Quantcast
PplWare Mobile

Análise: Canon EOS M3, a compacta profissional?

                                    
                                

Autor: Andreia de Almeida


  1. Hugo M. says:

    Gostava de ver esta máquina com uma lente 50mm

  2. Não Interessa says:

    Por esse valores comprei eu a minha nikkon D3300 com 18-55 e 55-200 (sim eu sei que não é uma compacta, mas…)

  3. censo says:

    Não lhe chamem nomes. Esta máquina é para amadores. É a própria marca que o diz, não sou eu. Não deixa de ser no entanto um equipamento interessante. Mas para quem procura algo mais, não ficará bem servido.

    • Não é dito que é para o público profissional 🙂
      Existe uma diferença entre procurar “algo mais” para a utilização profissional e existe o “algo mais” para a utilização no dia-a-dia/amadora e aí sim esta é uma excelente opção.

      • censo says:

        Desculpa Andreia, mas é dito no artigo que este equipamento é para os profissionais que não querem andar a carregar com 2 ou 3 kilos de equipamento. E eu volto a dizer: esta máquina não é para profissionais.

        • Vítor M. says:

          Ela enquadrou muito bem a câmara 😉 tens é de perceber, repara bem que além de toda uma grande panóplia de pormenores técnicos é dito o seguinte “Esta é uma câmara para os profissionais que querem estar bem equipados mas que não querem levar 2 e 3kg de máquina para os seus passeios.” Se leres não diz que é uma câmara que é para os profissionais deixarem de lado todas as suas câmaras PRO e usarem somente este, nada disso, o que é dito é que a câmara permite mais que uma simples utilização amadora, pode ser usada pelos profissionais, que tirarão proveito dela, para quando estão nos seus passeios, a desfrutar de algo para lá do seu trabalho. É um enquadramento sóbrio desta máquina.

          Volto a dizer, esta máquina é para quem tem a habilidade de tirar proveito das várias funcionalidades, para quem tem a sensibilidade de a usar nos locais correctos, para quem consegue enquadrar o tipo de máquina no tipo de utilização e nesse campo, com todos estes atributos só vejo um tipo 😉

          Claro que, como qualquer máquina, todos a podem usar.

          • censo says:

            Vitor, eu li. E a forma como escrevem levou-me à critica, que considero ser construtiva. Este equipamento é para todos como dizes. É claro ! Não digam é que é para profissionais, só isso. Porque não é um equipamento profissional. Li o que está escrito. Não li o que não está escrito. Não tenho essa capacidade. Para vosso bem, e do fórum, só gostaria que alguns artigos vossos fossem mais claros. E só o digo porque gosto de vocês. É por isso que aqui venho todos os dias. Pese embora vocês por vezes fiquem muito melindrados comigo.

          • Vítor M. says:

            Não, as questões de interpretação podem levar-te a ter outra… que não a nossa. Esta máquina vai mais além e tal como foi dito, esclarece onde é esse mais além. Lá não diz que nos trabalhos profissionais está à altura de outras, certo? Diz sim o que te colei e que é explicito… está dito de uma forma interessante para se perceber o segmento desta máquina. Sabes aquela cena do bom entendedor? 😉

            Claro que não ficamos melindrados, nós gostamos das tuas criticas, se não não nos dávamos ao trabalho de responder. Mas gostamos essa é a verdade.

        • MLopes says:

          ó meu caro @censo, uma máquina para profissionais é qualquer máquina que quem faz da fotografia profissão usa para trabalhar. seja ela qual fôr, de que tipo fôr, que tamanho tiver, etc. até uma holga é uma máquina profissional se um fotógrafo a usar par trabalhar.
          deixem-se de estereótipos e caganças.

    • Mr.T says:

      Esta maquina, apesar de ser a melhorzita da canon no campo das mirrorless, é bastante fraca quando comparada com as marcas de topo desta tecnologia (Olympus, Sony, Fujifilm…). Tanto a Canon como a Nikon, se deitaram a sombra da bananeira das DSLRs, e nesta gama ficaram anos luz para trás… Provavelmente algo que lhes poderá sair caro a longo termo. Olhando para o futuro, acho que esta tecnologia vai acabar por ultrapassar as DSLRs e mesmo no ramo profissional de topo isso vai acabar por acontecer (hoje em dia qualquer maquina mirrorless topo de gama destas 3 marcas se bate praticamente de igual para igual com as reflex topo de gama da Canon ou Nikon), com a vantagem do menor peso e tamanho (entre outras vantages), mas ainda com a desvantagem da duraçao da bateria (significa que para já, se tem de andar com mais algumas baterias no bolso).

