PplWare Mobile

Vem aí a semana de trabalho de 4 dias! Projeto-piloto arranca em junho…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Realista says:

    EU QUERO PARTICIPAR NISSO.

  2. Jota says:

    Sou totalmente contra! Ou é para todos ou não é para ninguém! Já não chega uns terem 35 horas semanais e outros terem 40h? Ainda querem mais desigualdades dos que as que existem?

    • alifornia says:

      A típica inveja portuguesa, se eu não posso ter o vizinho também não pode! Queres mais regalias, vai estudar em vez de reclamar! Talvez consigas um trabalho de jeito!

    • Miguel says:

      Lá isso tb sou a favor..

    • factos_nao_achismo says:

      Ah… o doce saber da inveja Portuguesa. Poderia pensar “também vou querer no privado!” mas a inveja portuguesa diz “Se eu não tenho eles também não podem ter”…
      Sou a favor e nem trabalho lá. Há muita vantagem no privado que não se replica no público tb.

    • João Rodrigues says:

      Oi? Mas estamos nalguma sociedade igualitária? Que eu saiba, não… Para o bem e para o mal… O José Maria trabalha 5 horas por semana e ganha 10.000€ por mês, a Maria José ganha o salário mínimo e trabalha bem mais do que as 40 horas por semana que estão no contrato dela.

      Porquê? Porque o José Maria é o filho do dono da empresa que foi levado ao colo por um qualquer curso superior sem importância e a Maria José é a secretária que vem de família humilde e mal acabou o secundário teve que se fazer à vida.

      Há que salientar que grande parte das 5 horas semanais do José Maria são passadas a assediar a Maria José que, por sua vez, tem que fazer horas extra não remuneradas para compensar tais distrações.

      • Hugo says:

        E porque não pode também o José Maria vir de uma familia humilde que juntou capital e investiu tornando-se num bom empreendedor e empregador? Ou até mesmo uma pessoa que estudou e trabalhou arduamente para chegar ao conforto profissional de poder trabalhar menos horas por semana e ganhar substancialmente mais que a maria josé ?

        È a tipica inveja de que falam nos comentários anteriores, se estão melhor que vós é porque “há gato”.

        Não esquecer que isto se trata de um projeto piloto, não é algo definitivo para as empresas que se proporam ao projeto, e também nao vi nenhuma distinção entre publico ou privado, supostamente é para qualquer entidade empregadora que se queira voluntariar ao projeto.

      • Jota says:

        Vê-se mesmo que és funcionário público!

    • Czul says:

      Paciência.. O mundo não é igual para todos.
      Bom proveito para quem conseguir ter mais qualidade de vida e libertar recursos. Quantos mais, melhor.
      Quem não consegue deve ser considerado um dano colateral do seu projeto de vida (preguiça em estudar a sério e se esforçar), ou alguém azarado. Sobre isso proponho como solução aumentar a dieta mediterrânea em quantidade de iscas e melão à sobremesa.

    • Gonçalo says:

      é um teste

    • joao says:

      até podes ter 5 horas semanais se quiseres, é tudo uma questão de acordo com a tua entidade empregadora. trabalhas 40 recebes x. trabalhas 35 recebes y. trabalhas 5 recebes z. Simples…

    • David Guerreiro says:

      Porque não se candidata a um emprego na função pública? Verifique a Bolsa de Emprego Pública e concorra. Se conseguir entrar, depois faz as tais 35h.

    • Sapien says:

      Oh Jota, acho que já percebeste pelos comentários que estás uns quantos anos atrás de uma sociedade moderna. Não tem mal nenhum, tens aqui duas opções válidas, ou aproveitas para crescer e evoluir em sociedade, isso é ótimo, ou então não saias da tua caverna. E mesmo que escolhas ficar na caverna, tá tudo bem.

  3. João Carvalho says:

    Esta media gerará ainda mais desigualdades com aqueles que possuem menos recurso e oportunidades.
    Irá somente beneficiar uma minoria do sector privado já por si privilegiada.
    Isto não passa de uma operação esquerdista para angariar votos à esquerda.
    Melhorar as condições de trabalho, salários e um horário igual para o sector público e privado, seria mais justo… o resto é conversa.

