Elon Musk vai banir o iPhone se a OpenAI for integrada na IA do iOS 18
Uma das grandes novidade dos novos sistemas operativos da Apple é a IA e a integração que será realizada. Para além desta IA nativa, a Apple resolveu abrir a porta a outros modelos de LLM no iOS 18, começando para já com a OpenAI. Este passo provocou uma reação inesperada de Elon Musk, que promete banir o iPhone das suas empresas, se essa integração acontecer. Promete mais e que não se ficará por aqui.
Elon Musk vai banir o iPhone
Os rumores que surgiram davam como certa a entrada da OpenAI e do ChatGPT no iOS e em outros sistemas operativos da Apple. Esta seria a forma de a criadora do iPhone ter acesso a todas estas capacidades e à novas funcionalidades associadas a esta inteligência artificial.
Como ficou claro no WWDC, a IA vai ter uma presença forte a partir de agora, com muitas novidades a chegarem. Uma delas foi mostrada e dá a certeza de que o ChatGPT vai estar presente no iOS 18, vindo da integração prometida com a OpenAI.
And visitors will have to check their Apple devices at the door, where they will be stored in a Faraday cage
— Elon Musk (@elonmusk) June 10, 2024
OpenAI no iOS 18 é a culpada
O que não se esperava era a reação que Elon Musk teve ao saber desta novidade. O dono do X publicou de imediato várias opiniões na rede social, revelando algo que pode mudar a relação entre estas empresas: nas suas palavras, caso a integração da OpenAI com o iOS 18 aconteça, o iPhone será banido das suas empresas.
O homem forte do X e da Tesla foi mais longe e garantiu também que nesse caso outros dispositivos da Apple vão ter de ser deixados na entrada e colocados numa gaiola de Faraday. A ideia é impedir que a informação seja recolhida por estes equipamentos.
It’s patently absurd that Apple isn’t smart enough to make their own AI, yet is somehow capable of ensuring that OpenAI will protect your security & privacy!
— Elon Musk (@elonmusk) June 10, 2024
Apple has no clue what’s actually going on once they hand your data over to OpenAI. They’re selling you down the river.
IA da Apple não foi referida
Elon Musk ainda publicou uma informação onde colocou em causa algumas das decisões da Apple. Não entende como a empresa não resolveu criar a sua IA própria, dadas as suas capacidades. Esta ideia foi rapidamente desconstruida pela comunidade, que revelou que a Apple Intelligence é uma IA própria, criada e mantida pela gigante de Cupertino.
A questão base para estas declarações de Elon Musk é a recolha e o processamento dos dados que supostamente a OpenAI irá fazer. Isso refletiu-se em várias publicações feitas posteriormente, onde tentou demonstrar como a Apple irá fornecer dados à empresa, que depois os irá vender.
De facto não tem lógica integrar a nível de OS uma tecnologia que não é da Apple e que pode colocar em causa a privacidade dos dados.
Tenho a mesma opinião para Android, Windows e afins, sei que o termo AI está na moda mas não podemos compactuar com um retrocesso na segurança dos nossos dados.
Como assim? A Apple já integra a Google há muitos anos e isso não é problema de privacidade. Aliás, a Google tem mesmo um sistema operativo que permite aos utilizadores deixarem tudo, de cartões de crédito a registos médicos, passando por morada, contactos e afins. No que toca ao chatGPT há essa preocupação? Tu entregas esses dados a um serviço que não precisa deles?
Aliás, a Apple acabou de mostrar que quando os seus serviços não podem executar as tarefas todas localmente, apenas parte da informação é processada fora do hardware e nenhum dado privado é levado para fora. Vê aqui https://youtu.be/RXeOiIDNNek?t=4300
Uma coisa é o que eles dizem outra é a realidade, não venham com histórias que se vai usar OpenAI vai o fazer localmente, isso não existe claro que vai trocar informação com a OpenAI.
Depois de em Março o o congresso dos EUA proibir a utilização da AI Copilot da Microsoft, a Microsoft este mês também já voltou atrás com o “recall” certamente porque viram que também não foi bem aceite pelos utilizadores.
