Samsung espera conseguir alcançar o iPhone do ano passado até ao próximo ano
A Samsung Electronics deverá produzir em massa os seus processadores Exynos de 3nm na segunda metade de 2024, desafiando o domínio da Apple nos smartphones e pressionando a TSMC, bem como a Qualcomm. Este chip começou a equipar o iPhone 15 Pro.
O lento lançamento de 3nm da Samsung
Esta informação foi partilhada esta semana pela DigiTimes. Segundo a publicação, a Samsung está a tentar não perder o timing para lançar o chip Exynos 3nm. Fontes da indústria relatam que a empresa sul-coreana revelará oficialmente os seus chips de 3nm, que têm o nome de código “Solomon”, em 2025.
A divisão System LSI completou o tape-out no início de 2024, e o projeto passou para a divisão Semiconductor Foundry para o fabrico de protótipos.
Espera-se que os Exynos APs de 3nm, que utilizam o processo Gate-All-Around (GAA), superem o anterior Exynos 2400 encontrado na série Galaxy S24. Os analistas prevêem que estes novos chips serão integrados nos smartphones Galaxy S25 a partir do final de 2024, aumentando a competitividade da Samsung no mercado dos semicondutores.
Será este o calendário previsto para a mudança da Samsung para os chips de 3nm:
- Produção em massa em 2024: A Samsung está a preparar-se para iniciar a produção em massa dos processadores Exynos de 3nm na segunda metade de 2024.
- Integração no Galaxy S25: Os analistas esperam que estes processadores de 3nm sejam integrados nos smartphones Galaxy S25, cujo lançamento está previsto para o final de 2024.
- Apresentação oficial em 2025: A apresentação formal dos chips de 3nm, com o nome de código “Solomon”, poderá estar planeada para 2025, potencialmente alinhada com anúncios mais alargados ou produtos adicionais que utilizem a nova tecnologia.
A liderança da Apple à velocidade da luz
Para efeitos de comparação, a Apple enviou pela primeira vez o seu silício personalizado de 3nm num smartphone em setembro de 2023. A linha iPhone 15 Pro inclui o chip A17 Pro. A Apple enviará o seu segundo chip de 3nm com o chip A18 Pro no iPhone 16 Pro neste outono, quando a Samsung conseguir lançar o seu primeiro chip de 3nm.
O avanço de um ano da Apple na utilização de chips de 3 nm é atribuído a vários fatores, incluindo a sua forte relação com a TSMC, investimentos e colaboração iniciais, gestão da cadeia de fornecimento e recursos financeiros. Até à data, a Apple forneceu três chips de processo de 3nm: A17 Pro, M3 e M4.
Talvez sem surpresa, a Apple também já está a preparar o caminho para os seus primeiros chips de 2nm.
No início desta semana, foi relatada uma “reunião secreta” entre a Apple e a TSMC, tendo o fabrico de chips de 2nm sido provavelmente um tópico de discussão. Enquanto isso, espera-se que a Apple se prepare para o processo de 2nm começando com o iPhone 17 Pro em setembro de 2025.
Portanto, a Apple enviará o seu chip iPhone de 3nm de segunda geração, enquanto a Samsung prepara o seu primeiro chip de 3nm. Um ano depois, a Apple provavelmente enviará o seu primeiro chip de 2nm, enquanto a Samsung continuará a tentar recuperar o atraso.
É possível que o fabrico de chips avançados pela TSMC se mantenha nos 3nm também em 2025.
Pelo menos a TSMC só tem previsto chips de 1,6nm para 2026. A Intel é que comprou à ASML, em abril a primeira máquina litográfica “High NA EUV”, com o peso de dois Airbus e que custa 350 milhões de dólares. A TSMC diz que é uma máquina importante para o fabrico de chips sub-3nm, mas diz que é muito cara e que irá fabricar o chip de 1,6nm com as máquinas litográficas EUV que já possui.
Quanto há Samsung, se tem as mesmas máquinas litográficas da ASML, não será uma grande surpresa que chegue aos 3nm cerca de um ano depois da TSMC.
