Análise ao computador portátil Dell Precision 5510
Durante algum tempo, com a massificação dos tablets, começou a ouvir-se falar no declínio da venda de computadores portáteis e ainda mais de desktops. Mas, a verdade é que o mercado dos computadores não parou de evoluir e para quem procura um equipamento produtivo vai procurar um computador.
Em análise no Pplware, nas últimas semanas, esteve o Dell Precision 5510, um portátil que se revelou bastante produtivo. Hoje damos-lhe a conhecer todos os pormenores deste computador portátil.
O Dell Precision 5510 em análise vem equipado com um processador Intel Core i7 de 6ª geração com placa gráfica Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5, uma memória DDR4 de 16 GB (2x8GB) 2133MHz (integrada) e 256 GB de armazenamento interno.
Este portátil tem um ecrã de 15,6" UltraSharp FHD IPS (1920 x 1080 píxeis) 16:9 e uma bateria de 3 células, 56Wh, com tecnologia de carregamento rápido e autonomia para cerca de 5 a 7 horas de utilização.
Especificações
- Processador: Intel Core i7-6820HQ (Quad Core 2.70GHz, 3.60GHz Turbo, 8MB 45W)
- Sistema Operativo: Windows 10 Pro de 64 bits
- Memória RAM: DDR4 de 16 GB (2x8GB) 2133MHz (integrada)
- Ecrã: Ecrã FullHD anti-reflexo com retro-iluminação LED de 15,6" (1920 x 1080 píxeis)
- Placa Gráfica: Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5
- Armazenamento: 256 GB M.2 PCIe NVMe Class 40 SSD
- Webcam: Câmara Web (frontal) com microfone digital integrado
- Leitor de Cartões: SD, SDHC, SDXC, até 64GB
- Interface:
- 1 x USB Tipo-C com Thunderbolt
- 1 x HDMI
- 1 x Porta USB 3.0 com PowerShare
- 1 x combo para auscultadores/microfone (3,5mm);
- Conectividade
- Wireless LAN: Intel 8260 Dual-Band 2x2 802.11 ac (Miracast) Bluetooth 4.0, NFC
- Teclado: em análise com layout americano
- Adaptador AC: 130 W
- Bateria: Iões de lítio 3 células, 56 Wh
- Dimensões: 35,723 x 23,547 x 1,15 cm;
- Peso: 1,78 kg (com bateria)
Design
O design do Dell Precision 5510 prima pela simplicidade das linhas direitas e pela qualidade de construção, não fosse ele um computador de topo. A tampa e a base são em metal, na cor cinza. A sua espessura é de apenas 1,15 cm e pesa 1,73 kg, sendo que o seu ecrã é de 15,6 polegadas.
Na lateral direita, vêm com leitor para cartões, uma porta USB 3.0 preparada para carregamento, um botão indicador do estado de bateria com 5 LEDs e ainda o sistema de bloqueio. Do lado esquerdo, a ficha de carregamento, a segunda porta USB 3.0, a porta HDMI, a porta USB Tipo-C com Thunderbolt, o jack de áudio de 3,5mm.
Em baixo apenas se encontram-se apenas grelha para ajudar à circulação de ar e os apoios do computador em borracha.
Ao levantar o ecrã
Este Precision 5510 vem com um teclado que permite uma escrita muito boa, as teclas são bastante firmes e são iluminadas, o que é uma vantagem para quando o ambiente é mais escuro. Quanto ao touchpad não há nada a indicar de negativo, tem uma boa área de utilização e uma boa sensibilidade.
O botão de power está colocado no canto superior direito da zona do teclado. Zona esta que é revestida por uma espécie de borracha fina (com padrão em xadrez) que fica muito manchado com a transpiração das mãos. Em termos de design este é mesmo o aspecto menos bem conseguido.
O altifalante, que reproduz som em stereo, fica colocado por trás do teclado, na zona da dobradiça da tampa. O som reproduzido é de grande qualidade, o que satisfez tanto para ouvir música ambiente, quanto para ver filmes.
O ecrã de 15,6" está inserido neste portátil com uma moldura muito fina e tem uma verdadeira protecção anti-reflexo, que permitiu uma boa utilização em ambiente com muita luz natural.
A webcam encontra-se abaixo do ecrã e faz-se acompanhar por pequeno LED indicador de funcionamento. Durante a análise foi testada uma vídeo chamada à noite, com luz ambiente, através do Skype, e o resultado em termos de reprodução de imagem pode ser considerado como muito satisfatório para um computador portátil. Também o som captado é de grande qualidade.
