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Cuidado! Ladrões andam agora a roubar cabos de carros elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. JL says:

    “Use um cadeado”

    Para quê ? o cabo está sempre trancado no carro e no posto, a única maneira de o roubarem é cortar.

    Isto deve ser uma realidade nos EUA, onde os cabos tipo 1 não trancam e têm um local para meter cadeado, não se aplica na UE e onde se usa o tipo 2.

    • gonzo says:

      Pois, isso pensas tu, deixa tu teres o azar e depois diz que é só nos EUA, cá são diferentes queres ver…
      Nunca existe uma única só maneira de roubar, quando pensas que já viste tudo, os larápios arranjam maneira de dar a volta…

      Há muito tempo que já tinha pensado nisso de roubarem os cabos, ao ver por ai o carros agarrados aos carregadores, pelos vistos a ideia já tem pernas para andar…

      • JL says:

        Cá são diferentes porque trancam, pelo menos não levam o cabo inteiro, que é o valioso, cortar o cabo para tirar cobre, coitados.

        Arranjam ou você quer que eles arranjem ? parece que do seu lado é um desejo.

        • Ifm says:

          As motas também tem uma trança de direção, que consiste num pino metálico.

          Em 3 seg partes isso sem ferramentas.

          Estás a dizer que uma tranca de plástico da mais luta???

          O ladrão se eu roubar ele inteiro ou meio partido é tudo lucro, vee os calatizadores achas que eles estão preocupados se cortam o cabos das sondas ou se corta parte do fundo do carro??
          Não é tudo lucro.

          • JL says:

            Algumas partem, quero ver se parte de algumas motas que têm um pino com mais de 1 cm de diâmetro.

            Nalguns carro até tem mais que uma, a diferença é não tem como fazer força como o guiador de uma mota.

            Se roubar uma ficha partida, ela não vale nada, vale o peso do cabo em cobre.

            Pelo que vi em algumas reportagens, cortam os tubos de modo a que o catalisador fique inteiro, senão também não vale nada.

            Cortar os cabos, essa é boa, qualquer um com um ferro de soldar resolve…

        • Zé Fonseca A. says:

          O cobre é o que tem valor, davam-se a muito mais trabalho para desenterrar linhas telefónicas para vender o cobre

        • gonzo says:

          Oh filho, simplesmente não tens mais argumentos para dar, as coisas são como são, quando te calhar pela porta, depois vem cá dizer que são diferentes, LOL…

        • Ban says:

          Coitados. Então quando roubam os cabos eléctricos é para quê, para roubar o isolamento e deixar o cobre ?

  2. Realista says:

    O meu carro tranca o carregador assim como o posto…

    • gonzo says:

      Pois tranca, e dai??? as trancas podem ser facilmente violadas sem grandes esforços já pensas-te nisso??? Deixa o conceito começar por cá que deixa de ser catalizadores passa a ser cabos de carregamento dos VE…

      • JL says:

        Facilmente como ? só se danificarem ou abrirem um buraco no carro.

        • gonzo says:

          Estuda as coisas que logo descobres, não há sistemas infalíveis…

        • Ifm says:

          JL havia gente a gamar as tampas de esgoto, o que costa num risco público gigantesco e do fim aquilo da 20cent/ Kg e deve ser lixado despachar porque claramente é roubado.

          O cobre por sua vez, vale 7/8€ Kg limpo.
          E cobre limpo como sabes a origem??

          Com o boom dos elétricos, se roubarem 10 cabos por dia, vivem como ricos, só aproveitando o cobre.
          Vale mais que gamar catalisadores e da menos trabalho.
          Qualquer alicate do chinês faz o trabalho.

          É como gamar motos, qualquer dia não vale a pena ter uma!
          Vamos virar o Brasil ou o UK, que somos assaltados em plane luz do dia.

          • JL says:

            As tampas de esgoto não era para vender ao kilo. Loool

            Não sabe, mas o cobre queimado não é aceite, pelo menos neste que eu perguntei a alguém que la trabalha.

            Ao que parece os catalisadores valem bem mais.

            Quem é o nabo que rouba um cabo de 3 metros e passa metade do dia a limpar para tirar 7 ou 8 euros .

            Vamos ver quem vai ser mais roubado. Loool

          • JL says:

            Pelo que vi, aqui malta com experiência não falta. Looool

          • JL says:

            Ah, espero que eles lembrem também que têm câmaras sempre a filmar em todos os teslas, é mais alguns que já as têm. Looooooool

            Senhores da PPLWARE, toca de fazer mais artigos sobre este tema das câmaras, é que já salvou muita gente.

            Um dos últimos que foi apanhado foi um invejoso que riscou um tesla e foi identificado pelo neto, já que o vídeo circulou pela internet e o jovem viu. Loool

          • Realista says:

            10 cabos por dia, dá quanto?! 2kg de cobre limpo?

