Já viu o novo Diário da República? São muitas as novidades…
Com o objetivo de facilitar o acesso à legislação nacional a todos os cidadãos, o Diário da República anunciou um conjunto de novidades. As mudanças incluem uma nova aplicação móvel mais acessível, nova imagem, a reformulação da matriz de conteúdos nas redes sociais e o início do redesenho do portal.
Quase cinco décadas após o seu surgimento com esta designação, o Diário da República oferece agora um conjunto de novas soluções digitais, com lançamento faseado ao longo deste ano, com o objetivo de melhorar a experiência dos utilizadores e contribuir para a literacia jurídica dos cidadãos.
Novidades do novo Diário da República
Nova aplicação móvel
É lançada a segunda geração da aplicação Diário da República, apresentando uma nova imagem, novos conteúdos e áreas temáticas de legislação consolidada. Traz ainda melhorias significativas na navegação e usabilidade. Esta app foi desenvolvida para proporcionar uma experiência personalizada a cada utilizador, incorporando funcionalidades até aqui inexistentes, designadamente a pesquisa melhorada, com o intuito de facilitar a procura por qualquer ato publicado.
Lançamento do novo logótipo
Com um design moderno e distintivo, o novo logótipo representa a evolução e o compromisso contínuo do Diário da República com todos os cidadãos. “A entrada na segunda fase da vida do Diário da República impunha a apresentação de uma imagem modernizada e à qual se associe de imediato o jornal oficial. O logótipo agora revelado ao público em geral resulta de uma iniciativa recente, que muito nos orgulha, o prémio Diário da República.
Na primeira edição, foi lançado o desafio, junto das faculdades e dos jovens licenciados, de renovar o símbolo que representa o jornal oficial”, revela Bruno Pereira, Diretor da Unidade de Publicações Oficiais.
Novo domínio diariodarepublica.pt
Ao mesmo tempo, o Diário da República passa a ser acessível a partir do endereço diariodarepublica.pt, abandonando-se a expressão Diário da República Eletrónico. "Foi a evolução natural tendo em conta a prestação de um serviço exclusivamente digital há vários anos”, concretiza Bruno Pereira.
Novos conteúdos nas redes sociais
Reconhecendo a importância das redes sociais na comunicação atual, o Diário da República expande a sua presença no Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter. São publicados nestas plataformas conteúdos que aproximam a letra da lei do dia-a-dia das pessoas, facilitando a compreensão das normas jurídicas. O Diário da República está comprometido em atender continuamente às necessidades e expectativas dos cidadãos, tornando a informação mais próxima e acessível.
Redesenho funcional do portal
Está em curso o redesenho funcional do portal diariodarepublica.pt, com o objetivo de proporcionar uma experiência de utilização otimizada. A transição do jornal oficial, existente desde abril de 1976, para o domínio exclusivamente digital, exige alterações no modo de navegação online, “O compromisso é tornar a plataforma do Diário da República mais intuitiva e amigável”, esclarece Bruno Pereira.
As novidades agora desvendadas reforçam o compromisso contínuo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entidade emissora do Diário da República, em assegurar, com elevada qualidade, a missão de serviço público inerente ao jornal oficial, contribuindo para uma legislação mais acessível e compreensível por todos os cidadãos. O Diário da República assume um papel essencial na promoção da literacia jurídica da sociedade.
Este artigo tem mais de um ano
Era dre.pt, que agora é convertido para diario da republica.pt
diariodarepublica.pt 🙂
Há muitas outras aplicações que precisam de uma renovação e de constantes atualizações.
Um site que milhares de tugas deviam visitar pelo menos uma vez por semana…mas enfim…
Finalmente uma experiência de utilizador digna do Diário da República!
Que evolução abismal!
Parabéns pelo excelente trabalho!