Conheça as Mulheres do mundo da Tecnologia
O senso comum leva-nos a pensar no Mundo da tecnologia como sendo um mundo maioritariamente de Homens. No entanto já aqui publicámos um artigo que dava conta que as Mulheres podem ter lugar neste mesmo Mundo. É certo que há mais homens a trabalhar e interessados na área mas… será ela dominada por eles?
Vamos conhecer algumas Mulheres por detrás de grandes empresas tecnológicas.
São cada vez mais os casos conhecidos de Mulheres no mundo da tecnologia e, mais ainda, responsáveis por altos cargos de empresas distintas. Mulheres capazes de fazer tão bem ou melhor aquilo que um Homem faz.
Vamos saber quais…
Margareth Cushing Whitman, mais conhecida como Meg Whit, nasceu em New York, a 4 de Agosto de 1956, tendo 55 anos, e é a mais nova CEO eleita pela empresa da Hewlett-Packard, HP, após a saída de Léo Apotheker do mesmo cargo.
Ainda antes da HP, a executiva já havia trabalhado em várias empresas importantes. Tenho já sido CEO do eBay, executiva da Disney, Presidente do Partido Republicano onde foi candidata ao cargo de governadora da Califórnia, Whitman demonstra bastante experiência e capacidade para, actualmente desempenhar o cargo de CEO da HP.
Na HP, o objectivo da CEO é o de reestruturar a empresa, após a mal sucedida gestão do ex-presidente Apotheker. Até ao momento as acções e decisões de Whitman estão a ser consideradas como positivas, e a sua prestação é vista com bons olhos tanto pela HP, como por outras empresas.
Virginia M. Rometty nasceu em 1958, tendo 53 anos, e actualmente é a CEO da IBM – International Business Machines, cargo que começou a desempenhar a partir do dia 1 de Janeiro de 2012. Rometty foi a primeira mulher a liderar a empresa, a qual já havia ocupado o cargo de Vice- Presidente Sénior, e Directora Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia. A actual CEO da IBM foi também classificada, este ano, pela revista Fortune, como uma das 50 Mulheres de Negócios mais Poderosas, ocupando o 7º lugar.
No entanto, ao contrário de Whitman, Rometty assumiu o cargo de CEO numa situação mais confortável, uma vez que o ex líder, Samuel Palmisiano havia realizado um bom trabalho colcando a IBM no bom rumo.
Depois de 30 anos a trabalhar na empresa, Virginia foi indicada como a pessoa mais bem preparada para assumir a presidência da IBM, tendo ganho notariedade quando liderou o processo da integração com a Price Waterhouse Coopers.
Deborah Conrad – Vice-Presidente e Chefe de Dpto. de Marketing da Intel
Deborah S. Conrad, é uma mulher de 48 anos e actualmente é a Vice-Presidente e Chefe de Departamento de Marketing da Intel. Conrad entrou para a empresa no ano de 1986 para o cargo de assessora, e desde aí nunca mais saiu da Intel, tendo passado por vários cargos: trabalhou na Intel da Ásia, liderou o “Team Apple” nos EUA, foi nomeada directora de marketing em 2008 e não se deixou intimidar pelos seus antecessores, ao tomar algumas decisões e mudanças mais radicais, tais como o corte da parceria com a empresa McCann Erickson. Conrad ainda foi a criadora de eventos com importante destaque para a Intel, como o “The Creators Project”.
Marissa Mayer – Vice Presidente de Localização e Serviços Locais da Google
Marissa Ann Mayer, nasceu a 30 de Maio de 1975, tendo 36 anos, e tornou-se conhecida depois de aparecer em vários eventos e conferências de imprensa da Google, onde falava em nome da empresa. Actualmente, Mayer ocupa o cargo de Vice-Presidente de Localização e Serviços Locais da Google. Estando sempre presente na Google desde o ano de 1999, Marissa Mayer foi também a primeira engenheira mulher que a Google teve. As mudanças que trouxe à Google foram bastante significativas: criou e desenvolveu o interface do motor de busca, amplicou o site para mais de 100 línguas, ajudou a introduzir novos recursos tal como o Instant Search, entre outros. Recentemente Mayer foi nomeada para Vice-Presidente de Localização e Serviços Locais da Google, mas está também a um passo de entrar para o comitê operativo da empresa, o grupo de gerência mais antigo da Google.
Sheryl Sandberg – Directora de Operações do Facebook
Sheryl Sandberg, nascida a 1969, 42 anos, é actualmente a COO (Chief Operating Officer) da rede social mais acedida e popular do mundo, o Facebook. No seu histórico, Sandberg já havia ocupado outros cargos importantes, como Vice-Presidente de Operações Globais de Venda Online da Google, e Chefe de Gabinete no Departamento do Tesouro dos EUA.