      • censo says:

        Estás enganado. Experimenta ver as fotos dessas máquinas todas em monitores grandes e de elevada resolução. Não te deixes enganar pelos “samples” que ilustram os artigos que lês num tablet ou portátil. O factor que conta é o sensor. E quanto maior este for, melhor. Não tens sensores grandes nas mirrorless.

        • Mr.T says:

          Wrong! Tens de pesquisar e investigar mais antes de escreveres o que escreveste… Não estou a avaliar as maquinas pelos samples publicitários que vejo na net ou através de um tablet. Apesar dos samples publicitários serem fotos tiradas com as maquinas, são-no feito por pessoas que percebem muito de fotografia e dai conseguirem as fotos. Os samples mostram o potencial de um equipamento.
          Alem de artigos que vou lendo de pessoas que como nós também gostam de fotografia e não são fanáticos por uma marca especifica, baseio a minha opinião em equipamento que tenho, que já tive ou que já tive a oportunidade de utilizar, e sim também utilizo um monitor feito com o propósito da fotografia (“Grande”, com muita resolução, IPS, etc etc). O factor que conta não é apenas o sensor. O sensor é muito importante mas não é o único factor… Há muitos mais…! E quanto a não haverem sensores grandes nas mirrorless… Define “grandes”? Sensores 4/3? Sensores APS-C? Sensores FullFrame? É que estes, existem todos nas em mirrorless e nas marcas que mencionei.

        • Pedro says:

          sony alpha 7

  4. Duda says:

    As lentes das DSLR da Canon são compatíveis com este modelo? Parece-me que sim, mas queria confirmar…

    • Nas especificações está a indicar:
      “Objectivas: EF-M (EF e EF-S compatíveis com adaptador)”

      • Mr.T says:

        Se a Canon oferecesse o adaptador com AF, provavelmente conseguiria vender muito mais unidades desta maquina. Não oferecendo, e tendo em conta que a maquina é mais fraca que a concorrência, não me parece que a maioria das pessoas mais informadas opte por ela. No meu caso concreto, se esta maquina tivesse um preço mais a condizer com a sua real qualidade (preço mais baixo), e viesse incluído um adaptador, já a tinha comprado. Assim, estou a “despachar” todo o meu arsenal da Canon para me mudar para uma marca rival das mirrorless…

    • João Gomes says:

      Sim, com adaptador próprio.

  5. Mr.T says:

    Gostava de aqui ver umas reviews de outras maquinas mirrorless…

  6. Filipe Cordeiro says:

    A única forma que vejo algum “profissional” comprar essa máquina é se ele tiver muitas lentes para Canon e queira utilizar numa máquina muito mais pequena. Na verdade não vejo o ganho em usar uma mirrorless nesse caso, visto que tem que usar um adaptador e ao colocar uma lente genero 24-70 f2.8 algo semelhante o factor de usar uma máquina pequena deste género perde todo o sentido.

    Se o objectivo é ter uma 2 ou 3 camara para quando vai em viagem e vais comprar vidro especifico para a máquina então a escolha é apenas as Sony ou as Fujifilm.

  7. SSilva says:

    Na minha opinião a Sony está muito mais avançada nas mirrorless do que a Canon, por este preço mais vale comprar uma DSLR. Ou juntar uns trocos e comprar uma Sony a6300 😀

  8. Marco says:

    No que toca a câmaras mirrorless, a Canon está a milhas daquilo que outros fabricantes como a Panasonic, Olympus, Fuji e principalmente a Sony neste momento oferecem.
    Aliás, o sistema EOS M desde o seu lançamento tem recebido reviews medíocres quase unânimes (este modelo incluído), o que me deixa a duvidar da seriedade desta review…

  9. Vitor Alves says:

    A Canon já vem tarde e neste segmento já passou a história. Tenho um sony a6000 e uma minúscula panasonic GM1. Fantásticas!! Verdadeiras obras primas!

  10. ana says:

    Boa Tarde!
    Adorei este artigo da Canon M3 como também gostei do artigo da M10.
    Ando interessada em adquirir uma nova camera, mas queria alguma coisa com qualidade mas não muito pesada e grande.
    Gostaria de saber se a diferença de preço entre a M3 e M10 compensa. Ou encontram-se as duas ao mesmo nivel?
    Qual aconselham ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.