PplWare Mobile

Active no iOS 5 um Auto-Corrector Android-Like!!!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. jacimonio says:

    Era nessas horas que deveria existir uma patente para isso! “Slide and click to correct”! XD

    • João says:

      Pois se a Google fosse como a Apple, já estava a processar isto!

      • a friend® says:

        Olha que nem por isso. Tens tantas coisas que o Android foi buscar ao iOS e nunca foi processado por isso.

        Dou-te o exemplo do “Seleccionar, Copy & Paste”.
        http://cdn.androidcommunity.com/wp-content/uploads/2010/12/textselect.jpg

        É uma replica exacta do que havia no iOS e só foi introduzido no Android 2.3 … e falo apenas deste exemplo entre outros tantos que a Apple não foi assim tão “Devil” quanto o Google faz transparecer.

        Depois aparte do iOS, tens outros tantos onde o Android vai buscar ideias. Acho que qualquer pessoa sabe que o Android, acima de tudo, é uma miscelania de ideias tiradas de vários sistemas. E outros aparte são conceitos inacabados introduzidas por entusiastas apenas, mas isso também o iOS tem, no Cydia.

        • João Ribeiro says:

          lol… Não querendo tirar créditos a quem “inventou” (*cof*cof*) a forma como se faz copy paste no iOS não deixo de fazer um reparo, que outra forma existiria para fazer copy paste? Eu acho que é lógico… Não foi preciso o iOS apresentar o seu método para já milhões de pessoas terem pensado já nisso. E sim o mesmo se aplica à forma como se escolhe o conjunto de palavras sugeridas, apesar de neste campo já existir várias formas de o fazer… Existem inclusive vários teclados do android que permitem escolher as palavras sugeridas de forma diferente, a versão stable do swype é exemplo disso.

          • a friend® says:

            Não falei exclusivamente do “copy paste”, falei de todo o processo de “selecção” ; “copiar” : “colar” com o processo de multi-touch, do aparecimento dos botões ao fazer-se isso, etc.

          • a friend® says:

            Posso-te até dizer que o projecto inicial do Android era muito identico ao dos Symbians (com teclado) que surgia um menu, com várias funções…etc.

            Até que, antes disso o Trackball era quase obrigatório e tudo…

        • Carlos says:

          Por acaso quem inventou esse sistema de copy-paste, ou pelo menos quem o patenteou foi a Microsoft ou pelo menos o que consta que é uma das patentes da Microsoft que o Android viola.

          • a friend® says:

            O “select, copy & paste” que me refiro é através de multi-touch, o que acho muito improvavel ter sido a MS a deter essa tecnologia.

            Talvez com caneta, mas mesmo assim acaba por ser ligeiramente diferente destes usados pelo iOS e Android. Acho que era tão diferente ao ponto de o WP7 ainda nem sequer o ter ainda.

          • Carlos says:

            @a friend

            Sinceramente não sei como é o sistema que, pelo que consta, a Microsoft patenteu. Talvez seja o do WP7, que é basicamente igual ao do iOS que, ao que parece, é basicamente igual ao do Android.

            A diferença é que a Apple e a Microsoft têm um acordo de licenciamento de patentes, enquanto que os fabricantes de telemóveis Android não (bom, agora os principais já têm).

  2. RaCcOn says:

    Lá vai vir o pessoal do Android e iPhoneHaters dizer que o iOS é uma cópia do Android

    :facepalm:

    Por acaso não acho muita piada aos correctores ortográficos principalmente nos dispositivos móveis.

    • Andre says:

      Geralmente acontece o contrário, são os Apple Fanboys que acusam o android de copiar muitas coisas dos iOS.
      Eu pessoalmente acho que nos dias hoje ambos os sistemas têm características comuns.

      Porque razão a Apple não meteu esta característica nativamente???…

      • eu mesmo says:

        geralmente é ao contrário os ifriends e etc,s é que vêm dizer que o android copia, quando era o próprio “deus” deles que dizia “Good artists copy great artists steal” e “We have always been shameless about stealing great ideas”

        acho engraçado é dizerem q o iOS é facilmente personalizavel e depois é preciso fazer uma série de manobras esquisitas para meter corrector ortográfico, certamente q é uma feature que vai ser implementada pela própria Apple em breve.

        no fundo quem ganha com a competição e concorrência é mesmo o utilizador final

      • RaCcOn says:

