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Circular na via do meio pode custar 300 euros e pontos na carta

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anónimo says:

    Tretas e mais tretas! É inacreditável a quantidade de pessoal que circula na via central e muitas das vezes debaixo das barbas das autoridades e não se passa nada! Tenho N e N videos disto na minha dashcam! Existe pessoal que entra na autoestrada e a primeira coisa que faz é ir para a via central! E quando são alertados para a condução errada ainda ficam agressivos e insultam! Conduzir em Portugal é uma aventura …

  2. 36.71Hz says:

    Yaap é como fazer as rotundas mal, também dá multa, mas é uma constante e nunca ouvi/vi ninguém dizer que tinha sido multado por fazer rotundas mal.

    • Hugo Nabais says:

      Por acaso conheço 2 pessoas que já foram multadas por fazer a rotunda por fora.

    • João says:

      Verdade. Uma vez aconteceu-me por não conhecer bem a zona e apanhei uma ação de sensibilização da polícia que me mandou parar e disse que devia circular por dentro e só tomar a faixa de fora da rotunda quando fosse sair na próxima . Claro que todos os dias vejo pessoas a “lamber”rotundas por fora, cortando a saída a tudo e todos! No entanto ressalvo que há rotundas tão pequenas (daquelas que são boas para as empresas que as constroem), que por vezes se torna difícil cumprir essa regra.

  3. Fred says:

    Os condutores portugueses não são direitistas. São centristas ou esquerdistas. Que mania com a direita!

  4. Umbilino says:

    Sim é verdade e não é a primeira vez que falam disso, é irritante conduzirem dessa maneira.
    Mas na prática as autoridades não ligam nenhuma a isso.

    Então é uma infração muito grave, e…?

    • Zé Fonseca A. says:

      Irritante é quem nunca conduziu em países sem essa lei a não percebe os benefícios de não estar agarrado a uma faixa de circulação

  5. Bruno Galvão says:

    Não há coisa que me tire mais do sério do que malta que circula na faixa do meio. Por vezes vou atrás deles até se tocarem e irem para a faixa correcta mas não sem antes me mandarem um olhar de chateados!!!

  6. Berto says:

    Gostava de ver a aplicarem isso uma vez que fosse

  7. Miguel says:

    E se for na faixa do meio e na velocidade máxima permitida? Por lei ninguém pode ultrapassar, pois estaria a cometer a infração de ultrapassar o limite de velocidade

    • manolo bilha says:

      Também ninguém te proíbe de ir na faixa da direita á velocidade máxima permitida, e não é por isso que tu vais.

    • IMF says:

      E se for na esquerda ao limite de máximo permitido???

      Que mania a malta estar em incumprimento e meter sempre as culpas nos outros porque também estão em incumprimento!!!

      Mesmo na faixa do meio no limite máximo, estás mal.
      Ponto não há discussão!!!

    • Zé Fonseca A. says:

      Teoria da batata, que eu saiba as faixas servem precisamente para ultrapassar quem anda mais devagar, o trânsito tem de circular, por isso não há multas abaixo dos 150

      • B@rão Vermelho says:

        O código da estrada é claro, circular na faixa mais à direita, o resto é desculpa de chicos espertos

        • Zé Fonseca A. says:

          Desde que a via da direita esteja vazia, se não tiver as vias servem precisamente para circular a velocidades diferentes para não empatar o fluxo de trânsito

          • IMF says:

            Claro até podem usar as 3 faixas desde que esteja trânsito, podem ocupar até 5 faixas.

            E nesses casos até se pode ultrapassar pela direita, mas é quando estão as vias todas ocupadas.

            Aqui a questão é que a malta é atrasada e ao conhece a faixa do meio, e depois são ultrapassados pela esquerda e pela direita.
            ( Mas daquelas cabeças de avelã) Ainda acham que estão bem!!

            Era multados a todos.

            Isso e a malta que vai ao telemóvel isso é mato também.

          • Zé Fonseca A. says:

            Vai conduzir em países onde não existe essa obrigatoriedade e toda a gente usa a faixa que quer e depois conta-me 😉

  8. falcaobranco says:

    Quando a PSP e a GNR deixar de ter as indicações que tem sobre esse tema, as coisas talvez mudem.

    O problema é mesmo esse.

  9. saul says:

    Só em Portugal… Caça á multa e inventar leis e regras para sacar o máximo aos contribuintes que já pagam impostos sobre taxas que por si são impostos sobre impostos.

    • Anónimo says:

      Não são leis inventadas a toa, é prevenção rodoviária ou acha que cruzar 3 vias de uma vez é seguro para quem o faz? Só tenho pena que nenhum camião em ultrapassagem leve a frente essas artistas centralistas! Não se perdia nada e as estradas andavam mais limpas!

    • José says:

      Boa tarde.
      Ora ca esta, este comentario diz tudo! Multar por andar na via do meio é caça á multa. Enfim.

