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Radares de velocidade média devem arrancar ainda este verão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Andre says:

    Lá fora pagam e não viram e cumprem. Cá protestam.
    Lá na França ande muites quilométres que na vê muites radares.

  2. jorge santos says:

    Acho que muitos carros vão passar a avariar na auto-estrada.

  3. Joca says:

    Do que sei, nos radares que fixos e móveis em Portugal aplica-se a “regra dos 7” – o radar dispara quando a velocidade é superior a 7% da velocidade permitida no local (em França é 5%). É a chamada margem de erro. Não sei se nos novos radares em Lisboa é a mesma margem, de 7%. Então:
    – se a velocidade permitida é 50 kmh os 7% a mais (50 x 1,07) dá 53,5 kmh, o radar não mede o 0,5 kmh, quem passar a 53 kmh não é multado
    – a 60 kmh, dá 64,2 – quem passar a 64 kmh não é multado
    – a 80 kmh, dá 85,6 – quem passar a 85 kmh não é multado
    – a 120 kmh, dá 128,4 – quem passar a 128 kmh não é multado.
    Esta coisa dos radares de velocidade média não me agradam minimamente – porque tenho o hábito de acelerar para fazer ultrapassagens rapidamente, ao contrário de outros que vão “horas” ao lado do outro carro para fazer uma ultrapassagem – e assim não ultrapassam o limite de velocidade mas atrapalham toda a gente e são um perigo. Isso vai-me obrigar a baixar a velocidade desnecessariamente noutros sítios para cumprir a velocidade média Falta saber qual é a margem de erro nesses radares.

    • Yamahia says:

      A regra dos 7 é em Espanha. Aqui é 10%.

      • Joca says:

        Sempre encontrei “regra dos 7”. Por exemplo https ://autoblogue.pt/2022/05/18/afinal-os-radares-margem-de-erro-novos-radares/
        São muitos a dizer que são 7%. Fui ver agora e só encontrei um a dizer 10%.

    • Castro says:

      se calhar o perigo não são aqueles que respeitam os limites de velocidade numa autoestrada…

      • Joca says:

        Sim, os que ultrapassam a 120 kmh um carro que vai a 119 kmh são um perigo.

        • Castro says:

          ora puxa lá pela cabecinha… o perigo é tu achares que podes ir a mais do que 120 km/h e andares que nem um maluco. Se fores a 120, o outro carro não te faz diferença…

          • Joca says:

            O problema é que os dos 120 são os mesmos que vão na faixa do meio km e km porque acham que não podem ser ultrapassados Ou quando estão a ser ultrapassados saltam para a via da esquerda, atravessam-se, porque vão ultrapassar o carro à frente deles daí a 1/4 de hora.
            São os “justiceiros dos 120”, como se ir a 120 ou a 130 faça alguma diferença em termos de segurança com os carros atuais. Os “justiceiros dos 120” fazem mais manobras perigosas que os dos 130.
            Ao menos pensem que os fabricantes de automóveis estão obrigados a ter os velocímetros afinados para nunca darem uma velocidade inferior à real – o que quer dizer que quando marca 120 é possível que a velocidade real seja inferior. E que só há multas a partir dos 128 km/h.

          • Castro says:

            continuas sem puxar pela cabeça.

          • fm says:

            a velocidade maxima é que está mal em muitos troços, tambem existe em excesso ha estradas com troços de 90 que deveriam ser inferior, mas numa autoestrada teres limites de 150 era mais adequado.

        • Yamahia says:

          Se andar a 51 vai a cumprir os limite e é um perigo dos maiores que podem existir numa AE. Ainda há dias apanhei uma artolas a pastar na faixa da esquerda. Enfim. Eu nem vinha muito depressa mas para não bater tive que abortar a travagem e passá-la pela direita. Caso batesse a culpa era minha, à luz do código.
          O condutor deve adaptar a velocidade aos restantes utentes da via. Está seria a regra mais segura. Mas essa não e fiscalizada nem multada qd não cumprida.

          • Castro says:

            Yamahia,
            quem vai a 51 na faixa da esquerda não está o código da estrada. É proibido manter-se na faixa da esquerda se não for para ultrapassar outro veículo ou obstáculo.
            O condutor deve saber e seguir o código ponto final. As pessoas põe-se aqui a reclamar de coisas que já são proibidas pelo código. Deveriam saber que os limites não são coisas arbitrárias… muitos nem sequer pensam que várias estradas são planeadas para esses limites.

