Análise: Doogee Mix, na tendência dos (quase) sem margens
Os últimos meses ficaram marcados por uma certa febre de lançamentos de smartphones com margens muito reduzidas, uns inspirados no Samsung Galaxy S8, outros no Xiaomi Mi Mix.
A Doogee lançou o Doogee Mix, um smartphone que tenta trazer a experiência de utilização do Mi Mix por um preço bastante mais em conta. Hoje apresentamos a análise completa.
A tendência é geral e a Doogee não ficou de fora. Apresentou também o seu Doogee Mix, com margens reduzidas, e está a ter boa aceitação tendo em conta o que oferece.
O Doogee Mix é um smartphone dual-SIM de gama média com uma moldura metálica e ecrã de 5,5" Super AMOLED. Tem o SoC Helio P25 da Mediatek acompanhado de 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, com suporte para cartão microSD até 128 GB (no lugar do SIM 2). Existe também uma versão limitada de 128 GB de armazenamento interno. Tem uma bateria de 3380 mAh.
Traz câmara dupla traseira... sim, tem mesmo câmara dupla traseira, uma de 16 MP e outra de 8 MP monocromática, embora ainda não se saiba a razão. No vídeo explicamos tudo acerca desta câmara.
Doogee Mix - exemplos de fotos e vídeos [242 MB]
Especificações completas
Ecrã
-
Super AMOLED 5,5" (1280 x 720 píxeis), densidade ~267 ppi
Processador
-
Mediatek Helio P25, CPU Octa-core 2,5 GHz
mali-T880
Rede
-
GSM/HSPA/LTE /(suporte banda 20)
Sistema operativo
-
Android 7.0 (Nougat) com DoogeeOS 2.0.0
Memória
-
4 GB ou 6 GB de RAM com 64 GB de armazenamento interno
6 GB de RAM com 128 GB de armazenamento interno (versão limitada)
Câmaras
-
Principal (Traseira): Dual 16 MP + 8 MP monocromática, f/2.2; flash LED
Secundária (Frontal): 5 MP, f/2.2
Dimensão e peso
-
144 x 76,2 x 7,95 mm, 193 g
Som
-
Jack 3,5 mm
Conectividade
-
Wi-Fi 802.11 b/g/n (2.4/5GHz)
GPS com A-GPS
Bluetooth
microUSB
Outros
-
Sensores: impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola, barómetro
Bateria
-
Li-Ion 3380 mAh não removível
Preço
Veredicto
O Doogee Mix revelou-se um smartphone muito bem conseguido, mostrando de forma digna como é possível ter um smartphone de boa qualidade, com um design arrojado e um preço muitíssimo competitivo.
O ecrã, embora de resolução HD e considerando o seu tamanho de 5,5", revelou-se de utilização muito confortável, quer pela definição dos contornos quer pela saturação e brilho que consegue, pelo facto de ser Super AMOLED.
Quanto à autonomia, já sabemos à partida que o Helio P25 não é dos SoCs mais económicos, mas os 3380 mAh de capacidade revelaram-se suficientes para uma utilização típica, conseguindo uma autonomia enquadrada com a maioria dos smartphones no mercado, entre 1 a 2 dias. No PCMark para Android, no teste "Work 2.0 battery life", o resultado é de cerca de 7 horas.
Nas câmaras, o modo retrato com efeito de fundo desfocado é uma "ilusão", pois na realidade não existe. De acordo com a marca, tudo indica que em breve uma atualização utilizará adequadamente as duas câmaras traseiras. A câmara frontal apresenta também uma qualidade baixa.
Se procura um bom smartphone, com design moderno e bom aproveitamento do espaço para o ecrã, o Doogee Mix é um smartphone a ter em conta.
O Pplware agradece à Doogee a cedência do smartphone Doogee Mix para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho lido em outros sites que muitos destes telemóveis de câmara dupla traseira na realidade não utilizam essas duas câmaras… Aliás em alguns casos uma das câmaras só está lá para fazer feitio… O efeito de desfocagem do fundo é feito por software e não por hardware… O que me leva a pensar que esta moda das câmaras duplas traseiras é mais uma estratégia para enganar o cliente… Também convenhamos, não há milagres e ao preço que estes telemóveis saem ter as 2 câmaras traseiras a funcionar seria um milagre.