  10. Nem+ says:

    Pode Pode!! Nunca nem vi!! O dinheirão que eles ganhariam se multassem essa malta!! Mas só querem meter é radares que n fizeram diminuir os acidentes (segundo as notícias). Entretanto ultrapasso pela direita e tô nem aí

  11. TugAzeiteiro says:

    Para haver contraordenações, primeiro é preciso haver fiscalização… o que acontece atualmente é que a fiscalização é feita com radares móveis em locais de caça à multa, em que nada tem a ver com prevenção, mas sim com objetivos internos. É raro ver um carro ou moto da polícia a fiscalizar devidamente o uso do telemóvel, do cinto de segurança, das cadeirinhas, a faixa do meio, as manobras perigosas, etc, etc, etc…

  12. Diogo says:

    Isso não é 100% verdade.
    Isto é no caso de autoestradas e vias equiparadas.
    Porque na localidades, é usar a via mais conveniente.

    Artigo 13.º
    Posição de marcha
    3 – Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.

    Mas depois há este:
    Artigo 14.º
    Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades
    2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.

    • Yamahia says:

      Dizes bem. “Dentro das localidades”

    • Aves says:

      A questão não é totalmente linear porque, fora das localidades, com várias vias de trânsito, tanto podem ser autoestradas – em que as entradas e saídas, em regra , distam à volta de 15km umas das outras, e vias-rápidas, suburbanas, em que as entradas e saídas sucedem-se umas atrás das outras, em poucas dezenas/centenas de metros. É o caso do IC19, entre Lisboa e proximidade de Sintra. Nestas, tem que se perceber o que diz o nº 3 do artigo 13 que citastes: seguir “pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela”. E de facto, a certas horas, com tantas entradas e saídas e conforme o fluxo de trânsito e a velocidade a que se circula pode-se dizer que não há lugar na via mais à direita.
      Esta situação não tem nada a ver com os mabecos que, em autoestrada, circulam pela via do meio com a da direita completamente livre – kms e kms. Eu fazia-os dormir na choça pelo menos uma noite, pelo perigo para a circulação rodoviária.

    • Pedro says:

      Mas é assim tão complicado entender que se vais na faixa da esquerda e vem um carro atrás com mais pressa, só tens é de sair para a faixa da direita??
      É a mania de andar na esquerda a querer controlar a velocidade dos outros, depois acontecem ultrapassagens pela direita, porque vão uns birrentos a achar que ninguém os pode ultrapassar. Mais bom senso na estrada, é o que se precisa.

    • SemCheta says:

      Portugal é tão “grande” em dimensão, que o pessoal pensa sempre que está a circular dentro de uma localidade, lol.
      Mais dia menos dia começam a parar no meio da autoestrada só para ver as vistas…

  13. caba says:

    Se a faixa é “do meio”, quer dizer que ainda há uma mais à esquerda para quem quiser ultrapassar. Por isso deixem-se de historietas, deixem as pessoas andar devagar e cacem mas é os apressados que não sabem andar na via pública.
    Metam mais radares e prendam esses bandidos.

    • enfim says:

      É incrivel como os iluminados que cometem essas infrações nao conseguem perceber o porque da lei e o perigo que é ter que atravessar as 3 faixas só para te ultrapassar. Usa o cerebro!

    • Yamahia says:

      Só pode estar no gozo.

    • Aves says:

      O que te falta perceber é que:
      – andar em excesso de velocidade, até certo ex excesso, é uma infração grave – quer dizer que não se perde pontos na carta
      – andar na via de trânsito do meio (ou na faixa mais à esquerda), com a via mais à direita completamente livre comete uma infração muito grave – o que quer dizer que perde pontos na carta.
      Há é umas abéculas que não percebem que – embora cumprindo os limites de velocidade são uns bandidos da pior espécie.

  14. saul says:

    Reparei que os chibonatos têm videos nas cameras…

  15. ICE says:

    Até que enfim !!! A multa devia ser maior para doer ainda mais !!!

  16. jhvs says:

    Aos agentes de autoridade também?

  17. Ze says:

    De certa forma, pelos menos nalgumas AE’s com 3 faixas ate se deveria circular pela esquerda/meio, pois facilita a entradas e saidas das mesmas. VCI no porto é andar sempre a fugir para a esquerda, pois quem vai entrar/sair esquece-se que tem de ceder a passagem e so atrapalham e atrapalham os outros, mas pronto é tudo um pouco de falta de bom senso/civismo.

  18. há+cada+gajo says:

    E as multas para quem usa telefone enquanto conduz, praticando condução errática e perigosa ? E para a falta do pisca ? e para quem faz manobras perigosas ? E para quem fura filas ? E para quem passa os semáfors vermelhos e fica atravessado à frente de quem tem o verde impedindo estes de avançar encravando o transito ? E quem estaciona em cima das passadeiras ou antes delas prejudicando a visibilidade ? E para quem estaciona nas paragens do autocarro obrigando estes a parar no meio da via ? E …querem mais ??? Isto é um país de brincar.

  19. VD costa says:

    Simplesmente caça á multa.
    Se eu der 1,5 m de espaço a um ciclista ou peão, em muitas estradas não poderei passar.
    Mais, estradas com ausência de sinalização horizontal, que verdade servirá de referência?
    Nas estradas com acentuadas deficiências no pavimento, serei obrigado a ignorar a situação, e correr o risco de acidente para k não seja autoados. Será k tenho direito a evitar graves anomalias na via, a fim de evitar acidentes ou prejuízos mecânicos na viatura mesmo indo contra as regras aqui enumeradas?

