Como saber se um carro usado tem os quilómetros “martelados”
O mercado dos carros usados gera muito dinheiro e é uma excelente opção. No entanto, o facto de ser usado, levanta sempre algumas desconfianças "naturais". A primeira é saber se os quilómetros são "originais".
Adulterar o número de quilómetros num carro é, infelizmente, uma prática comum no nosso país. A este nível o comprador pode simplesmente acreditar na palavra de quem vende ou então validar tal informação.
Para isso, uma das práticas mais comuns é solicitar uma declaração ao IMT. De referir que este tipo de declaração apenas é possível para carros usados comprados em Portugal (e não importados).
Como solicitar uma certidão para ver os quilómetros?
Antes de solicitar uma certidão do veículo fique a saber que não precisa de ser o proprietário. Acedendo ao site do IMT, basta ir ao separador Veículos e depois escolher no Tipo de Certidão: Certidão de Inspeções Técnicas.
Deverá ainda indicar, como campo obrigatório, a matrícula do veículo.
Após a introdução da informação, a página indica de imediato o número de N.º Total de Inspeções do veículo.
Para finalizar terá de pagar 27 euros, isto se o pedido tiver sido realizado online. Caso efetue nos balcões do IMT, o valor sobe para os 30 euros.
Se não quer ser enganado aquando da compra de um carro usado, no que diz respeito aos quilómetros, peça uma certidão de inspeções técnicas do mesmo. O processo é simples, apesar de custar dinheiro. No entanto, vale mais pagar o valor em causa que vir a descobrir que foi enganado.
Para carros nacionais é top, para carros importados usem outro tipo de serviços pois existem mais históricos
Outros serviços e mais baratos
O meu carro trocou de quadrante, os KMs actuais não são os reais por isso os KMs que estao na ficha de inspeção não são os reais. Ou seja isso é tudo treta.
Obviamente que essa informação vale o que vale mas se formos por aí nem vale a pena ligar a isso pois maioria dos carros semi novos que por aí se vendem a preços de quase novos eram carros de leasing, muitos deles mal tratados e com mais betume que a Lili Caneças.
Sim, até à data da 1ª inspecção não têm como controlar. É há quem faça 200mil nos 1⁰s 4 anos…
É legal tirar KMS nos carros.
A inspeção controla, fica na folha e não chumba devido a isso, obviamente que em todas as inspeções feitas a seguir, essa nota vai aparecer.
Os que foram martelados até à data da 1ª inspeção nunca vão aparecer na folha.
Imagine-se carro com 200.000 vai à 1ª inspecção com 36990 kms. É só um exemplo.
Nos 2 anos seguintes, espeta-lhe com mais 100 mil. Qd for a inspecção saca mais 90000. Esses 90 mil tb não vão aparecer na folha.
Desta forma um carro com 300 mil é vendido com 46990 chapados no quadrante e o comprador fica todo contente pq julga que tem ali um carro quase novo.
E assim por diante!
Nada como o livrinho de revisões devidamente certificadas com os carimbos e assinatura do concessionário oficial!
E mesmo assim é ir com o livrinho ao respectivo concessionário a ver se é autêntico, não vão ter roubado/mandado fazer um carimbo!
E se antes das revisões tirar KMS ?
Nada como ter um Tesla, desde que ligado à Tesla, não dá para aldrabar
Antes das revisões é problemático pq depois os mecânicos não sabem como proceder.
Qt aos Tesla, adulterar KMS é um piscar de olhos. Já lhe mostrei como.
É? Ainda pago 500 euros para o fazer, mas tem de ficar ligado à Tesla e com todos os sistemas gratuitos que tem, nomeadamente dados e carregamentos, se não ficar, tem de resolver o problema.
No entanto se mudaste o quadrante por exemplo no ano 7 de carro, no histórico vai aparecer a diferença de km na inspeção do ano 6 quando comparada com a do ano 7…
27 euros por esta informação por é um roubo. O Estado deveria cobrar apenas o valor operacional deste serviço, que não deverá ir além dos cêntimos. Se cobrasse um euro já lucrava. Mas tudo o que tenha a ver com transportes neste país e taxado até ao céu!
Se não houvesse intrujas, o Estado nada ganhava.
Mas haverá sempre um tuga burlão a vender usados.
Tudo muito certo… no entanto se o carro antes da primeira inspeção aos 4 anos for ao dentista ninguem sabe de nada! E depois entre 2 em 2 anos muito também pode acontecer… Fica o alerta! Isso e o valor ridículo dos Usados em Portugal…
Para combater uma fraude, roubamos os interessados… Uma simples pesquisa por identificador único na BD do IMTT custa €27 !!!
Não é confiável
Retiram km antes da 1 ° inspeção
E nas seguintes
o truque é procurar carros que sejam vendidos com 500 e 600 mil e ir buscar um com “apenas” 200mil. Tá novo!
E se uma pessoa fizer digamos 30.000 kms entre inspeções e adulterar para 3.000 antes de lá ir como é que é ? Lá se vai a “inteligência “ deste artigo por água abaixo … enfim : a única forma serà não haver forma de alterar. Ou penas pesadas para aqueles que estão a cometer o crime pois não só estão a enganar o comprador como o podem estar a colocar em perigo…
Medida interessante, mas de valor completamente absurdo. 27€ por uma consulta banal a uma base de dados.
Se conhecerem alguém num centro de inspecção, ele pode consultar os km e visualmente analisar se há km martelados.