Outra dúvida que tenho e que pode ser útil aqui explicar, os processadores hélio p25 e outros da mesma família têm, no meu caso particular, causado bastantes dissabores. Curiosamente 2 telemóveis com processador hélio a mim já me deram muitos problemas, incompatibilidades na ligação bluetooth, consumo exagerado de bateria, incompatibilidades várias com as diferentes roms e aplicações. Será que mesmo assim ainda vale a pena comprar telemóveis com estes processadores?
Quanto ao assunto das câmaras, está tudo explicado e mostrado no vídeo.
Por acaso este é o primeiro smartphone com Helio P25 que analisamos, mas já analisámos com Helio X20, X27 e outros. Nunca ocorreu qualquer tipo de problemas que referes.
Bem então se calhar ganhei alguma sisma em relação a esses telemóveis. Tenho o UMI Super e o leeco le pro 2 e os dois não ligam ao bluetooth do carro (pelos vistos não são compatíveis), decidi regressar ao oneplus one e esse, com snapdragon não tem problemas nenhuns. Quer o umi quer o leeco falham muito (principalmente câmara), o sistema está sempre a falhar (erro – falha no ui do sistema). No oneplus que tem root não tenho qualquer problema desses, nos outros com as roms originais é um desastre, já para não falar das inúmeras aplicações que deixaram de funcionar e que eu simplesmente já desisti de usar (é a aplicação de sms original, a aplicação de telefone, câmara, etc…). Não percebo muito de smartphones nem sei se isto terá a ver com os processadores mas é curioso que os dois problemáticos têm processadores da família helio…
Foste para duas marcas que trabalham mal o seu software, há chinês e chinês… Se fosses para um Doogee, um Elephone, uma marca chinesa mais conhecida se calhar não tinhas os mesmos problemas.
A segunda câmara do OP5 é utilizada para zoom.
Não estão é as duas ativas ao mesmo tempo a não ser que estejas no modo retrato, já que o efeito desfocado apesar de ser por software utiliza a imagem desfocada da segunda câmara.
Boas. Já fizeram alguma análise ao Bluboo S1 oi estão a pensar fazer?! Obrigado.
Uma rapida pesquisa no google trouxe-me isto ao de cima. Era isto que procuravas?
https://pplware.sapo.pt/gadgets/bluboo-s1-novo-smartphone-quase-sem-margens/
Ajuda, mas digamos que é uma apresentação do Bluboo S1, e não uma análise como esta agora efetuada ao Doogee.
*ou
Ainda esta madrugada estive a fazer um teste comparativo entre smartphones de 90 a 160€, entre: Bloboo S1; Doogee Mix; Umidigi Crystal; Vernee Mix 2, e num patamar inferior os Leagoo Kiica Mix e Vkworld Mix Plus. No que toca ao Doogee preocupou-me a baixa resolução do ecrã e passou-me despercebida a pouca qualidade da câmara. A vossa análise foi deveras oportuna. Sempre me senti atraído pela Xiaomi, e nesta ordem de valores o Xiaomi Redmi Note 4 4/64 Global Version, mas receio não me adapatar ao interface MIui. O Bluboo S2 creio já ficar fora de alcance… aceito sugestões. Desde já o meu obrigado.
Boa camara para tirar selfies às narinas… grande posicionamento da camara não haja dúvida.
Deves ter uma fisionomia muito diferente do resto dos humanos.
Resposta top.
Rapaziada, cuidado com a Doogee… Comprei um tlm para a minha Mae ha cerca de um ano e e, de facto, uma valente maquina a um preco baixissimo!
No entanto, passados seis meses da compra, comecaram a aparecer anuncios no ecra de bloqueio do mais variado tipo. Com uma pesquisa rapida, confirmarao que nao sou caso unico: http://www.doogee.cc/bbs/viewtopic.php?t=300
A coisa e solucionavel com um root ou com uma firewall, mas nao deixa de ser um produto desonesto…
Por favor, façam a análise do Vernee Mars Pro.
Comprei um parecido o Maze Alpha. Vem com stock Android 7. O que eu não entendo é que tem corrector em inglês mas não em português. Alguem sabe como resolver? Ou tenho mesmo de instalar o Swiftkey?
Eu tenho um Maze Alpha e tenho o teclado da google (gboard).
A este preço parece-me uma boa compra.