TDT “está morta”? CEO da Media Capital diz que sim…
A TDT (Televisão Digital Terrestre) é uma realidade em Portugal. Este serviço procede à disponibilização TV a quem não tem pacotes pagos de empresas de telecomunicações. No entanto, o CEO da Media Capital afirma que a TDT está desatualizada e praticamente "morta". Qual a solução?
TDT: licença foi atribuída à MEO/Altice Portugal em outubro de 2008 (por 15 anos)
A TDT – televisão digital terrestre – é uma tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que substituiu substituir a tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). A MEO continua a fornecer serviço aos portugueses.
A ANACOM considera que nada obsta à renovação do DUER (Direito de Utilização do Espectro de Radiofrequências) pelo prazo de 7 anos (até 10 de dezembro de 2030), o que terá um impacto em significativos estratos da população, bem como no mercado retalhista de televisão gratuita e no mercado grossista de teledifusão digital terrestre gratuito para os utilizadores finais. Mais considera que não devem ser impostas condições distintas das fixadas anteriormente, mantendo-se estas aplicáveis.
Por outro lado, o CEO da Media Capital, em entrevista à Lusa, refere que a TDT está desatualizada e praticamente "morta", propondo que seja renovada a licença por três ou quatro anos. Pedro Morais Leitão, referiu que “estamos com dificuldade em enterrá-la” e relembra que a licença foi atribuída à MEO/Altice Portugal em outubro de 2008 por 15 anos e cuja concessão termina este ano.
No que diz respeito a alternativas, o CEO da Media Capital refere que, “tendo chegado a este ponto, obviamente não pode ser em janeiro de 2024 que se deve fazer cair a TDT”. Mas “também não é alternativa” empurrar “com a barriga durante sete anos e daqui a sete anos alguém acordar e dizer que estamos na mesma situação em que estamos hoje”.
Este artigo tem mais de um ano
Basta abrir o sinal a mais canais gratuitos que garantidamente a TDT ressuscita qual senhor jesus Cristo…
Basta que esses ditos canais paguem cerca de um milhão por ano.
A TDT existe porque não poderia haver uma transição direta do analógico para o cabo, mas alguém tem duvidas que um dia vai ter de acabar.
Pode demorar alguns anos, mas vai acabar por falta de utilizadores.
Enquanto o cabo custar 430 euros anuais, fora extras, não há maneira de acabar com a TDT. Empresas de cabo portuguesas tiveram “só” 3783 milhões de euros de lucros líquidos, em 2022. já viu para onde vão os 40 euros (mínimo dos mínimos pago por cada cliente) de cada ligação?
Se entregassem outros operadores que não estejam no mercado . Vão dizer que Altice e Antiga PT tiveram interesse que alguma vez fosse sucesso
Já para não falar negociatas do Sócrates para impedir que Airplus entrasse no mercado com TDT Paga. Quem paga são Portugueses por serviços de ma qualidade.
A air plus queria subsídios gigantes. Além do modelo assentar em pagares por um CI que terias de comprar um tv compatível, que eram menos de 2% das existentes em Portugal.
Nesse caso PT recebeu os subsídios gigantes , foi empresa que ganhou na TDT gratuita e na TDT Paga.
Alem disso Airplus candidatou-se somente TDT Paga. Não deixaram ganhar para não haver Concorrência
Por mim está bem ressuscitada.
Está ali para quando preciso – RTP1 e 2, SIC, TVI, RTP 3 e RTP Memória.
Para mim está bem viva.
esqueceste a ARTV
O melhor canal de entretenimento do momento!
Está morta porque a mataram.
E mais uma vez, quem está fora das cidades não é visto nem ouvido.
Quando se entregou a gestão da tdt a uma empresa que tem interesses na tv paga, o mercado estava mais que traçado.
Portugal é um caso de estudo a nivel internacional, onde é dos paises com mais penetração da TV paga.
O que nasceu torto, tarde ou nunca se endireita. Ninguém tem interesse em tdt de qualidade e diversificada no nosso país.
Alias para mim ela sempre foi um Morto/vivo
Morto em muitos locais e vivo em algumas grandes cidades
E se não, havia empresas que disponibilizavam o serviço com contratos a pagar em locais sem TDT
Em muitos locais do país ( mais no Norte Centro e Alentejo apenas existe TDT). Nos grandes centros urbanos a TDT deve ser residual
Moro numa grande cidade e foram precisos 19 meses, para ter tdt em casa. É que a empresa queria era que pagasse 24,50 euros , mensais, para me colocarem a box e o cabo. Lá resolveram e tenho 2 boxs onde gravo os programas que não estou em casa para ver. E não preciso pagar 5 a 30 euros mensais, pela box das operadoras, onde ainda seria obrigado a ver 12 horas, de publicidade mensal, para ver as gravações.
