Moeda de 5 euros em circulação a partir de 1 de junho
O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 1 de junho de 2023, uma moeda de coleção em liga de cuproníquel com o valor facial de 5 euros, designada “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”.
A distribuição ao público da moeda será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda. A moeda “Miragaia longicollum” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:
No anverso:
- A imagem do fóssil do dinossauro em espiral;
- Ao centro, o valor facial e o escudo nacional;
- Na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”.
No reverso:
- No campo central, o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito;
- Na zona inferior, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo;
- Na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”;
- Na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.
As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 117/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 90, de 10 de maio. Foi definido o limite de emissão de 30 000 moedas com acabamento normal.
Este artigo tem mais de um ano
Que moeda mais feia. O dinossauro tem cara de troglodita.
Parece um desenho feito por uma criança…com aquela ilustração devia ser feita em chocolate …
O que é isso de “apenas tem poder liberatório em Portugal”? Só pode ser utilizada em Portugal?
Só serve como dinheiro em Portugal…mas deviam acrescentar que é mais para o Portugal dos pequeninos, com aqueles desenhos parece uma moeda de brincar
Ainda se fosse em satoshis comprava já umas poucas, assim desta cifra que as metam nos entrefolhos.
+1
É parecido com o António Costa!
pois, redondinho e com duas caras.
ah ah ah ah ah ah ah ah ah Boa!!!!
Uma moeda jurássica… em liga de níquel… A intenção até pode ser boa mas creio que a figura duma andorinha, gaivota, pardal ou pomba pudessem ser mais interessantes. Ou o cão d’agua luso. Mas a figura dum manguito, fosse só um punho ou os dois antebraços é que era porque tenho sérias dúvidas que no Banco de Portugal ainda possam haver 2,5 Kg de ouro para cobrir estas 30 mil moedas. Talvez haja um recibo de vale no lugar do ouro.
Foram aprovadas 10 moedas comemorativas. Têm curso legal, em Portugal, mas são de coleção. Relativamente à do post, diz a Portaria:
“Na série de moedas alusivas ao tema dos «Dinossauros de Portugal», será emitida a terceira moeda – Miragaia longicollum – , uma espécie de estegossauro herbívoro do Jurássico Superior, identificada na região da Lourinhã”.
Não leste no post?
Quanto ao ouro no Banco de Portugal, em 18/10/2022, “tem à sua guarda 382,6 toneladas de ouro, quantidade que se mantém inalterada desde final de 2006. Ao preço do dia anterior, de 1.686 euros por onça, valiam 20,7 mil milhões de euros, mais 4,5% do que no final de 2021”.
E então? Ser de colecção não implica que não possa ser posta em circulação. O que está explícito é que só têm valor em Portugal. Fizeram coisa parecida nos anos 90 com moedas de 200 paus para comemorar os descobrimentos.
Quanto ao ouro não sei. Em 78 ou 79 diziam haver mais de 700 toneladas. Um pouco estranho manter-se inalterado desde 2006 sobrevivendo à crise de 2008 e a uma quase bancarrota uns anos depois. Mas também não interessa, o Banco de Portugal está entre os 170 e mais alguns recentemente chamados à pedra mas quem sabe, até escapa à falência.
Está na primeira linha do texto: “O Banco de Portugal colocará em circulação”.
“…uma moeda de coleção …”
E mais 9 no âmbito do Plano de Emissões de Moedas Comemorativas para 2023 (Portaria n.º 117/2023).
O desenho do dino está mesmo mau. Já não há artistas?
como o dinheiro vale cada vez menos, pois claro… faz todo o sentido. já faltou mais para se pagar 1€ por um papo-seco!