Estranho, a Apple não adicionou os Vision Pro à rede Encontrar!!!
Os americanos que tiveram a feliz ideia (e feliz bolso) de comprar os Apple Vision Pro, que nunca tenham o azar de perder o seu dispositivo de computação espacial. Isto porque, ao contrário do iPhone e de muitos outros gadgets Apple, os óculos não têm a função Encontrar a minha localização. Não deveria a Apple colocar esta funcionalidade num equipamento de 3.500 dólares?
Tim Cook, numa entrevista, foi confrontado com algumas questões sobre os Apple Vision Pro. Uma das mais pertinentes dizia respeito ao seu elevado preço. O CEO da empresa de Cupertino referiu que este preço faz sentido porque estamos perante “tecnologia de amanhã, hoje”. Ok, mas então não deveria haver uma segurança maior e apresentar os óculos na rede encontrar?
Apple deixa os Vision Pro do Find My
Num novo documento de suporte, a Apple confirmou que a localização de uns Vision Pro não pode ser visualizada na aplicação Encontrar noutro dispositivo Apple ou em iCloud.com. Da família de funcionalidades "Encontrar", o Vision Pro apenas suporta o Bloqueio de ativação, que garante que um ladrão não pode apagar ou configurar de novo o headset, a menos que saiba o Apple ID e a palavra-passe do proprietário.
Ao ativar a funcionalidade Encontrar, protege o Vision Pro com o Bloqueio de ativação, mas não pode utilizar outro dispositivo Apple ou a Web para localizar o Vision Pro num mapa, reproduzir um som para ajudar a encontrá-lo, ativar o Modo perdido ou apagá-lo remotamente.
Afirma a Apple.
Embora seja bom saber que um ladrão não pode apagar facilmente os Vision Pro e configurá-los com o seu próprio Apple ID, a incapacidade de monitorizar a sua localização na aplicação Encontrar é uma omissão digna de nota para um dispositivo que começa nos 3.499 dólares (cerca de 3.250 euros). Em última análise, significa que, se perder os Vision Pro, poderá estar simplesmente com azar e a única coisa que pode fazer é apresentar queixa na polícia.
Ao contrário do iPhone, não existe um plano AppleCare+ contra roubo e perda disponível para o Vision Pro neste momento.
Embora muitas pessoas utilizem o Vision Pro em casa como dispositivo de entretenimento, o que reduzirá consideravelmente o risco de o auricular ser roubado, a Apple promove a utilização do Vision Pro num avião e noutros locais fora de casa. O headset pode ser especialmente atrativo para os ladrões, dado o seu elevado preço.
Não se sabe ao certo porque é que os Vision Pro não suportam a localização Find My (em Portugal chama-se Encontrar), mas o facto de os óculos não terem uma bateria e um GPS incorporados pode ser um fator que contribui para essa falta.
Utilizar um AirTag
Uma opção para localizar o Vision Pro é adquirir a mala de viagem da Apple e colocar um AirTag na mesma, e é provável que os fabricantes de acessórios apresentem soluções para fixar um AirTag diretamente nos óculos.
Os proprietários do Vision Pro podem também certificar-se de que o Bloqueio de ativação está ativado abrindo a aplicação Definições, selecionando Encontrar e selecionando Encontrar o meu Vision Pro.