    • Gonçalo says:

      Minoria do setor privado que trabalha as 40 horas em vez de 35 por falar em desigualdades…

      • joao says:

        até podes ter 5 horas semanais se quiseres, é tudo uma questão de acordo com a tua entidade empregadora. trabalhas 40 recebes x. trabalhas 35 recebes y. trabalhas 5 recebes z. Simples…

  4. A says:

    Eu com 35h farto-me de acumular horas no banco de horas, quanto mais assim! Que cumpram mas é os rácios de trabalhadores nos postos de trabalho.

  5. Toni da Adega says:

    Na minha empresa vamos começar a fazer 4.5 dias por semana a partir se Setembro. Na sexta feira depois do almoço ninguém trabalha mais.
    Se tudo correr bem próximo ano só se trabalha 4 dias.

  6. Kush says:

    E ainda ninguém falou das férias!!!!!

    Off topic, rabo de peixe atinge o top 10 a nível mundial segundo a RTP1

  7. Pcrat says:

    Sou a favor de tudo, mas existem coisas que me irritam… Como esta, que abrange o meu caso…

    https ://www.tsf.pt/portugal/politica/parlamento-chumba-diplomas-que-reforcavam-direitos-de-trabalhadores-noturnos-e-por-turno-16259536.html

    • Bruno Mota says:

      É “agradecer” á maioria do Partido Socialista.

      Eles aquando das eleições, dizem defender e lutar pelos direitos dos trabalhadores, mas a realidade prova o contrário.

    • Zé azeiteiro says:

      Já trabalhei por turnos durante mais de uma década. A Conclusão a que cheguei é que ninguém quer saber… Falam como se fosse muito fácil…não custa nada. Então façam-nos “os turnos” eles.

  8. Bruno Mota says:

    Aguardo por isto ansiosamente aqui em França, mas creio que será muito difícil de ser implementada aqui. Há bastante dificuldade em contratar pessoal qualificado para trabalhar, pelo menos na área da informática/internet.

    Seria óptimo trabalhar 4 dias por semana, para poder tirar mais proveito da vida.

  9. Ze says:

    Os privados é que se fo..dem que alem das 40h/sem agora é tirar 1h/dia e trabalha-se 6dias/sem. Sei do que falo pq estou desempregado e é so disto que se vê e nao é so em restauracao, é todas as areas. Este povo come e cala tudo fds é impressionante. Ha e preparem-se para pagar os sacos de fruta/carnes/legumes e sabe-se la mais onque que vao inventar para se pagar. Paga que o futebol faz esquecer tudo.

    • David Guerreiro says:

      Isso sempre sucedeu no comércio, com pausa para almoço maior, para depois trabalharem ao sábado de manhã. Na restauração, o maior problema, além da única folga é que o horário ocupa o dia todo, devido aquela pausa grande durante a tarde que não serve para quase nada.

    • Rui says:

      Semana de 4 dias não é trabalhar as mesmas horas. É mesmo trabalhar 32h e receber pelas 40h

  10. Tiago says:

    Primeiro ponto, se em 4 dias fazem o mesmo trabalho de 5, então até agora andaram a roubar a empresa.
    Segundo, uma medida que deveria ser geral e não só a alguns, caso funcione claro.

  11. queremos-e-fare-niente says:

    Isos está bonito está 😉 quero ver isso a ser implementado numa qualquer fabrica onde tenha operarios fabris, de producao em massa 😉 Sim, vai ser possível …….mas nao vao gostar do que vai ocorrer. Muita gente para o desemprego pois os patroes vao utilizar a mao de obra baratas, nomedamente a inteligencia artificial e automatismos. Por um lado, otimo, menos erros e mais producao, por outro……toda a população quer tempo para ficar com a familia. Assim terão de sobra 😉
    Por outro lado, se quiserem trabalhar menos horas, tambem devem receber menos. Mas isso ja nao interessa discutir! ne? 😉 querem trabalhar menos mas a ganhar o mesmo! e alguem falou aqui nas férias, que também será um assunto muito “claro”. Vou-me rir em breve 😉

    • Toni da Adega says:

      O pessoal tem que lutar contra estas medidas.
      Era mudarem todos para locais onde se trabalhe mais horas ou exigir aumento do horário de trabalho.
      Nisso estamos atrasados mas pode ser que consigamos chegar às horas de trabalho dos países Asiáticos.

