PplWare Mobile

Análise: Drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB


O gosto pela tecnologia despertou sentimentos únicos que levaram a escrever umas palavras e a premir o obturador.

Destaques PPLWARE

  1. mc says:

    Os únicos que experimentei foram Samsung Toshiba Kingston e Verbatim. Vou comprar uma.

  2. Homer says:

    Qual é a vantagem deste SSD comparativamente ao SANDISK PLUS também MLC?

  3. Cortano says:

    Hum. Parece um bom disco para experimentar.

  4. k says:

    Ninguém falou em fiabilidade. Quase todos que vendemos falharam ao fim de algum tempo e tiveram que ser substituidos. Não aconselho.

  5. Jorge Pinto says:

    Tem fraca qualidade. Falo por experiência própria.

  6. AndLop says:

    Ao preço que já se compra um Samsung 860 Evo sinceramente não vejo necessidade de arriscar em coisas inferiores!

  7. Rui Martins says:

    Erro no artigo. Não são produzidos na Europa mas sim em Taiwan. Sendo a Phison uma das maiores produtoras de controladores do mundo que conta com a Toshiba e a Kingston como acionistas.
    Outro erro é medir a qualidade dos SSDs pelo velocidade. O controlador é a Nand em conjunto são as causas do preço e da qualidade. O controlador é bom sim, mas não é o top, a Nand MLC não é má mas, conhecendo eu a Phison e a GoodRam deve ser Toshiba, o que o torna um SSD “normal” mas com outra apresentação, e é isso que as pessoas estão a pagar neste SSD. Se fosse um SSD com Nand SLC ainda podíamos conversar mas MLC e TCL foram feitos para reduzir os custos dos SSDs e agora saiu o QLC que ainda vai atirar os preços para baixo…

    • Hugo Cura says:

      Obrigado pelo comentário.
      Sim, de facto fui induzido em erro pelo fabrico que fazem de DRAM, que é diferente do controlador e da NAND. O controlador Phison é fabricado em Taiwan e a NAND é no Japão.
      Quanto ao “medir a qualidade dos SSDs pelo velocidade”, não é isso que está refletido na análise, nem que era “top”. Nesta altura já existe algum feedback do Phison S11 (em drives Kingston, Toshiba, Patriot, etc) e também das NAND MLC, que estão presentes no que de melhor existe no mercado doméstico. Esses factos levam, inevitavelmente, a algumas conclusões.
      A fiabilidade, como o @k disse, de facto não é possível aferir com o baixo tempo de utilização até agora.

      • Rui Martins says:

        Ok, eu trabalho com a Phison à sensilvemente 5 anos. O numero de RMAS é marginal, o controlador Phison S11 chegou à nossas mãos creio que em Maio de 2016, por isso já tem cerca de 3 anos no mercado (estive a confirmar nos meus emails a a primeira referência que tenho ao controlador é de 17/05/2016), por isso podemos aferir sim a sua fiabilidade. A nivel de taxa de RMAS para 240GB, neste momento os mais vendidos é de cerca de 0.4% num periodo de 2 anos, com cerca de 22 mil SSD´s vendidos de 240GB com esta solução. Ou seja é bastante fiável, contudo a nivel de velocidade não se pode dizer que seja o melhor nem o pior, porque isso tudo dependerá da NAND usada, no caso da NAND Toshiba, que nós usamos no fabrico dos nossos SSD´s, é boa mas em comparação à Samsung estes não usam CACHE MEMORY e a Samsung usa, o que por si só já faz diferença, sem comparar a estabilidade da memoria que é de superior qualidade. A GoodRam é uma marca de entrada de gama, tal como os Kingston o são, OCZ, Toshiba e por aí vai. Na industria dizemos que, há os Samsung e os outros, mas a realidade é que a compra por preço ainda é o que reina em Portugal.