Software
O Dell Precision 5510 vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 Pro de 64-bit. Além do mais, traz com ele algum software Dell, como é habitual.
Desempenho
O desempenho deste computador portátil corresponde perfeitamente à gama onde se insere. Estamos perante um equipamento de topo capaz de realizar qualquer tarefa a que foi proposto desde as mais simples, como navegação na Internet, utilização das ferramentas do Office, às mais exigentes em termos gráficos, como jogos e utilização de software de edição de fotografia e vídeo.
Todo este excelente desempenho deve-se ao processador Intel Core i7-6820HQ de 6ª geração, aos 16 GB de RAM e à placa gráfica Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5.
O armazenamento interno é de 256 GB, o que para um computador portátil com um preço que ronda os 2.980,00€ poderia ser um pouco mais...
Porque também é importante observar os resultados dos benchmarks, foi executado o PCMark 8 onde foi obtido um resultado de 2 671.
O Dell Precision 5510 é um computador super silencioso, apenas em alguns momentos se ouviu um ligeiro ruído, principalmente quando a grelha de circulação de ar era tapada durante algum tempo. No entanto, aquece bastante durante uma utilização comum, em navegação no browser, por exemplo.
Autonomia
Se estamos perante um computador portátil é importante que a autonomia seja boa. Neste caso em específico temos um portátil que atingiu cerca de 7 horas de autonomia e 5 horas e meia no mínimo. Tudo depende, obviamente do trabalho que se está a executar. Activando o modo de poupança de energia, com 6% de bateria é ainda possível trabalhar durante cerca de 30 minutos, ainda que não seja aconselhado atingir níveis tão baixos.
O tempo de carregamento é também ele importante e este Dell demora cerca de duas horas a carregar na totalidade (dos 6% aos 100%), sendo que dos 99% aos 100% demora 15 minutos. A bateria é de 3 células, 56 Wh, e o adaptador AC de 130 W. A ficha que se liga ao PC para carregamento tem uma luz que permanece sempre ligada, enquanto o adaptador de corrente estiver ligado à corrente.
Veredicto
Este computador portátil apresenta-se como uma verdadeira opção para quem procura um equipamento para trabalhos mais exigentes a nível gráfico.
O seu design é também um aspecto positivo a destacar, notando-se cada vez mais o esforço da marca em criar equipamentos que aliam o excelente desempenho a um design atractivo e a uma estrutura mais leve e mais fina.
A autonomia poderá ser um problema para quem passa muitas horas a trabalhar longe de uma tomada eléctrica, mas nada que seja longe daquilo que a concorrência oferece. Assim este revela-se uma boa opção para ambiente de escritório.
O Pplware agradece à Dell a cedência do Dell Precision 5510 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
O que me mais incómoda nos portáteis é a temperatura elevada, no verão é desconfortável.
Compra macbook air, sem ruido sem calor
É um i7, aquecem sempre muito. Um i5 já ia ser bem mais fresco.
Não é só o facto de ser um i7 per se. É a gama do i7 que mais importa.
Eu tenho um Asus com i7 e ele para aquecer é difícil – só se puxar mesmo muito por ele. Isto deve-se ao facto de ser da gama U, ou seja, tem um TDP bastante baixo.
Este Dell tem um i7 da gama HQ – é a gama de topo, com um TDP bastante mais elevado. Um i5 que *não* seja da gama U também é capaz de aquecer bem um cházinho verde.
Dentro das 13′ e processador i5 ou i7 e com pelo menos 4/8 gb de ram ate cerca de 800/900 euros o que recomendam??
Obrigado
Asus ux305ua
O preço também é um bocado salgado
Dell e barato não conjuga. Quem quer Dell tem de estar disposto a pagar, mas não se arrepende.
Verdade no caso dos equipamentos empresariais, e este Precision está lá, nos equipamento de grande consumo andam pela tabela das outras marcas.
O preço da PPware está um pouco desfasado do preço real.
Para um cliente empresarial, consegue-se esse equipamento mais barato.
Nota: A garantia deste equipamento é de 3 anos nas instalações do cliente, com resposta no dia seguinte.
Para um cliente empresarial? E somos todos? 😉
Rui, esse preço está um pouco desfasado do preço real.
Para um cliente que compra em segunda mão, consegue-se esse equipamento mais barato.