Eu tenho tenho TDT e uso apenas um fio de cobre com 30cm de comprimento como antena… Trabalhei como técnico de televisão, tenho conhecimentos na área… Uma antena interior poderia ter sido o suficiente, não precisava de ter estado à espera que os da cabo lhe fossem colocar a box. Para mim nem foi preciso, nem uma dessas antenas que dizem estar preparadas para a TDT…
Colocar noticias em que a fonte é “juiz em causa própria” é digno de paises de terceiro mundo, já está fora de moda para Portugal. Quanto ao conteudo vamos ver o seguinte,:
1º o ADSL e a fibra ainda não chegam a todo lado! …Sim ainda é uma realidade! Portanto ainda há muita gente a usar o TDT.
2º A alternativa ao TDT é um serviço pagp, e portanto a não ser que haja serviço fibra ou adsl gratis para televisão faz sentido existir a TDT.
finalmente a resolução para a morte anunciada é a inserção de mais canais. Porque razão é que não existem mais canais? Não será para promover a migração para os servições das operadoras?
Eu já tirei a minha conclusão, tirem a vossa!
Não existem mais canais porque os operadores (cabo) cobram zero ou quase zero para lá ter os melhores canais e a TDT cobra um milhão por ano, TDT essa que por acaso tambem é operadora Cabo o provider de internet.
Resumo a TDT não deverá ser um grande negocio para a Meo, mas tambem não sei se terá muito interesse que apareçam muitos canais interessados em transmitir fora da cabo.
Cobram zero ou quase zero?! Diga-me uma, que opere num caso concreto, Freguesia de Meixedo no concelho e distrito de Viana do Castelo?
Não deve ter lido o que eu escrevi: “cobram zero ou quase zero para lá ter os melhores canais”
O que é que isso tem a ver com a cobertura na “Freguesia de Meixedo no concelho e distrito de Viana do Castelo?”
O cobrarem zero é porque as operadoras lhes oferecem 1000 horas mensais de publicidade gratuita, além do acesso aos vídeos das empresas de tv próprias (como a sportv). É um negócio e as empresas de tv vivem disso. Mesmo como fez a SIC (com o serviço de streaming) 98,55% da internet fixa, é fornecida por 4 operadoras em pacotes com tv. A tdt funciona se as pessoas souberem usar as box e as empresas de media usassem a publicidade, em ligação ás operadoras de cabo, que controlam o mercado publicitário. Ver o que disse o Alexandre (Altice) quando o governo decidiu que a RTP Memória e RTP Notícias (passou a 3 nessa altura), na tdt. Ameaçou que a RTP iria perder toda a publicidade e patrocínios das operadoras.
Solução é colocar mais canais e melhorar o sinal, pois existem ainda zonas do país onde há falhas na imagem, as pessoas pagam na fatura da edp, etc…, taxa audiovisual para alguma coisa…
PARA MIM ESTÁ BEM VIVA, ALIAS CANCELEI OS SERVÇOS DE OPERADORA E VOLTEI À TDT. PAGAR PARA VER PROGRAMAÇÃO REPETIDA?QUE XULICE…
esta morta e nem têm vontade de proporcionar mais canais,
e se assim for, que acabem com a taxa audiovisual. JÁ
a taxa audiovisual vai exclusivamente para a RTP, canais públicos. A TDT é um serviço de divisão de sinal de televisão via ar, recebido por antenas e transmite não so os canais públicos da RTP, mas também transmite os canais privados SIC e TVI. Conclusão, a taxa audiovisual não tem nada haver com o serviço TDT.
Coloquem um Hollywood mais o História e o National Geographic e para mim fica morto e enterrado os canais por cabo. Pagar por algo que não temos tempo de ver não faz sentido!
A Média Capital como é sabe que só existem 150.000 lares que veem só TDT. Muitas famílias tem pacotes e também veem TDT. A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTE CHEGA A TODO O PAIS POR ANTENA.
Quanto á fibra óptica no nosso pais também não chega a todo lado. Quanto a veres televisão nos telemóveis ou tablets nem todas pessoas tem acesso.
Querem que fiquemos dependentes de pacotes com TV antes da entrada no mercado da Digi. Neste momento só se consegue ter NET fixa e dados móveis sem TV em operadoras pertencentes ao trio maravilha do monopólio das telecomunicações em Portugal, no meu caso Woo. Tenho TDT e uns quantos serviços de streaming que opto por aderir ou cancelar quando quiser por não haver fidelização. Mesmo assim o preço do serviço da Woo está bem acima do praticado pela Digi em Espanha. Mantenham a TDT e venha a Digi.
