GPT-4 é “fraco”? Vem aí o novo modelo GPT-5
Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar sobre Inteligência Artificial (IA) e todo o potencial desta tecnologia. Sam Altman, CEO da OpenAI, uma das empresas de referência na área da IA referiu recentemente que o GPT-4 será limitado quando comparado com o novo modelo GPT-5.
GPT-5 será brutal face ao modelo anterior! Chega este ano...
O GPT (Generative Pre-training Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com grandes volumes de dados de texto da internet, recorrendo à Inteligência Artificial.
Este modelo é capaz de gerar texto escrito em diferentes estilos e idiomas e pode ser usado várias finalidades, como, por exemplo, a tradução automática, resumo automático, escrita assistida e geração de histórias (até mesmo escrita de trabalho e teses). O modelo original, designado de GPT-1, foi lançado em 2018 e desde então, várias versões melhoradas foram lançadas, como as versões anteriores, que são ainda mais avançadas em termos de capacidade de geração de texto e compreensão do idioma.
O GPT-4 é uma versão avançada dos modelos anteriores e que trouxe um conjunto de melhorias face aos modelos antecessores. Capacidade de compreensão da linguagem natural, geração de texto e capacidade de "raciocínio", foram algumas das novidades.
No mais recente episódio do podcast de Lex Fridman, Sam Altman referiu-se ao GPT-5 e, embora tenha optado por não fornecer muitos detalhes, deu a entender que o salto em relação ao GPT-4 será brutal. Segundo o CEO da OpenAI, a empresa vai lançar o novo modelo de IA ainda em 2024.
O telhado de minha casa precisa ser mudado vamos lá ver se é desta com o GPT-5 me muda aquilo, com o 3 e 4 não deu diz que a AI não consegue ir lá a minha casa mudar as telhas. 🙁
Talvez o GPT-5 consiga projetar ou melhorar um robot com essa capacidade.
Queria ver esse robot daqui 50 anos a mudar a telha lusa num telhado íngreme com cumes e afins.
Já não estou cá para ver, a mão de obra especializada vai continuar a fazer os trabalhos que não dá para ficar em teletrabalho… 🙂
Se comentas isso é porque não tens mesmo noção da evolução exponencial que a IA e a robotica estão e vão continuar a ter
Este novo modelo GPT-5 deve ser pago no início.
a versão gratuita é o 3.5, certamente o 5 será pago, dados os requisitos energéticos e de hardware necessários para executar um modelo de linguagem com a dimensão que provavelmente irá ter (e a qual nunca saberemos).
A serio não me digas…. a outras versões anteriores até não pagas pagas até ao 3.5…. enfim não tens mais nada para disser.
“O ChatGPT, um chatbot alimentado por IA desenvolvido pela OpenAI, foi lançado em 30 de novembro de 2022. Em apenas cinco dias após o seu lançamento, o ChatGPT tinha mais de um milhão de utilizadores, conforme relatado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman.” Em janeiro de 2023 tinha 100 milhões. E foi assim que a coisa começou, há pouco mais de um ano.
A serio não me digas…. enfim mais um que não ten mais nada para disser.
E tu tens? Dizes sempre a mesma coisa… Até agora não te vi a dizer nada de jeito, também não dever ter mais nada para dizer…
Como um trabalhador, começa cheio de vontade, mas depois percebe que perdeu a pica toda. As novidades passam pelo mesmo. A ver vamos com o tempo.
Quando é à borla, tu és o produto.
Muita gente caiu na ratoeira.