um amortecedor na roda da frente e outro na roda de trás.
As rodas são de 8”, com pneus maciços perfurados lateralmente, para ajudar na adaptação ao piso. O guiador é regulável em altura, de 93 cm a 116 cm, com os punhos rebatíveis para permitirem melhor arrumação. Também o guiador é rebatível, com recurso a uma patilha que o permite destrancar e prender depois no guarda-lamas traseiro.´
Esse guarda-lamas, à semelhança do que acontece em qualquer trotinete sem motor, serve também de travão. Assim, além do travão elétrico, este travão de fricção pode ser utilizado em último recurso, até porque o travão elétrico pode não ser suficiente em determinadas situações.
A base, onde está acomodada a bateria, é revestida por material anti-derrapante, tipo lixa. Além disso, possui 4 tiras refletoras, para uma maior visibilidade de noite. O descanso está localizado do lado esquerdo.
Funcionalidades
Quanto à interação com a trotinete, o acelerador e o travão são atuados com os dedos polegares. O acelerador está do lado direito e é progressivo. Se estiver colocado cerca de 10 segundos na mesma posição, essa posição fica fixa eletronicamente, como o cruise control. Para desativar basta travar ou acelerar novamente.
O travão está do lado esquerdo e, embora não gaste energia para travar, também não parece aproveitá-la para recarregar a bateria. Lamentavelmente, não é progressivo e, portanto, não atua com suavidade. Ao travar, como em qualquer veículo com sinalização luminosa, a luz traseira vermelha acende, para sinalizar então a travagem. Também para melhorar a sinalização noturna, existem 2 luzes luminosas laterais, na extremidade dos punhos, que podem piscar ou permanecer sempre acesas.
No centro existe um ecrã colorido que mostra diversa informação. Podemos então ver a capacidade e tensão da bateria, a corrente instantânea entregue ao motor, a velocidade instantânea, a distância percorrida desde que foi ligada ou desde sempre, e o modo de velocidade selecionado.
Quanto à interação com a trotinete, existem 5 botões: o apito, o modo de apresentação da distância percorrida, o power para ligar ou desligar a trotinete, a luz e o modo de velocidade.
A luz frontal é essencial para utilização noturna, e tem uma intensidade adequada. Enquanto essa luz está ligada, o LED traseiro vermelho pisca. Existem 3 modos de velocidade (15/25/30 km/h), e o arranque é também mais forte nos modos mais potentes. Não tem funções inteligentes, nem ligação ao smartphone e não tem forma de ser bloqueada.
Veredicto
A Kugoo S1 Pro respondeu sem problemas ao nosso tipo de utilização e revelou-se muito prática para deslocações rápidas e curtas. A prestação é boa, conseguindo atingir rapidamente a velocidade máxima em piso plano, a autonomia de cerca de 25 km é interessante, próxima do anunciado, e a interação é muito simples.
Comparando por exemplo às trotinetes da Lime, que são de uma gama superior da marca Segway, a robustez desta Kugoo é claramente inferior. O guiador, além de mais fino, tem diversos pontos suscetíveis de ter folgas, como é o caso do ajuste em altura e dos punhos rebatíveis. Em termos de potência, a Lime é um pouco mais forte nas subidas, mas a diferença não é significativa.
Quanto à facilidade de montagem e desmontagem, é muito fácil de montar mas exige alguma prática e perícia para desmontar. A desmontagem não é intuitiva, mas vem fornecida de instruções que detalham como o fazer.
Anoto três aspetos menos positivos: o travão não ser progressivo, não haver forma de bloquear eletronicamente e o nível de capacidade da bateria mostrada é instável. Explicando este último, a capacidade da bateria é apresentada com 5 níveis. Supondo que, no momento do arranque, está no nível 4, se a utilizar por 1 ou 2 minutos na potência máxima, a capacidade baixa para o nível 2. No entanto, se parar, a capacidade retoma o nível 4. Dessa forma, podemos não ter uma perceção real do nível de carga da bateria.
Disponibilidade
A trotinete elétrica Kugoo S1 Pro está disponível por 330€ nas cores preto e branco. O envio é gratuito, rápido e feito a partir da Europa, não estando assim sujeito à alfândega. Alternativamente, está disponível a Kugoo S1, um modelo ligeiramente mais modesto, com bateria de 6 Ah, pneus diferentes e sem refletores. Está disponível por 300€, nas cores branco, preto e azul.
O Pplware agradece à Geekmall a cedência da trotinete Kugoo S1 Pro para análise.
Este artigo tem mais de um ano
… e €300 é barato???
Com estas características, qual era o valor “barato” para ti? 🙂
O problema não são as características… mas sim a qualidade…
150€/170€
Por €300 compra-se a Xiaomi M365! Pelo menos sabemos que à partida é uma coisa fiável!
Estas reviews existem parar tu poderes tirar as tuas próprias conclusões, eu também não achei a melhor opção, e se ele fizesse review da xiaomi secalhar iria dizer que era melhor, agora não vamos menosprezar o trabalho que eles têm em nos fornecer este tipo de contéudo.
Comprei uma igualzinha por 240 euros, e ja tenho um dos manipulos partidos. Não recomendo, fraca qualidade
Das trotinetes mais fracas que existem para a gama de preço que pedem, os materiais são mesmo fraquinhos já para não falar na parte electrónica que os dados apresentados dão sempre errados.
Como podem dar uma pontuação 7.8 a isto?
Dúvidas na classificação?
Já agora, na tua Kugoo, quais os dados que “dão sempre errados”?
Para esta trotinete, por exemplo se mais tarde for preciso trocar a bateria ou outros acessórios, vai ser fácil adquirir as referidas peças?
Ou o equipamento vai ficar obsoleto em pouco tempo?
É engraçada mas para ter um coisa destas mais vale andar a pé.
“Esse guarda-lamas, à semelhança do que acontece em qualquer trotinete, serve também de travão.”
Atenção, que isto não é totalmente verdade. No caso da Xiaomi M365 e M365 Pro não acontece.
Com “qualquer trotinete” referia-me a trotinetes normais, sem motor. Mas pode passar uma ideia errada, sim, merece um ajuste. Obrigado.
Por 300 paus não está nada mau digo eu.
Interessante seriam artigos de trotinetes (caso existam) mas com 3 ou 4 rodas (e evitava-me espalhar-me ao comprido)…
Tenho uma Ninebot S2 com bateria extra. E ao fim de menos de 800 kms, perdeu a potência. Chegava aos 30kms/h (já a comprei modificada) em menos de nada, como se pretende para ambiente urbano e para subidas mas agora, mesmo em recta demora muito muito muito a chegar à velocidade máxima… e subidas que fazia sem problemas a 20kms/h, agora não passa dos 8kms/h 🙁
Andava a ver esta precisamente pelo preço mas, se há coisa que a Ninebot é brutal, é de facto na qualidade de construção.
Portanto, para os entendidos que acham que este valor é caro, não é!!! Pelo menos, não por comparação com outras que se calhar fazem o mesmo ou pior e são bem mais caras!
De qualquer forma, já que pelos vistos anda muita gente a utilizar isto, onde raio se encontra algum tipo de manutenção na zona de Lisboa, para ver se a minha é possível reparar e já agora, trocar os pneus?