Tem perfil no Facebook e Instagram? Tenha muito cuidado…
São muitos os portugueses que têm perfis nas mais diversas redes sociais. Como em outras plataformas, a segurança é garantida através de um utilizador e password. Se tem perfil no Facebook e Instagram, tenha muito cuidado! Saiba o que está a acontecer.
Segundo um alerta de cibercrime da Procuradoria, tem sido recentemente noticiado ao Ministério Público um grande número de casos de apropriação indevida de credenciais de acesso a contas, sobretudo de redes sociais (em particular Instagram e Facebook).
Os agentes criminosos logram obter os códigos (passwords) de acesso a uma determinada conta, que depois alteram, assim impedindo o seu legítimo dono de a utilizar.
Facebook e Instagram: Atacantes fingem ser legítimos titulares das contas
Segundo a comunicação, os atacantes, fingem serem os legítimos titulares da conta em causa, solicitam à plataforma que lhes faculte uma nova password, alegando que a esqueceram. Neste tipo de situações, as diversas plataformas costumam enviar códigos de autenticação para o telemóvel associado à conta, pertencente ao seu dono.
Para contornar este mecanismo, em paralelo, os agentes criminosos remetem ao dono da conta uma mensagem de correio eletrónico, ou WhatsApp, que simula ter origem no serviço de apoio, ou no serviço de segurança do Facebook ou do Instagram.
Em regra, é solicitado ao dono da conta que copie e cole, em resposta à mensagem que recebeu, um código que lhe foi remetido, pela plataforma, para o seu telemóvel – o tal código, acima referido.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo, no final, como praticamente sempre, é apenas falha humana. O que nos dias de hoje apesar de a cibersegurança ser um assunto mais abordado ainda é muito precário na vida quotidiana das pessoas.
Chama-se “abre olhos”.
Não tenho redes sociais…. Eles não me pagam quando vendem os meus dados por isso….
Pois está bem nós vamos fingir que acreditamos…
Há muita gente que não tem… Eu não tenho… caí na asneira, na altura do Hi5… Nunca mais me meti nisso… Tenho uma conta no YouTube e basta
Pois. Recebi umas mensagens do facebook com códigos para alterar a password , sendo que não fui eu que solicitei a mudança de password. Já percebi o que se passou. Devem se ter esquecido de me mandar a mensagem a solicitar o código que o facebook me enviou. lol Na mensagem do facebook perguntam se fui eu que solicitei a mudança de password, respondi que não fui eu e segui caminho.
Outra grande praga são as contas falsas, criadas com o mesmo nome e com fotos copiadas do utilizador legítimo, a pedirem “amizade”. É fácil, estando com pressa aceitar e depois receber pedidos por mensagem instantânea, de dinheiro, favores, etc. E muita gente tem sido enganada com esquemas assim tão simples. E por vezes, mesmo denunciando essas contas falsas, as redes sociais não as apagam nem fazem nada para confirmar a legitimidade da denuncia, principalmente o Facebook. Esse, à semelhança do que já fiz com a X, vai ser um dos motivos para a apagar. Muito cuidado.
Nao consigo apagar o X, apenas arquivar. Isso ja oficializa a pratica do roubo de pessoas de “terno e gravata”, dos advogados do X (os que se escondem e agem de ma fé usando leis e contratos que 90-99% ninguem entendem)
Eu fiz desactivar conta e eles informaram que a conta desapareceria se durante um mês não voltasse a efectuar login. Infelizmente o X tornou-se um espaço demasiado tóxico. Mesmo bloquando posts sugeridos apareciam-me constantemente imagens e filmes de agressão em escolas e espaços públicos, cenas de assalto a supermercados o que parece ser algo normal e corriqueiro hoje em dia nos EUA, era adiccionado constantemente por bots de freaks e criptogajas, bitcoins e o diabo a quatro. Tirando alguns contactos que costumam postar pouco, o resto é literalmente lixo. Mesmo sem subscrever o Elon Musk (não tenho nada contra ele, ou aliás, contra a imagem pública dele porque a verdadeira ninguém conhece como é óbvio), recebia todos os seus posts, incluindo memes e parvoices. Cansei-me mesmo. A próxima será o Facebook que do ponto de vista pessoal, familiar e profissional não tem qualquer interesse para mim.
A utilização de chaves de segurança FIDO/ FIDO2 neste caso resolvem o problema, uma vez que não há nada para enviar para um atacante.
Claro que se o Facebook ou outra rede social permitir contornar tal medida de segurança, então será isso que os atacantes utilizarão para entrar.