Watts – Hoje é dia de calibrar a bateria do seu Macbook
É verdade que já não é a primeira vez que eu falo nesta aplicação, independentemente do preço que esta aplicação custa. Mas também é verdade que o processo e a utilidade desta ferramenta não é para uma única vez, é uma processo que temos de realizar de tempos em tempos e está na hora de calibrar a baterial do seu Mac.
As baterias de iões de lítio acumulam uma maior densidade de potência do que as baterias baseadas em níquel. Essa maior disponibilidade de armazenamento proporciona uma maior autonomia da bateria num conjunto mais leve, uma vez que o lítio é o metal mais leve. Pode também recarregar uma bateria de iões de lítio sempre que for conveniente, sem ter de efectuar ciclos de carga ou descarga completos, como acontece com as baterias baseadas em níquel, de forma a conservar o máximo desempenho. Ao longo do tempo formam-se cristais nas baterias baseadas em níquel, que impedem que sejam totalmente carregadas, sendo necessário recorrer a uma inconveniente descarga total.
Um ciclo de carregamento significa utilizar toda a carga da bateria, mas não necessariamente de uma só vez. Cada vez que um ciclo de carregamento é completado, a capacidade da bateria é lentamente diminuída. No entanto as baterias de computadores portáteis e outros gadgets podem ser sujeitas a muitos ciclos de carga até que passem a suportar apenas 80% da capacidade original da bateria. Tal como acontece com outras baterias recarregáveis, pode eventualmente ter de substituir a sua bateria. O Watts é uma excelente ferramenta que guia passo a passo o utilizador por um processo importante: o de calibrar a bateria.
Estas novas baterias não necessitam de serem totalmente descarregadas e carregadas até ao limite. Para que tenham uma maior longevidade devem estar permanentemente ligadas à corrente eléctrica, evitando os ciclos de carregamento.
Os ciclos são quem determina a "idade" ou utilização da bateria. Se uma bateria tiver de vida 1000 ciclos, esta sempre que a descarrega e carrega conta um ciclo... até ao final da sua vida útil.
Com o Watts podemos calibrar a sua bateria automaticamente e dispomos de um guia passo-a-passo para que esta tarefa seja executada. São instruções simples que poderá seguir sem ter de parar o que está a fazer. A aplicação irá seguir o consumo energético e irá dar indicações para sabermos em que ponto está a autonomia, salvaguardando o trabalho que estivermos a fazer.
Nas preferências terá uma janela com vários separadores, o primeiro, que vimos em cima, é o guia passo a passo, o segundo dá-nos informações sobre os ciclos que a bateria será capaz de fazer e os já feitos. Dá-nos informações da carga da bateria e permite que sejam feitos pontos históricos para podermos seguir a vida útil da bateria do nosso computador.
Este programa pode ficar colocado no arranque do seu macbook para o ajudar a gerir melhor a bateria disponível e a utilização. Podemos "afinar" o programa para nos ajudar a gerir melhor a autonomia e iremos obter um rendimento prolongado.
É importante calibrar a sua bateria. Para não se esquecer, Watts oferece uma agenda para calendarizar as acções de calibrar.
Segundo a Apple, mensalmente deveremos, pelo menos uma vezes, deixar a bateria descarregar totalmente e voltar a carregar:
Standard Maintenance For proper maintenance of a lithium-based battery, it’s important to keep the electrons in it moving occasionally. Apple does not recommend leaving your portable plugged in all the time. An ideal use would be a commuter who uses her MacBook Pro on the train, then plugs it in at the office to charge. This keeps the battery juices flowing. If on the other hand, you use a desktop computer at work, and save a notebook for infrequent travel, Apple recommends charging and discharging its battery at least once per month.
Mais informação: Apple Notebooks
É uma aplicação muito bem construída e sem dúvida uma "must have" no nosso Macbook.
Novas funcionalidades:
- Esta versão corrige uma bug no passo 2 e vem trazer aos utilizadores Apple o conforto da aquisição via App Store.
Licença: Pago (preço=5.49 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6.6+
Download: Watts 1.3.2 Build 45 [3.2MB]
Homepage: Binary Tricks
Este artigo tem mais de um ano
Aplicação muito útil sem dúvida!
Vítor o ícone que está entre o ícone do BlueTooth e o TimeMachine é referente a que programa?
Parece-me o iSync.
sou capaz de experimentar…
entre esta e a coconut qual aconselham? preço aside
Este é substancialmente mais completo e permite automatizar todo o processo com recurso a informações especificas para que cada utilizador possa ir gerindo o seu trabalho mediante as etapas em curso.
Por isso é que este tem este preço. Este é muito bom.
obrigado. o problema aqui é que a minha bateria ja nao deve ter solucao. Ele diz por favor repare a sua bateria lol :f
É desta que vou comprar este belo programa…
Gostaria de ver, um dia destes, um artigo sobre o Time Machine…
…acreditas que estava para propor o mesmo : )
Vou ver isso então caro visitante, podemos fazer um trabalho para que se perceba a qualidade dessa fenomenal ferramenta.