        Bem, se há coisa que sei é analisar factos, sejam eles a favor da minha vontade ou não…
        E é inegável, visto que está a frente de tudo e de todos que o Android é como é devido ao iOS, caso não tivesse o iOS aparecido, neste momento tinhas um Android espécie de BlackberryOS.
        Está a frente de tudo e de todos, só não vê quem não quiser…
        Logo independentemente de ser utilizador Apple ou não, digo que o Android é uma cópia e um iOS wannabe.
        Evoluiu e criou novos conceitos?Sim claro sem margem para dúvidas…mas são mais as vezes que vão atrás da corrente que remam contra ela ou colocam mais alguma coisa no leito do rio para o melhorar…

        Quanto ao facto de a Apple não ter colocado essa feature logo a partida…
        Não sei, por exemplo a mim não me mete qualquer tipo de entrave até porque nem o corrector ortográfico do iOS utilizo…já no tempo dos velhinhos e grandiosos Nokia não utilizava a escrita inteligente porque me chateava imenso.

        Não acredito que vão colocar esta feature no seu sistema operativo, uma vez que já tem um modo de o fazer que na minha opinião, de quem nem sequer a usa no dia-a-dia, está bem melhor concebida que aqui demonstrada.

        • Eu mesmo says:

          o iOS n inventou os icones num desktop, basta olhar para o windows mobile e ver que já existia, nada de novo ai, n consigo perceber as afamadas imitaçoes

          • a friend® says:

            Se tivesse usado um Windows Mobile e depois o iPhone quando saiu, irias perceber automaticamente as diferenças.

            Depois se tivesses usado bom tempo o iOS desde inicio, 1 ano mais tarde assistires e usares o Android desde inicio, irias perceber igualmente onde estavam as cópias descaradas e outras cópias de conceitos, que só nasceram na geração iPhone.

            O Android era para ser um Blackberry, é um facto. No entanto basta veres que ao inicio todos vinham com uma serie de botões fisicos “home” ; “voltar” ; etc.. e ainda existente em vários equipamentos. Só este ano é que aproximaram isso mais ao iPhone de reduzir a quase 1 só, porque tiveram que mudar muita coisa e isso leva tempo.

            Só esse pequeno factor, notas-se o quanto o Android apareceu totalmente imaturo e mal pensado.

            Ironicamente e mais uma vez, ele está a tomar as redias, seguindo os passos do iOS. Padronizar isto, aquilo, etc..etc..

          • RaCcOn says:

            Lá vem outra vez a conversa do inventou que deixou de inventar…a Apple não inventou o smartphone pegou nele e evoluiu o mesmo…
            Inventou foi conceitos ligados ao smartphone, que foram copiados por outros…mas isso já é outra história.
            Para quem entrou neste mundo a dois dias, como tu me parece que entraste. fala sem saber e por aí continuamos…
            Quem já anda nisto a bastantes anos, e assistiu ao nascimento do primeiro telemóvel, ao nascimento do primeiro smartphone etc etc etc…
            Sabe bem do que fala…

      • Leonardo Bissoli says:

        Simplesmente porque tem bug.

      • Abílio says:

        Ela está nativa mas oculta.
        Pelo que li, o não estar activa prende-se com questões de patentes com a Google. Mas não posso afirmar pois ainda não li nenhuma fonte segura.

    • a friend® says:

      Esta dica correu todos quase todos os sites Apple.

      Sabes o que todas diziam? “Android-Like”.

      E é um facto assumido por todos os iOS users, porque não há mesmo nada a acrescentar. É Android like!

      Agora o que podes questionar é: quantas inovações Apple vês nos sites Android dizerem: “Apple like”?

      Aí reside e diferença 😉

      Frequento Foruns Apple, Android, entre outros e vejo mais frequentemente em sites 100% dedicados, Android users sempre preocupados com o que se passa com o iOS e “cuspir-lhe” um pouco em cima que o inverso…mas de longe mesmo.

    • Carlos says:

      “Por acaso não acho muita piada aos correctores ortográficos principalmente nos dispositivos móveis.”

      Tchh!

      Quem é que não gosta dum sistema que uma pessoa quer enviar um sms a dizer “grava o ténis na sporttv” e manda “grava o p**** na sporttv”? 🙂

  3. Hugo Cura says:

    É este tipo de dicas que todos gostam de experimentar, algo não disponível nativamente mas que pode ser activado .
    Uso sempre no Android (também é opcional) quer escreva com teclado qwerty ou T9. Por norma escrevo só as 2 ou 3 primeiras letras e escolho a palavra no topo, acelera bastante a escrita.