No ano de 2007, Zuckerberg reuniu-se com Sandberg numa festa de Natal, e referiu que ela seria “a pessoa perfeita” para o actual cargo que esta desempenha. Sheryl Sandberg foi então anunciada como COO do Facebook em Março deste ano.
Cher Wang, nasceu em 14 de setembro de 1958, tem 53 anos, e foi a fundadora da conhecida empresa HTC – High Tech Computer Corporation. Wang tem um mestrado em Economia, pela Universidade da Califórnia e, para além de executar o cargo de Presidente da HTC, Wang é também Presidente da empresa VIA Technologies, Inc. No ano de 2005, Wang foi classificada como Inovadora, na lista “Stars os Asia: 25 Leaders on Forefront of Change”, e ainda nomeada como uma das 10 executivas na Ásia a ter como modelo a seguir. Segundo a Forbes, Wang fez uma fortuna com a empresa e, é considerada a mulher mais rica de Taiwan.
Karen Quintos – Vice-Presidente Sénior e Directora de Marketing da Dell
Karen Quintos, 53 anos de idade, ocupa também ela um cargo importante no mundo da tecnologia. Quintos é, actualmente, a Vice-Presidente Sénior e Directora de Marketing, CMO, da gigante Dell, cargo que ocupa desde Setembro de 2010. O objectivo, e função, de Quintos na empresa, é a de voltar a dar vida aos produtos da empresa para os clientes, membros da equipa e outras partes interessadas no resto do mundo. Lidera a estratégia da marca, comunicação global, mídia social, responsabilidade corporativa, pesquisa global, desenvolvimento de talentos de marketing e ainda a gestão da agência. Quintos pertence ainda ao maior grupo de redes da Dell – Women in Search of Excellence – onde é Executive Sponsor. Tendo já um histórico invejável de trabalhos realizados na Dell, que executa desde a sua entrada em 2000, Karen Quintos é ainda membro de vários conselhos e associações.
Chloe Sladden – Conteúdo e Programação do Twitter
Chloe Sladden tem 36 anos de idade e é a responsável pelo Conteúdo e Programação do microblogging Twitter. Sladden já tem um passado bastante recheado de experiência profissional, tendo passado pela Current TV, onde produziu o Webby Award-winning. Tendo como função no seu trabalho a fusão da Televisão com a Internet, Sladden trabalha de perto com estações como a MTV, CNN, HuffPost e NYTimes.com, com o objectivo de melhor integrar o Twitter nas plataformas televisivas.
Segundo uma pesquisa levada a cabo pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, as mulheres são mais colaborativas, sociáveis e exportam essas capacidades para as empresas. As mulheres representam, actualmente em vários países, quase metade da população economicamente activa, portanto pode-se induzir que cada vez mais elas [nós] estejamos presentes no mercado de trabalho e, quanto maior a presença das mulheres nas empresas, mais possibilidades existem de alcançarem altos cargos.
Qual a sua perspectiva acerca do aumento de Mulheres no mercado de trabalho e, em especial, na ocupação de altos cargos em empresas de tecnologia?
Artigos Relacionados
Este artigo tem mais de um ano
para mim têm tanto direito como os homens.
Marisa , grande artigo “querida”
E em Portugal? Deve haver, seria interessante ver isso…
Claudia Goia, diretora geral da Microsoft Portugal..
Sim, em Portugal temos, por exemplo a Claudia Goya.
Já tive oportunidade de almoçar com ela e posso dizer que é uma senhora muito simpática! 🙂
(a)
riiiiiiiiiiiiiiiggghht x)
afinal há mais.. 🙂
http://economico.sapo.pt/noticias/nprint/111664.html
Também gostava de ver 🙂
Em Portugal só me recordo da Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft
em portugal tem na Microsoft
Poça, passar da primeira para a segunda imagem é um atentado… 🙂 🙂
Era interessante ver as senhoras da Tecnologia Portuguesa… Microsoft à cabeça?
pois é um atentado… serve para atrair leitores a abrirem o artigo hehehehe
e Cannonical tambem não se juntou uma senhora.