Mas então estás a dizer que a Google partilha os teus dados com terceiros? E tu continuas a usar os serviços Google?
E não, uma coisa não é o que dizem e outra o que fazem, porque são empresas altamente escrutinadas. E a Apple (assim como a Google e agora a OpenAI), mais ainda, como deves saber, por tudo o que implica estar na maioria dos bolsos dos utilizadores americanos. E a Apple sabe disso, criou esta nova forma de gestão de dados fora do hardware por poder de processamento deslocado, mas sem enviar dados privados. Se não o fizer, caem-lhes em cima, como é sabido e a Apple sabe disso.
A forma como a Apple introduz o chatGPT nos seus sistemas é diferente do que fez a Microsoft, não são comparáveis. O da Microsoft funciona fundido no sistema de pesquisa, o da Apple é como se fosse um serviço terceiros, usado pela Siri. Isso ficou bem explicado, aliás, até com um aviso que carece de aceitação por parte do utilizador.
@vitor
Porque é que a MS desistiu do SO deles em detriments do Android?
Que na minha opinião é menos segura que o Android (pesa tb o facto de ser o sistema mais usado)
Acho que a MS tb não esta a fazer um bom trabalho com o Windows… mas isto sou eu…
E acho tb que o CEO da MS devia mudar…
A Microsoft desistiu porque não conseguiu atrair o mais importantes: developers. E olha que era um sistema operativo brutal. (os mais velhos que por aqui andam, ainda se lembram do “developers developers, developers developers, developers, developers…” 😉
Na minha opinião pecou ainda porque não quis fazer a passagem do muito material (software) que existia do antigo Windows Mobile para o novo Windows Phone. Foi uma má jogada, iria ter um repositório brutal de ferramentas. Eu usei muito no tempo em que trabalhava com o Windows CE num PalmTop e mais tarde num PDA.
Não teve nada a ver com segurança. Teve a ver com o esforço financeiro que a empresa não quis fazer. E olha que nem todos conseguem, basta ver a Samsung que não conseguiu com o Tizen, a Nokia com o Symbian, A Raspberry com o Pi OS… entre outros.
“A forma como a Apple introduz o chatGPT nos seus sistemas é diferente do que fez a Microsoft, não são comparáveis. O da Microsoft funciona fundido no sistema”
Mas então não é disso que estamos a falar?
“If Apple integrates OpenAI at the OS level”
Parece que estou a falar chinês.
Uma coisa é uma pesquisa ou APP, outra coisa é integrado a nível de OS.
Quanto a ser americano e seguro não é bem assim senão o congresso dos EUA não desconfiavam e proibiam.
Não foi da mesma forma, a Apple explicou isso. Aliás, a Apple descreveu a forma como a informação vai ser processada fora do hardware do utilizador. Está bem explicado, não é da mesma forma. O da Microsoft era totalmente entregue aos servidores OpenAI, o da Apple não. Vejam o que foi apresentado.
O congresso? Alguma vez ficaste sem os serviços da Google? E quantas vezes a Google foi chamada ao congresso? E a Meta? 😀 Não queiras ver um diabo de um lado e um santo do outro 😉 só porque sim.
Voce sabe Vitor M? Ate hoje nao sei porque o android nao tem emulador nativo para x86 igual tem o Rosetta 2 do Macos. Temos demanda para isso, so nao temos pessoas desenvolvendo processadores para isso. Sera que é Lobby? https://www.imore.com/tests-show-apples-m1-emulates-x86-faster-intel-can-run-it-natively
Mercado. Um dos grandes trunfos do mercado Android é a sua dimensão (repartida), e as vendas versus o lucro inconsistentes. Vender muito e lucrar pouco, produz pouca riqueza e permite distribuir menos. Na Apple, como todos os equipamentos são premium, geram mais lucro, permitem mais investimento e obrigam a maior divisão de proveitos. Os developers ganham mais, os revendedores ganham mais e a economia circular tem saúde e isso permite à Apple enveredar por outros caminhos, como foi o caso da aposta nos Apple Silicon. Um tremendo investimento, mas um corte de amarras com terceiros, como era o caso da Intel e Nvidia. Depois, criar soluções para necessidades que ainda não se sabia que o utilizador iria ter.