          • Yamahia says:

            Tanto a faixa do meio como a da esquerda falam, falam mas não multam. Está uma anarquia isto.
            Abç

          • Joca says:

            As pessoas deviam era aprender a conduzir em vez de aprender o código para passar no exame. Ou fazer o exame e tirar um curso de condução defensiva.

      • Miguel says:

        A começar quando aparecem veículos de membros do governo, bem acompanhados com polícia, sempre a mais do limite. Regem-se pela lei da emergência? Sempre dando o exemplo ao povo

    • Dunno says:

      Sai mais cedo de casa se ficas atrapalhado por alguém demorar muito tempo a ultrapassar.

      • Joca says:

        As ultrapassagens – em autoestrada – são para se fazer rapidamente. Só se demora muito tempo a ultrapassar;
        – Ou porque o carro não dá mais, paciência. Eu sou dos que encosta à direita se o carro à minha frente precisa de tempo e de espaço para ultrapassar o da frente. Não aperto ninguém para dificultar a sua ultrapassagem ao carro à sua frente.
        – Ou porque o carro que está a ser ultrapassado acelera para dificultar a ultrapassagem
        – Ou porque o que vai a ultrapassar um carro a 119 kmh acha que não pode passar os 120 kmh. Ao menos chegue aos 128 kmh como digo acima, que não o multado.
        Quem vai para a estrada para atrapalhar, porque não sabe conduzir embora pense que sabe o código, devia viajar em transportes públicos. Vá lá que não são assim tantos.
        Não me importo nada de ir atrás de outro carro a servir-me de “farol”, a uma distância razoável, se noto que é um bom condutor. Sobretudo de noite dá jeito. Se noto que é azelha, atrapalhado ou complicativo, trato de ultrapassar rapidamente para ganhar distância.

        • Yamahia says:

          Sim as ultrapassagens são manobras para no menor espaço tempo possível. São regras básicas que se aprendem qd se tira a carta que a exemplo da adequação da velocidade ao trânsito envolvente nunca são cumpridas nem punidas.
          Depois admiram-se com os nrs da sinistralidade e a solução é reduzir velocidades e ao mesmo tempo por radares looolooolool

    • rjSampaio says:

      ” porque tenho o hábito de acelerar para fazer ultrapassagens rapidamente, ao contrário de outros que vão “horas” ao lado do outro carro para fazer uma ultrapassagem”

      e então? um radar de media tem menos probabilizade de te apanhar a fazer a ultrapassagem do que um instantaneo… quantos metros precisas para ultrapassar afinal?

      • Joca says:

        E só ultrapasso um carro?
        O que ainda não vi são as vantagens dos radares de velocidade média. Em França vão substituí-los por não serem rentáveis – por terem custo de manutenção elevados em relação ao valor das multas que cobram.

        • Castro says:

          A vantagem parece ser bastante óbvia! Em vez de teres que cumprir o limite de velocidade num único ponto do percurso, terás que cumprir o limite numa grande extensão do percurso. Ou seja, em termos teóricos reduz mais o risco associado ao excesso de velocidade nesse percurso.

          • Joca says:

            O que não vai faltar é pessoal no fim do percurso a 51 km/h para acertar a velocidade média. Ou a ir alternando a velocidade durante o percurso. O que não vai faltar são cágados no meio do trânsito rápido. Aumenta o perigo em vez de o diminuir.

          • Yamahia says:

            Errado. Podes ir a 190 durante metade do percurso e durante a outra metade vais a 50.
            É só estúpido esse método. Apenas vai provocar mais oscilações bruscas de velocidade que é uma das principais causas de acidentes .
            Tudo em nome da esperança de cobrar mais uns cobres.

          • rjSampaio says:

            Mas quem é que acredita nessa piada que existe malta a 200kph e depois para nas bombas? mas acham mesmo que seja assim? e mesmo que for, então é melhor que alguem ir a 200 99% do caminho e reduzir em radares fixos?

            estão a defender o que mesmo? a vossa libredade de fazer porcaria né?

          • Castro says:

            sinceramente não sei em que mundo é que vocês vivem para acharem que as pessoas vão andar a 200 metade do percurso e a 50 a outra metade…
            De qualquer das maneiras mesmo o vosso exemplo maluco confirma o que disse… em pelo menos metade do percurso vir-se-ão obrigadas a respeitar os limites. E se são malucos o suficiente para a andar a 200 então certamente iriam andar a 200 o percurso todo se não houvesse qualquer fiscalização. Isto é, vocês acabaram de confirmar que existe um efeito.

          • Joca says:

            Sim, sim … montes de cágados a 50 (ou a cair na tentação de parar na berma) para cumprir o limite da velocidade média vai aumentar a segurança. Espero que não te espetes em nenhum.