Lol já preva que a Google era a empresa com mais bom gosto lol
Eheh Bem visto
As mulheres têm tantas ou mais capacidades que os homens. Não é por serem mulheres que não sabem o que fazem 🙂
Falta aí a Marisa Pinto então?! 😀
Vou dizer o que os homens estão a pensar “Marissa Mayer – Vice Presidente de Localização e Serviços Locais da Google” é BOA 😀
boa vice-presidente… xD
X2 😉
De facto não é por acaso que eu uso processadores intel e gosto muitos do produtos da Google, estas empresas têm muito bom gosto 🙂 Se bem que o twitter, ao qual tenho resistido, também está muito bem representado!!!
Eu cá prefiro AMD…. > QualidadexPreço <
Intel são muito caros para o meu bolso. hehe
e a Apple? Se elas forem como os produtos………..
Esta gente leva as coisas para fora do lado profissional hahahaha
É impressão minha ou excluindo a sra. Meg Whitman e a sra. Cher Wang todas as outras aparentam ter uma idade inferior?
Bom artigo!
confere !
apenas a sra. Sheryl Sandberg também quase aparenta ter a que tem.
De resto roger that xD
Fantástico artigo Marisa!
Tudo bem que têm o seu mérito, mas isso é tudo gestão de empresas. Nenhuma destas senhoras deve saber instalar um Windows ou Linux. Quando abri o artigo pensei que ia ver programadoras e instaladoras de sistemas e redes.
Há que dar mérito mesmo assim 🙂
Jane Silber CEO da Canonical desde Março 2010
Bom artigo Marisa.
O artigo com as CEO das empresas portuguesas ou multinacionais em Portugal vai fazer furor estou a ver!!!
Excelente artigo.
Curioso que a maioria delas são loiras 🙂
podemos retirar daqui que a loirisse puxa a palavra ceo xD
Subiram na horizontal?
Ora aí está uma mistura explosiva! Mulheres e tecnologia
Epa deixem la o meu comentario.. Sempre a passar o lapis azul…
Nem uma se aproveita…lol
Afirma-te Marisa 🙂 bom artigo
“Sujeição das mulheres
Escrito em 1869, neste livro John Stuard Mill ataca o argumento que dizia que as mulheres são naturalmente piores do que os homens em certos aspectos e que, por isso, elas deviam ser desencorajadas e proibidas de realizarem certos atos. Ele diz que se não se sabe do que as mulheres são capazes, é porque os homens nunca as deixam tentar – e não se pode fazer uma afirmação autoritária sem evidências. Cria que os homens da sua época não poderiam saber qual era a natureza da mulher porque ela estava empacotada na maneira em que fora criada – induzida a agir como se fosse fraca, emotiva e dócil. Sugeriu que um experimento deveria ser feito para que se descobrisse o que as mulheres podiam ou não fazer. Ele ataca, também, as leis do casamento, que ele compara à escravização da mulher, “não restam escravos legais, com exceção das senhoras em cada casa”. O trabalho de Mill é claramente utilitarista e ele argumenta usando três considerações: o bem maior imediato, o enriquecimento da sociedade e o desenvolvimento individual.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Stuart_Mill
Portuguesas não se mostra porque são feias. 😛
Um bom artigo, mas sugeria a revisão do mesmo, quer no português, quer em alguns factos. Exemplos:
“Virginia M. Rometty nasceu em 1958, tendo 53 anos, e actualmente é a CEO da IBM – International Business Machines, cargo que começará a desempenhar a partir do dia 1 de Janeiro de 2012.” — 1 de janeiro de 2012 já passou…
“demosntra”, “o objectivo da CEO é o se reestruturar”, “foi indicada como a pessoas”,…
Caro Miguel,
Obrigada pelo reparo.
Quanto às datas, o autor, neste caso eu, assim o escreveu por ter sido publicado esse mesmo artigo ainda antes de 2012. Mas para não pensarem que a Sra. ainda está à espera de ser colocada como CEO, foi rectificado.
Marisa Pinto
Marisa, peço desculpa sobre a questão das datas. Eu só reparei na data de publicação do artigo depois de comentar. Sinceramente já não me lembro como é que vim parar a este artigo, eu pensei que era um artigo “novo” publicado ontem.
Era bom que este artigo de facto motivasse mais mulheres a seguirem esta área, ao contrário das quotas que se têm falado, que julgo serem contra-producentes.
Marissa Mayer é CEO da Yahoo já à algum tempo… depois de ter saído da Google… desde Fevereiro. []
Sarah Sharp(Intel)
Graças a esta programadora de computadores, o suporte para USB3.0 surgiu primeiro no Kernel do GNU/Linux, só depois é que surgiu para os outros sistemas operativos.
https://plus.google.com/+SarahSharp/about
As da Google e Twitter… cuidado! Quem é que não queria ter uma chefe assim. heheh