Esqueceu-se como se desliga o iPhone? O iOS 18 oferece agora um botão de desligar dedicado
Temos dedicado alguns artigos a mostrar pequenas e grandes novidades no iOS 18. Dos atalhos, à bateria, passando pelos ícones até às mensagens de satélite. Na verdade, este novo sistema operativo é o campeão nos pequenos bons pormenores. O de ter um botão de desligar é disso um exemplo. Se faz falta? Para os menos afoitos... pode ser complicado o método antigo.
O botão de desligar o iPhone
Já se esqueceu de como se desliga o iPhone? Não é o único. Pode parecer disparatado ter de pesquisar no Google como desligar o dispositivo, mas muitas pessoas fazem-no. Contudo, a Apple está a fazer uma alteração no iOS 18 que, espera-se, tornará este problema uma coisa do passado.
Um dos resultados infelizes do facto de o iPhone ter deixado de ter o botão Início é que desligar o dispositivo se tornou mais complicado do que antes. Existe até uma página de apoio oficial para o ensinar a fazê-lo.
Nos iPhones mais antigos, bastava manter premido o botão lateral para ver a barra de desligar aparecer no ecrã. Mas na atual era pós-botão Home, o botão lateral é agora utilizado para invocar a Siri, pelo que é necessário manter premido o botão lateral e um botão de volume para desligar.
Esta pequena alteração apagou anos de memória muscular e criou confusão, de tal forma que a Apple está a introduzir um botão de desligar dedicado no iOS 18.
Novo botão de desligar adicionado à Central de Controlo
Um dos principais recursos do iOS 18 é uma nova Central de Controlo que coloca muito mais recursos na ponta dos dedos.
Uma adição desconhecida à nova Central de Controlo é um botão desligar no canto superior direito. Se premir esse botão, aparece no ecrã o botão deslizante de ligar/desligar para poder desligar o iPhone.
Os meus comentários às vezes devem fazer comichão, vá-se lá saber porquê…
A frase “é o campeão nos pequenos bons pormenores” é realmente super engraçada haha
Criaram um problema sem necessidade, e deram uma solução pior para colmatar.
Não há sistema perfeito, mas a velha frase “iPhone é mais fácil de utilizar” está muito longe da realidade…
Não está não. E olha que uso o melhor Android todos os dias e noto que o iOS continua a ser mais completo, e mais fácil de utilizar. Não vamos nem entrar nas áreas dedicadas à Acessibilidade, que aí a Apple vai mais além que os concorrentes. Agora, à medida que tens o SO mais preenchido, como é normal, muita coisa fica escondida, fica em folhas secundárias. Mas, repito, o iOS é o melhor sistema operativo por vários fatores, da organização, design, segurança e, cada vez mais, pela usabilidade das suas ferramentas num ecossistema super completo.
Mas o iOS tem tudo? Não existe o ter tudo., Há coisas que já não fazem sentido ter, mas há outras que, com a passagem dos anos, ganham mais expressão.E a Apple gere bem, sobretudo, a disponibilidade dos recursos. Ter mais com menos recursos que depois se foirnam um peso em termos de preço. Usar melhor os recursos para trazer oq ue realmente faz falta. Um exemplo simples, 90% das pessoas que têm um Galaxy S24 ou S24 Ultra não usam a caneta. Os outros 10% usarão para coisas menores. Para que tem a Samsung uma caneta que o utilizador paga para não usar? Decidir o ecrã em duas áreas, quem usa isso? Praticamente ninguém. è outra funcionalidade que não tem grande serventia para 99% das pessoas. Haverá 1% que usa para ter uma facilidade em termos de apps no desenrolar da sua vida profissional, mas não é de todo relevante.
São estes detalhes que as marcas usam para pensar onde essas funcionalidades fazem de facto falta. A Apple acha e bem, que esses dois exemplos fazem falta no iPad. E têm isso há anos.