Google investe mais US$ 2 mil milhões na Antrophic para ultrapassar o ChatGPT
A Google decidiu injetar 2 mil milhões de dólares na Anthropic, uma concorrente direta dos criadores do mais conhecido ChatGPT. O seu apoio vem juntar-se ao da Amazon, que há pouco mais de um mês anunciou a sua intenção de a apoiar com até 4 mil milhões de dólares.
Anthropic
Anthropic é uma startup dedicada à investigação e à segurança no domínio da IA. A empresa foi co-fundada em 2021 por ex-executivos da OpenAI e tem se destacado pelo desenvolvimento do Claude 2, um chatbot que rivaliza com o ChatGPT e já é utilizado por empresas como a Slack.
A Google decidiu investir 2 mil milhões de dólares na Anthropic, uma concorrente da OpenAI. A notícia foi avançada por vários meios de comunicação social embora alguns reconheçam que a empresa de Mountain View ainda não se pronunciou.
Google não é pioneira nos investimentos à Anthropic
A multinacional planeia adiantar um montante inicial de 500 milhões de dólares e adicionar mais 1,5 mil milhões durante um período que ainda não foi especificado. Mas não são os primeiros a investir na empresa de IA. E essa é uma das razões pelas quais a decisão é tão interessante.
Embora o montante contribuído pela Google para a Anthropic seja elevado, a Amazon já partilhou os seus planos de investir até 4 mil milhões de dólares na mesma startup.
O acordo previa uma injeção inicial de 1,25 mil milhões de dólares que seriam complementados por 2,75 mil milhões de dólares. O acordo também incluía outros compromissos, como o facto de a empresa depender principalmente dos serviços de cloud da Amazon.
A importância destes investimentos
Além de dar um apoio significativo à Anthropic, mostra os esforços que a Google está disposta a fazer para enfrentar o ChatGPT, o chatbot da OpenAI - fortemente apoiada pela Microsoft. A empresa de Mountain View já respondeu ao desafio do ChatGPT com o seu próprio chatbot, o Bard. Agora, também decidiu investir milhões na Anthropic.
A Anthropic fez parte de um grupo restrito de empresas que receberam um convite da Casa Branca para discutir o desenvolvimento de uma inteligência artificial responsável com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. A cimeira contou também com a presença da Alphabet, da Microsoft e da OpenAI.
O seu chatbot, o Claude 2, é capaz de resumir até 75 mil palavras, permitindo aos utilizadores introduzir grandes conjuntos de dados para síntese.
Estamos no mercado há pouco mais de dois anos e meio e, nesse período, angariamos 1,5 mil milhões de dólares, o que é muito. Conseguimos fazer mais com menos de uma forma radical. E penso que, relativamente em breve, seremos capazes de fazer mais com mais.
Disse Diario Amodei, diretor executivo da empresa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano