PplWare Mobile

Escrever à mão tem melhores resultados de aprendizagem do que teclar, afirma estudo

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Infinity says:

    E foi necessário um estudo?

  2. Aves says:

    São duas questões distintas:
    – Ensinar as crianças a escrever à mão (com lápis, caneta) ou apenas a escrever à máquina (com um teclado)
    – Ensinar as crianças a escrever à mão em escrita cursiva (caligrafia com as letras “agarradinhas” sempre da mesma maneira) ou em letra de forma (caligrafia com letras separadas, que se podem unir sem regras específicas).
    Na Finlândia, em 2016, adotaram a escrita manual Alku, em letra de forma (letra de imprensa), criada por Jarno Lakkarila. As letras têm os sentidos em que são ensinadas a desenhar (link), podem ver, se corresponde à escrita manual que usam atualmente.
    Os finlandeses consideraram que era o tipo de escrita manual mais natural e que era um sacrifício desnecessário para as crianças aprender escrita cursiva. Os defensores da escrita cursiva, com as letras a dar o bracinho umas às outras (quer o cursivo tradicional, rendilhado, quer um cursivo simplificado) , defendem que isso faz parte de um processo de aprendizagem importante para as crianças.
    https://www.typolar.com/about/stories/index.php?story=alku-handwriting-system
    https ://www.publico.pt/2024/01/14/sociedade/noticia/altura-mudar-caligrafia-ensina-escola-2076482

  3. AlexS says:

    As crianças que estão em formação precisam de variedade para desenvolver os seus cérebros em vez de atrofiados numa solução única.

  4. há+cada+gajo says:

    Qualquer dia já ninguém sabe escrever sem recorrer a um teclado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.