A minha televisão está de castigo, desliguei-a. Repetidamente a apanhei a mentir. Possivelmente não está muito preocupada com isso e não deixará de repetir as mesmas desinformações.
A partir do momento em que pago a taxa de áudio visuais na fatura da luz e nem posso ver todas as RTPs na TDT… acho que nem há muito mais a dizer
Todos os portugueses pagam a taxa audiovisual para financiamento da RTP, apenas podemos ver em sinal aberto (TDT), RTP1 RTP2, RTP3, RTP MEMÓRIA. RTP AFRICA, RTP MADEIRA , RTP AÇORES , apenas no CABO.
Na Madeira a RTP Madeira é transmitida pela TDT em canal Aberto e nos açores a RTP Ações é transmitida pela TDT e canal aberto.
Será que antes da TDT havia mais canais em sinal aberto?
Qual é o canal RTP que não vê?
Pagamos a mais, maior parte deveriam desaparecer
RTP1 – Já que temos ter canal , este deveriam fundir com RTP Internacional (24 Horas)
RTP2 – Acabar , para promover series estrangeiras
RTP3 – Acabar. Já existem canais a mais de noticias
RTP MEMÓRIA. – Para dar Macgyver,etc. Acabar com isso
RTP AFRICA, – Acabar
RTP MADEIRA – Governo Regional que pague se quer ter canal
RTP AÇORES – – Governo Regional que pague se quer ter canal
Ainda temos pagar radios publicas. Acabar com todas
a RTP AFRICA concordo, sempre pensei nisso. chega a RTP internacional para quem vive fora de Portugal, para cultura africana, Africa tem canais próprios,
O Estado tem de criar a verdadeira Televisão Digital Terrestre (TDT), e administrá-la, permitindo assim que os Portugueses tenham acesso a um serviço de televisão gratuito, com uma variedade de canais considerável e qualidade na emissão e conteúdo dos programas.
Portugal não pode continuar a permitir que empresas privadas forneçam serviços de Telecomunicações e Internet, pois colocam em causa a Soberania e a Segurança do País, assim como a segurança e privacidade dos Cidadãos, sendo obrigação do Estado de gerir, prestar, e fornecer, este tipo de serviços.
Post-Scriptum: É preciso acabar com o financiamento dos canais privados de televisão, o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE), não pode ser usado para pagar os negócios e empresas privadas dos outros, que terão de passar a viver do seu trabalho e não à custa do Estado.
Os únicos canais financiados pelo estado através da “taxa audiovisual” são os da RTP, que por esse motivo têm de ter menos publicidade que os outros.
Ainda está para nascer o 1º português que veja o estado a administrar devidamente alguma coisa.
Só se for em PT pa aqui ao lado os hermanos não se queixam.
Se o grupo média capital diz que a TDT está morta, é para acabar, também devia acabar a CAV . CONTRIBUIÇÃO AUDIO VISUAL para a RTP.
A “CONTRIBUIÇÃO AUDIO VISUAL” não tem nada a ver com a TDT
Meus amigos, a quem pergunta para que serve a taxa audiovisual que pagamos na electricidade, a minha resposta é a seguinte: em vez de servir para fornecer uma TDT, ou qualquer outro servico “gratuito” de TV , àqueles que não podem pagar cabo, serve para pagar salários altíssimos na RTP e para financiar os programas péssimos que por la se fazem, sempre com as mesmas caras.
Que os canais privados façam o mesmo, é-me indiferente. Não vem do nosso dinheiro. Que a RTP o faça já me incomoda. Mas infelizmente, tal como a TAP que afinal estava vendida e vai ser vendida de novo, a RTP também era “bandeira nacional”.
A taxa audiovisual não tem nada a ver com a TDT.
A A taxa audiovisual é para a RTP.
A TDT está concessionada à Meo que cobra ao canais que lá estão
Eu sei! Mas não devia de estar! Financiamento da RTP é uma das maiores aberrações que já vi. Tendo em conta a falta de serviço publico que o canal presta e tendo em conta também a falta de serviço público prestado pelo estado com a TDT, que até a deu à exploração a privado com maior taxa de mercado do cabo. Lol!
Pagamos a mais, maior parte deveriam desaparecer
RTP1 – Já que temos ter canal , este deveriam fundir com RTP Internacional (24 Horas)
RTP2 – Acabar , para promover series estrangeiras
RTP3 – Acabar. Já existem canais a mais de noticias
RTP MEMÓRIA. – Para dar Macgyver,etc. Acabar com isso
RTP AFRICA, – Acabar
RTP MADEIRA – Governo Regional que pague se quer ter canal
RTP AÇORES – – Governo Regional que pague se quer ter canal
Ainda temos pagar radios publicas. Acabar com todas
Uma boa alternativa era tornar a TDT em canais de TV regionais, à semelhança das radio, que na TV tinham mais publicidade.
