Análise: Bose Home Speaker 300 – som de qualidade e Google Assistant num só
Quem conhece a Bose, sabe que é sinónimo de qualidade. Tem uma oferta muito alargada para o segmento doméstico e as colunas inteligentes continuam a captar a atenção do consumidor, como é o caso desta Bose Home Speaker 300.
Depois de já termos analisado a versão 500, trazemos hoje a análise a uma versão mais modesta e uma ótima opção na sua faixa de preço.
Análise em vídeo
Especificações gerais
A Bose Home Speaker 300 é uma coluna inteligente com os assistentes virtuais Alexa e Google Assistant integrados. Inclui um altifalante que é capaz de propagar o som em 360º. Por isso, em termos de envolvência na reprodução de som, não se fica muito atrás do modelo de gama superior, e consegue também um som bastante poderoso e equilibrado.
Para conseguir um controlo por voz eficaz, mesmo durante a reprodução de música, a coluna dispõe de 6 microfones na zona superior, onde está integrado um painel de controlo físico. Nesse painel é possível fazer então o controlo da toda a operação, como ajustar o volume e iniciar ou parar a reprodução de música, escolher uma das 6 origens pré-definidas dos serviços de stream configurados e permite escolher a linha auxiliar de jack 3,5mm e a ligação bluetooth.
Design
A Bose Home Speaker 300 apresenta-se num formato compacto ovalizado, robusto e com aspeto moderno. O design é compacto, simplista, com uma altura de 16 cm e um peso de 950g.
Na frontal, não tem um ecrã como na versão 500, mas mantém a barra de LEDs RGB que dá indicações do estado da coluna. Está disponível nas cores preto e prateado.
É construída em plástico nas zonas superior e inferior, com uma estrutura lateral (grelha) em alumínio anodizado.
Configuração
Para iniciar o processo de configuração basta ligar a coluna à corrente, instalar a app Bose Music, criar uma conta e adicionar um novo produto a partir da app. Toda a configuração é simples e apenas requer que ambos os dispositivos estejam na mesma rede Wi-Fi e que escolha algumas opções do funcionamento que pretende da coluna.
Note-se que, para utilizar a Alexa ou o Google Assistant, a rede Wi-Fi utilizada deve estar ligada a uma VPN. Isso acontece simplesmente porque o serviço ainda não está oficialmente disponível em Portugal. Dessa forma, é possível simular a localização num outro país, e permitir assim utilizar o serviço. Contudo, o português de Portugal não está disponível e terá de ser utilizado um idioma compatível (como português do Brasil). No caso da Alexa, é também necessário que tenha uma conta Amazon com o mesmo país definido, no caso de pretender que a Alexa utilize recursos do Spotify.
Os assistentes virtuais Alexa e Google Assistant
Um assistente virtual, atualmente, é muito mais do que perguntar as horas ou a meteorologia. Têm evoluído muito ao longo dos últimos anos e a Alexa tem acompanhado essa evolução. No entanto, a restrição do idioma é um entrave inegável, inerente ao serviço. Ainda assim, à parte disso, importa perceber se este tipo de recurso pode, ou não, fazer a diferença.
Ao início, o maior inconveniente pode passar por estudar o assistente virtual. Ou seja, saber o que pode fazer, que ações pode desencadear, que informação consegue relacionar e que tipo de informação pessoal é merecedora de dar a conhecer ao sistema.
É interessante interagir com um sistema de IA como este e, na verdade, pode ser útil e prático utilizá-lo diariamente. Mas claro, isso só será possível após algum tempo de experiência.
Qualidade de som e desempenho
A Bose não desilude. Sem dúvida que o preço faz jus à qualidade sonora e, a juntar a isso, há toda a panóplia de funcionalidades inteligentes. Tal como aconteceu com a Home Speaker 500, também nesta é impressionante ver como sai tanto som de uma caixa tão pequena, equilibrado em toda a gama de frequências.
De resto, a nível de controlo e rapidez na reprodução de conteúdos, o desempenho é bom. Portanto, pode ser controlada fisicamente, remotamente pela app e ainda pela voz, onde o reconhecimento de voz tem boa precisão.
Veredicto
A Bose Home Speaker 300 é uma coluna inteligente com assistente virtual, disponível por cerca de 280 €, que se destaca no seu segmento.
As funcionalidades disponíveis são adequadas e os 6 botões de predefinição configuráveis revelam-se muito úteis, dispensando a utilização do smartphone ou dos comandos de voz para escolher o que mais gostamos de ouvir, que pode ser definido como estilo de música, intérprete, estação de rádio ou outros.
Tem integração direta com vários serviços de streaming, como o Spotify, Amazon Music, TuneIn, Pandora, iHeartRadio, Deezer e SiriusXM. Podemos dizer que a abrangência e interessante mas, além destes, tem ainda disponível uma integração muito mais alargada, potenciada pelos assistentes virtuais. Isto é, permite interagir com muitos outros serviços, não apenas de música.
Tal como na versão 500, não é fácil identificar um ponto menos positivo, mas vale a pena referir a falta de NFC. É algo que permite facilitar o processo de emparelhar por bluetooth. Pode ser útil, por exemplo, quando temos amigos que querem colocar a sua música rapidamente, sem aborrecimentos.
O Pplware agradece à Bose Portugal a cedência da coluna Bose Home Speaker 300 para análise.
Este artigo tem mais de um ano