Google prepara mais um adeus! Google Maps Driving Mode pode desaparecer em breve
A par com todas as novidades que a Google traz para os seus serviços e as suas apps, há também um processo inverso que leva a que muitas desapareçam. É algo natural e que parece estar a preparar-se para voltar a acontecer. Desta vez é algo que nem todos conhecem, mas que ainda assim desaparecerá. Falamos do Google Maps Driving Mode.
Ainda que tenha o Android Auto, a Google quis manter acessível aos utilizadores a possibilidade de usarem os seus smartphones e criou o Google Maps Driving Mode. Esta foi também uma forma de compensar os utilizadores quando a app dedicada ao Android Auto desapareceu dos smartphones e deixou muitos sem qualquer acesso.
Este modo associado à navegação parece agora ter os seus dias contados. Após alguns anos em que esteve a ser usado, surgem agora provas de que em breve poderá desaparecer da app Google Maps e assim deixar de estar disponível para quem ainda fazia a sua utilização.
String encontradas no Google Maps
<string name=”el_deprecation_pre_launch_tooltip_description”>This view is going away in February</string>
<string name=”el_deprecation_post_launch_tooltip_description”>To call, message, or play media while navigating, tap the mic to use Assistant.</string>
Uma análise recente à última versão disponível do Google Maps revelou uma nova informação que não era esperada. Na versão 14.52 foram encontradas duas novas strings que em breve vão ser ativadas e que mostram o que irá acontecer ao Google Maps Driving Mode.
O texto que acompanha estas strings revela que será já em fevereiro que este modo da app da Google irá desaparecer e deixar de poder ser usado. Há ainda informação de que a forma de aceder às apps que estavam disponíveis poderá ser feita com o assistente da Google.
Este modo é a forma mais simples que a Google encontrou para dar aos utilizadores um dashboard onde tinham acesso às suas apps principais. Deste ponto era natural ter uma interface simplificada e que facilitava a utilização do smartphone durante a condução.
Com o fim desta opção, os utilizadores deixam de ter uma forma natural de terem acesso ao smartphone quando estiverem ao volante. É uma mudança grande, ainda mais com o fim do suporte do Google Maps para alguns smartphones mais antigos e que vão deixar de funcionar.
Waze.
Pensava no mesmo. A Waze não é da Google agora?
o waze tambem e da google
Faz parte da Google como uma subsidiária, com gestão diferente e com a sua autonomia