Mas funciona sempre? Não e muitos projetos da Apple não tiverem um fim feliz. O caso do carro elétrico autónomo é um bom exemplo. Mas já o caso dos Apple Vision Pro é um bom exemplo, a Apple está a fazer o caminho das pedras para levar ao utilizador um novo universo de aplicações, plataformas e produtos, a realidade mista.
No Android, são tantos os players que dividir por dezenas ou centenas o lucro, dá uma miséria a cada um. E por isso é que ninguém avança com uma linha de processadores. Os que tentam, como é o caso da Samsung, está muito dependente de terceiros e os Exynosm não são grande trunfo. Boa tecnologia, mas pouca dimensão. E criar um produto, como um emulador nativo para x86, não teria o retorno que pudesse pagar o tremendo investimento inicial.
Há vários exemplos, o Tizen da Samsung, nunca viu luz ao fundo do túnel, porque não tem dimensão.
O Musk tem razão, a Apple não tem forma de controlar os dados depois de partilhados. Contudo, no final é uma questão de confiar mais na Apple do que na.OpenAI, quando entrego todos os meus dados à Apple e ao Icloid, já estou a confiar a Apple cegamente
Eu não conheço em detalhe o modelo que será usado no iOS mas sim já é possível usar modelos de IA generativa, localmente, sem necessidade de enviar dados para a cloud.
O problema é k as LLM Locais Opensource exigem poderes computacionais muito elevados e ficam aquém nas pontuações dos leaderboards das comerciais. Para quem defende que o opensource não tem futuro (1 investigador da Meta k envolveu numa escaramuça com o Musk) , eu digo k as LLM Locais opensource serão o futuro.veja-se o caso da Robótica: os robôs devem poder correr localmente a sua IA sem estarem sempre conectados. E a IA na robótica irá controlar tudo, desde o movimento como a sua interação humana, num único modelo, á semelhança do nosso cérebro, que faz tudo.
andas a basear todo o teu discurso num pressuposto falso lançado pelo Musk, sem prestar atenção ao que a Apple anunciou.
A integração com a OpenAI é lateral e não central ao funcionamento da implementação da Apple. A Apple tem a sua própria AI, e qualquer possibilidade de interação com a OpenAI leva com um aviso ao utilizador, pedindo que ele autorize o envie de dados para a OpenAI.
95-99% das pessoas so apertam o botao de aceitar, sem ler absolutamente nada dos termos e acordos. Ou seja, nem sabem que estao entregando dados para OpenAi e que tipo de dados sao esses ou ate mesmo o que é a OpenAi. Essa é a verdade. Elas ja estao acostumadas a apertar o botao aceitar para poder testar qualquer produto de forma rapida
Seguranca de dados? E tu acha que seus dados estao so com a apple e seguro? Existe muito mais coisas envolvidas por tras. Essas decisoes estao atreladas a nsa. https://www.windowscentral.com/software-apps/edward-snowden-openai-board-betrayal-of-every-person
Chora mais, elão
Ele chora rios de dinheiro e tu? KKKKKKKKKKK
Tradução: musk está chateado porque mais uma vez não vai lucrar com o negócio da openai por isso não deixa que entrem na casa dele! Parece os cachopos! Lol
chora mais atrasado.
Nem mais
Na apresentação foi referido que com o ChatGPT se podia perguntar ao iPhone, através do Siri, por receitas (culinárias).
Lembrei-me de perguntar agora ao ChatGPT se tinha receitas de cataplanas. “Claro! Aqui estão duas receitas clássicas de cataplana: uma de marisco [amêijoas, camarão, lulas e mexilhões] e outra de carne [carne de porco com amêijoas].
(Não estão nada mal … embora as minhas já sejam melhores.)
