Empresa portuguesa Tekever vai fornecer drones às tropas ucranianas
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia continua a ser uma realidade e o Ocidente continua no seu suporte à Ucrânia. Segundo relações recentes, a empresa portuguesa Tekever vai fornecer drones às tropas ucranianas.
TEKEVER deverá fornecer o AR3
A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em Portugal em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.
Depois dos famosos drones portugueses TEKEVER AR1 Blue Ray, dos quais a PSP tem alguns exemplares, o grupo TEKEVER apresentou o novo RPAS (Remotely Piloted Aerial System) AR5 Life Ray Evolution, principalmente concebido para operações marítimas. Agora a Tekever revelou que vai fornecer drones às tropas ucranianas.
Numa resposta enviada à Lusa, a Tekever referiu que, “por razões de segurança", está muito limitada na informação que pode transmitir, mas confirmou que ‘drones’ da empresa portuguesa estão presentes no vídeo partilhado esta semana nas redes sociais pelo Ministério da Defesa do Reino Unido sobre o equipamento militar que está a ser fornecido às tropas ucranianas através do Fundo Internacional para a Ucrânia (IFU).
O fabricante português de ‘drones’ indica que o vídeo do Ministério da Defesa do Reino Unido incluiu imagens de um ‘Tekever AR3’, que é utilizado para operações de longa duração, que podem chegar às 16 horas e possui um sistema em que o operador pode facilmente escolher qual configuração a usar para cada missão específica.
Este artigo tem mais de um ano
Espetacular, qualquer dia até já conseguimos competir com a indústria de guerra norte americana, precisamos também desenvolver a tecnologia nuclear para estarmos a par das superpotências
Quem paga?
IFU – Fundo Internacional para a Ucrânia. 4º parágrafo.
Boa… Mais uma “Wunderwaffe” que, tal como os Bayraktar, Leopards e afins que servem para os Russos praticarem tiro ao alvo.
Tens de ir ajudar os ORCs porque eles merecem a tua dedicação, quiçá um exemplo para reduzir a deserção de ORCS!
Não percebo quando grunhes…
Boa e espero que cheguem mais cedo que os helicópteros kamov que o governo português disse que iria fornecer há Ucrânia e ainda estão numa base aérea a apodrecer para serem enviados
Pq nao enviar os politicos e os war lovers para a linha da frentes combater lado a lado com o Batalhao Azov!
Penso que fez uma confusão. Os war lovers estão no Kremlin (invasores). O batalhão Azov são os invadidos.
Andas muito confuso… O Zelensky precisa urgentemente de ti para morreres pela glória da América.
Cheiro a comuna bafiento
Se fosse só ele….
Há mais, por aqui.
E o Putin precisa urgentemente de ti para morreres pela glória da.. Ups. Nem um comuna como tu sabe, pois apoias uma ditadura de extrema direita, mas que ainda acredita que é de esquerda…
Mais um subsídio encapotado, o resto é conversa 🙂
É uma vergonha..com tudo aquilo que tem acontecido desde 2014 para cá na Ucrânia..e nos vamos dar cobertura a esses crimes…que desgraça.
vão, claro que vão…. Não se ve logo que tem já o producto testado e finalizado? xD
a uma coisa que não compreendo, mas sou eu que sou burro, como é que um país em guerra consegue cumprir os critérios que permitem um novo desembolso pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) de 900 milhões de dólares, prevendo-se uma ajuda financeira de quatorze mil milhões de euros do FMI? Em guerra!?!?!? como vai pagar essa quantia? as ajudas do FMI são para pagar, penso eu, ou só Portugal é que teve que pagar?
“Portugal e a Ucrânia assinaram um acordo para a concessão de apoio financeiro de 250 milhões euros” outra coisa que não consigo perceber, (lá está, sou burro), como é que um país como o nosso que deve 279 mil milhões, tem dinheiro para emprestar? pediu com a mão esquerda e deu com a mão direita, ou vice-versa? aumentamos a nossa dívida para dar aos outros. pequeninos mas em bicos dos pés. vamos pedir dinheiro emprestado para dar esmolas e ficar bem vistos. Portugal já ganhou o céu de tão generoso que é.
A Rússia vai pagar uma indemnização de guerra astronómica. Ou era só destruir, como agora com a barragem?
sera que paga???
Todas as guerras que os EUA fizeram quem pagou??
O pais invavido é que ficou no prejuizo, como sempre…
Nesta altura do campeonato ja todos percebemos porque e que esta guerra chegou ou nao ? E ainda acreditam mesmo que Ucrania vs Russia sao inimigos ? Me engana que eu gosto. ATe Portugal baixa as calcinhas para ficar bem na fotografia. Isto de guerra nao tem nada, mas de vitimas tem qb isso ninguem nega. E ainda ha pessoal que gosta de vestir a camisola pensando que vai ser recompensado no futuro. As vitimas continuam ai obviamente. Go Home Russia vs Ucrania + UE, acabem la com esta palhacada que as pessoas nao andam a dormir. Mas ja sabemos que havera sempre fas com esta guerra, ate lhes convem quando toca a ganhar dinheiro com isto tem de defender a sua dama ate ao fim.