    Por falar em teclado, se fosse utilizador do iOS ia sentir uma falta tremenda de não poder escolher um teclado a meu gosto, nomeadamente com um qwerty+símbolos e um T9 para as SMSs. Na volta, aparecerá num próximo update.

  4. Leonardo Bissoli says:

    Esse negócio de um ficar acusando o outro é coisa de criança, eu tenho vários produtos da Apple mas nem por isto vou ficar tratando a Apple igual uma religião, muita coisa tem bug, normal, tentei usar o Android mas não me adaptei e para o que eu queria o iOS me atendeu melhor.

    O importante para nós consumidores é que eles se matem para melhorar o nosso lado, o que iremos escolher depende da necessidade de cada um 🙂

  5. a friend® says:

    Boa dica.

    Pessoalmente não gosto, até porque nem uso correctores automáticos senão é uma chatisse nos SMS’s e não só, quando se insere certos caracteres lá vãos os 160 disponíveis e contabiliza como dois sms, e isso para outras redes é complicado sustentar.

    • Abílio says:

      Autocorrection Bar é um tweak que está disponível gratuitamente no Cydia para quem tem Jailbreak.
      A activar directamente editando o .plist tem provocado alguns crash.
      O Autocorrection Bar alem de activar a função oculta o corrige crashbug

    • Rui "ALL" Sousa says:

      BiteSMS FTW \o/ Isto a respeito dos caracteres especiais!

    • K says:

      Pergunta por curiosidade: Isso dos 160 chars serem reduzidos para metade com certos chars também acontece no ios? Não reparei quando andei com um porque não era eu que pagava as msgs mas estranhei no android isso acontecer. Facilmente resolvi a questão instalando outro programa de mensagens mas lembro me de ter perguntado a um amigo com um iphone4 e ele me ter dito que nao acontecia.

      Voltando a questão, o teclado foi um dos motivos pelos quais não fiquei com o iphone. Detestei o auto correct, fez me mandar montes de palavras erradas e de uma forma geral achei o teclado muito básico. mas para ser honesto, esta funçao que da para activar no ios mas que esta disponível no android também não gostei quando a experimentei no próprio android.
      Se tiver que escrever num telemóvel touch e num teclado qwerty, so realmente 1 teclado me encheu as medidas — swype. Em segunda opcçao, htc_ime, para um teclado “numérico”.

      Fica a opção para os utilizados do ios que também merecem, embora provavelmente mais trabalhosa do que os seus utilizadores estao habituados. Boa descoberta.

      so um aparte, sem querer criar parcialidades, dizer que um e melhor que outro e independentemente de x ser cópia de y (nem vou por ai), dizer que o ios é personalizavel ao lado do android é… demasiado forte, embora entenda que isso possa ser uma questão de opinião (e esta e a minha).
      O teclado é exactamente um excelente exemplo disso. No ios ha 1 e tens que viver com ele (na altura mesmo com jb não consegui encontrar nada muito bom), na concorrência nem tem conta. Pode se, inclusive, ter 2 telemóveis iguais mas com interface inteiro completamente distinto um do outro, bastando mudar o launcher.
      Gosto muito dos 2 por um motivo ou outro mas personalizaçao não e a praia do ios.

      • a friend® says:

        O problema dos caracteres é mesmo “universal”.

        Se permitir-mos caracteres especiais, ele assume as cedilhas e quando atinge o valor certo assume cerca de 120 caracteres se não estou em erro e sem dar conta já vamos com 2 sms’s.

        Ao não permitir-mos caracteres especiais, mesmo inserindo cedilhas ou até mesmo o til, ele aparece na escrita mas não significa automaticamente que o remetente a receberá.

        Já fiz o teste e ao enviar este texto assim.

        “Hoje não posso ir aí, vai começar o jogo..bla bla bla..” até ao fim das 160 caracteres.

        O remetente recebeu assim:

        “Hoje nao posso ir ai, vai começar o jogo.. bla bla bla..”

        Ou seja, o próprio sistema, automaticamente remove o til, entre outros caracteres especiais mesmo para poupar. E é basicamente o que o BITESMS faz no iOS.

        Isto tudo está ligado à codificação de caracteres usada na norma SMS. Não tem propriamente a ver com o sistema em sí.

