Já viu a página de login da Google? Mudança quer renovar a imagem da empresa na Internet
Sendo um dos sites mais visitados da Internet, a Google tem de garantir a melhor interface possível para as suas páginas e serviços. Este é um processo que se repete permanentemente e com mudanças interessantes. Este é um momento de renovação e de melhoria, tal como se vê agora na página de login da Google, que volta a mudar a sua imagem.
Se é utilizador dos serviços da Google, então a gigante das pesquisas tem uma novidade para si. Renovou a página de login e traz uma nova imagem para todos os serviços, ainda que indiretamente. Esta está mais intuitiva e mais interessante de usar, com novas informações espalhadas.
Esta é uma mudança que era preparada nos últimos tempos e que a própria Google já tinha alertado os utilizadores. Foca-se maioritariamente na imagem deste elemento, que recebe assim o tão bem conhecido Material Design, que já é visto no Android.
A mudança do design da página de login da Google é imediatamente percebida, com os elementos a terem uma imagem diferente. Tudo passa a estar arrumado horizontalmente, mantendo as cores e os mesmos elementos, que agora estão arrumados de forma diferente.
Com esta aparência mais moderna, esta página consegue adaptar-se a novas realidades e e todo o tipo de ecrãs. O mais imediato será a sua adaptação para os tablets e os smartphones dobráveis e para os seus ecrãs mais largos.
Esta mudança deve ser menos controversa do que outras mudanças que a Google tem apresentado nos últimos tempos. Está longe da renovação que vimos, na interface do Gmail ou nas cores que mudaram no Maps e que nem todos os utilizadores quiseram ter nos seus serviços de mapas.
A nova página de login da Google está já disponível e em breve será alargada a todos. Esta não será uma mudança opcional e será forçada a todos. Apenas os que tiverem browsers mais antigos é que eventualmente vão continuar a ver a página atual e que se habituaram a usar.
A mudança que mais interessa não fazem eles, que é forçar Session Cookies a IPs, senão que raio interessa ter uma password longa ou até 2FA activo basta roubarem a Session cookie que não pede nada disso e entram na nossa conta.
Hoje em dia é tão simples fazer Hijacking de Session cookie que até assusta.
Pode já estar disponível mas eu ainda não a recebi. Nem no PC nem no meu smartphone.
Não sei qual é a pancada da Google. com o aspeto. Ora coloca as coisas ao meio, ora coloca à esquerda.
O mais importante que é a segurança, estão a começar a deixá-la, para segundo plano.
Hoje em dia quem quiser verificar se uma conta existe, é só introduzir o endereço de email e clicar em seguinte. “Boa” prática de segurança.
Já tinha reparado nisso e não achei piada.
Por outro lado – basta tentar criar o email para ver se existe