Criar grandes modelos LLM de inteligência artificial como o ChatGPT (OpenAI), o Copilot (Microsoft) ou o Gemini (Google) é extremamente caro e complexo. Musk, que está a criar o seu e que tem especial embirração com a OpenAI/ChatGPT, diz que a Apple devia também criar um próprio. Mas as receitas saíam melhores do que as dos outros modelos que ja existem? Provavelmente não.
O que vai interessar é o resultado prático da utilização do ChatGPT no iPhone. Há questões de privacidade e segurança que precisam de ser bem esclarecidas? Por certo e terão que ser esclarecidas.
Mas uma coisa é certa – muita gente já ouviu falar de modelos de inteligência artificial, mas não usou ou instalou a app so para experimentar. O número de utilizadores de iPhone é estimado em 1.500 milhões. Vai ser um enorme impulso no uso corrente da IA generativa a integração do ChatGPT no iPhone. No Android, que nesta altura leva vantagem nos Pixel e Samsung, o percurso será o mesmo. Musk vai ter que viver numa gaiola de Faraday.
Nas minhas empresas diz ele. Que boneco..
Ele manda porque pode. E tu estás em que lugar na Forbes?
Portanto a Forbes, denomina para ti, a descrição dos melhores gestores e CEO’s ?
Ou para ti o indice de riqueza é directamente proporcional com inteligência ?
Acreditas certamente, que o conselho de administração de todas as “suas” empresas, é constituido por uma cadeira e um teclado ligado ao “X” ?
Vai melão, continua com a tua Forbes …
+1000
O menino ficou amuado. XD
Mestre Vitor, os comentários assim um bocadito maiorzitos não estão a entrar pois não?
Um teu ficou preso no SPAM, mas penso que já está disponível.
@Mr. Y O problema é k as LLM Locais Opensource exigem poderes computacionais muito elevados e ficam aquém nas pontuações dos leaderboards das comerciais. Para quem defende que o opensource não tem futuro (1 investigador da Meta k envolveu numa escaramuça com o Musk) , eu digo k as LLM Locais opensource serão o futuro.veja-se o caso da Robótica: os robôs devem poder correr localmente a sua IA sem estarem sempre conectados. E a IA na robótica irá controlar tudo, desde o movimento como a sua interação humana, num único modelo, á semelhança do nosso cérebro, que faz tudo.
boa parte dos exemplos que a Apple mostrou na apresentação eram com processamento local
Ok. Tenho de ver o video do lançamento todo até ao fim, não vi. Pena não ser opensource, mas também percebo que as empresas não vivem do ar.
Já há modelos LLM mais leves onde não precisas de GPU e correm totalmente offline. Não são tão eficientes como GPT e afins mas o caminho irá ser esse.
É impressionante a evolução que está a acontecer.
Llama 3 8quant consigo correr num Ryzen 7940hs quase a 10 tokens por segundo, para mim satisfatório, e a LLM também muito interessante. Falta melhorar a arquitectura para se poder compactar ainda mais sem perdas. Em falta uma OPENSOURCE multimodal satisfatória, para correr em low hardware. Em testes o phi-3 medium, mas está muito censurada.
Pelo que percebi da apresentação, toda a AI nativa, é feita localmente, e apenas em casos específicos, é feito por servidores da Apple. Toda a AI que seja exigida ao ChatGPT, é necessário dar autorização especifica em cada acto para fazer upload da informação ao ChatGPT. Logo, o problema da privacidade é menor do que nos outros casos, nomeadamente nos dispositivos que já existem no mercado. Não vi o Elon Musk dizer que vai ser proibido Earbudsda Nothing na sua empresa, tendo em conta que tem ChatGPT integrado, ou Rabbit’s R1, ou Ray-Ban Meta Smart Glasses, com AI. Está a fazer birrinha…
Vai deixar de ser siri e passar a ser siria. Dependendo da programação e das autorizações que lhe derem a nível de OS os políticos, governo e afins não vão gostar muito desta conversa.