Para um cliente que compra em promoção, consegue-se esse equipamento mais barato.
Para um cliente que compra noutro país específico, consegue-se esse equipamento mais barato.
Para um cliente que…
mesmo a minha medida, excepto o preço claro
Consegue-se arranjar um portátil asus, completamente novo, com o mesmo desempenho por menos de metade do preço.
Não entendo porque é que as coisas dell têm de ser tão caras. Estão a querer imitar a apple (produtos que não são nada de mais, a preços completamente absurdos)?
Já para não dizer que noutras reviews disto, uma coisa contra é que a refrigeração é muito fraca neste portátil (daí a parte do equipamento silencioso). Por 3000 euros, tinha obrigação de ser bom nesse aspecto.
Esse portátil Asus custa menos de metade, e tem menos de metade da qualidade, menos de metade da qualidade de suporte, menos de metade da fiabilidade, enfim… comparar Dell com Asus em notebook, é comparar um Fiat com um Ferrari. Por alguma razão os parques informáticos das empresas a sério são Dell ou Lenovo. A fiabilidade que a Asus não tem.
Rui podes apontar um modelo da Asus equivalente?
Qualidade pagasse, meu caro.
Surface Pro 3, Vários modelos Lenovo (mas os ecrãs costumam ser maus) como o U330 e outros.
Neste caso, paga-se.
No entanto, não vejo neste equipamento qualidade que não se encontre num ASUS de 1500 euros.
Se esse Asus de 1500€ avaria, vai para uma assistência péssima e com sorte volta de lá com falta de metade dos parafusos da base, como é costume
Surface Book.
qualidade e suporte excelente pagasse…
trabalho na Dell, aliás faço parte do Field support que repara os equipamentos Dell, seja laptops ou servidores etc… e melhor que Dell não arranjas.
compra o teu asus e quando der problemas vem te queixar.
pesquisa como é o suporte Dell… hoje avaria, amanhã tens o portátil reparado.
Será que é assim tão difícil distinguir “pagasse” de “paga-se” ?
Neste caso, escreve-se “paga-se”.
Escreveria-se “pagasse” se o contexto fosse por exemplo: …. Se eu “pagasse” 10000 euros pelo portátil, este deveria ser bem melhor.
Espero ter ajudado a esclarecer esta dúvida.
já acabaste de dizer borrada? tentaste crescer, mas só caiste…para isso não há suporte possível.
Pois quem disse borrada foste tu. pagasse.?! É PAGA-SE!
Aprende a escrever português em vez de errares e depois vires aramar em esperto.
O Charles tem razão….
É bom que não escrevas dessa forma nos relatórios de intervenção!
A defesa da nossa língua-mãe, o supra-sumo da nossa cultura, deveria ser considerado um serviço público. Mas claro, o português típico fica todo melindrado. Antes escrever mal e não ser incomodado por isso, do que alguém fazer o favor cívico de apontar o erro e chatear a mioleira.
vocês fazem me lembrar aqueles putos armados em esperto com o telemóvel agarrado à cara e super cool…
nem vou perder tempo, quem quer chamar atenção chama com educação, para Chico espertos na maneira de falar, nem que tivesse errado a frase toda, vos dava ouvidos.
ainda bem que temos tantos defensores da nossa língua, os mesmos que se for preciso escrevem:ctg, mm, trocam x por s.
enfim…
não vou agradecer pelo motivo dito acima.
nem sei porque estou a perder tempo convosco sinceramente… lol
Comprovado por mim várias vezes.
Só compro Dell para a empresa, não existe melhor.
Este portátil tem o suporte Next Business Day já incluído?
Se avaliar o portátil em 1500/2000€, estamos a falar de mais 1000€ de inflação. Esse valor é exagerado para talvez nunca ter problemas com o portátil nos 2 anos de garantia.
NBD é bom para empresas que podem ter prejuízo com o tempo de reparação do portátil mas para um utilizador normal, não faz qualquer sentido pagar mais 1000€ .
A dell tem um customer service muito bom para empresas mas os produtos são demasiado caros, talvez mais inflacionados dos que os da Apple, quando a Apple tem um serviço de suporte ao cliente melhor que o da dell.
Viva Pedro, também trabalho com muitos Dell’s e não tenho nada a dizer de bom quanto á qualidade, pelo menos melhor que a gama de consumo.
