É condutor? Sabe o que é a distância de segurança?
Saiba que no Código da Estrada existe informação relativamente à distância entre veículos? Esta distância deverá garantir a segurança entre veículos. Fique a conhecer os valores e coimas se não cumprir.
Mas o que é afinal a distância de segurança?
A distância de segurança é a distância a que circulamos do veículo que nos precede, e que nos permite reagir e controlar o nosso veículo por forma a evitar uma colisão ou outro acidente. Na prática, esta distância, dá-nos algumas garantias de reagir e imobilizar o veículo em segurança antes do obstáculo no caso de qualquer acontecimento inesperado
Relativamente às distâncias médias de paragem, a seguinte tabela mostra alguns exemplos:
A distância de 1 segundo poderá não permitir efetuar a imobilização do veículo a velocidades superiores a 60kms/h. A distância de segurança deve então ser ampliada para 2, 3 ou mais segundos de acordo com o aumento da velocidade ou com a diminuição das condições de aderência ou de visibilidade.
Vamos a um exemplo...
Se os dois veículos seguirem a 80 kms/h, 2 segundos correspondem a cerca de 48 metros. A esta velocidade, se demorar 1 segundo a reagir para travar, necessitará de cerca de 24 metros para a sua reação e ainda terá cerca de 24 metros para travar o seu veículo ou apenas desviar a sua trajetória.
O que diz o Código da Estrada?
O Código da Estrada, em concreto o Artigo 18.º define as seguintes regras:
- 1 - O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
- 2 - O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
- 3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
Quem infringir os nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
As Mulheres não sabem isso, nem fazer o Rotundas 🙁
pior são os homens que pensam que sabem
Curiosamente há mais acidentes com homens do que com mulheres.
Só as mulheres?
Não, Homens trans também… 🙁
Bem comentado.
Acho maior a probabilidade dos homens não saberem fazer rotundas do que mulheres.
muitos que vejo no meu espelho retrovisor colados ao rabo do meu carro, são tanto mulheres como homens, devem pensar que chegam ao destino mais rápido.
É chocante a iliteracia e o que passa por senso comum em Portugal
Estranho, a maioria dos que se colam a mim esquecendo a distância de segurança são homens.
E, o que é pior, consideram-se bons condutores.
Maior parte das pessoas na estrada não sabe respeitar isso.
Sempre que vou a Coimbra e venho de volta as pessoas ficam quase sempre coladinhas, então os camionistas são demais……
Isso e respeitar as velocidades na estrada.
Andam sempre em cima depois um dia queixam-se quando o da frente tiver de travar de emergência…
Enfim…..
A distância de segurança é aquela que permite imobilizar o veículo em segurança e sem causar acidentes e/ou embaraço no trânsito. Aprendi isto quando tirei a carta há muitos anos.
A propósito das rotundas, o que vejo são os condutores/as de carro de topo, não dão pisca, não respeitam o limite de velocidade, entre outras .
Também acho triste os comentários sobre o género, é de evitar.
A distância de segurança. É aquele espaço que deixamos entre nós e o veículo da frente e que serve para os xicos espertos se meterem lá.
Bem visto eheh
Para os Teslas deixo 100 metros de distância. Ainda noutro dia um travou de repente. Ainda existe Fanthom braking em 2024…uau…
Ou são eles que querem estar a 100 metros de si. Loool
O que é Fanthom braking ?
Lol
Incrível, não consegues ler um comentário que diga “tesla” sem ficar ofendidinho LOLOL
Eu ofendido ? então ?
Óbvio que foi um erro de escrita.
Das duas uma, ou não chegaste lá sozinho ou, pior, (e que é prática comum tua e foi o que aconteceu), esperas uma resposta para depois poderes escarafunchar ainda mais fundo em pormenores que não lembram ao menino Jesus…e no final de contas tens sempre o “fhantom não existe” para te agarrares.
Há um padrão nesse comportamento mas não és compulsivo LOL
Hein ? está mal disposto hoje ? depois sou eu que implico com os outros ?
Phantom braking.
É um problema que ainda existe em muitos Teslas mas como é óbvio preferes ignorá-lo.
Existe ou existia ? Ao menos mantenha-se intimado.
Isso não faz sentido.
Qualquer carro pode travar de repente por alguma razão e se tens de deixar 100m para reagir algo não está certo. E se for um tesla 2 posições à tua frente? Se ele travar de repente e forem todos colados vais ter ainda menos tempo de reação do que se fosses imediatamente atrás dele.
Se calhar o melhor +e mesmo deixares 100m para TODOS os veículos.
ninguém respeita isso so querem andar colados nem sequer 4metros é mesmo tipo 1m a 2m metros e… ainda apitam para desviar e mesmo desviando nem dão distância para podermos fazer e manobra ainda podem bater e fazemos um rodopio é uma vergonha devia ser coimas ainda mais pesadas e carta presa para aprenderem a respeitar isso passaram no código debaixo da mesa.
Estas teorias aqui apresentads, são perfeitamente enganadoras, pois são tantas as variáveis relacionadas com a capacidade de travagem (qualidade e estado dos pneus, peso do carro , aderência do piso, tipo de viatura, capacidade dos travões, conhecimentos do condutor, etc, etc) q vir com esta matemática de trazer por casa, mais vale estarem caladinhos e cumprir o q vem no Código há mais de 40 anos…..
e também a atenção do condutor, quantas vezes ele vê por dia o filme velocidade furiosa, e grau de azeite no turbo xuning do carro (…)
Tirando a sátira, uma percentagem não desejada dos Tugas conduz de forma muito errática….
Sabes o que são médias? Para pessoas que leiam devidamente o artigo, percebe-se que os valores podem diferir dos mencionados, a partir do momento em que é dito que são valores médios.
Para vir para aqui dizer o óbvio em forma de crítica é que se calhar é que se calhar mais vale estar caladinho.
Já para não falar que são valores de referência recomendados também pelo próprio IMT.
Mas tem de vir sempre o espertinho mostrar que sabe que os valores variam, quando ninguém disse o contrário, és o maior, continua assim.
Em Portugal ainda impera a condução estouvada.
Para alguns, o código da estrada deixa de existir no dia em que recebem a carta de condução.
Curvas fora de mão que nem sempre são feitas em excesso de velocidade. – Isto é algo que passou a fazer parte da cultura portuguesa.
Andar nas faixas mais à esquerda em autoestradas, ultrapassagens à “papo-seco” mesmo com traço contínuo e duplo traço contínuo, etc.
Continua a existir aquele irritante tique maniento dos melhores corredores “xicos-espertos tugas” que é andarem colados ao pára-choques traseiro do carro que vai à frente (mesmo a 120km/h eles fazem isso), como fazem nas 24h de Le Mans, e ainda por cima fazem sinais com os máximos como se fosse tudo deles!
Distâncias de segurança? Limites de velocidade? Código da estrada? Regras? Para quê?
Parece que isto tudo piorou depois da pandemia, o que me leva a crer que o álcool-gel queimou muitos neurónios aos condutores.
hein ?