            Ou seja, se não quer o trabalho de limpar, vai ter de vender a alguém que o faça. Portanto já não ganha €15 a €18 mas sim €5 ou €6…

            Ganha mais a apanhar lixo na praia para reciclar.

          • JL says:

            Arrumar carros dá mais que isso numa hora, foi o que já presenciei num parque e ninguém corre o risco de ir preso.

      • Realista says:

        Só que a economia para um larápio fica pior, porque enquanto roubava um catalisador e conseguia facilmente €200 só com os metais, agora para ter o mesmo rendimento têm que efetuar 20 vezes mais serviços e sem contar que isto aumenta exponencialmente as hipóteses de ser apanhado.

        E pela quantidade de cabos que têm que furtar a não ser que venda os cabos cortados para depois aplicar as pontas vai deixar rasto para ser apanhado com mais facilidade.

        #Avidaestáfácil.

        • JL says:

          e as horas que perde a desfiar o cobre dos cabos, senão não vale nada, o cobre vale 5 a 6 euros o kilo, se for LIMPO.

          • B@rão Vermelho says:

            O que eles fazer é pegar fogo ao cobre, derrete o plástico e ficas com o cobre, queimado vale um pouco menos. mas para o larapio é tudo lucro

          • JL says:

            Esse cobre não vale nada, e é preciso ter sorte para encontrar alguém que o compre.

          • Ifm says:

            JL trabalhei muito tempo em instalações elétricas, na altura pagavam 4.4€ o Kg limpo.
            Tudo o que era pontas de 1.5mm para cima apanhavamos e tirávamos o plástico.

            Cabos de 4 e 6mm uiii era um luxo.
            Os de 10 para cima até fazíamos a festa quando apanhavamos obras grandes.

            Agora de 10 para cima aumentam a secção e metem de alumínio, nem dá para o gasto.

            Isto para dizer que mesmo a limpar pontas de fio, chegavam ao fim de uns meses e íamos todos jantar fora a grande a conta do cobre.

            Havia lá um cota, que até às latas de atum e salcichas etc apanhava para vender.

            Agora estás tu a dizer que cobre queimado não dá dinheiro e é difícil vender???

            O risco de ser apanhado a queimar cobre é que é elevado para o lucro que vais tirar, que aquilo arde por horas a fim, com um cheiro tóxico e que se és apanhado está bem lixado.

            Mas mesmo a ser limpo, da na mesma 1.3€ KG

          • JL says:

            Exacto, cobre limpo é a 6 euros agora, na sucata da minha zona.

            Cobre queimado nem dão nada por ele, é o mesmo que dizer que não o aceitam.

          • Realista says:

            @lfm

            Estas a falar de desperdícios em obra com cablagem de vários km. Claro que essas pontas todas reunidas valem muito…

  3. Jose Lapao says:

    Há cada vez mais postos de carregamento com cabos integrados, ou seja roubar esses cabos será roubar o posto de carregamento. Em casa às wallbox estarão na garagem correcto.
    Cortar o cabo não serve de muito, a não ser para derreter o cobre, mas aí que compra cobre derretido deveria ser punido com multas de 10000x o valor do cobre e preso talvez assim o mercado deixasse de ser apetecível

    • gonzo says:

      Amigo, o cobre não é derretido, é desnudado e vai como está, o sucateiro, nem sequer vai questionar, e ainda paga mais por esse sem isolamento do que com isolamento, não vão perder tempo a derreter nada a não ser remover fichas e manda-las fora…

  4. gonzo says:

    A única forma de combater roubos deste gênero, e impedir definitivamente tais atos é catalogar as peças ao automóvel sendo que ninguém as pode revender em lado algum, sem abater a peça velha para abate em base de dados nacional…

    Claro que esta Idea em Portugal é para esquecer, pois o mercado paralelo dá de comer a muitos, logo, não há interesse que exista cadastros…

    • David Guerreiro says:

      Se existe para jóias… As lojas de venda de ouro são obrigadas a catalogar tudo, e quem vai vender ouro precisa de apresentar identificação e fica registada com a jóia. Se houve problemas, a polícia facilmente chega ao larápio.

      • Ifm says:

        Nas ninguém percebe aqui que é impossível saber a procedência de cobre limpo???
        É um fio, tanto pode ver de procedência legal, como remodelação de uma casa ou construção de uma nova.
        Como de carros abatidos, como de máquinas de lavar rouba, etc etc.

        E por falar nas jóias, não queiras ser assaltado e te levem jóias, nem a polícia quer muito saber, nem nunca as vais encontrar numa loja de aceitação de ouro, porque simplesmente é quase impossível detectar de é roubado ou não.
        A menos que tenha algum tipo de gravação, mas esse secção o ladrão não mete a venda.