        O resto sim, nativamente o iOS não tem de longe a mesma personalização que o Android, mas com JB tem precisamente o mesmo. É apenas um acesso à “root” a ter em conta, e sejamos francos, quem faz personaliações normalmente são os aficcionados, não é o utilizador comum. Ou seja, o JB é o menor dos problemas. 😉

  6. jocapoga says:

    Parece fácil, mas fazendo tudo direitinho, não encontro essa sequência “Library/Preferences/com.apple.keyboard.plist” (backup ipad)

  7. RCS says:

    Tanto trabalho para mudar um teclado? Ainda por cima não é nada de especial este teclado.

  8. Rui "ALL" Sousa says:

    Lamento mas discordo do comentário inicial “acham que o mundo iOS é fechado e pouco dado a personalizações. Nada mais errado” isto n é justificação p explicar que o iOS é um mundo para personalizar pois nem os moto-gestos no iOS4, nem a barra de auto-corrector ou a opção de foto em panorama é sinal de personalização mas sim de opções que a Apple quer implementar mas ainda n estão a 100% p fica publico. Mais tarde esta opção vai sair e vai deixar o iOS mais personalizavel, sim, mas cont a anos luz do Android (falando de m iPhone sem JB)

    Qt ao olhar p o lado e copiar o que o vizinho vez pq é melhor, acho mt bem, copiem aí forte e feio uns por os outros, desde que utilizador final saia beneficiado é o que me interessa.

  9. aver says:

    Por acaso o AutoCorrect era uma das coisa que mais me chateava. Dá-se um espaço e aí fica o erro a menos que se consiga acertar com o dedo na “cruzinha” para fechar a palavra sugerida. São erros e mais erros. Tinha-o desligado.

    Com uma app do Cydia, ManualCorrect, a coisa passou a funcionar ao contrário – só se tocar com o dedo na palavra sugerida (se estiver certa) é que ela é escrita. Acabaram-se os erros.

    O AutoCorrect é assim que devia funcionar.

    http://www.applesheet.com/manualcorrect-cydia-app-to-avoid-embarrassing-autocorrect-typing/23997/

    P.S. Todos copiam do Cydia.

  10. kekes says:

    “Muitos “treinadores de bancada” acham que o mundo iOS é fechado e pouco dado a personalizações.” Cof, Cof, Cof, só se for a personalizações da Apple…

  11. Hattori Hanzo says:

    Bom mesmo era o cursor presente no Android, pois permite mudar uma letra no meio palavra, sem a necessidade de apagar as posteriores.

  12. a friend® says:

    Isto que vou dizer provavelmente só quem tem iOS vai perceber, mas é uma pergunta para o Pedro Pinto…

    Para quando é que o icon do botão “Enviar” do Vitor em vez de verde fica azul pá…?! ehehe… 😀

    • Gaius Baltar says:

      Quando ele actualizar o iOS 🙂

    • Tiago Dias says:

      Agora que levantas esse tema, surgiu-me uma dúvida.

      Imaginemos o caso do envio de uma mensagem de um iPhone para alguém que tenha um smartphones não-iOS e um iPad? Depois de feitas as devidas configurações para poderem conversar por iMessage, certamente que a pessoa do iPad não anda para todo o lado com ele atrás.. Para onde (e como) é enviada a mensagem do iPhone? Para o iPad via iMessage? Para o smartphone não-iOS via SMS? Ou ambos?

      • a friend® says:

        Se for via iMessage, vai so para o iPad.
        Se for via SMS, só para o telefone.

        Nunca testei mas tenho quase a certeza que é assim.

        • a friend® says:

          Até porque acho que o numero de telefone só fica associado caso seja via iPhone, porque os restantes, o iMessage é via e-mail.

        • Tiago Dias says:

          Sim, mas no iPhone a aplicação é a mesma, seja iMessage ou SMS. Caso o Pedro tivesse deixado o iPad em casa, com cobertura WiFi, e apenas tivesse levado o telemóvel, como funcionaria?

          • a friend® says:

            Penso que aparece, ao seleccionares o destinatário, se queres enviar para o email ou numero.

            Se for email, ele assume o iMessage. Se for o numero ele enviar por SMS, porque sabe automaticamente que o Pedro Pinto não usa iPhone.

          • Tiago Dias says:

            Mesmo assim, ainda me está a fazer confusão uma coisa.

            Supondo que o contacto do Pedro no iPhone do Vítor tem associado o telemóvel e email, se os dois iniciarem uma conversa via iMessage (iPhone-iPad), aparece tudo numa única conversação. Supondo que no dia seguinte o Vítor queria enviar uma mensagem ao Pedro, ia abrir essa conversação anterior.. e é aí que está a minha dúvida.. iMessage ou SMS? Ou nesse caso aparece uma opção de escolha?