        • rjSampaio says:

          E só ultrapasso um carro?

          entao desculpa, vai um carro a 120km/h, por algum motivo queres ultrapassalo, passas para 140km/h, mantens os 140 por 20segundos e ja fizeste 110m penso que sirva perfeitamente.

          E agora? reduzes para 120kmh certo? agora vais tu a frente todo contente hehehe. ganhaste, mas vao os dois a 120kph certo?

          Não estou a ver porque haverias de levar qualquer multa…

          queres ultrapassar dois carros? para ires como lider de pelotão? ok na boa, mete os 140 novamente, 10 segundos apenas e ja estas a mais de 10 metros dele…

          não venhas com tretas…

  4. Pedro says:

    Em Portugal, o caminho da prevenção é sempre através da punição. Dá menos trabalho do que (re)educar…

  5. Fusion says:

    Nada que uma paragem nas bombas de serviço para “esticar as pernas” não resolva

  6. Paulo Sérgio says:

    Confirmo que esta sinalética também está colocada na A25 Viseu Aveiro, pouco antes da descida Sever de Vouga. Pensava que já estava ativo. Só ainda näo consegui perceber, onde termina o radar.

    • Blackbit says:

      Certo, também não consegui ver o sinal de fim de troço de velocidade média, só existe o de início.
      Será de propósito?

      • Paulo Sérgio says:

        Pois não sei se colocam alguma indicação do fim de de troço do radar. Ainda deduzi que fosse após a descida, que é acentuada e de alguns kms. Se calhar a ausência de sinalética é propositada, para ficar a dúvida…

    • PeFerreira says:

      o waze indica-te onde está o fim do troço. bastante util para quem faz esse trajeto quase todas as semanas.

  7. Álvaro Campos says:

    Onde escreveram “Porto (A3)“ deveriam ter escrito “Braga (A3)” e “Trofa/Santo Tirso (A3)”
    Não me parece que em “Porto (A3)” exista algum radar destes, mas posso estar enganado….

  8. Figueiredo says:

    Deviam de instalar radares de velocidade nas cidades de todo o País.

    • Yamahia says:

      Aqui na AML há muitos. Não estão é onde seriam mais necessários em termos de segurança. Estão sempre onde a expectativa de facturação é maior.

      • Fábio says:

        Exacto. Um bom exemplo disso é o radar da Av. Lusíada em frente ao Hospital dos Lusíadas, numa via fechada a peões, com 3 faixas de cada lado e com limite de 50km/h. Depois dizem que não é caça à multa…

  9. EEQTR911 says:

    Temos de pagar a JMJ…

  10. Supersilva says:

    Querem só arrancar nosso dinheiro com o impostos indiretos. Não seria melhor proibir carros que passem de 80-100 km então?

  11. Há cada gajo says:

    E continua toda a gente a achar que a velocidade mata. Não, a velocidade dá dinheiro e muito !

  12. Armindo Ferreira says:

    Construíram boas estradas, fomentaram o uso dos carros, carregaram os automobilistas com impostos e taxas e agora de repente perseguem-nos como se tratassem de criminosos. Dão a desculpa que é o aumento da sinistralidade, mas esta aumenta porque as bicicletas, trotinetas e peões invadem as faixas de rodagem sem regras e penalizações. Cuidado quando circularem em Lisboa porque a cidade está cheia de armadilhas e caça á multa. Os radares móveis da Polícia Municipal são instalados com o aviso escondido ou a 3 metros da viatura da polícia. Até quando nós cidadãos condutores vamos permitir isto?

  13. Vitor Antunes says:

    Fui multado na A23 – norte/sul km 93,200 – Perdigão. Nesta zona da A23 a velocidade máxima são 100 Km. A GNR tinha um radar móvel escondido e o carro da GNR estava por baixo do viaduto. Mais a frente numa curva estava escondido o Toyota da GNR que veio atras de mim para me mandar parar e aplicar a multa de 120€ que tive que pagar na altura. Fui apanhado a 140 km e descontaram 7% ( 130 Km ).

  14. Yamahia says:

    “Nesta zona da A23 a velocidade máxima são 100 Km. A GNR tinha um radar móvel escondido e o carro da GNR estava por baixo do viaduto.”
    Típico baixam a velocidade e metem um radar para apanhar os distraídos!
    Fizeram o mesmo na EN Marateca-Grândola, baixaram para 70 e meteram radar. Além disso ficou óptimo para armadilhar com radares em cascata pois ng aguenta 50 kms a pastar em terra de ninguém e com uma abaixo metida pq àquela velocidade o motor não aguenta a 6º.

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