E sobre a time capsule Vitor… Tinhas dito que ias fazer uns artigos 😉
Provavelmente vou juntar os dois, visto que se complementam. Apresento a Time Capsule, as suas funcionalidades como router, printer server (entre outras funcionalidades) e como storage e passo daí para a Time Machine. Bem lembrado Bruno.
…assino por baixo
Cumps,
Olá Vitor, em relação a esta afirmação tens a certeza do que dizes?:
“Para que tenham uma maior longevidade devem estar permanentemente ligadas à corrente eléctrica, evitando os ciclos de carregamento.”
Eu estou a perguntar porque não sei, e se for assim mesmo então quando estou em casa vou passar a estar sempre com o mac book air ligado à corrente.
Obrigado
faz sentido, se o tens ligado á corrente nao estas a dar uso a bateria
Não é um erro o que ele diz, mas muita gente pensa assim, até aquelas pessoas que têm portateis pc e retiram as baterias porque pensam que assim não viciam a bateria e dura mais. Isso é ideias do passado, as baterias de hoje em dia são feitas para serem usadas, e no caso dos notebooks, quando estão carregadas a energia para a bateria está cortada fazendo que não esteja a ser sempre carregada, e por mais são feitas de litio, e caso as pessoas evitem de as usar elas vão perdendo na mesma a capacidade. Que quanto mais ciclos a bateria tiver menos tempo de vida tem, é totalmente verdade, mas que não usar a bateria também diminui a capacidade da bateria, também é verdade. Por isso o melhor é usarem, que foi para isso que foram concebidas.
Afonso, eu acho que tudo o que tenho lido aponta para esse caminho. Alias e como podes ver no artigo, deixo um link onde a própria Apple faz essa referencia.
Como rede o Ivo, os conceitos evoluíram face ás novas tecnologias usadas nas baterias.
Ok, obrigado pelas respostas. Acho que esta bateria precisa de ser calibrada, tenho a sensação que diz sempre que tenho mais horas disponiveis do que aquelas que efectivamente tenho, estou tentado a comprar.
Tb serve para Ipad?
Não, esa aplicação é para os Macs. Para IPad ainda não encontrei nada que faça o mesmo, embora que já deva existir.
Tem alguma funcionalidade especial, em relação ao BatteryCare(Windows-Freeware)? É que esta custa 5€…
Sim, esta aplicação tem um processo que automatiza a calibrarão passo a passo, permitindo utilizar a maquina e o utilizador vai sendo informado e recebe instruções sobre como proceder para levar o processo até ao final.
Esta qualidade, segundo o developer, merece o dinheiro pedido acrescendo a tudo o que tem em termos de a aviação e informação sobre a bateria que outras aplicações o fazem gratuitamente.
Boa noite ,
Esta noticia é nova para mim , artigo muito interessante , tenho de ir a procura de um programa que faça algo de parecido para Linux , se alguém tiver conhecimento agradecia uma dica .
Muito obrigado
Serva
Existe algo semelhante para Windows?
Talvez o BatteryCare.
Não sendo igual, mas tens o BatteryCare que é muito bom.
Boas,
já tenho usado este programa e é muito útil para baterias recentes.
No meu Macbook Late 2008 acordou um vulcão adormecido. Quando calibrei a bateria, que até aqui se comportava minimamente, passou a dar para 1 hr e pouco mais.
Eu sei que a bateria já não caminha para nova, mas a mudança de 2 hr e 30 para 1h e pouco coincidiu com o calibrar da bateria.
Por isso, o meu conselho é se tiverem uma bateria antiga que esteja a resistir, Não a Calibrem!
Isso é perfeitamente normal acontecer.
Pois a bateria embora aguentano mais tempo ja está estragada.
O problema é que podia durar mais tempo mas a sua longevidade, irá ser menor, enquanto que agora que a calibras-te deverá ter uma longevidade melhor.
Isso é perfeitamente normal acontecer.
Pois a bateria embora aguentando mais tempo ja está estragada.
O problema é que podia durar mais tempo mas a sua longevidade, irá ser menor, enquanto que agora que a calibras-te deverá ter uma longevidade melhor.
Se alguém conseguir recomendar uma aplicação semelhante para Linux (ou também para Windows, de vez em quando dou uns toques no 7) agradecia. O meu portátil já está a entrar na “crise da meia-idade” e a bateria já não tem aquela autonomia. Não espero milagres, mas qualquer ligeira melhoria que um programa possa fazer, estou disposto a tentar.
Hoje vou pesquisar ferramentas deste tipo para Linux , depois se encontrar posto .
Cumprimentos
Serva
Boas, comprei mac a pouco tempo, o programa não me deixa seguir os passos? será por ter a bateria em bom estado?
Cumps
É um bom software mas pode deixar usuários um tanto neuróticos com essa coisa de bateria e sua carga máxima.