A nível de avarias tem tantos problemas como a Asus ou outra qualquer. A nível de substituição onsite é verdade também em algumas situações, mas atenção que não é em todas. Sinceramente não acho a Dell extraordinária em nada de especial, e até recomendo a gama Thinkpad para quem quer verdadeiramente um portátil profissional á prova de tudo.
Também não compreendo como é que um portátil de gama topo e profissional (denota-se a Quadro) não tem teclado numérico…
A meu ver o portátil destaca-se pela moldura fina do ecrã e pelo peso para um modelo de 15″ (deveria ter sido testado o flex do chassi), o resto está mais que enquadrado no preço um pouco exagerado.
Existem 2 marcas em que a qualidade paga-se: Apple e Dell
Querem usufruir da qualidade e do suporte. PAGUEM! 🙂
Podes meter a HP no grupo desde que seja mercado empresarial, como são os casos das gama Elitedesk (PC de secretária) e Elitebook (portáteis), mas lá está a qualidade e o suporte empresarial paga-se!
Sim só refiro mercado empresarial mesmo.
Mercado domestico os componentes usados são de fraca qualidade.
Podes meter a Microsoft no mesmo saco. Dá um óptimo suporte à linha Surface.
Pois eu que nem sou do ramo, arranjo melhor ou igual a Dell e mesmo que nao consegui-se arranjar, preferia compra 2 bons laptops de uma outra marca do que comprar pelo mesmo preço 1 Dell, pois se um dos avaria-se eu tinha outro, elementar meu caro.
Qualidade sim é verdade, mas preços exorbitantes e sem sentido, parece que andam a comer maçãs…
Bem dito,”major”. 🙂
Isso é conversa de vendedor. 3000 eur por um portátil não é um abuso, é um roubo. Ainda hoje vi um HP na FNAC por 1200 eur (HP OMEN qq coisa) bem melhor que esse e foi na FNAC que já por si é caro. Só tinha 8 GB mas com um slot um pente RAM custa uns 70 eur e já inflacionado.
quase 3000 euros e “só” 7horas… poderiam por mais umas horinhas pois o pelo preço poderia trazer um pouco mais
Verdade! Era uma bateria mais densa e um SSD de 512 GB ou mesmo 1TB. O preço é demasiado elevado para a configuração, a não ser que traga 3 anos de suporte incluído!
Parece que não é só a apple que exagera nos preços!
Ainda hoje na FNAC vi duas chavalas a olhar para um portatil “Mobilidade” de 600 eur e a dizer que por mais 1000 eur comprava um MAC. Não sei o que estas miúdas andas a fazer …. Mas devem ter um profissão muito desgastante. 😉
Falta espaço em disco ou possibilidade de disco secundário. 256GB é muito pouco para um portatil desse preço.
Com metade do preço comprava um Asus com muito melhores características! Embora a assistência (da Asus) possa não ser assim tão boa, se não o estragares tá fixe!
“Paga-se”… a lingua de Camões tem os seus dias terminados…que tristeza.
Concordo consigo!
Até dói ver o que se escreve por aí!
Chega a ser violento!
“lingua” deve escrever-se LÍNGUA com acento agudo. Afinal o professor “Luis” também comete erros 🙂
Se me recordo, este modelo consegue levar até 32GB de RAM. Para trabalho (que é o segmento indicado para estes modelos) isso também se paga. Estão a indicar que a memória é integrada, mas acho que é erro. Até o site da DELL diz “Até 32GB em 2 slots”.
A Nvidia Quadro é muito mais compatível e indicada para programas de design e engenharia (Adobe, Sollidworks. Ou seja, trabalho).
E o preço de máquinas do género, que só se encontra no segmento empresarial, não foge muito ao deste modelo.
Está máquina com um ecrã de 14 é que era
há mbp com o mesmo desempenho final e bem mais baratos…e com muito maior valor no mercado de usados
Não, não há.
Este Dell é para um mercado diferente dos MBP.
A Apple não tem, em nenhuma gama, gráficas certificadas para Cad, Nvidia Quadro M1000M. Só por aí o Dell ganha.
Muitos aqui dizem que Dell é do melhor que há, etc… e é verdade. Não concordo quando dizem que a fiabilidade dos Asus é inferior. Tenho um Asus Z53, que já fez de tudo, incluindo VMs e continua a funcionar. Até serve para escrever comentários aqui. Tenho um Dell D830 que recuperei e também é muito bom. (Não há dinheiro para computadores novos 🙂 )
Onde é que se compra Dell para o consumidor final em Portugal?