Inquérito revela a aplicação de navegação mais popular para evitar radares de velocidade
Um inquérito concretizado nos Estados Unidos concluiu qual a aplicação de navegação que os condutores preferem na hora de evitar radares de velocidade.
Mais de 1000 condutores americanos, 50% homens e 50% mulheres, com uma idade média de 41 anos, foram inquiridos pelo MarketWatch (via Android Police). À análise foram, ainda, adicionados dados do Speedtrap.org.
O resultado concluiu que uns impressionantes 70% dos condutores inquiridos têm especial preferência pelo Google Maps quando o tema é evitar radares de velocidade.
Depois do Google Maps, surge o Waze, também da Google, como a segunda aplicação de navegação mais utilizada pelos condutores inquiridos, com 27%. Não muito atrás do segundo está o Mapas da Apple, conquistando 25% dos condutores que participaram no inquérito.
No geral, 34% dos inquiridos afirmaram já ter sido avisados sobre um radar de velocidade por uma aplicação de navegação.
Apesar de 70% dos condutores utilizarem o Google Maps para os avisar dos radares de velocidade, o Waze é considerado o melhor nesta tarefa, tendo os condutores afirmado que é 30% mais eficaz do que o Google Maps e 20% melhor do que o Mapas da Apple.
Os utilizadores do Google Maps são mais propensos a conduzir acima do limite de velocidade (23%), seguindo-se os do Waze e os do Mapas da Apple, com 11% e 9% dos seus utilizadores, respetivamente, a afirmarem que conduzem acima do limite imposto.
Para a MarketWatch, um radar abrange uma zona onde o limite de velocidade é inferior "à velocidade média de deslocação mais segura de uma estrada". Estas estradas são monitorizadas e seguidas pela polícia, que procura fazer cumprir rigorosamente o limite de velocidade para obter receitas.
Dos condutores inquiridos: 70% preferem o Maps da Google, 27% o Waze e 25% o Maps da Apple – o que dá 122% 🙂
São também os valores da fonte, Android Police. Quais são os dados verdadeiros, do Market Watch, não se sabe, porque são de acesso restrito …
É América, é tudo em grande, até mesmo as percentagens 🙂
Creio que é Waze 17% e Apple Maps 15% 🙂
Mais de metade da população americana tem iPhones…há qualquer coisa que não bate certo
E por ter. iPhone não pode usar o gmaps?
O Gmaps não funciona no iPhone ???
Uso iphone e gmaps e waze apenas…
Radares e Google maps? Não se percebe. A não ser que nos EUA funcione de uma forma diferente. O Waze, sim.
O gmaps só se for nos USA pq em PT só avisa dos radares qd já se está em cima deles.
E não eram melhor cumprirem os limites de velocidade ?
Quando começares a conduzir, vais perceber.
Há sempre um mais papista que o papa…. já ouviu fakar em ratoeiras de velocidade, espero que seja apanhado numa delas, uma vez que é tão cumpridor
Há muitas estradas mal sinalizadas, e que é difícil de saber a velocidade num determinado local, principalmente estradas nacionais, que passam por localidades, e então tem muitas variações de limites de velocidade ao longo do trajeto, estando em falta alguns sinais com essa indicação.
Também há estradas com limites de 50 km/h ou menos, com um configuração que aparentam ser um limite superior (com 2 ou mais faixas de rodagem em cada sentido e sendo estas bastante largas).
Por vezes a sinalização nem existe, porque vens de uma zona residencial com limite de 50km/h ou menos, e nem te apercebes que aquela estrada apesar de ser bem diferente, ainda continua com os mesmo limites;
Ou porque o sinal é apenas um pequeno sinal apenas do lado direito, e se fores a ultrapassar, nem o chegas a ver;
Ou por situações de armadilhas já bem conhecidas dos polícias, e em vez de pedirem para colocar sinalização adequada, preferem colocar um radar (que obviamente é mais rentável, e depois ainda podem dizer que está lá para prevenir acidentes ….).
Eu já quase não consigo conduzir sem uma aplicação de GPS com esses avisos, e não costumo andar acima dos limites legais de velocidade, e já me aconteceu ir convencido que poderia ir sem problemas a 90Km/h (estrada aparentada ser considerada fora de localidade e com 3 faixas de rodagem em cada sentido), mas o GPS avisou que o limite era 50 km/h.
Agora nesse local já colocaram mais alguma sinalização (pouca), e um radar fixo!
Exacto, a coisa está pensada para facturar o max.possível e não para protecção de pessoas e bens.
Em PT nenhum desses interessa, aqui o pessoal usa outros melhore.
Qual
Quais?
Se o Waze tivesse os mapas offline, descarregando o mapa de Portugal por exemplo, talvez a utilização fosse maior…
Tendo em conta que é community driven não vejo o interesse.
Quem é que nos dias que correm não tem plafond de dados para navigation?
Zonas sem cobertura ainda há algumas. É sp bom ter mapas offline.
Claro que se perdem as actualizações em tempo real.
Precisas de muitos km’s sem cobertura para ter problemas com isso… Muitos mesmo!
Dependendo da zona, não havendo mapas offline no dispositivo, até pode ser que a app nem inicie a rota.
Petal maps.
Sobre o Google Maps nada tenho a dizer em desabono em percursos urbanos/suburbanos. Em percursos fora disso, já apanhei cada percurso do Google Maps que não lembra ao diabo. Por serem de tal maneira horripilantes dei-me ao trabalho de ver se outros navegadores de GPS – Waze, Sygic e Apple Maps indicavam os mesmos percursos – e nenhum indicava. Vou só indicar dois o percurso (ou o inverso) para Douro Porto Antigo, passando perto de Marco de Canaveses – que o Google Maps, em Passinhos de Baixo, manda seguir pela Rua da Cepa, uma calçada interminável, com uma estrada municipal bastante boa ao lado, ou de Porto Antigo para a Praia Fluvial de Espadanedo – por uma estrada que, embora asfaltava não se cruzam dois carros, com uma estrada municipal boa ao lado.
Tem sido de tal maneira que, fora da caixa (percursos urbanos e suburbanos) não tenho dúvidas em recomendar que: usem o Google Maps só depois de confirmar que os outros GPS indicam o mesmo percurso e, em caso de dúvida ou não quererem ter trabalho, usem o Waze.
testei tanto o “waze” como o “tomtom amigo”, basicamente idênticos mas a forma como mostra os números das casas (dá muito jeito para certas coisas) e como dá as indicações das rotundas (aqui é uma questão de preferência pessoal) preferi do “amigo” e então fiquei com este. como bónus, tem melhor privacidade que o waze em tratamento de dados/publicidade. peca pela pegada humana bem menor, que faz com que os avisos (acidentes, radares, etc) sejam bem menos frequentes… precisa de uma comunidade de utilizadores maior.