Não use arroz para secar o iPhone! Apple explica o mal que isso pode fazer ao smartphone
Há truques e mezinhas que estamos habituados a ouvir, que garantem ser a solução para todos os problemas. No caso dos smartphones, todos conhecem a receita de usar arroz para secar o equipamento, bastando mergulhá-lo. Afinal, e como a Apple agora refere, este pode ser bastante prejudicial. A solução para secar o iPhone é simples e Apple explica como o deve fazer.
Uma das piores situações para os utilizadores é mesmo deixar cair o smartphone na água ou simplesmente molhá-lo. Claro que a solução óbvia é sempre usar arroz para o secar, mas esse mito caiu agora por terra. A Apple explica como agir e alerta que colocar o iPhone em arroz pode ter um efeito muito prejudicial.
A Apple explica que carregar é algo que não deve fazer
Se carregar o iPhone enquanto existir líquido no conector Lightning ou USB-C, os pinos do conector ou o cabo podem ficar corroídos e causar danos permanentes ou deixar de funcionar, o que pode provocar problemas de conectividade no iPhone ou no acessório.
Embora não deva carregar o iPhone quando este estiver molhado, pode necessitar de o fazer numa emergência. Se voltar a ligar o iPhone ao cabo ou acessório, numa emergência, pode optar por ignorar a deteção de líquidos e carregar o iPhone.
Se tiver um carregador sem fios, pode utilizá-lo para carregar o iPhone. Para obter melhores resultados, certifique-se de que a parte posterior do iPhone está seca antes de o colocar no carregador com certificação Qi.
Se o iPhone ou acessório estiver molhado
Desligue o cabo do iPhone e desligue a outra extremidade do cabo do adaptador de corrente ou do acessório. Não volte a ligar o cabo até o iPhone e o cabo estarem completamente secos.
A forma mis correta de secar o iPhone está apresentada abaixo:
- Toque suavemente com o iPhone na palma da sua mão com o conector voltado para baixo para remover o líquido em excesso. Deixe o iPhone numa área seca com alguma circulação de ar.
- Após, pelo menos, 30 minutos, tente carregar com um cabo Lightning ou USB-C ou ligar um acessório.
- Se voltar a ver o aviso, significa que continua a existir líquido no conector ou sob os pinos do cabo. Deixe o iPhone numa área seca com circulação de ar durante um dia. Pode tentar novamente carregar ou ligar um acessório durante este período. Pode demorar até 24 horas a secar completamente.
- Se o smartphone tiver secado, mas ainda não estiver a carregar, desligue o cabo do adaptador, desligue o adaptador da tomada elétrica (se possível) e, em seguida, volte a ligá-los.
Cuidado com as soluções que só fazem pior ao smartphone
Cuidado com o que faz. Aqui estão alguns exemplos do que não deve fazer em qualquer situação:
- Não seque o iPhone com uma fonte de calor externa ou ar comprimido.
- Não introduza objetos estranhos, como cotonetes ou guardanapos de papel, no conector
- Não coloque o iPhone num saco com arroz. Esta ação poderá fazer com que pequenos grãos de arroz danifiquem o iPhone.
Fica assim, novamente, provado que o arroz não é de todo o indicado para secar o iPhone ou outro qualquer smartphone, ou equipamento eletrónico. Este é certamente um mito que tem sido perpetuado ao longo dos anos e que, na verdade, tem um efeito muito contrário ao esperado.
Oh! Coitadinho do meu Iphone! O meu bebé!
mas que tipo de arroz? branco, integral, basmati, jasmine, grão curto, grão médio, arbóreo, selvagem, vermelho, negro, glutinoso ou parboilizado?
Arroz é arroz!
bem visto. não tinha pensado nisso.
Sendo a Apple quer dizer:
– não usem arroz!!!
– logo entra no mercado de arroz ultra premium
– usem arroz ultra premium de marca Apple! Esse sim está certificado para secar o iPhone, agora os genéricos não, são o demo e não pode ser… sem certificação e barato não!
Notícia nos próximos dias: Apple desenvolveu um sofisticado “substrato” com aparência de arroz que seca o Iphone em conformidade com as especificações do fabricante! 🙂
E a $99,00/Kg
Nada que um desumidificador não resolva!!
Basicamente, esta notícia ou comunicado da Apple equivale a quase nada.
‘Esta ação pode resultar em pequenos grãos de arroz danificando o iPhone.’
Isso porque a causa não tem uma correlação direta com o benefício. Assim como pequenos grãos de areia podem danificar o iPhone, a poeira acumulada e qualquer outro objeto suficientemente pequeno que entre em um dos orifícios pode causar prejuízos.
Portanto, se formos cuidadosos ao colocar o aparelho no arroz, de modo que nada entre nele, então não haverá problema. De qualquer forma, não entendo esta posição da Apple, considerando que os iPhones não são resistentes à água?
Alcool na escova e dentes e escovar na porta e buracos. Descansa uns minutos ao ar livre e ta feito.
Tao simples….
Aqui seco com o carnaroli.
Na minha opinião o melhor arroz para risotto. Mais caro que arborio, mas vale a pena.
“Não coloque o iPhone num saco com arroz. Esta ação poderá fazer com que pequenos grãos de arroz danifiquem o iPhone.” é esta a incrível justificação da Apple???
“Fica assim, novamente, provado que o arroz…” Não vi aqui qualquer tipo de prova ou teste comprove o que acabam de escrever
Exacto. Palha para totós. Um artigo desses a dizer que mais uma vez fica provado, porque a Apple diz que vai riscar o telemóvel, é de gritos.
Só quem nunca salvou nada com arroz é que dúvida.
Óbvio que não faz milagres, mas ajuda a desumidificar.
Fazer mal a um telemóvel…, só se andarem a prensar o arroz no telemóvel, o que é o contrário do que deve fazer, já que o arroz tem de ter espaço para expandir.
Que notícia tão estapafurdia !! E levar o iPhone para a praia ? Não será ainda mais perigoso !?!! Eh pá , a sério …
Se tiver um LUMIA 5315 isto funciona ou é só noutro smartphone? /s