    • Antonio+Vasco says:

      E ainda:
      – se a AE tem 2 vias, é logico e normal que se use a faixa mais á direita, também não é usual ver pessoas andar á esquerda com a faixa direita vazia, a não ser em entradas (e não faltam dessas) em que andar á direita, principalmente de noite, é uma aventura, com essa faixa, por onde passam os camiões, cheia de lombas e por vezes com buracos enormes, a chover ninguém os vê .
      – mas se tem 3vias , não sei por que é que não se pode ir na faixa do meio, se a velocidade já for a máxima permitida, ir pela faixa da direita á velocidade máxima, quando essa faixa se destina aos veículos com velocidade muito inferiores é um convite ao acidente, que pode dar consequências fatais, lembrem se do que aconteceu com a Sara Carreira.

      • Yamahia says:

        @António, o correcto numa AE é circular na via da direita. Se vislumbrar um veículo que queira ultrapassar, abre pisca, conclui a ultrapassagem o mais rápido possível e volta à faixa mais à direita assim que as condições o permitam. De contrário, circular na via do meio à velocidade que julga ser a legal, está a colocar em risco e a incomodar sem necessidade nenhuma uma infinidade de condutores que andam consigo na estrada.
        As práticas nas EN não foram para aqui chamadas!

      • Aves says:

        Só em troços limitados e sinalizados, caso das subidas, é que a via da direita tem uma velocidade mínima obrigatória menor que a do meio ou mais à direita
        Essa – de arranjar como desculpa que “vou na via do meio para o caso de na da direita poder ir um carro que não cumpre a velocidade mínima e eu, como sou cego nem me apercebo” – é de caixão à cova.

  20. Yamahia says:

    Td a gente sabe que dá multa mas ng quer saber. Sabem que o foco das autoridades é martelar o pessoal que ultrapassa o limite de velocidade em 1 km/h, acima da tolerância.
    Desta forma o sentimento de impunidade é já muito grande e cd vez mais difícil de controlar.

  21. Nirelle says:

    O código da estrada foi feito por quem usa um motorista portanto não sabem nada de nada. Acho que o estado devia pagar aos condutores por circularem nas estrada, só buracos e má aplicação de asfalto.
    A alteração do código da estrada é algo extremamente necessário pois deve-se remover o que é supérfluo. Se os partidos gostam tanto do copiar os outros estados talvez seja altura de copiar os EUA a nível de código da estrada. Numa EN de 2 faixas de rodagem a da esquerda deve ser usada para ultrapassar e mudar de direcção para a esquerda ou seguir em frente devido a isto não estar posto o numero de acidentes é alto.

  22. Andre says:

    Ainda havia der ser mais. Façam a autoestrada A1 e são vários os incumpridores…

  23. João says:

    A regra de não circular na faixa do meio não tem nada a ver com caça à multa, até porque infelizmente as multas não são assim tão frequentes (as câmaras de vigilância podiam ter contributo nisso). Trata-se simplesmente de por ordem na circulação : não é permitido ultrapassar pela direita e quando alguém resolve circular no meio sem estar a ultrapassar está na verdade a empatar o trânsito e a dificultar a circulação . Mas para quem defende a prática a pergunta é: porquê?! Se a estrada tem 3 faixas porque circular na do meio ?

    • Zé Fonseca A. says:

      O problema não é de circular na faixa do meio, é de fazê-lo a baixas velocidades ou a cumprir os limites, se forem na faixa do meio a 140 km não existe qualquer risco.
      As câmeras são da brisa e servem para detectar perigos na via, animais, acidentes, contramão, etc, não podem ser usadas para autuar.

  24. Alfredo Arantes says:

    Não é fácil caminhar na autoestrada?
    Se caminhar no lado direito tem que se,andare muitas vezes atrás de um camião e apanhar os fumos ” é muito lento?
    Se caminhar na 3 via é preciso ter um bom carro e um bom condutor e caminhar acima dos 140klm porque quem bem atraz com potentes bolides quer a estrada livre?

  25. Bruno says:

    Para mim o facto de andarem na faixa do meio é o mesmo de muitos outros problemas como não usarem piscas, estacionarem em qualquer sítio (incluindo em cima dos passeios e acontece muito na rua onde moro) entre muitos outros que é a falta de passarem multas à séria (não há cá “desta vez passa” ou olham mesmo para o lado porque passar multa dá muito trabalho – lá está comodismo mesmo dos polícias….) e muito também da falta de civismo e comodismo que o Português é (e não devia ser).

  26. Jose Rodrigues says:

    O estado podia obter uma receita fiscal generosa, com este tipo de infração.Para tal bastava fazer cumprir o que nos ensinam quando tiramos a carta de condução se para tal for preciso criar legislação que se faça.
    É claro que a dissuasão e a presença de fiscalização com e sem caracterizações de viaturas da GNR ou Policia seriam bem vindas em prol da segurança de todos.

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