Estão a chegar as transferências só com o número de telefone
Nos últimos tempos muito novidades têm sido apresentadas para as transferências. Já indicámos que a transferência de dinheiro vai passar a ser imediata e sem custos adicionais. Entretanto, também vai ser possível confirmar o destinatário e fazer transferências como no MB WAY.
No que diz respeito às transferências, a partir do dia 20 de maio são várias as mudanças. Também a partir de 24 de junho vai ser possível realizar transferências de dinheiro entre contas bancárias nacionais, usando para isso apenas o telemóvel.
Tal funcionalidade é idêntica ao que já é possível fazer via MB WAY, e que tanto simplifica todo o processo.
Se o beneficiário for uma empresa poderá quem faz a transferência indicar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa). Neste sistema, designado para já de "proxy lookup", os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel (pode ser um número de telemóvel estrangeiro) a uma conta.
Os bancos apenas estão obrigados a disponibilizar esta funcionalidade a partir de setembro, de acordo com a instrução publicada na passada quinta-feira pelo Banco de Portugal.
Em 2023, os portugueses fizeram 4,2 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 740,2 mil milhões de euros, Os instrumentos de pagamento eletrónicos continuaram a ser os preferidos dos consumidores em Portugal. O maior crescimento foi o das transferências imediatas. Os cartões mantiveram-se como o meio de pagamento mais utilizado no dia a dia, e o contactless representou mais de metade (53%) das compras com cartão.
A comunidade nacional processou cerca de 102 vezes o PIB português na plataforma do Eurosistema para liquidação de pagamentos de grande valor — o TARGET —, um novo máximo histórico. O número de transferências imediatas enviadas e recebidas de outros países foi mais de três vezes superior ao de 2022, chegando aos 25,1 milhões. Mais informações aqui.
Então não era suposto aumentar a segurança para evitar fraudes? Isto só vai facilita-las! “olá pai, preciso de dinheiro, manda para este número. Aparece um nome diferente do meu? Deve ser do antigo dono do número, manda os 5000€ à confiança”
“Olá pai, preciso de dinheiro, manda para este IBAN. Não aparece sequer qualquer informação sobre o destinatário? Melhor ainda, não é preciso justificar, como no caso do Zé. Manda os 5000€ à confiança”
Só faz isso quem é burro. Mas como há pais que fazem as vontadinhas todas aos filhos e vão logo a correr transferir.
transferências sera a custo Z E R O
“transferências só com o número de telefone”
Usem e abusem deste facilitismo, para depois eu deliciar-me com umas pipocas, nos próximos capítulos de queixas de fraude.
Gosto de modernices e tecnologia, mas só Q.B., aquelas que não gosto ponho na borda do prato e deixo outros paparem.
No Brasil é só cadastrar a chave PIX, pode ser email, número de cidadão ou telefones.
O que é a chave PIX?
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. O Pix oferece quatro opções de dados que podem ser usados como chaves: CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória. E não tem exatamente uma chave que seja melhor ou pior para uso.
quem tem um numero associado a várias contas que podem ser um mix de pessoal e empresarial, vai ser giro
Porque é que vai ser giro?
Escolhes a conta que queres associar ao número, como qualquer outra pessoa. Não percebo que parte do processo é particularmente giro.
Felizmente na Polónia já temos isso há quase 10 anos, chama-se BLIK e sim tbm tem scams mas só quem é burro é que cai neles. Aqui usa-se o BLIK para pagar TUDO e visto que só necessitamos do número de telefone, nng usa a Revolut pra transferências entre amigos.
Estás a comparar carroças com autocarros.
Esse sistema, tal como MBWay ou outros sistemas proprietários nacionais só funcionam dentro determinado país. Não são transferências SEPA.
Podes usar esse sistema para mandar dinheiro para alguém que viva e tenha uma conta em França por exemplo? S não, então não podes dizer que na Polónia já existe esse sistema.
Certamente também não recebes o ordenado pelo sistema BLIK.
Cada país tem o seu próprio sistema, e esse é o problema.
Estamos a falar de transferencias SEPA! Não sistemas para pagar sandes de presunto aos amigos.