É melhor largar de uma vez por todas o telemóvel enquanto conduz
O telemóvel/smartphone faz hoje parte das nossas vidas e está connosco em quase todos os momentos. Mas em alguns cenários, a utilização deste tipo de dispositivos pode colocar em causa a nossa própria segurança. Saiba porque é melhor largar de uma vez por todas o telemóvel enquanto conduz.
Telemóvel ao volante: coimas podem ir de 250 euros a 1250 euros
De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a utilização do telemóvel durante a condução provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8g/l. Conduzir ao telemóvel, para além de colocar a sua vida e a dos outros em risco, tem consequências legais. As coimas podem ir de 250 euros a 1250 euros, com inibição de conduzir de 1 a 12 meses e subtração de 3 pontos na carta de condução.
A utilização deste aparelho ao volante aumenta, em quatro vezes, a probabilidade de acidente, prejudicando a reação do condutor. A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros.
As multas de trânsito aumentaram 4% em 2022 num total de 1,1 milhões. As multas por excesso de velocidade e de álcool foram as que mais subiram.
Este artigo tem mais de um ano
Não use o telemovel, olhe para as tvs que agora o seu novo automovel tem , tablets e tablets, distraia.se enquanto conduz.
Como se olhar para os tablets fosse essencial para a condução…
Que estupidez de comparação. A instrumentação dos veículos antigamente também distraía? É tudo uma questão de hábito e evolução.
Quanto já tens carros em que é necessário esfregar o vidro do tablet instalado para regular a orientação das saídas de ar, sim, é uma estupidez e uma distração.
sim, porque até parece que essas saídas de ar, tens que mexer nelas muitas vezes… agora
não fales das emissoras de rádio, Spotify, etc que fazes num segundo no ecrã, mas não num convencional LOL
Até parece que nunca fizeste viagens com calor. Se calhar, nunca mesmo, nem sabes o que isso é.
Estás a dizer uma meia verdade. Se fosse um botão físico seria mais prático.
Mas o ponto não é esse e sim comparar o que distrai mais: o tablet ou o telemóvel na mão?
Desculpa, não é meia verdade. Isso não existe. É uma verdade absoluta. E é uma distração sem sentido e totalmente evitável.
Se conduzir com o telemóvel na mão é o mesmo que conduzir com taxa de álcool superior a 0,8g/L, as multas e consequências legais deviam ser as mesmas.
Ora mostra lá o estudo científico que demonstra isso
E fumar não deveria também ser proibido??? cenas…
Não necessariamente porque não tens de desviar a atenção para outro assunto, ou seja, fumar tem pouco de esforço mental. Até porque se tivesse, já o tipo tinha deixado de fumar, tal o mal que faz à saúde…
o cigarro não aparece na mão aceso por obra divina. Em 99% dos casos, os fumadores têm o maço, têm que ir tirar um o que obriga a um esforço e distração; logo têm que dar com o isqueiro a gás ou do carro e acender o cigarro (o que exige distração e olhar para o que faz); logo ao fumar conduz com uma mão uma boa parte do tempo.
Assim que fumar devia ser proibido ao conduzir. Além de que diariamente vejo fumadores atirar o resto do cigarro pela janela fora, nunca os vi apanhar uma multa.
Caia-te um borrão em cima e vais ver se não distrai.
Antes de conduzir olhe para aquela linda perna da menina isso sim agora telemóveis
Desde que comprei uma Buldoser andar na estrada ao telemovel nunca mais foi um problema…
Está na noticia. De resto é como alguns que com 0,8 conduzem melhor que muitos sóbrios, outros ficam todos descontrolados e pensam que são o Fitipaldi. O certo é que já vi muitos bebados na estrada e a maior parte vai a mandar msg ao volante
Pior ainda é ver nos dias que correm malta sem cinto de segurança e a transportar crianças como se fossem mais uma coisa que se atira para o banco de trás, neste ultimo caso era a PSP e ou a GNR estarem ao pé das saídas das escolas e era o ver se te avias de multas e suspensões provisorias de conduzir.