Análise Gamevice para iPhone
Nos tempos que correm, não há nada mais comum que jogar no smartphone. Seja nos transportes públicos, num momento de relaxe, na espera para uma consulta ... enfim, poderia enunciar centenas de ocasiões onde é possivel encontrar alguém a jogar um qualquer jogo no telemóvel.
Precisamente por tudo isto torna-se também normal que algumas marcas apostem no desenvolvimento de acessórios para smartphone que providenciem a melhor experiência gaming possivel.
O Pplware teve ocasião de testar um dos mais recentes, o Gamevice e, eis o nosso veredicto.
A primeira coisa que salta à vista é a embalagem. Um material exterior de qualidade, com uma apresentação irrepreensível, e que transmite uma sensação de robustez, mesmo antes de chegarmos a deitar as nossas mãos ao produto propriamente dito.
Ao abrir a embalagem, uma vez mais a apresentação e a forma como está tudo apresentado e arrumado dentro da caixa passa a mensagem de que “adquirimos um produto com qualidade”. E de facto assim é.
A peça está desenhada de uma forma que se adapta ao formato das mãos com a maior das naturalidades. Talvez a coisa menos fluída nesta peça está na acção de encaixar o nosso iPhone no local para o efeito. É necessário algum cuidado para evitar “esfolar” o nosso equipamento (telefone), sem que, no entanto, isso seja uma “missão impossível”. Mas de facto é o único ponto que nos parece menos positivo, numa peça que está perto de ser perfeita.
O toque é agradável, e é interessante que a ergonomia é de tal forma bem conseguida que acabamos por sentir falta quando não estamos a utilizar o dispositivo para jogar. Tudo fica no sitio e de forma perfeita.
Quando montado o Gamevice assemelha-se a um comando Xbox One estivado, muito devido ao facto de apresentar um esquema de botões semelhante ao do comando da Microsoft: botões A, B, X, Y do lado direito, o D-Pad à esquerda, os dois gatilhos ao topo e de cada lado, para além dos analógicos e dos botões Select e Start.
Ao conectar pela primeira vez, o aparelho é reconhecido de imediato e somos logo levados à “store” que nos indica os jogos que funcionam com o comando em causa. Experimentámos um problema ao ligar uma segunda vez (o iPhone não reconheceu o dispositivo e tivemos de reiniciar várias vezes até termos sucesso), mas foi ultrapassada e não voltou a acontecer.
Mesmo quando tentamos utilizar o ecrã do telefone para manejarmos outras aplicações que não sejam jogos, é suficientemente confortável fazê-lo sem tirar o iPhone do dispositivo. No entanto, se quisermos atender uma chamada, o “aumento de tamanho” considerável do aparelho torna pouco estética esta acção, ainda que possível.
A responsividade dos controlos é boa, em especial do joystick, que responde bastante bem e da forma esperada. Já menos positiva (ainda que dentro da média) é a resposta do D-Pad, pois se não carregarmos exactamente na direcção para a qual nos queremos deslocar a resposta nem sempre é a esperada (por exemplo: se carregarmos para baixo, mas com uma ligeira pressão para a esquerda ou direita, o jogo nem sempre entende de forma clara que queremos ir para baixo).
No aparelho que testámos, as 4 luzes que (aparentemente) indicam a carga total da bateria do dispositivo, nem sempre são fáceis de perceber porque, para além de apenas ficarem 3 acesas assim que desligamos o fio USB que carrega o aparelho (e não as 4, como seria de esperar após uma carga total) logo de seguida, ao fim de uns segundo, passa apenas para 1 luz acesa (?), sendo que o manual não explica o significado deste “código de luzes”.
Um pormenor que reparámos com o uso do Gamevice é o facto de que quando o estamos a carregar conectado a um iPhone apenas o controlador recebe energia. Seja como for, durante os nossos testes conseguirmos confirmar que a autonomia do Gamevice é bastante boa com uma utilização normal.
Por fim, uma nota para referir que o Gamevice não apresenta em si, um sistema de som próprio (a não ser uma entrada para headphones) e dessa forma terá de ser o iPhone a suportar o encargo de reproduzir todos os efeitos sonoros dos jogos que jogamos.
Veredicto
De uma forma geral, é um dispositivo interessante e que responde ao que é necessário, com um design “cool” que transforma o nosso iPhone numa consola agradável de ter em mãos.
Para quem procura um dispositivo cuja função é JOGAR, sem grandes complicações e sem funcionalidades adicionais/supérfluas, recomendamos a compra.
A versão analisada foi a compatível com iPhone 6 Plus.
Especificações Técnicas:
DIMENSÕES
- 9.75” x 3.18” x 1”
- 247mm x 80mm x 25mm
PESO
- 0.16 kg
CONTROLOS MFI
- A,B,X,Y Buttons
- D-Pad
- R1, L1 Bumpers
- R2, L2 Triggers
- Menu Button
INPUT/OUTPUT
- Audio DAC
- 3.5mm Headphone Jack
- Micro USB power
- Lightning Connector
BATERIA
- LiPoly 400mAh, 4 LED indicator
Este artigo tem mais de um ano
$99.95 por isto? Um bocado overpriced não?
Se tiveste dinheiro para um Iphone 7 ou assim, isto também vai ser trocos para ti..
Ora nem mais.
Lol, voçês Android Lovers tem cá uma piada.
Pagas menos pelo S7 edge? IMAO.
Marcos ele não comparou com o s7 edge, que provavelmente tem a mesma opinião do iphone . Nem metade do preço pagava e tenho para pagar, apenas acho um absurdo esses valores pelos equipamentos que são ….
Para começar isto não é para quem comprou um iPhone 7, visto que só é compatível com Iphone 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus…
Overpriced!!!
Parece uma imitação do Moga Ace Power que custa apenas 8e, sendo que o Moga Ace Power é só para Iphone 5, 5S, 5C, mas tem ujma bateria muito maior e aliás serve de Powerbank ao Iphone.
Para todos os iphones e ipads, há o Moga Rebel que custa 55e
Creio que o pessoal confunde muitas vezes o CUSTAR DINHEIRO e SER CARO.
Uma coisa que custe bastante dinheiro não quer dizer obrigatoriamente que seja cara, pois pode efectivamente merecer esse preço.
Contudo, acho que não gastaria tanto dinheiro com um acessório destes
Gostava de saber um pouco mais sobre a questão da autonomia que ficou algo duvidosa.