      • Rui Martins says:

        Bem uma pesquisa mais afundo, mais para ter a certeza do que estava a falar, a GoodRam apenas assembla as memorias na Polonia, basicamente faz o embalamento, coloca em blister para ser mais preciso na Polonia, ou seja, nem DRAM fazem na Polonia, eles usam third parts, e já vi lotes com Spectek (marca que pretence à Samsung) e creio que têm lotes com Micron também. E sim o que está reflectido na análise é que a velocidade é um fator de qualidade, senão vejamos, 5 softwares diferentes para teste de velocidade e faço ainda a citação que consta no artigo “Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.”, que quer dizer que a velocidade é tida como factor de qualidade, sendo que a maior garantia de qualidade pode e tem de ser dada pela qualidade da NAND (neste caso como se pode se ver no HDTach 3.0.4.0 é bastante instável em comparação a Samsung e outras marcas) e pelo controlador. A Phison, ainda hoje nos informou (na empresa para a qual trabalho) que os controladores S10 e S11 têm o mesmo preço, ou seja não há motivos para a diferença de preços entre os 2 SSD´s como falam no final do artigo. A GoodRam, neste caso a Wilk Elektronik, começou por fazer a produção, sob lincença de produtos para a Toshiba na Europa, mas neste ponto não sei se continuam a faze-lo.
        Para acabar, o link que seria para diversas lojas online, não vai para diversas lojas mas sim para uma que é a Worten, poderiam colocar um link para mais lojas, fica a sugestão.

        • Hugo Cura says:

          Gosto da persistência.

          No site da marca pode ler-se “We manufacture every single DRAM memory module we manufacture”. Em todo o caso, pedi esclarecimento, estou a aguardar a resposta.

          “Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.”, que quer dizer que a velocidade é tida como factor de qualidade”
          Não, estás a concluir coisas que não estão lá. Naturalmente que essa referência à velocidade dá garantias de desempenho, não foi feita referência a qualidade.

          “neste caso como se pode se ver no HDTach 3.0.4.0 é bastante instável em comparação a Samsung e outras marcas”
          A estabilidade mostrada pelo HDTach diria que não é a coisa mais fidedigna do mundo. O meu 970 Evo NVMe acabou de mostrar isto.

          “não há motivos para a diferença de preços entre os 2 SSD´s”
          Portanto, estamos a falar das versões “não-Pro” e Pro. Além do componente que as distingue (pode ver-se nas specs no site do fabricante), seja ele do mesmo preço ou não, a versão Pro tem desempenho ligeiramente superior e tem mais tempo de garantia. Portanto, zero motivos para haver diferença de preço, né?

          “o link que seria para diversas lojas online, não vai para diversas lojas mas sim para uma que é a Worten, poderiam colocar um link para mais lojas”
          Novamente, estás enganado. A Worten, além de loja online, é um agregador. Ora conta lá, com mais atenção, o número de lojas que vendem os produtos 😉

          • Rui Martins says:

            Bem vamos por partes.

            A GoodRam, para além de estabelecermos contactos com eles, já conheço a empresa à muitos anos e sei o que estou a dizer, mais nem a Kingston é fabrincante, usa sempre fricantes subcontratados, e até posso dar exemplos, muitos SDD´s Kingston são fabricados na Phison e memorias que usam chips Elpida.
            Bem em todo o caso a GoodRam faz o mesmo, se fabrica-se na Europa não podia concorrer em termos de preços.

            Velocidade, ok neste ponto garantias de desempenho e de qualidade são diferentes admito, mas usar tantos testes diferentes para provar a velocidade é dar enfase a isso, o que acho que induz em erro.

            Quanto testou o 970 Evo NVMe estava com alguma alguma parte do disco ocupada ou estava completamente vazio? Tenho testes comparativos com Samsungs EVO 750 que não tem nada haver com esses, mas este foi testado de forma diferente com o HDDScan. E tenho testes feitos em pdf para o provar que datam de 2016.

            E sim, não há motivos de diferença de preço por um motivo muito simples, o preço à saída da Phison de ambos os controladores é exactamente o mesmo. Por isso cobrar o mesmo mataria um dos SSD´s, o que não é isso que pretendem e eu entendo, contudo eles deveriam pensar em utilizar apenas o melhor controlador e não colocar 2 no mercado com preços diferentes, visto que lhes custa o mesmo. (tenho emails para provar o preço)

            A Worten tem um market place sim, mas não deixa de ganhar sobre essas vendas feitas por esse mesmo market place, ou seja, não é um kuanto kusta, ou seja comparador de preços com varias lojas online, mas sim um market place como tem a FNAC.

  8. David Guerreiro says:

    Para mim, fiabilidade é Samsung e Crucial (Micron) e o resto é conversa. Essas soluções com controlador Phison e NAND Toshibs, mais tarde ou mais cedo costumam dar molho. Como a Goodram há outras marcas que fazem a mesma coisa como 2-Power ou Bluray.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.