Google One perde uma das suas melhores funcionalidades. VPN deixará de estar disponível
Com a Internet a ser um local cada vez menos seguro e com propensão para as tentativas de roubo de dados, as VPN vieram assumir um papel essencial para a proteção. A Google sabe disso e tinha uma oferta única no seu Google One. Essa VPN vai agora ser descontinuada, aparentemente por ter poucos utilizadores.
O Google One é a proposta da gigante das pesquisas para todos os utilizadores que querem ainda mais dos seus serviços. Para além das versões gratuitas, este pacote reúne extras que os utilizadores podem precisar. Não se resume apenas a mais espaço nas contas, mas oferece extras essenciais.
Um destes é um serviço de VPN, que garante aos utilizadores a proteção necessária para navegar na Internet em segurança. Integra-se de forma natural no Android, mas pode ainda ser usado no Windows, no macOS e até no iOS da Apple.
É precisamente este serviço que agora está a ter o foco da Google, infelizmente não pelas melhores razões. A gigante das pesquisas terminará esta oferta e focar-se em outras propostas que podem ser mais interessantes para os utilizadores.
O mais curioso é mesmo a justificação da Google para este fim. Do que revelou, está "a descontinuar o recurso VPN porque descobriram que as pessoas simplesmente não o estavam a usar". A empresa revelou também que a descontinuação permitirá que a equipa se foque no "suporte a recursos mais solicitados no Google One".
A Google manterá a sua promessa original aos proprietários dos Pixel 7 e mais recentes. Um serviço VPN separado, chamado Pixel VPN, está incluído nesses dispositivos por cinco anos. Mesmo com a descontinuação do Google One VPN, o Pixel VPN ainda estará disponível.
Este é mais um serviço que a Google termina diretamente. A gigante das pesquisas tem este (mau) hábito de ser muito racional nestes momentos e eliminar o que entende ser supérfluo e não ter utilização pelos seus utilizadores.
Sou subscritor do Google One sobretudo pela necessidade de mais espaço na caixa de correio e na drive e nunca, mas mesmo nunca, tinha ouvido falar que estava disponível uma VPN para os seus subscritores. Algo aqui falhou e a pouca utilização acho que é culpa da Google…
Nunca esteve disponível em Portugal.
Boas,
tal como eu nunca ouvi falar.
Mas agora fui verificar, e nunca esteve disponivel em Portugal, cenas de regionalismos by Google
A notícia esquece-se de referir que o serviço de VPN no pacote Google One não está nem nunca esteve disponível para o mercado português.
https://support.google.com/googleone/answer/7582172?hl=pt&co=GENIE.Platform%3DAndroid
A última vez que vi, não estava disponível em Portugal….
Na verdade a subscrição do Google One em Portugal não inclui a VPN. Mais uma das coisas que só está disponível em alguns países.
Pagar pagam todos, mas todos os serviços só para alguns.
Coisas que não se entendem por parte da Google.
“uma das suas melhores funcionalidades.” é discutível. Sempre achei que este produto (a parte da vpn) não tinha futuro. A razão para alguém usar uma VPN criada por terceiros, como o google, seria privacidade acrescida. Mas neste caso, é uma VPN criada por uma empresa cujo negócio é angariação de dados do utilizador. Também são conhecidos por disponibilizar informações de utilizadores ao governo quando mandatados. Uma empresa nestas condições levanta imensas dúvidas quanto à questão da privacidade, e se não for pela privacidade então também não tem grande razão de existir. Não é difícil imaginar as pessoas a não confiarem neste produto e não usarem, principalmente quando há muitas alternativas.
Os tipo do Protonmail têm uma VPN gratuita – Tem salvo erro ip’s do Japão, Holanda e USA no free tier.