A TDT é um sistema de transmissão digital de TV.
Não pode ser transformada num canal de TV!!!!
Está morta para as empresas de cabo porque não lhes dá dinheiro a ganhar… Eu só tenho TDT, chega e sobra para o tempo que tenho para ver TV…
Gostava de saber porque motivo a RTP AÇORES e RTP MADEIRA não estão na TDT (sinal aberto) no CONTINENTE.
porque não há espaço nas frequências utilizadas na TDT, as frequências que podiam servir para mais canais foi tudo vendido aos operadores moveis para o 4G e 5G.
Malandros!
Somos os únicos na Europa quem não tem espaço, basta ver o que se passa em Espanha
Tal como o nome indica, são de regiões especificas, como a África ou a internacional.
O problema é que no canal digital concessionado para a TDT só há lugar para mais 2 canais.
Era preciso abrir mais 1 MUX (canal) para introduzir 9 canais. O governo levou essa proposta, para a RTP ficar com um, SIC com outro, TVI com outro e o extra para financiar a TDT e canais regionais. Só a RTP votou a favor, o resto votaram contra e não quiseram. Até as autarquias, principalmente a norte do Mondego, protestaram contra essa ideia.
Em 2016 foi aprovado um projeto de resolução na Assembleia da República para recomendar ao governo a inclusão da RTP Madeira e da RTP Açores na grelha da TDT nacional, pelos vistos ficou em águas de bacalhau… Neste momento, grande parte da programação destes canais é feito com programação da RTP 1 e RTP 3, tirando alguns programas e noticiários regionais.
Devido ao nº de comentarios PARECE QUE NÃO ESTA MORTA ou não perderiam tempo com ela.
Acho que em qualquer região de Espanha tem canais de TDT pra caraças.Mesmo quem vive na fronteira de Portugal com Espanha está melhor servido do que só estivesse com os canais de TDT daqui de Portugal.Neste assunto da TDT,Portugal está ao nível dos países do 3° mundo.É completamente vergonhoso ter 6 ou 7 canais que não prestam para nada,sem variedade nenhuma.Coitado de quem é reformado ou de quem não pode pagar os canais por TV Cabo.Realmente é uma autêntica miséria. 😐
Todos os canais RTP, além dos já existentes, CMTV,Euroneus,CNN24,SIC Noticias, CANAL 11……, já dava uma boa grelha.
Podemos ate fazer um paralelo com as AI’s …
Só constam os que estão dentro pois o que esta fora não se perde mas é simplesmente ignorado e se pensam que isso é democracia ou justiça ou mesmo ciência, talvez se poderá dizer que é simples negócio, segregação…
Em Espanha o TDT tem muitos mais canais só não terá “umas empresas” como as que temos por cá
Talvez por isso cartelizar um Pais … o povinho paga e não se sente, mata a avozinha e rouba o papa, filhos não vai ter e os empregados vêm de fora … alias nem são necessários, só os escravos e os outros bem podem morrer … os objetivos é que são importantes nada mais …
Em Espanha as operadoras de cabo mal se safam e é só nas grandes cidades. 70% do país não tem cobertura de tv por cabo. Ao contrário dos nossos 91,96%. Daí que os modelos de negócio usam a TDT.
Uma das razões foi que os espanhóis concessionaram 1 mux a cada empresa de audiovisual (2 para a RTVE). Cá, a MEO ficou com o MUX e os outros 4 foram para o lixo. Há 3 anos e meio atrás, avançaram com a proposta para abrir o 2, só a RTP votou a favor… a MEO exigiu 74 milhões para o fazer. “É preciso mudar 83370 aparelhos de emissão.”… mesmo que seja mentira flagrante, pois todos os emissores e 90% dos retransmissores, já possuem 15 canais operacionais. É só activar na cabeça de rede e fica a funcionar, só sendo preciso sintonizar os aparelhos.
Nah!!!
A solução é por o pessoal todo a pagar (outra vez, com subscrição à MEO e cia) os canais que já pagamos nos impostos audiovisuais!!!
Quando a fidelização terminar vou acabar com isto tudo.
Só quero net fixa e móvel.
Canais de TV vou buscar tudo por outro lado gratuitamente.
já ouço falar da TDT desde os tempos de faculdade… i.e., pr’aí 97 ou 98.