“Pelo menos a TSMC só tem previsto chips de 1,6nm para 2026.” Já em 2026 ?? De 1,6nm ?? 😐
O que se sabe:
– A TSMC produziu, em 2023, o chip A17 para o iPhone 15 Pro de 3nm
– Está agora a produzir o chip M4 para o novo iPad Pro com litografia dita de 3nm (2ª geração)
– Vai começar a produzir, em 2024, o chip A18 para o iPhone Pro com litografia de 3nm (também 2ª geração?)
– Anunciou que vai produzir, em 2026, chips de 1,6nm – com as mesmas máquinas litográficas EUV que já possui.
Então e em 2025? O post “resolve o mistério” com: “No início desta semana, foi relatada uma “reunião secreta” entre a Apple e a TSMC, tendo o fabrico de chips de 2nm [para o A19, de 2025] sido provavelmente um tópico de discussão.” 🙂
Na verdade, se a TSMC já tem máquinas capazes de produzir chips de 1,6nm em 2026, também poderá, devidamente remunerada, fabricar um de 2nm para a Apple em 2025.
Mas também poderá continuar usar a “geração”, depois do chip de 3nm, e de 3nm (2ª geração), o de 3nm (3ª geração), 3nm (4ª geração).
É que entretanto meteu-se a questão dos chips para IA com núcleos híbridos do processador (com NPU medida em TOPS) e gráficas “iGPU”.
Foi noticiado, pela Intel e a Microsoft, o conceito de “IA PC”, para 2024, um PC capaz de realizar várias tarefas realizadas com IA sem a necessidade de aceder a servidores externos.
Esta é também a “praia” anunciada pela Apple para o próximo iPhone. Fará mais sentido concentrar-se na produção de “IA SoCs”, como no M4 com chips 3nm (2ª geração), em vez de reduzir os nm. E aí a Samsung acompanha? Pois, não sei.
“Talvez sem surpresa, a Apple também já está a preparar o caminho para os seus primeiros chips de 2nm.
No início desta semana, foi relatada uma “reunião secreta” entre a Apple e a TSMC, tendo o fabrico de chips de 2nm sido provavelmente um tópico de discussão. Enquanto isso, espera-se que a Apple se prepare para o processo de 2nm começando com o iPhone 17 Pro em setembro de 2025.” Se assim for a Apple rebenta com toda a concorrência já para o ano que vem.
O SoC é uma peça fundamental em atividades de alto processamento e profissionais, mas para o uso de um telemóvel tens aspetos muito mais importantes onde o SoC de nada vai valer se as apps não estiverem otimizadas, se a memoria for ‘curta’ para um verdadeiro multitask dado que ninguem nos dias de hoje usa so 1 ou 2 apps, se não tiveres um excelente ecra que vejas bem tanto de dia como de noite, uma excelente bateria (que o iPhone tem) etc. O iPhone é excelente em hardware, bom em software apesar de ainda meio limitado mas está no caminho certo para deixar parvocies como uma locked grid finalmente, mas o SoC que é verdadeiramente potente e superior à concorrencia de pouco vale se o resto nao acompanha. E dai que em testes de uso real e não de apps chinesas de benchmark, o iphone é tao rapido ou por vezes até menos rapido em tarefas do dia a dia e apps do dia a dia que rivais com SoCs claramente inferiores e com ‘Android’ que por si só não é feito para um hardware restrito e fechado, ou seja que peca na otimização.
Btw o titulo é magnifico… Podia ser: samsung espera demtro de meses conseguir alcancar o iPhone mais recente. Mas o jogo de plavaras está genial (mas não pelos melhores motivos jornalisticos). No entanto quando um.produto tem meio ano e ja o tratam como do ano passado consideram certamente ja obsoleto e desejosos pelo próximo. Compreensivel
processadores Exynos ???
ahahha boa sorte
esse processador para ter sucesso e superar tudo e todos e melhor vir do ceu