  12. mamba says:

    4 dias de trabalho mas com banco de horas e isenção de horário?
    Patrões portugueses go BRRR!!!!

  13. Marko says:

    Peço desculpa mas… Funcionários/as Públicos/as e trabalho… Quais estudos? Lol… Claro que há funções e cargos que são necessários, mas a esmagadora maioria dos funcionários públicos tem o mesmo curso superior de medicina como eu… Acho que somos todos iguais, e as diferenças de cargos e conhecimento são refletidas no ordenado e não nos dias ou horas de trabalho… Minha opinião que no fundo é factual!

  14. David Guerreiro says:

    Diria que os casos a serem aplicados não serão assim tantos quanto isso, pois infelizmente Portugal é um país com produtividade baixa, no geral. Nas empresas altamente produtivas, é que irão aplicar isto, pois derivado a serem bastante produtivos compensa esse dia a menos. Muitos dias de trabalho não significa mais produtividade, mas em muitos setores onde a produtividade é baixa, ao reduzir as horas trabalhadas ainda piora.
    As empresas que se candidatam é porque em princípio conseguem acomodar essa redução. Não critico de todo. Quem quer ter essas benesses, concorra a essas empresas para conseguir usufruir do mesmo.

  15. Profeta says:

    Mas porque e que o pessoal fica todo irritado porque uns podem trabalhar apenas 4 dias por semana e outos nao ? Voces deviam ter em conta que se isso for aprovado nao vai chegar a todas as areas de emprego. E alem disso tambem se esquecem que ha empregos que dao prazer as pessoas, e algumas delas nao se importam de trabalhar mais de 4 dias por semana. Deviam rever isso. Nem todos sao mandrioes, caloes e preguicosos.

  16. Técnico Meo says:

    Sem entrar em popularismos rascas, pela percepção que tenho a nível profissional, este país deve ser o que mais regulamentação tem á parte da regulamentação base geral do código de trabalho respectivas caixas contributivas e de pensão. Vejamos, muitas facões da função pública têm regulamentos próprios á parte de convenções com diferentes benefícios, na ordem dos advogados outra caixa diferente, no pessoal dos hipermercados outra ( muito enfezada) ,pessoal dos transportes outra, militares outra, professores outra, etc etc etc. Não seria possível e JUSTO e SÉRIO ternos todos a mesma regulamentação, os mesmos benefícios, o mesmo tempo de contagem, os mesmos direitos e deveres? Todos as mesmas 35 horas e a mesma avaliação e rigor profissional? As divergências de tratamento que geram estas quintas todas traz cada vês mais revolta, o que não é bom , de forma alguma. Quanto á semana dos 4 dias, vem só constatar oficialmente o que muitos serviços públicos já o fazem não oficialmente desde longa data , para muitos (não todos) a sexta feira já não é propriamente um dia de produtividade ou de presença completa. Na vez de termos uma oferta de serviço mais evoluída com a sociedade e diversificada regredimos no serviço em prol do bem estar só de alguns. Não percebo a disparidade entre Portugal e outros países da união europeia em que o serviço público já disponibilizou atendimentos de qualidade fora de horas, fins de semana e feriados. Se existisse possibilidade de se trabalhar por turnos uma parte da função pública poderia empregar muitos mais jovens com essa disponibilidade e servia muito bem o país..

    • Zé azeiteiro says:

      O Problema que lhe está a falhar é que MUITOS não querem porque perdem direitos e/ou têm de Pagar bem mais. Exemplo dos advogados que não têm direito a baixas…mas que descontam MUITO pouco relativamente por exemplo a um Técnico da Meo. Outros da CGA aposentam-se sempre com condições muito mais favoráveis que um simplório que desconte para a SS. e estes são apenas alguns exemplos.

  17. Grunho says:

    O salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis. E o horário o mais longo de todos os horários possíveis. Para eles o que está em cima da mesa é regressar às 45 horas do tempo do aníbal, e a direita herdeira do aníbal pronta para dar-lhes o que querem.

  18. tuga says:

    “… já foi testada noutros países com sucesso como são exemplos a Islândia, Espanha, Bélgica, Reino Unido, E.U.A., Japão, Austrália, Nova Zelândia;”

    Mas…. e se na tugalândia não tiver sucesso?…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.