Por que motivo querem todos os países chegar à Lua?
Temos acompanhado a corrida espacial e, desde agências públicas a empresas, a vontade de aterrar no solo lunar é grande. Mas qual o motivo desta ânsia global para chegar à Lua?
O Japão tornou-se, recentemente, o quinto país a completar com sucesso uma alunagem na superfície da Lua, juntando-se aos restantes países que já haviam conseguido concretizar este feito: Estados Unidos da América, Rússia, China e Índia.
Apesar de cada pouso ser histórico, a Agência Espacial Europeia (em inglês, ESA) prevê que, globalmente, serão ainda realizadas mais de 100 missões lunares, tanto de empresas privadas como de governos, até 2030.
Este interesse global pela Lua é surpreendente, mas tem explicação:
A Lua é um campo de prova. A humanidade precisa chegar à Lua para aprender como viver no espaço, para aprender como utilizar os recursos do espaço. E esse é realmente o trampolim para todas as vastas riquezas do universo.
Explicou Michelle Hanlon, diretora-executiva do Center for Air and Space Law na University of Mississippi.
Os países que estão, assumidamente, a participar na corrida espacial procuram, na Lua, riquezas como metais de terras raras e o isótopo hélio-3. Este último, apesar de raro na Terra, abunda na Lua e pode, teoricamente, ser utilizado para alimentar reatores de fusão nuclear.
Ainda não descobrimos como fazer isso. Existem muitas teorias. Mas, assim que descobrirmos, o hélio-3 na Lua poderá fornecer energia à Terra, a toda a Terra, durante séculos.
Partilhou Hanlon.
Além destes elementos, também a possibilidade de existir água reúne potencialidades. Além de ser crucial para a sobrevivência humana, pode ser usada para produzir combustível para foguetes. Neste cenário, a Lua poderá, um dia, tornar-se uma estação de reabastecimento para foguetes e potencializar a exploração espacial profunda.
Para Dean Cheng, conselheiro sénior para o programa da China no United States Institute of Peace, "quem conseguir estabelecer uma presença lunar significativa estará a fazer uma declaração sobre o seu sistema político, sobre o seu sistema económico, sobre quem está à frente na competição geopolítica".
Acho que é óbvio. É para escapar ao aquecimento global e alterações climáticas.
sim sim
Deve haver lítio, cobre e cobalto com fartura.
Por mim mudavam-se todos para lá, levavam a poluição atrás deles e deixavam este planeta voltar a respirar e ser um lugar bom para se viver.
+1
Ahahgaah… Também creio!
Deve ser para lá colocar “a nata de terráqueos” que deverão ser salvos, quando o “berço” der o badagaio…ahahahahah…
Ou, talvez, mais uma grande lixeira humana, flutuando no espaço…
Enfim… se se preocupassem mais com o planeta em que habitamos… mas isso pouco importa…
Um sitio sem redes sociais, celebrity´s e impostos heheheh…tirando a brincadeira, já há muito que deveria estar colonizada, marte igual. É do nosso interesse, mas a muito longo prazo, dai que ninguém quer investir, a não ser que se encontre minério rico cuja extração pague as viagens, material ,exploração e mercado. O que não me parece. Infelizmente
Para não pagar tantos impostos………………………………………………….
Todos os países querem chegar à Lua? Não fazia ideia. Portugal quer chegar à Lua? O Vaticano quer chegar à Lua?
Se calhar andam a roubar demasiado dinheiro em impostos e já não sabem o que fazer ao dinheiro.
A minha proposta é que países que querem chegar à Lua comecem a roubar menos nos impostos, porque claramente já andam a desperdiçar muito dinheiro que fará falta às populações.
Iron Sky?
A Lua é um campo de prova. A humanidade precisa chegar à Lua para aprender como viver no espaço, para aprender como utilizar os recursos do espaço. E esse é realmente o trampolim para todas as vastas riquezas do universo.
Já “foram lá” há muitos anos, quase antes inventarem o avião., qual é a dificuldade nisso? Se comparado a tecnologia de antes com a de hoje já era pra ser rotineiro um passeio na Lua, talvez até turismo.
«O Japão tornou-se, recentemente, o quinto país a completar com sucesso uma aterragem na superfície da Lua» devia ser: «O Japão tornou-se, recentemente, o quinto país a completar com sucesso uma alunagem»
Só porque sou picuínhas…
Aterragem: a aterragem ou aterrissagem consiste no ato de descer, pousar uma aeronave na superfície terrestre.
Alunagem: Ato ou efeito de alunar ou de pousar na Lua.
Amaragem: Descer e pousar no mar.
porque na lua não há socialismo.
Então e em Marte? Será Marciagem….