            (posso também não estar a ver bem as coisas :P)

          • a friend® says:

            Boa pergunta, agora entraste no campo mais complexo, mas isso é bom!

            Vê-se mesmo que és Apple user! lol… vais aos detalhes mais infimos. Toca a testar! Se não tiver opção de escolha nessas circunstâncias, já sabes:

            http://www.apple.com/feedback !!!

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Eu n percebi 😐

      No 5.0.1 voltou a ficar azul?!

      • Tiago Dias says:

        Aparece azul quando a mensagem é enviada por iMessage, ou seja, entre iDevices. Mas agora que se fala disto, surgiu-me a dúvida que coloquei mesmo ali em cima.. e que ainda não pude testar.

      • a friend® says:

        Exacto, como o Tiago Dias disse.

        As mensagens, quando detectam que o destinatário tem iMessage, o botão fica azul. Se não detectar fica verde, ou seja, significa que vai enviar como SMS normal. 😉

        Essa é uma das forma de ver a outra é quando a mensagem está vázia aparece a dizer iMessage.

      • Rui "ALL" Sousa says:

        Como uso o BiteSMS e acho q eles ainda n estão com o iMessenger na beta 14 n sabia, mas obrigado pela info precioso, vai dar jeito.

    • Vítor M. says:

      Provavelmente o Pedro Pinto não estava com o iPad numa zona de Wireless, por isso não foi iMessenger to imessenger 😉

      • Pedro Pinto says:

        O problema é que o sistema do Vitor sabe que eu tenho um Android e recusou-se a enviar 🙂 Certamente quando escreveu Pedro Pinto o sistema propôs “inimigo” 🙂 Mas para que tudo mudasse, acabei por comprar também um iPad…..estou rendido ao equipamento.

      • Tiago Dias says:

        Mas Vítor, como é feita essa selecção? Como escrevi acima, imagina que o Pedro tinha deixado o iPad em casa (com cobertura WiFi), e apenas tinha o telemóvel com ele num dos passeio de bicicleta. Como é feita a selecção iMessage vs. SMS? (supondo que já adicionaste o contacto do Pedro como contacto para iMessage)

        • Ivo Fernandes says:

          Quandi troco mensagens via iMessage, elas são sincronizadas entre iPhone e iPad… Assim, independentemente do dispositivo, as conversas aparcem sempre em todos. No iPhone, não sendo possível enviar por iMessage, segue por GSM e, assim sendo, não sincroniza a conversa com o iPad.

  13. Adriafix says:

    apenas uma curiosidade, porquê é que colocaram no titulo- corrector android like?
    eu tenho ideia que já tinha esta funcionalidade quando usava o velho windows mobile e nessa altura não existia nem android nem ios…
    ou estou errado?

    • Carlos says:

      É.

      Já o meu Qtec S100 fazia isso, com o Windows Mobile 5. A diferença é que no WM5 as sugestões não apareciam numa linha por cima do teclado, apareciam numa espécie de popup por cima do teclado.

      Outro telemóvel que também faz isso é o Samsung H1 que já tem 2 anos.

      Modernices.

      • a friend® says:

        Exacto.. O velhinho Qtec S100.. tive esse e o S110 😀

        Mas aqui o “Android-Like” é mesmo o design em sí, está muito semelhante aquele adoptado pelo Android.

        O conceito em si já existia. Há muito mesmo…

        • Carlos says:

          Aquilo é que era um telemóvel. Deixava-se cair e o que se partia era o chão! 🙂

          Mas o teclado do Samsung H1, ou mais corretamente, o teclado do LiMo funciona tal e qual, as sugestões aparecem numa linha por cima do teclado, desde que se ligue o xt9.

    • João says:

      Correctíssimo os gajos dos androids estão contra os do ios e vice versa, mas ambos estão incorrectos visto que aquilo não é uma ideia pura nem da google nem da Apple xp

  14. aver says:

    “Coco es un perro de la raza Pug (o Carlino) al que no le gusta nada el iPhone (…) y cada vez que aparece un anuncio del iPhone se pone a ladrar como un loco”

    Assim que se clicarem no vídeo do YouTube já sabem ao que vão 😀
    https://www.youtube.com/watch?v=lYtwq4J3raM&feature=player_embedded

  15. Nuno Rompante says:

    Algum de vós deu este erro ao gravar no iBackupBot?
    “plist can only include one object”

    Recapitulando:
    Original:

    BuddySetupDone

    Alterado:

    KeyboardAutocorrectionLists
    YES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.