Banco de Portugal alerta para situações de fraude com IBAN
O Banco de Portugal (BdP) alertou hoje para uma situação que envolve a fraude com IBAN. Segundo o BdP, tudo acontece com recurso a malware previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência através do homebanking.
Infrator pode alterar o IBAN da conta de destino
O alerta foi feito na própria página do BdP onde é referido que foram registadas situações de fraude através da alteração do IBAN do beneficiário de transferências.
Segundo o BdP, se, após a introdução dos dados da transferência no homebanking do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de “em atualização”) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de software a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude.
Durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos.
O BdP sugere que "leia sempre com atenção todos os detalhes que são apresentados na página de confirmação da transferência ou no SMS enviado pelo banco, antes de autorizar a operação. Confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido".
- Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais.
- Se detetar que realizou uma transferência em que possa ter sido vítima de fraude, informe também os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público. Se necessário, peça ao seu banco novas credenciais de acesso ao homebanking.
O International Bank Account Number (IBAN) é um código-padrão internacional para a identificação de contas bancárias. Foi originalmente adotado pelo European Committee for Banking Standards e posteriormente como ISO 13616:1997 e atualmente ISO 13616:2007.
Alguém sabe como vai a situação do MBway?
Raios! Anda tudo a gamar! Agora ando a receber chamadas de um 926 com uma mensagem do tik tok para dar dinheiro, bloqueei logo. Hoje foi a vez da minha mulher receber o telefonema do tik tok. Nem sei que falcatrua é esta.
Eu faço ao contrário: dou conversa e eles acabam por desistir, pelo meio fiz o meu trabalho e do outro lado só mais tarde descobrem o que lhes aconteceu …o certo é que nunca mais me ligam…
Essa porcaria de mensagem de voz do “TikTok” deve ser das ações de pshishing mais massivas de que há história. Pois o número de pessoas que anda a receber essas chamadas é enorme. Muitos milhares de pessoas, mas muitos mais do que em chamadas “robocalls” anteriores.
Mas não acredito que seja oficialmente a rede social TikTok a fazer isso. São alguns hackers a usar indevidamente o nome da rede social, como poderiam usar o nome “Instagram”, ou “Facebook”, etc.
Só por conter tiktok leva ignore ou block imediato.
Fácil de resolver desinstalar o Tiktok !
Génio!
E quem nunca teve e recebe a chamada na mesma? O TikTok é so a fachada, eles estão a sacar os numeros de algum lado
Eu não tenho o TikTok instalado, nem nunca tive sequer conta criada e recebi também essa chamada.
fixe, estou farto de receber chamadas e de bloquear números. Vou já fazer isso. Mas, pera lá, eu não tenho o TikTok instalado nem sequer conta criada. @TiagoR, se calhar não será melhor pensar 10 vezes antes de comentar?
O aplicativo «TikTok» é completamente controlado pela Agência Central de Inteligência («CIA»), Departamento Federal de Investigação («FBI»), e o Departamento de Estado Norte-Americano.
desinstale o tiktok e acabou-se o problema lol
Hoje em dia grande parte das redes sociais retiram mais do que dão à sociedade.
Eu é só whatapp e telegram e não me deparo com 90% dos problemas que vejo relatados
https://www.publico.pt/2024/04/13/tecnologia/noticia/nao-tiktok-nao-recrutar-trabalhadores-burla-2086824
Na minha opinião, cada vez é recomendável a instalação de antivírus tanto no android e IOS. Uso já á alguns anos.
Protege a sério em SMS e chamadas.
Estes javardos nem dormem, é sempre a roubar. Até ao número IBAN das contas das pessoas lá vão.
A malta usa apps para tudo e mais alguma coisa… usem a web máximo que possam. As apps são muito permissivas e alvo mais fácil para qualquer hacker.
Qual é o problema de utilizar o homebanking na web, o facebook na web, o email na web, … só mesmo as notifõéficam mais lentas, mas no meu caso é uma vantagem.
Apenas os inconscientes andam a fazer transaccoes no sites dos bancos.
Basta ver os logs em run time do Bind dns e Squid para ver a variedade de sites pelo planeta que acedemos quando entramos no site do banco sem nos darmos conta de nada.
Nem interessa que banco, sao todos.
Links na Russsia e Japao por ex sao frequentes.
Links externos de javascript uma das principais fontes.
Apenas acessso Read Only sem mais autorizacoes. Operacoes -> Multibanco.
Compras na net apena cartoes virtuais com plafond no limite da compra.
e sempre bom saber quem sabe se um dia não vai ser preciso