        ” Parti o cordão, não quero isto, quero vender ao peso”
        E agora???

        O mundo não é como as vossas cabeças pensam, o fio de ouro ou o fio de cobre não fala, logo é complicado saberem de onde veio

  5. adolf santos silva says:

    o culpado disso se estar a passar e guerra na ucrania e o putin deixaram os povos aflitos e o dinheiro e pouco e as contas sao muitas a que arranjar dinheiro extra

  6. Pedrocas says:

    acreditem que independentemente dos cabos bloquearem ou não, a “necessidade” aguça o engenho ….
    e não é um cadeado que vai parar isso.

    • JL says:

      Cá não precisam de cadeados, são trancados por dentro da ficha.

      • gonzo says:

        Continua a pensar assim que vais longe…

        • JL says:

          Quase 600 mil kms em 16 anos e nunca roubaram nenhum.

          Você a pensar assim deve andar com um telefone dentro de um cofre e ainda mete um cadeado na porta. Loooool

          • B@rão Vermelho says:

            O que te querem dizer é que a tranca pouco ou nada faz efeito se realmente o quiserem roubar, os museus também têm alarmes e volta e meia ouvimos que foi roubado, ninguém te está a desejar tal mal.
            Isto é como pores uma porta blindada numa vivenda, se não entrarem pela porta entram pela janela, as portas blindadas realmente são validas nos prédios a partir do 1º andar, de fora para dentro é muito difícil entrar mas de dentro para fora é “facílimo” sair.
            Os crimes também sofrem com a imigração, por enquanto ainda não chegou a moda a Portugal, os catalisadores também já estão no veículos desde os anos 90 e só a relativamente pouco tempo a “moda” chegou a Portugal
            Por enquanto ainda não se lembraram de os roubar por ca, mas se alguém o começar a fazer não é a tranca que os vais impedir de fazer.

          • JL says:

            Certo, mas pelas várias mensagens que o rapaz deixa, até parece que quer ser ele a efetuar o serviço.

            Sobre os catalisadores, ganhou mais relevância porque existe mais procura, a procura é que faz a demanda.

            Continuo a afirmar o mesmo, já tinha ouvido à vários anos que roubavam cabos do tipo 1, aqueles que não têm qualquer trinco ou forma de prender no carro, depois criaram os tipo 1 com uma argola para meter um cadeado, e agora os tipo 2 são trancados pelo próprio carro, para chegar a essa tranca é preciso desmontar o carro. Partir a tranca pouco serve, já que depois ficam com um cabo não funcional, já que o “elo mais fraco” é o cabo.

            Portanto para roubar um ou 2 kilos de cobre ? não é o mesmo que um bom “negócio” montado a roubar catalisadores, onde o valores valem muito mais o risco.

          • B@rão Vermelho says:

            Quem rouba catalisadores não rouba para revender, é mesmo para as sucateiras, e com os cabos é o mesmo, quantas pessoas conheces a quem possas vender um cabo de carregar o carro?
            Não é para revenda é mesmo para a sucata, ou tentares vender alguma coisa roubada a probabilidade de seres apanhado é maior venderes a sucata vai tudo num monte

          • JL says:

            Nem sempre:

            “E se os catalisadores vendidos a pequenas oficinas podem valer pouco mais de 100 euros, os valores aumentam substancialmente quando se olha para o valor que cada uma destas peças pode ter nos carros novos: 1.500 euros.”

            E também para sucatas sim.

            https ://observador.pt/2020/10/26/roubos-a-catalisadores-de-carros-rendem-milhares-de-euros/

            Não é o que diz o artigo, mas acho estranho correrem tanto risco para depois vender algo que nem todas as sucatas aceitam, portanto, é um “negócio” sem qualquer futuro.

  7. SANDOKAN 1513 says:

    Estão a ver ?? Lembram-se do que eu dizia aqui há tempos ?? Eu disse logo. 😐

  8. Luis says:

    Eu consigo destrancar os cabos dos leaf! São fáceis!

  9. JS says:

    Tanta discussão aqui em cima para quê?
    Uns roubam-nos todos os dias e ninguém quer saber.
    È irem ao Hiper/Supermercado, Lojas feiras e bombas de combustível para verem como esta
    Ainda hoje ao meter gasolina na Golp paguei a 1.947€ o litro nunca vi em moedas este último Dígito na minha carteira, mas nas bombas existe á muito anos porque será?

  10. Profeta says:

    A mim estas noticias parecem uma divulgacao para chamarem ainda mais os ladroes para estas praticas. So quando sao reveladas e que o numero de roubos dispara substancialmente. Esta comunicacao social tambem contribui para o sucesso dos roubos. E comecarem a divulgar noticias positivas nao ? Tambem existem.

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